Enato Publicado Março 8, 2014 Publicado Março 8, 2014 Boas pessoal, Tenho um aquário com 100x30x40 com cerca de 25 animais. Tenho várias espécies de tetras, um betta, um molly, dois escalares, um limpa-fundos, caracóis helena e cometas. É possivel adicionar um tubarão bala? São muito agressivos? Já pesquisei na net mas as opiniões variam muito acerca do tamanho que atingem e do seu temperamento.... Gosto imenso deles mas não quero arriscar colocar um animal que me coma os bichinhos todos ou que perturbe o ambiente Cumps
Ricardo Peres Publicado: Março 9, 2014 Publicado: Março 9, 2014 Sou novo nisto ainda nem o aquário montado está, mas pelo que sei (vale o que vale) só de si já tens uma mistura agressiva (Betta e Escalares) mas eu tb estava tentado a por os 2... Porquê gosto bastante desses peixes, e para complicar um bocado mais adoro os Guppys (acho que são um petisco apreciado pelo Escalares ).. Não tiveste problemas com o Betta e os Escalares?? Mas espera pela opinião de pessoas com mais experiência..
capagebe Publicado: Março 9, 2014 Publicado: Março 9, 2014 Boas, Ai, ai, o que para aqui vai...Nem sei por onde começar... Talvez o melhor conselho que possa dar seja mesmo o de começares por ler os tópicos do fórum, começando por http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23744 [regras] Genéricas/Gerais Do Fórum O fórum tem um motor de pesquisa (link Pesquisar no topo da página), que deve ser utilizado antes de ser colocada qualquer questão no fórum. A sua dúvida pode-se encontrar já respondida, não sendo assim necessário estar a duplicar esse tema, e dar ainda mais trabalho aos outros membros Das informações que transmites, não disseste à quanto tempo tens o aquário. Não sabemos quais as condições ou parâmetros da água. Não sabemos que filtragem o aquário tem. Não sabemos se tens plantas ou outros elementos no aquário. Era necessário saber se foi feito o ciclo do azoto. Tens de especificar que limpa-fundos tens. Existem muitas espécies de peixes com essa designação. Os cometas são peixes de água fria e crescem demasiado para serem colocados nesse aquário de água quente. Para saber se os "cerca de 25 animais" terão espaço suficiente, deves discriminar quantos peixes de cada espécie tens. Depois é necessário saber qual o tamanho que irão atingir no estado adulto e seguidamente fazer as contas a 1 a 2 litros de água por cada centímetro de peixe. Por último, aconselhava-te a passares a ir a uma casa mais especializada em peixes, onde possas ser bem aconselhado. Felicidades na aquariofilia e boa sorte com os peixes. Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio
Enato Publicado: Março 9, 2014 Autor Publicado: Março 9, 2014 Sou novo nisto ainda nem o aquário montado está, mas pelo que sei (vale o que vale) só de si já tens uma mistura agressiva (Betta e Escalares) mas eu tb estava tentado a por os 2... Porquê gosto bastante desses peixes, e para complicar um bocado mais adoro os Guppys (acho que são um petisco apreciado pelo Escalares ).. Não tiveste problemas com o Betta e os Escalares?? Mas espera pela opinião de pessoas com mais experiência.. O meu Betta e os 2 escalares que tenho dão se perfeitamente. Normalmente andam a passear pelo aquário juntos como se nada fosse e outras vezes está um em cada canto como outro peixe qualquer Guppys não tenho mesmo nenhum, só variados tetras. Cumps Boas, Ai, ai, o que para aqui vai...Nem sei por onde começar... Talvez o melhor conselho que possa dar seja mesmo o de começares por ler os tópicos do fórum, começando por http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23744 [regras] Genéricas/Gerais Do Fórum O fórum tem um motor de pesquisa (link Pesquisar no topo da página), que deve ser utilizado antes de ser colocada qualquer questão no fórum. A sua dúvida pode-se encontrar já respondida, não sendo assim necessário estar a duplicar esse tema, e dar ainda mais trabalho aos outros membros Das informações que transmites, não disseste à quanto tempo tens o aquário. Não sabemos quais as condições ou parâmetros da água. Não sabemos que filtragem o aquário tem. Não sabemos se tens plantas ou outros elementos no aquário. Era necessário saber se foi feito o ciclo do azoto. Tens de especificar que limpa-fundos tens. Existem muitas espécies de peixes com essa designação. Os cometas são peixes de água fria e crescem demasiado para serem colocados nesse aquário de água quente. Para saber se os "cerca de 25 animais" terão espaço suficiente, deves discriminar quantos peixes de cada espécie tens. Depois é necessário saber qual o tamanho que irão atingir no estado adulto e seguidamente fazer as contas a 1 a 2 litros de água por cada centímetro de peixe. Por último, aconselhava-te a passares a ir a uma casa mais especializada em peixes, onde possas ser bem aconselhado. Felicidades na aquariofilia e boa sorte com os peixes. Boas Eu encontrei um tópico sobre uma dúvida do tubarão bala mas como era de 2006 pensava que poderia abrir outro novo, peço desculpa Tenho este aquário há pouco tempo, fiz os testes de amónia, nitritos e nitratos e estava tudo ok, sendo que o PH estava nos 7,5. O filtro do aquário é um filtro externo tetratec ex600. Plantas não tenho de momento, anda a crescer isto no tronco: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224272&p=1289882 que pedi ajuda para ver o que era e para a semana vem o musgo de java ou musgo de spiky.. Já estive a ver e é de fácil tratamento não tendo nada muito "exigente" para se tratar. Não foi feito o ciclo do azoto porque basicamente troquei de aquário e só tinha um pequeno onde ter os peixes de maneira que estive 1 dia com o betta no aquário de 120L e depois passado um dia meti os restantes com medo que morressem sem filtro,etc.. O meu limpa-fundos/limpa-vidros tenho quase a certeza que é um Gyrinocheilus Aymonieri: https://dl.dropboxusercontent.com/u/17178701/Peixes/IMG_20140305_213700.jpg https://dl.dropboxusercontent.com/u/17178701/Peixes/IMG_20140305_213748.jpg https://dl.dropboxusercontent.com/u/17178701/Peixes/IMG_20140305_213723.jpg Já o tenho à cerca de 1 ano num aquário de 20L (feito agora a mudança para o novo) e nunca me deu problemas.. Penso que seja um cometa também (https://dl.dropboxusercontent.com/u/17178701/Peixes/IMG_20140305_213322.jpg) foi o meu primeiro peixe e comprei na altura com um globo (passado um dia mudei para um aquário de 20L) e a rapariga indicou que era de água quente e sempre ficou até hoje Já estive a ver também que os tubarões bala crescem muito, sendo assim é para esquecer devido ao tamanho do aquário e os peixes que já tenho. Obrigado pela resposta Cumps
capagebe Publicado: Março 10, 2014 Publicado: Março 10, 2014 (editado) Com os peixes que já tens, e devido ao tamanho que ainda poderão atingir, talvez acrescentar o tubarão-bala talvez fosse demasiado. Embora eu ache que seja muito pacífico com os outros peixes. Acho os escalares bem mais problemáticos, devido a serem muito territoriais. Quanto a plantas naturais, a minha opinião é de que nunca são demais... Em relação ao beta, eu tenho um no aquário dos escalares e dão-se todos bem. Os betas são agressivos com peixes que se pareçam com eles. É o caso dos machos dos guppies. Devido às caudas compridas (pensa-se que seja por isso), ele toma-os por bettas macho e mata-os. Os peixes de água fria, para além de crescerem muito (ainda crescem mais em quente), também fazem muitos detritos, que não ajudam nada a manter os parâmetros da água em boas condições. É necessário fazer tpa's com bastante mais regularidade. Se as matérias filtrantes, areão e/ou água do aquário antigo passaram para o novo, à partida a colónia de bactérias mudou para o aquário novo. Doutra forma, se não houver uma colónia instalada, pode acontecer o tal pico de nitrítos, do ciclo do azoto, e isso é muito tóxico para os peixes. Editado Março 10, 2014 por capagebe Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio
Recommended Posts