Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

Vou adquirir um cubo de 40cm e gostaria que me indicassem uma boa iluminação para este aquário de modo a manter umas plantas se possível a cuba, seja PL, Led, T5...

Obrigado,

Cumprimentos

Editado por AndréF
Publicado:

Com 2 PLL de 24w ficas com iluminação suficiente para qualquer planta, se complementares com uma boa fertilização e CO2.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

A regra do w/l é muito relativa...

O principal a ter em conta, é a altura da coluna de água,que a luz tem de passar até chegar às plantas e a área que queremos iluminada. Senão num aquário de 350l tinhas de ter 350w de luz... No meu só tenho 2 de 54w e a glossostigma está a crescer :P

Talvez até só com uma PLL de 24w consigas fechar o tapete. Demora é mais tempo e não fica tão rasteirinho

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

Glossostigma sim agora cuba nem pensar :) mas sendo um nano deveria pensar na relação w/l.

Enviado do meu GT-I8190 através de Tapatalk

Acho a Glosso mais exigente que a Cuba em termos de iluminação. E o aquário tem 60 de altura.

Mas é questão de meter lá uns pés a crescer e ver como reage...

Obrigado pelas respostas

Podrm indicar calhas por favor?

Cumpz

Se tiveres jeito para a bricolage faz, porque vai ser dificil encontrares calhas com 2 pll para 40cm. Tens uma da marca Sunsun, mas só leva 1 lampada.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Obrigado pelas respostas

Afinal a iluminação é para um aquário de 40x35x35cm

Para uma calha led quantos lumens por litro são recomendados?

Cumprimentos