Bacteriano ou fúngico ajudam-me a acertar?


elisette

Recommended Posts

Boa noite já é a 3a corydora que perco esta semana.

tenho cerca de 70% dos peixes com as guelras vermelhas e inchadas e alguns a ficarem com o opérculo aberto.estou a tratar com a marca API que me disseram na loja que não tem químicos, a base de pimenta e o outro princípio ativo natural.

Para além de ter sido caríssimo cada frasco 10€ o tratamento só da para 3 dias (não me disseram na loja) e tenho que fazer o tratamento durante 7 dias ou mais se sintomas.

Queria que me dessem alternativas com outros medicamentos de outras marcas pois acho deveras demasiado forte o que estou a fazer estou a introduzir 2 tratamentos um para as bactérias e o outro para os fungos mas essa inflamação sabem me dizer se ė bacteriana ou fúngica ? Há necessidade de usar os 2 ao mesmo tempo e com a mesma dosagem ? Os parâmetros da água estão normais só não tenho teste de amônia mas será a minha aquisição nos próximos dias. Agradeço as vossas opiniões

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.... pois.. assim para ja e a primeira vista, podes estar com um pico de amonia pelo que deves comprar um teste assim que puderes e fazeres uma tpa o mais rapidamente possivel.

Faz a tpa e guarda um bocadinho da agua que retiras do aqua para fazeres o teste e saberes se era mesmo da amonia.

Quanto ao tratamento, se for da amonia, com tpas regulares, agora de inicio de 3 em 3 dias 20/30% do volume do aquario a coisa estabiliza, depois faz semanalmente 30/40% de troca.

 

Tens produtos antifungicos e antibacterianos bem mais baratos e com resultados excelentes.. teem quimicos ok.. mas ao menos fazem efeito rapido no problema... a tua intencao e boa mas acho que te safas melhor com os produtos da sera ou da jlb por exemplo. Mas atencao: é a minha opiniao pessoal.. tu é que tens o que resulta melhor nos teus animais.

Tambem acho que nao deves fazer os dois tratamentos em simultaneo, ate porque se a razao for amonia em excesso nenhum deles te vai fazer nada aos peixes..so resolves mesmo o problema com tpas ate os valores estabilizarem.

 

Agora ainda mais importante..

Diz la ai os parametros gerais do teu aquario para agente ver se sera so a amonia ou algo mais que te esteja ai a dar cabo dos teus escamosos.

Cumps

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Silvia obrigada pela tua resposta tão breve, de momento estou no trabalho mas mal chegue a casa mando -te isso. Podes me dizer qual o medicamento ao certo da sera pois no manual das doenças da sera não vi nada com a informação das infecções das guelras. Quanto as tp's só me aconselharam a mudar a agua no final do tratamento no 7 dia acho k vou seguir o teu conselho

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Desculpa ficou pendente a mensagem e eu pensava que te tinha enviado. N02 =0 NO3=10 GH=8 KH=6 pH 7.6

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o teu problema nao for causado devido a um pico de amonia podes esperar os 7dias para fazer a tpa .. ok.

Agora se isso for causado pela presenca da amonia na agua quantos mais dias andares sem tpa pior porque maior é a quantidade de amonia que se vai continuar a acumular nesses dias.. fazes a tpa para controlares e diminuires um bocado a amonia e depois aplicas tratamento para aliviares os peixes..

 

Olha assim agora de cabeca nao tenho a certeza mas sera talves Sera Omnipur??!

Mas isso e facil, na loja descreve os sintomas e pede para ver os produtos da sera indicados a tal.. antes de te ficares so pela palavra do vendedor das uma olhadela na embalagem porque normalmente dizem qualquer coisa do tipo:"para afeccoes/inflamacoes das guelras ou branquias dos peixes".. qualquer coisa assim percebes a ideia?!

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelos teus conselhos ja fiz uma tp's de cerca de 30% e apenas vi um teste de amônia que custava 20 euros (tchiiii) não comprei pensei vir aqui antes perguntar senão será comprar uma mala ja bom os vários testes ou os principais pelo menos . O que recomendas?

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma data de testes da nutrafin e sera para despachar se tiveres interesada posso te vender o pack....

 

acho 30 mt puchado so para o tests da amonia, os da nutrafin andam tds a volta dos 15 cada

 

se nao me engano tenho, ph,amonia, nitratos, phosfatos,ferro, kh e GH da nutrafin e faco Estes tds 30.

 

Oh entao tenho da sera kh, GH e amonia... 10

 

Mcump

Editado por Piraya
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se ainda vou a tempo, mas o problema não me parece bacteriano, nem fúngico. Aposto em primeiro lugar na amónia, e depois em parasitas nas guelras. Se bem que quando um peixe adoece, as suas defesas vão por ali abaixo e acaba por ser atacado por vários agentes patogénicos presentes na água e que normalmente são inofensivos quando há saúde.

 

Desta forma, recomendo um aumento nas tpas e se vires que o problema persiste, tentar um antiparasitário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim... os testes nao sao propriamente baratos mas 20 euros tambem é um bocado excessivo.. se procurares noutras lojas tenho a certeza que encontras mais barato de certeza.

Assim o basico basico que deves ter a meu ver sera 1 teste de amonia, 1 de ph e 1 de nitratos.

Se tiveres estes testes para fazer a agua periodicamente ja consegues manter a coisa controlada em principio.

 

Com o tempo, e mantendo tpas regularmente (1x por semana) ate iras depois conseguir regularte so pelo teste de nitratos e so te iras servir do de amonia em caso de suspeita de algo errado ou doencas que possam estar relacionada. E o de ph so em caso de teres que alterar o ph da agua com que fazes as tpas ou entao por descarga de consciencia la de tempo a tempo para certificar que esta tudo ok.

 

Pesquisa no olx.. encontras la produtos novos a bons precos.

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais