Sabelo Associado Publicado Março 22, 2014 Publicado Março 22, 2014 Ora bom-fim-de-semana. Sou novo por aqui. Moro no Montijo Chamo-me Sergio e começei novamente com um aquario de agua fria, para o meu filhote ter a responsabilidade de os alimentar, mas quem tem os trabalhos sou eu. lol. - Equipamneto existente: aquario com luminaria, filtro interno aquapor eon200 com 'esponja' azul e lá dentro carvão e 20 lts de agua, uma pedra azul para fazer 'bolinhas', 3 kgs areão grado e 3 decorações em resina. - Peixes: 4 peixes de agua fria e um coridora 'limpa-fundos'. Problema: porque a agua fica amarelada ao fim de 2/4 dias? já usei umas gotas que me aconselharam no e-leclerc para clarear a agua e continua na mesma. já usei também umas gotas para colocar a agua da torneira boas para os peixes. a comida não lhe conheço a marca. o que poderei fazer? tenho o filtro a meio gaz. já mudei a agua (1/3) cerca de 5 litros umas duas vezes e volta sempre ao mesmo. já easpirei o fundo do aquario. a comida tem a quantidade certa e 2 x dia. Agradeçia ajuda para desamarelarar a agua. Obrigado a todos. Citar Cumprimentos (Larguras e Alturas). O chato do Montijo.
AACC Publicado: Março 22, 2014 Publicado: Março 22, 2014 (editado) Bom dia. Não entendas o seguinte como uma critíca, Inicialmente todos cometemos erros por falta de informação. 1) As Corydoras são peixes de águas tropicais, quentes. 2) As Corydoras são peixes de cardume. Não devem ser mantidas num aquário sem outros indivíduos da mesma espécie. No minimo dos minímos, por limitação do volume de água ou por limite de sobrepovoamente do aquário, três individuos da mesma espécie. Sendo certo que o minimo recomendado são cinco indivíduos da mesma espécie. 3) Nunca, mas mesmo nunca, devem co-habitar no mesmo aquário especies de "água fria" e especies de "água quente". 4) Deve-se retirar o carvão dos filtros após uma semana de utilização. O carvão deverá ser utilizado apenas após tratamentos de doenças ou para retirar quimicos da água em situações análogas. 5) É recomendável manter plantas no aquário a fim de, entre outras razões relacionadas com a qualidade de vida dos peixes, limitarem o nivél de nitratos (partindo do principio que o ciclo da amónia se encontra completado) 6) Num aquário com o volume de água do teu e com a fauna que nele se encontra, deverás efectuar semanalmente TPA de 1/3 com água sempre tratada com produtos anti-cloro. Desconheço há quanto tempo tens o aquario a funcionar e com que frequência realizas TPAs pelo que não consigo de forma objectiva ajudar em relação ao "amarelecimento" da água. De imediato, e não afirmo que seja a situação em concreto, ocorrem-me três possibilidades: - Má qualidade da comida que tens; - Má qualidade do material de decoração o filtragem; - Poluição causada pelos detritos dos animais e restos de comida devido a excesso de alimentação. Boa sorte. Cumps. Editado Março 22, 2014 por AACC 1 Citar
Sabelo Associado Publicado: Março 22, 2014 Autor Publicado: Março 22, 2014 (editado) Obrigado desde já pela rapida resposta. Quanto a criticas, sejam benvindas quando forem constructivas. (não levei a mal de maneira nenhuma. não tenho vergonha de dizer, 'não sei'). Vejamos então se entendi: - o carvão do filtro é então para retirar. (e quando faço as tpa's, fica?) - ciclo de amonia? o que é? - faço tpa's semanis com 1/3 de agua e respectivo tratamento de agua com gotas. - tenho o aquario á cerca de 15 dias. Alimento: marca prodac em flocos para goldfish. Tratamento anti-cloro: marca prodac - aquasana dosagem: 1 gota/lt tratamento de agua cristalina: marca api - accu-clear. dosagem: 2 gotas por 4 litros. Marca da bomba de ar: aquapor. Após enviar enta menssagem vou fazer a limpeza do fundo com aspirador, retirar o carvão do filtro e deixar a 'esponja' azul, fazer tpa 1/3 e colocar tratamento anti-cloro para a nova agua. Mais uma vez obrigado. Vou andar por aqui. obs.: reparei que nas lojas de animais onde fui, a agua quente de lá está linda, mas a aga fria está como o meu, amarela. obs2: tb agora reparei que o tubo que leva ar da bomba para as 'bolinhas', está amarelado por dentro. Parece que fumou uns cigarros. Editado Março 22, 2014 por Sabelo Associado Citar Cumprimentos (Larguras e Alturas). O chato do Montijo.
AACC Publicado: Março 22, 2014 Publicado: Março 22, 2014 "- o carvão do filtro é então para retirar. (e quando faço as tpa's, fica?)" O carvão do filtro deves tirar. Não voltar a colocar esse filtro (já estará saturado com quimicos...) Eventualmente, após efectuares tratamento a possíveis doenças de peixes, após o tratamento, e seguindo as instruções dos produtos que utilizes, colocas um novo filtro. "- ciclo de amonia? o que é?" Muito sinteticamente e sem grandes explicações técnicas: A matéria orgânica em decomposição (dejectos dos peixes, restos de comida e folhas/plantas mortas) produzem Amónia. A Amónia é uma substância tóxica para os peixes. Perante a existência de amónia num Aquário (e não só) desenvolvem-se colónias de bactérias que decompõem a Amónia em Nitrítos. Os Nitrítos são tóxicos para os peixes. Perante a existência de Nitrítos num Aquário (e não só) desenvolvem-se colónias de bactérias que decompõem a Amónia em Nitratos. Os Nitratos são tóxicos para os peixes, embora com um menor grau de toxicidade do que a Amónia e os Nitritos. Os Nitratos são, em parte, absorvidos pelas plantas e algas (Flora) que vivem no Aquário. Para que o seu nível não aumente fazem-se TPAs. As bactérias que decopõem a Amónia e os Nitratos vivem na água do Aquário, sendo que as maiores concentrações se encontram no substrato, paredes do Aquário, decorações, etc e, essencialmente, no interior filtro. Nunca lavar o filtro em água corrente. Limpar e lavar o filtro com água retirada do aquário. O Cloro mata as bactérias. Portanto, numa primeira fase crescem as bactérias que vão decompor a Amónia em Nitritos (dependendo de diversos factores:1 a 2 semanas) A partir do momento que existem Nitrítos na água crescem e desenvolvem-se as colónias de bactérias que decompõem os Nitritos em Nitratos. (2 a 4 semanas após montagem do aquário) De forma simplificada é isto. Deve-se respeitar o tempo de maturação das bactérias que estão envolvidas neste processo. No total, e dependendo de vários factores, assume-se que um Aquário está ciclado, no minimo, após 4 semanas. Isto é uma regra geral, existindo várias formas de acelarar o processo mas, fico por aqui para não complicar. Boa sorte. Cumps. 1 Citar
Guilherme Martins Publicado: Março 22, 2014 Publicado: Março 22, 2014 Boas!! Acho que ainda nao chegaram ao ponto principal É IMPENSAVEL ter 4 peixes de agua fria num aquario a baixo dos 120L e ja estou a abusar! porque o ideall seriam no minimo dos minimos 200L Se me dizes que o aqua tem 20L é que nem precisamos de procurar mais, esse é o teu problema !!! a cor da agua é o menor d0s problemas dos peixes sendo que esse aquario dever ser uma fabrica de amonia Aconcelho-te a oferecer todos os peixes que tens e começar de novo Fazes o ciclo do azoto (vai procurar porque é a parte mais importante do hobbie) e depois colocas no aquario 5 tanictis que nem termostato precisam espero ter ajudado Citar Guilherme Martins
Sabelo Associado Publicado: Março 22, 2014 Autor Publicado: Março 22, 2014 Como disse anteriormente, já acabei de fazer a limpeza do aquario com o aspirador e também do filtro. fiz a tpa a 1/3 e coloquei as otas para o cloro somente para essa tpa, não para a totalidade de agua do aquario. Retirei de dentro da 'esponja' azul o carvão e deitei fora. Lamentavelmente, lavei a esponja em agua corrente (muito tempo mesmo), até deixar de sair agua amarela. (agora sei que não o deveria fazer), mas já está. começemos de novo uma cultura de bacterias nova. Pergunto se terei de substituir o cartridge do filtro, e deitar fora o carvão original e substituir por umas 'argolas' de ceramica que tanto falam por aí na net? Mais uma duvida do chato do Montijo. Cumprimentos (larguras e alturas). Boas!! Acho que ainda nao chegaram ao ponto principal É IMPENSAVEL ter 4 peixes de agua fria num aquario a baixo dos 120L e ja estou a abusar! porque o ideall seriam no minimo dos minimos 200L Se me dizes que o aqua tem 20L é que nem precisamos de procurar mais, esse é o teu problema !!! a cor da agua é o menor d0s problemas dos peixes sendo que esse aquario dever ser uma fabrica de amonia Aconcelho-te a oferecer todos os peixes que tens e começar de novo Fazes o ciclo do azoto (vai procurar porque é a parte mais importante do hobbie) e depois colocas no aquario 5 tanictis que nem termostato precisam espero ter ajudado Quer dizer então que os peixes de agua fria, são mais 'porcalhões' que os de agua quente? Citação anterior: obs.: reparei que nas lojas de animais onde fui, a agua quente de lá está linda, mas a aga fria está como o meu, amarela. Citar Cumprimentos (Larguras e Alturas). O chato do Montijo.
Guilherme Martins Publicado: Março 22, 2014 Publicado: Março 22, 2014 Nao so sao MUITO mais porcalhoes como ficam muito grandes Esses peixes vivem ate 20/30 anos e ficam com 25cm mais coisa menos coisa Citar Guilherme Martins
Sabelo Associado Publicado: Março 22, 2014 Autor Publicado: Março 22, 2014 Obrigado pela ajuda. Mais vale então investir num termostato, limpar tudo, aquario, filtros pedra das bolinhas e tudo o mais e começar de novo com agua quente? Ou mantenho isto como está e tento ver uma solução de filtragem melhor? Isto tudo para que o meu filhote de 5 anos, tenha a responsabilidade de não esqueçer de aimentar os animais. Mais uma vez o meu obrigado a todos que me tentam ajudar neste forum. O chato do Montjo. Citar Cumprimentos (Larguras e Alturas). O chato do Montijo.
Guilherme Martins Publicado: Março 22, 2014 Publicado: Março 22, 2014 Nao é necessario comprar um termostado se decidires comprar os peixes que eu falei antes: tanictis https://www.google.pt/search?q=tanictis&client=opera&hs=2p5&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=xbotU9LCHInBhAfHoIH4BA&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1304&bih=700 eles dao-se melhor com agua fria se quiseres outros peixes, sim vai ser necessario um termostato ou danios zebra tambem se dao melhor em agua fria Citar Guilherme Martins
Sabelo Associado Publicado: Março 22, 2014 Autor Publicado: Março 22, 2014 ok. obrigado mais uma vez. mas vai-me custar fritar ou estufar os pobres peixinhos. Vamos ver.... pergunta: poderei colocar os tais aneis de ceamica no lugar do carvão activado? Ajudam em alguma coisa? Obrigado desde já. O chato do Montijo. Citar Cumprimentos (Larguras e Alturas). O chato do Montijo.
Guilherme Martins Publicado: Março 22, 2014 Publicado: Março 22, 2014 podes devolver os peixes que tens a loja... e trocar por tanictis sim acho que nao deve haver problema em trocar o carvao pela ceramica nao es nada chato ahah para que serve o forum se nao for para ajudar... Citar Guilherme Martins
Sabelo Associado Publicado: Março 22, 2014 Autor Publicado: Março 22, 2014 mais uma vez obrigado. mas vou por enquanto deixar como está. a unica alteração que vou fazer, é colocar a cerâmica e esperar para ver. Mais uma pergunta: o que é melhor? a dita 'esponja' azul com ceramica, ou a lã de vidro (acho que é asim que chama) branca, com ceramica? Cumprimentos (larguras e alturas) O chato do Montijo. Citar Cumprimentos (Larguras e Alturas). O chato do Montijo.
Guilherme Martins Publicado: Março 22, 2014 Publicado: Março 22, 2014 Se deixares como esta nem ceramica nem lã vao ajudar nada... e os peixes vao morrer nao tarda nada Citar Guilherme Martins
Sabelo Associado Publicado: Março 22, 2014 Autor Publicado: Março 22, 2014 Paciência. Começo de novo com agua quente. Mesmo com aquecedor, não é nenhuma fortuna. Uns gupies e afins. Vamos ver. Mas vou dando noticias. Não vou esquecer a ajuda de ninguém. Obrigado. Citar Cumprimentos (Larguras e Alturas). O chato do Montijo.
Sabelo Associado Publicado: Março 24, 2014 Autor Publicado: Março 24, 2014 ora boas. como dito acima, retirei o carvão do filtro e a agua já não esta tão amarela. resolveu para aí 80%. obrigado pelas dicas. esta semana vou tentar adquirir a tal lã e a ceramica para colocar no filtro junto com a esponja azul origina. obrigado. Citar Cumprimentos (Larguras e Alturas). O chato do Montijo.
Guilherme Martins Publicado: Março 24, 2014 Publicado: Março 24, 2014 conseguiste despachar os peixes? Citar Guilherme Martins
Sabelo Associado Publicado: Abril 23, 2014 Autor Publicado: Abril 23, 2014 (editado) Ora viva. Ao fim de algumas luas, voltei. Caros amigos: agradecido desde já pela vossa vasta ajuda neste meu tópico, mas já consegui que os meus meninos tenham uma boa casa. Acabei por não despachar os meninos de agua fria e fiquei com eles. O que fiz: 1 - Reiniciei o aquario todo. 2 - Agua nova 3 - Areão fervido e limpo por umas 20 aguas. 4 - uma boa limpeza ás decorações em resina. 5 - Um super-carvao activado no filtro. 6 - Gotas para tirar os nocivos da agua da torneira. 7 - comida nova. (esta já tem o cheiro caracteristico. a outra não) 7 - meninos lá dentro. 8 - Um limpa vidros daqueles magneticos. Não está pela ordem dos numeros. (Desculpem, mas o orçamento não me deixa ter os medidores de ph e afins. (bem queria)) Já lá vão 15 dias (+/-) com as respectivas tpa's e a agua está cristalina. Contactei com a aquapor que gentilmente enviaram-me o (tudo de escape) para o filtro o qual não possuia. E digo-vos, está uma maravilha aos nossos olhos. (sem fazer testes) Os meninos penso que estão bem, visto não ver (nadamentos) erraticos. Não esquecer que o aquario é de +/- 20 litros com filtro aquapor eon 200 e 3 meninos de agua fria e um coridora. Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda em tudo. Um bem haja a todos. Editado Abril 24, 2014 por Sabelo Associado Citar Cumprimentos (Larguras e Alturas). O chato do Montijo.
Recommended Posts