Recommended Posts

Publicado

olá!! :oops:

tenho um aqua com guppys,ontem ao fazer o teste dos nitritos deu positivo, mudei mais de 50% da agua mas continua na mesma.

Já tenho peixes a morrer. :P

Alguem me ajude, o que lhe posso fazer? :P

Publicado:

Olá.

Bem vinda ao fórum.

Já ciclaste o aquário? Ou seja, já deixaste o aquário sem peixes (ou apenas 1 ou 2) a funcionar durante 3-4 semanas? É que esses picos de nitritos são muito comuns quando se cicla um aquário, que acabam por baixar (sendo transformados em nitratos, pelas bactérias existentes nos filtros, e não só).

E como deves saber, os nitritos e a amónia, são altamente tóxicos para os peixes. Muito mais que os nitratos.

Não sei se és novata no mundo da aquariofilia, mas fica aqui um site a explicar muita coisa, no caso de o seres:

http://faq.thekrib.com/pt

Espero ter ajudado. No caso de não ficares totalmente esclarecida nalguma coisa, pergunta aqui no Fórum, que a gente tentará (no mínimo) ajudar-te.

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: Já agora, os testes de nitritos não dão "positivo". Costumam é indicar o valor de nitritos presente no aquário, geralmente em miligramas por Litro (mg/L), que é o mesmo que Partes Por Milhão (ppm) para o caso da água. Se nos puderes indicar esse valor, agradecia-te. Pode ser que nos ajude a ajudar-te...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá.o teste que eu uso é o "Aquavital multistick" e neste momento tenho para os nitratos um valor de 500ppm,mas no caso dos nitritos este teste não dá valores, só positivo ou negativo. Se avaliar os nitritos pela mesma escala dos nitratos o valor seria de 250ppm mais ou menos.

Bem vinda ao fórum.

Já ciclaste o aquário? Ou seja, já deixaste o aquário sem peixes (ou apenas 1 ou 2) a funcionar durante 3-4 semanas? É que esses picos de nitritos são muito comuns quando se cicla um aquário, que acabam por baixar (sendo transformados em nitratos, pelas bactérias existentes nos filtros, e não só).

E como deves saber, os nitritos e a amónia, são altamente tóxicos para os peixes. Muito mais que os nitratos.

Não sei se és novata no mundo da aquariofilia, mas fica aqui um site a explicar muita coisa, no caso de o seres:

http://faq.thekrib.com/pt

Espero ter ajudado. No caso de não ficares totalmente esclarecida nalguma coisa, pergunta aqui no Fórum, que a gente tentará (no mínimo) ajudar-te.

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: Já agora, os testes de nitritos não dão "positivo". Costumam é indicar o valor de nitritos presente no aquário, geralmente em miligramas por Litro (mg/L), que é o mesmo que Partes Por Milhão (ppm) para o caso da água. Se nos puderes indicar esse valor, agradecia-te. Pode ser que nos ajude a ajudar-te...

Publicado:

Olá de novo.

Olá.o teste que eu uso é o "Aquavital multistick" e neste momento tenho para os nitratos um valor de 500ppm,mas no caso dos nitritos este teste não dá valores, só positivo ou negativo. Se avaliar os nitritos pela mesma escala dos nitratos o valor seria de 250ppm mais ou menos.

Não achas que tens esses valores de Nitratos um pouco trocados? Esses valores até para nós humanos são tóxicos. Na água da canalização, só podes ter, permitido por lei, 50 ppm (ou mg/L) de Nitratos. E trata-se de água para nosso consumo. Acho que esses valores devm vir expressos em ppb (partes por bilião) e não em ppm. Mas assim também seriam muito baixos... Não sei. Mas 500 ppm acho absurdo. A não ser que tenhas despejado ácido nítrico ou KNO3 para dentro do aquário...

Os nitritos nunca poderiam ser 250 ppm. Aí já estaria tudo morto. só se os teus guppys fossem ultra-resistentes. As escalas de nitritos geralmente, andam à volta de 0-5 ppm. No teste da Nutrafin que tenho, aconselham que valores superiores a 0.3 ppm em Nitrito, já são prejudiciais (óbvio que também depende dos peixes). Por isso, o teu teste deve ter algum valor limite de nitritos, em que a cor se torna mais intensa, quando ultrapassa esse mesmo valor.

Não me chegaste a responder. Já ciclaste o aquário? Montaste o aquário e passado uma semana puseste lá os peixes?

Desculpa se te estou a ofender por estar a chamar-te "maçarica", mas este tipo de "acidentes" costuma acontecer entre as pessoas não muito informadas :P

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Concordo com o Luís...

Talvez ajudasse também colocares a informação do teu aquário: tamanho, que peixes tens, que tipo e modelo de filtro tens, etc.

Isso já nos ajuda bastante para tentar resolver o problema.

Esses testes que usas não são nada fiáveis. Assim que puderes arranja testes separados. São mais caros mas vale a pena o investimento.

Para além das tocas de água acho que devias adicionar bactérias nitrificantes para ajudar no controlo dos nitritos. Por vezes as trocas de água podem não ser suficientes...

Arranjas nas lojas uns frascos (é "líquido") que contêm as mesmas. Se pedires produto para remover amônia e nitritos devem saber o que queres.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olá a todos, desculpem só agora responder, mas fiquei sem net. :?

Por enquanto ainda não consegui estabilizar o áqua, mas pelo menos já consegui baixar bastanteos valores. :?:

Para tal coloquei mais plantas e um produto para remover a amonia. Visto que por estes lados dificilmente se conseguem produtos menos banais, não consegui produtos proprios para os nitritos, mas disseram-me que aquele ajudaria e eu (em desespero de causa) arrisquei!!!

Já encomendei o tal produto (bacterias), mas ainda estou à espera.:!:

Quanto aos valores que mencionei, não sei bem se estarão certos, porque como já disse o meu teste não dá valores concretos para os nitritos mas sim "existencia" ou "ausencia" dos mesmos.

No que diz respeito à causa, penso que não terá sido por falta de ciclagem, uma vez que já tinha o áqua montado à mais ou menos um mês; talvez tenha sido da decoração que mudei recentemente: acrescentei areão e algumas pedras, poderá ser disso? :(

De todas as formas obrigada pelas respostas, quando tiver mais novidades volto a escrever.

Cláudia Serra

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!