bruno92 Publicado Março 18, 2014 Publicado Março 18, 2014 Boas pessoal, Hoje de manhã fui ao aquário e deparei-me com um danio zebra agarrado ao sugador do filtro. É o segundo no espaço de uma semana. A pior parte é que eu olho para ele e de repente ele sai do sugador a nadar de lado com uma barbatana ferida com sangue nas guelras e com uma mancha esbranquiçada na cabeça. Pensei que fosse algum pico de amónia mas fiz todos os testes e está tudo dentro dos limites. Deixo umas fotos para verem, o que será que aconteceu??? Eu sei que esta foto está muito desfocada mas mesmo assim vêm a mancha branca não vêm? o que é? Vejam a quantidade de sangue! Peço a vossa ajuda pessoal Cumprimentos, Bruno
silvia_paixao Publicado: Março 18, 2014 Publicado: Março 18, 2014 Uma vez que tens tudo dentro dos parametros... sera que tens um filtro muito potente e durante a noite quando os peixes estao quietos em descanso acabam por indo ser sugados sucessivamente contra o filtro e acabam por fazer hemorragias e feridas?? E uma hipotese..
bruno92 Publicado: Março 19, 2014 Autor Publicado: Março 19, 2014 Olá, Eu tenho um JBL E1501 GL de fábrica faz 1400 L/h mas com as mangueiras e matérias filtrantes faz entre 800 e 900 L/h o que não acho muito para o aquário.. Mas acho uma boa teoria, acho que vou experimentar por daquelas esponjas que se usa nos camarões pode ser que dê resultado. A causa da morte é mesmo a hemorragia, nas fotos não se vê bem mas ele estava mesmo mal. O outro peixe que morreu tem uma característica em comum com este, ambos eram dos mais pequenos no aquário.. O que morreu era um tetra glowlight e tinha um cardume de 6 juntamente com os 6 danios e via muitas investidas dos danios aos pequenotes, o que acho estranho porque os danios não são agressivos mas foram os primeiros habitantes do aqua. Agora que aumentei o cardume dos glowlight para 10 já não vejo ataques aos mais pequenos. Eu ainda não eliminei a hipótese de ataque, o que acham?
silvia_paixao Publicado: Março 19, 2014 Publicado: Março 19, 2014 Hum.. na hipotese de ter sido ataque dos outros acho que mais facilmene vias bocados de barbatanas a menos nesse que te morreram, ou feridas abertas.. a hemorragia pareceme que foi causada mesmo devido a succao.. ficou tipo hematoma.. Experimenta fazer uma caixinha envolta em meia de licra de senhora e depois metes o filtro dentro dessa "caixinha" com um espaco entre a rede da meia e obproprio filtro.. assim se mais algum ficar encostado a rede durante a noite ao menos nao vai ficar ferido devido a succao do filtro.. entendes a ideia??!
bruno92 Publicado: Março 20, 2014 Autor Publicado: Março 20, 2014 Bom outro dia outra morte! Um danio morto desta vez de forma diferente mas com aparência muito parecida à morte anterior.. Estava no fundo do aquário preso ao tronco de barriga para cima, boca aberta, barbatana peitoral roída, tinha sangue nas guelras e já estava todo branco. A história dos pontos brancos está a deixar-me preocupado.. Vou fazer essa ideia da meia de senhora numa forma preventiva, obrigada! Estou a dar em doido com este mistério..
silvia_paixao Publicado: Março 21, 2014 Publicado: Março 21, 2014 Ho bruno, deixa la a senhora que a Senhora esta no ceu hahahahahaha.. Pois.. a barabatana roida pode ja ter sido pós morte. Quando algum dos meus peixes morre se nao o tirar logo ao fim d um tempo ja so apanho as espinhas e olha la.... Experimenta o truque da meia a criar espaco entre os peixes e o filtro a ver se nao volta a acontecer.. Boa sorte
mauricio1972 Publicado: Março 21, 2014 Publicado: Março 21, 2014 (editado) Em vez da meia, podes colocar uma esponja na tomada de água do filtro. Há umas redondas que se adaptam bem e custam cerca de € 5 duas esponjas. Eu tenho isso nos meus filtros para evitar de aspirar camarões e alevins. Retira um pouco de caudal, e tens de as limpar quase todas as semanas, mas já te resolve o problema de aspirar peixes mais debilitados ou mais pequenos. No entanto deixa-me que te diga que para mim, o teu peixe já estaria moribundo quando foi aspirado, sendo que a aspiração foi mais uma consequência que uma causa. Há quanto tempo tens o aquário montado? Editado Março 21, 2014 por mauricio1972
bruno92 Publicado: Março 21, 2014 Autor Publicado: Março 21, 2014 Olá, Eu achei estranho ele estar colado ao sugador do filtro e de repente sair... Eu ando é à procura da causa mas não vejo causa aparente. O aqua tem 4 meses desde que tem os peixes mas já tem 6 meses desde que foi montado. Apesar de ainda não se considerar um aquário maturo, não vejo picos em nada, nem ph nem amónia nada mesmo
Dário Cardoso Publicado: Março 21, 2014 Publicado: Março 21, 2014 Ola, Em relação a potencia do filtro, podem reduzi-la no proprio filtro seja ele de entrada ou de saida.Cumprimentos
mauricio1972 Publicado: Março 21, 2014 Publicado: Março 21, 2014 6 meses de montagem já é tempo mais que suficiente. Qual a litragem do teu aquário? Qual a frequência e litragem das tuas TPA´s? Qual a fauna que tens neste momento?
bruno92 Publicado: Março 22, 2014 Autor Publicado: Março 22, 2014 Eu deixo aqui o setup é mais fácil 120x40x50 - 240L úteis - 200L reais Sistema co2 - 6 bps Filtro JBL CRISTALPROFI E1501 GREENLINE 1400 L/h fábrica - 950 L/H reais Substrato fértil humus 10L + lavaert com mistura de ADA (6 anos de idade) 5L Substrato Inerte JBL Manado 25L Aquecedor Eheim Jager 300W As tpa's faço 1 vez por semana e normalmente tiro entre 30 e 45 litros, no sábado passado tirei cerca de 120 liltros por causa das algas. Neste momento tenho 10 tetras glowlight, 4 danios zebras e 2 comedores de algas siameses. Estou a pensar em retirar os danios e mais tarde retiro também os comedores de algas para que nos próximos tempos fique com 10 tetras glowligt e 10 tetras limão.
mauricio1972 Publicado: Março 23, 2014 Publicado: Março 23, 2014 Pelo que me parece, o problema deverá ter sido a TPA que fizeste. No máximo dos máximos só deverás fazer TPA de 50%, e mesmo assim, só em casos muito graves. Os bicharocos ressentem-se. O meu aquário tem quase a mesma litragem que o teu (210 reais), e faço TPA semanal de 25 ou 30 litros. Espero que a situação normalize e que não tenhas mais baixas. Cumptos. Maurício
capagebe Publicado: Março 23, 2014 Publicado: Março 23, 2014 Boas, Também estou mais inclinado para essa tpa, como causa. Bastaria ter havido uma grande variação demasiado brusca da tempertura, para ter provocado esses sintomas das manchas e hemorragias. Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio
bruno92 Publicado: Março 23, 2014 Autor Publicado: Março 23, 2014 Então se foi essa a causa significa que os mais fracos não resistiram.. mas quando fiz essa tpa foi passado 2 dias de ter introduzido os 6 tetras e 4 deles ainda não têm 2 cm são muito pequenos mesmo, essa tpa não iria matá-los também? Como são mais novos e mais pequenos.. Até agora não tive mais nenhuma baixa e todos estão a comer bem e estão muito activos penso que as perdas fiquem por aí. É incrível o que um pequeno erro pode fazer
Recommended Posts