Recommended Posts

Publicado

Boas.

Venho apresentar o meu mais recente projecto de invertebrados. A ideia já era antiga, mas demorou algum t€mpo até que a concretiza-se. Aprovei material que tinha cá por casa parado, e depois de conseguir convencer a namorada lá montei um nano para Neocaridinas, os Red Rilli foram opção dela. Deixando-me de conversa, aqui vai o setup:

Dimensões: (Aqua Ciano 20) 39x19x24

Iluminação: SeaStar 11 watts

Filtragem: SeaStar HX-003 (280L/H)

Substrato: Areão preto

Flora:

• Sagittaria subulata
  • Ceratophyllum demersum 'Foxtail'
  • Cladophora aegagrophila
  • Limnophila sessiliflora

Fauna:

• 8 Red Rilli
  • 2 Caridinas Japónicas
  • 1 Neritina
  • Alguns Guppys

Queria opiniões quanto aos peixes, os Guppys estão aqui só de passagem, estou a pensar colocar Microrasboras Galaxy mas ainda não sei se sempre vão entrar neste projecto, ou se ficam apenas os invertebrados? Sugestões?

Assim que puder meto cá umas fotos, porque é disso que o pessoal gosta :thumbup3:

Cumprimentos

Jorge Fernandes

Publicado:

Viva!

Os peixes que referes são sem dúvida lindos no entanto devem ser mantidos em cardume e os machos podem ser territoriais. Além disso, 17 lts é talvez demasiado pequeno para teres peixes..eventualmente uns boraras mas mesmo assim é capaz de ser difiçil...de qualquer forma aguarda por opiniões de mais entendidos! :smile2:

Também podes consultar o aqua advisor para teres uma ideia do que podes colocar no aqua..

Vai atualizando!

Cumpts

Publicado:

Boas

O tamanho máximo que atingem é de 2,5cm, menos que algumas Boraras, por isso seguindo a regra de 1cm por 1L penso que ter 5 ou 6 não seja problema.

Já consultei o Aqadvisor, porém não aconselha nenhuma espécie num aquário abaixo dos 37L mas tem que se ter em atenção que o site é um pouco conservador e nem tudo é tão linear. Claro que um aquário mais pequeno é menos estável, mas penso que isso não será um problema, basta ter atenção aos parâmetros.

Cumprimentos

Publicado:

Boas Jorge

Mal posso esperar por ver fotos dos rillis

Ha problema em ter 5 guppies em 17L?? nao, nenhum problema

O problema é que sao peixes que se reproduzem com bastante facilidade e velocidade fazendo com que o aquario fique rapidamente sobrelotado

Acho que nao devias ter peixes, porque os peixes vao comer os camaroes recem nascidos

Apoio este aquario ser so para inverts ;)

Abraço

p.s. mete fotos :tongue:

Guilherme Martins

Publicado:

Boas Guilherme

Os guppys que lá estão não são para ficar, apenas estão lá até terem novo dono. A ideia era por uns Galaxy, mas não deixas de ter razão quanto aos recém nascidos, não é uma questão que me preocupe no meu aquário maior, mas lá está são muitos mais litros e esconderijos. Talvez fiquem mesmo só invertebrados e aposte em mais algumas neritinas, mas nem sempre é fácil agradar a todos .

De momento não tenho a minha máquina mas assim que puder meto fotos, mas podes ficar descansado que estão todos bem e se passeiam alegremente pelo aquários.

Cumprimentos

Jorge Fernandes

Publicado: (editado)

Boas.

Ficam aqui algumas fotos, tiradas com pouco tempo por isso não estão grande coisa mas já dá para perceber a ideia:

IMG_1396_zps71fdd140.jpg

IMG_1394_zpsadcc8e76.jpg

IMG_1407_zps013542d0.jpg

IMG_1408_zps4cf99e19.jpg

IMG_1412_zpsc3df5c3c.jpg

IMG_1413_zps693416b0.jpg

IMG_1421_zpsb6ebc58d.jpg

IMG_1423_zps7d27d37d.jpg

Também teria ajudado se os camarões decidissem aparecer para as fotos, mas depois tiro mais.

Cumprimentos

Jorge Fernandes

Editado por Jorge M.
  • 1 mês depois...
Publicado:
  On 30/04/2014 at 01:01, vfc disse:

Boas,

Tens este peixe que se dá com camarões (panda loach) com cores bastantes atractivas.

Tenho 3 deles e Tou satisfeito :).

Abraco e força no projecto

Ruben

Boas

Obrigado Rúben, por acaso é um peixe bastante atractivo (não conhecia). Mas deve ser difícil de €ncontrar...

De momento o projecto deixou de ter Red Rilli, agora tem uma colónia de Atyaephyra desmaresti para tentar a reprodução enquanto espero por uns Yellow do Guilherme :drool3:

Cumprimentos

Jorge Fernandes

• 2 semanas depois...
Publicado:

Contactame 914529255