waassuupp Publicado Abril 30, 2005 Publicado Abril 30, 2005 Boas, recentemente, deram-me umas raizes (3 raizes)dumas plantas (1 anubia anã e as outras 2 não sei) sem folhas, para por no meu aquário para tentar fazer com que elas crescessem e ganhassem folhas, pois quem me as deu, tem no aqua peixes que gostam das folhas. Inicialmente, coloqueias num aqua pequeno de com o CO2, e para meu espanto, uns +- 2 dias e já estavam a rebentar 3 folhas. De seguida coloqueias no meu aquário principal, e enterrei as raizes no areão fino, e dias depois (não muitos) começou a apodrecer uns caules, embora não tenha sido os que deram as folhas novas. Será que foi por ter enterrado as raizes no areão fino??? É que pelo que sei (que não é muito) há plantas que se alimentam pelas raizes e com o areão fino, secalhar, não se conseguem alimentar... Só espero não ter dito nenhuma barbaridade.( ) Se alguém me souber dizer o que se passa, desde já obrigado. Citar * * * * * * * * * * * Cumprimentos * * *Paulo Calado** * * * * * * * * * *
zefish Publicado: Abril 30, 2005 Publicado: Abril 30, 2005 as raizes das anubias e dos fetos java não convem enterrar pois teem um rizoma (penso que é assim que se escreve) (aquela parte que cresce horizontalmente) que apodrece. o melhor é atar a uma pedra e colocar no fundo. Citar Um Abraço Zé
waassuupp Publicado: Abril 30, 2005 Autor Publicado: Abril 30, 2005 Obrigado Zé, e já agora sabers se por exemplo atatr a um tronco, ela acaba por agarra-lo com as raizes? Citar * * * * * * * * * * * Cumprimentos * * *Paulo Calado** * * * * * * * * * *
Luís Fortunato Publicado: Abril 30, 2005 Publicado: Abril 30, 2005 Olá. As anúbias nem precisas de atar ao tronco. Se o tronco tiver reentrâncias/buracos, e conseguires introduzir lá as raízes das anúbias, elas com o passar do tempo vão adaptar-se ao tronco e fixar-se fortemente. Toma só atenção, não as coloques tipo numa cova no tronco onde a queiras prender. É que como deves saber, as anúbias propagam os rizomas horizontalmente, e depois, é capaz de se tornar difícil para a planta crescer. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
waassuupp Publicado: Abril 30, 2005 Autor Publicado: Abril 30, 2005 Ajudas te bastante!!!! E em relação á situação actual, ou seja a estarem com as raizes enterradas na areia? É grave, não é? Citar * * * * * * * * * * * Cumprimentos * * *Paulo Calado** * * * * * * * * * *
Visitante Publicado: Abril 30, 2005 Publicado: Abril 30, 2005 Olá Não é nada grave enterrar as raízes das anubias no areão. Grave era se enterrasses o rizoma. Jacinto Citar
Recommended Posts