João Nuno Cruz Publicado Abril 30, 2005 Share Publicado Abril 30, 2005 Boas, Tenho um aquário de 100 litros reais, comunitário e medianamente plantado (ou melhor, com plantas) a fauna é muito diversificada, com especial incidência em peixes Sul Americanos (Escalares, Cardinais, "Bêbados", Corys várias, Serpae), um cardume de Rasbora Heteromorpha e dois melanotaenideos (Bosmani e Glossolepis Incisus). Em fevereiro introduzi dois LDA 25 (maravilhosos) para ajudar na manutenção do aquário, que se deram lindamente até hoje O que se passa é o seguinte: porque carga de água é que os L's não se safam no meu aquário? Faz cerca de 1 mês que comprei um Peckoltia L-134, aguentou-se 3 dias e morreu sem razão aparente!! Na última semana adquiri um Ancistrus Dolichopterus L-183, ainda pequeno, morreu ontem, durando dois dias. Hoje deparei-me com um dos LDA 25 também morto! Parâmetros da água: - pH 6.8 - KH 3 - DH 10 - Amónia 0 - Nitritos 0 - Nitratos 50 mg/l O único parâmetro que foge ao meu controlo são os nitratos porque a água da companhia que uso, já vem com 30 a 40 mg/l e por isso não há TPA que ajude!! Todos os outros peixes andam bem, não sei o que se passará? Será que alguém me pode dar alguma dica? Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Oinq Publicado: Abril 30, 2005 Share Publicado: Abril 30, 2005 50 de nitratos é o valor maximo admissivel na agua de consumo humano, logo tens de acrescentar a agua das TPA's agua com menos nitratos... Sei que sai caro... mas agua destilada misturada nas TPA's ajudava... Quanto fazes de TPA's ? Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Abril 30, 2005 Share Publicado: Abril 30, 2005 Olá a todos. Realmente, esses nitratos não são nada bons Ainda para mais, que os L's dão-se mal com concentrações de nitratos altas. São muito sensíveis ao nitrato. Não sei se resolve na totalidade, mas já tentaste adicionar plantas de crescimento rápido? Tipo ludwigia repens (creio que é esta que eu tenho nos meus aquários). Uma que o verso das folhas é avermelhado. Não sei se conheces. Isto cresce muito rápido. De 2 em 2 semanas tenho sempre que dar umas podas. E o porreiro é que no sítio onde cortas, crescem 2 novos "pés". Ou seja, a planta não morre (sim... eu não percebo nada de plantas). Já agora seguem umas fotos, para veres se reconheces a planta: Desculpa a qualidade não ser muito boa. Também foram tiradas "à pressa", para postar aqui. Eu não meço os nitratos dos meus aquários. Por isso não te sei precisar valores, tanto do meu aquário como da água aqui da minha zona. O que te posso dizer é que os meus peixes andam bem, e não tenho registado mortes há uns 4 meses. E é de reparar que eu tenho os aquários à pinha. Estão muito cheios. Também tenho uma filtragem "excessiva", que também deve ajudar a manter assim tantos peixes. Não sei, é caso de "experimentares" colocar as plantas de crescimento rápido. Digo "experimentares", porque andar a fazer experiências de sobrevivência com peixes, ainda para mais com L's, não é cosa que se faça De resto, concordo com o Oinq, só querendo chamar-te à atenção para uma coisa. Se usares água destilada, não te esqueças que assim vai-se tornar mais difícil para manteres o pH estável, caso não tenhas coisas que o tamponizem. Quem diz pH, diz uma quantidade de outros parâmetros. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Se por ventura não conseguires arranjar esta planta aí em cima, o que eu duvido, pede-me que eu envio-te pelo correio. Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Nuno Cruz Publicado: Abril 30, 2005 Autor Share Publicado: Abril 30, 2005 Boas, Pois... a opção de água destilada não me parece muito boa, sobretudo porque estamos a falar de algum volume de água para que possa ter efeito. Quanto às plantas eu tenho algumas de crescimento rápido, nomeadamente Ceratophylum Demersum que chega a crescer 10 cm por semana. Será que o problema é mesmo dos nitratos?! Não sei se será por aí! Nas lojas vemos muitos L's num único aquário, sem plantas, e não me parece que façam TPA's com muita frequência, por isso terão também níveis de nitratos elevados!!!! Não sei mesmo o que se passará, mas agradeço as vossas opiniões. Se calhar é mesmo isso, o que me deixa um pouco chateado!! Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jacinto Silva Publicado: Abril 30, 2005 Share Publicado: Abril 30, 2005 Boas, Esta questão faz-me recordar uma situação idêntica pela qual passei, com um Queen Arabesque... morreu depois de uma semana de quarentena, apesar de eu ter reproduzido com o maior rigor possível os parâmetros da água de onde veio. Penso que a simples mudança de ecosssistema, associado à presença de novas estirpes de microrganismos nocívos (bactérias, fungos ou vírus) para a qual ainda não tem defesas, poderá em alguns casos originar uma situação de fragilidade que conduz à morte... apesar dos nossos peixes estarem adaptados a esses microrganismos, os novos habitantes poderão não estar... assim como do mesmo modo poderão transmitir "novas" doenças aos nossos peixes. Portanto se a causa da morte não estiver associada às variações dos parâmetros da água, a que estamos habituados, poderá estar associada a estes outros factores mais difíceis de determinar!... Isto é apenas uma hipótese!... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Oinq Publicado: Maio 1, 2005 Share Publicado: Maio 1, 2005 Os nitratos excessivos não matam... vão matando... Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Nuno Cruz Publicado: Maio 1, 2005 Autor Share Publicado: Maio 1, 2005 Boas, Os nitratos excessivos não matam... vão matando... Mais uma razão pela qual não acredito que seja do nível de nitratos Jacinto, o teu ponto de vista está correcto... acho que vou meter lexivia no aquário para ver se desinfecto isto!! O que acho estranho é que juntamente com o L-134 introduzi dois Corydora Panda que ainda cá andam e a crescerem a olhos vistos. Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Oinq Publicado: Maio 1, 2005 Share Publicado: Maio 1, 2005 O que eu quis dizer com Os nitratos excessivos não matam... vão matando... é que amanha tens já a agua com parametros normais e os peixes continuam intoxicados com nitratos... Ainda n respondeste a minha pergunta... quanto fazes de TPA ? Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Nuno Cruz Publicado: Maio 1, 2005 Autor Share Publicado: Maio 1, 2005 Boas As TPA's são feitas semanalmente entre 40 e 50 %. Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Oinq Publicado: Maio 1, 2005 Share Publicado: Maio 1, 2005 se colocares 2 garrafores de agua destilada semanalmente, baixas os nitratos em cerca de 10 mg/l... Mas como dizia antes... mesmo que agora reponhas os valores bons, os ditos já têm antecedentes... Desculpa estar a bater na mesma tecla dos nitratos, mas 50mg/l é o limite maximo para consumo humano, é de longe um valor bom para se viver nele, ainda mais sendo um organismo muito mais pequeno... Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jacinto Silva Publicado: Maio 1, 2005 Share Publicado: Maio 1, 2005 JN Cruz, Deixa-me reforçar o que o Oinq disse... de facto 50mg/l é o valor máximo admissível para peixes. Uma concentração relativamente alta de NH3, como é o caso, é desfavorável ao crescimento das plantas e ao bem estar de algumas espécies de peixes. Um dos remédios costuma ser TPA`s frequentes, mas como a tua água na origem já vem carregada de NH3, penso que a hipótese apresentada pelo Oinq (água destilada) é sempre de considerar, neste caso poderias optar por adquirir um equipamento de osmose inversa. A utilização de produtos químicos, Nitratex por exemplo... penso que seja a menos recomendada, por motivos de custo e por se tratar de um químico, sempre menos recomendável (eu uso só em casos de emergência). Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Trash Publicado: Maio 1, 2005 Share Publicado: Maio 1, 2005 Oi, Na minha modesta opinião devias começar por reduzir as TPA's, eu apenas faço mudas de 10 a 15% de 15 em 15 dias, mas tenho 3 filtros a trabalhar no aqua. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Oinq Publicado: Fevereiro 26, 2006 Share Publicado: Fevereiro 26, 2006 Conseguiste resolver a situação? Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts