Ricardo Peres Publicado Março 5, 2014 Publicado Março 5, 2014 (editado) Boas, Tenho o aquário ainda vazio, o qual foi comprado em segunda mão. Quanto mais me informo das coisas mais duvidas tenho.. lol Mas tenho andado a aprender a medida que posso e consigo mas o bichinho de por o aquário a funcionar está cada vez mais irresistível, mas tenho medo de fazer alguma coisa mal... Material Aquário - 120x40x50 250LFiltro: Eheim Exprience 350Termostato - Eheim 350wIluminação - De momento a ser modificada na Aquaeden Hardscape-Algumas rochas apanhas no algarve e tronco ainda a comprar Parâmetros N/A Plantas Kit Co2 da Aquaristic 2kg (http://fish.aquaristic.net/en/Technical-Equipment/CO2-fertilization/CO2-system-complete/CO2-complete-pant-2000-with-magnetic-valve-reusable-system-2000-with-magnetic-valve.html) Peixes Ainda não mas já com algumas ideias Editado Maio 23, 2014 por Ricardo Peres Citar
AACC Publicado: Março 6, 2014 Publicado: Março 6, 2014 Olá. Quanto às questões técnicas tens o Manual de Iniciação do Nuno Antunes aqui no Fórum que dissipará as tuas duvidas. Vale a pena leres pois é sintético e contém as regras básicas. Sugestão: Se te estás a iniciar mantém as coisas simples. Flora: Existem inúmeras opiniões e abordagens mas, descomplicando, Fetos e Musgo de Java não necessitam de nada mais para além de um pouco de luz. Anúbias também são muito resistentes e não carecem de "extra-care". Fauna: Existindo excepções, não é boa ideia manteres dois Betas juntos no mesmo aquário, ainda que sejam macho e fêmea. Boa sorte. Citar
vmike Publicado: Março 6, 2014 Publicado: Março 6, 2014 E relativamente a fauna neons e guppies com escalares pode nao acabar bem, os escalares ainda têm petisco! E com uma t8 dificilmente mantens a flora que queres... Citar
Ricardo Peres Publicado: Março 10, 2014 Autor Publicado: Março 10, 2014 (editado) Bem com mais informação vou fazer um upgrade ao material e gostava da voça opnião. Iluminação: Vou ter que fazer mais um upgrade para por mais um Lampada e aumentar os W/L para ver se atinjo os 0.50W/L Termóestato: Jager 300w http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1601&pageNum_AquarioRS=0&idcat=178&cat=&subcat=&menu=103 Plantas: -Eleocharis sp. -Monte Carlo -Anubias nana -Ludwigia sp -Vallisneria sp. asiatica Co2: Acho que vou perder a cabeça e meter este http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2373&pageNum_AquarioRS=0&idcat=247&cat=&subcat=&menu=64 Substrato: Jbl Aquabasic Plus Fertilização: Micro nutriente Plant grow Premium http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2260&pageNum_AquarioRS=0&idcat=199&cat=&subcat=&menu=70 Fertilização de potassio e fosfor individul (ainda não sei onde comprar) Opniões se será o necessario para manter a flora bem de saude e crescimento? Opniões em geral que achem pertinentes... Editado Março 10, 2014 por Ricardo Peres Citar
Ricardo Peres Publicado: Março 10, 2014 Autor Publicado: Março 10, 2014 Outra duvida na iluminação: A planta mais exigente em termo de luz que tenho é a Monte Carlo (tapete)A aquário tem 120x40x50 as luzes estão logo por cima estão 55cm do fundo do aquárioTenho uma tampa que veio com o aquário e só tem 2 lâmpadas T8 de 38w cada de 10000k e o meu aquário leva 250l neste caso quantos W/L tenho?? Citar
Nutter Publicado: Março 10, 2014 Publicado: Março 10, 2014 Faz 76 a dividir por 250l e ja ves qtos w por litro. Lampadas t5 sao melhores para plantas de tapete mas com essa iluminacao tb vai...mas vao devagar. Mete co2 nisso que vai Citar
vmike Publicado: Março 10, 2014 Publicado: Março 10, 2014 Mais importante que os w/l são os lumens.. Citar
Ricardo Peres Publicado: Março 16, 2014 Autor Publicado: Março 16, 2014 Boas pessoal, ainda a ver sistemas de Co2... Qual é a vossa opinião sobre este pack http://www.ecoarium.pt/co2-super-starter-pack/?? Citar
Manuel Resende Publicado: Março 20, 2014 Publicado: Março 20, 2014 (editado) é um kit que serve perfeitamente, assim por alto acho que se fores tu a comprar o extintor de co2 ainda és capaz de conseguir poupar mais um pouco. É uma questão de fazeres contas. Não te esqueças é que o Co2 sozinho não faz milagres, tens que resolver a questão da luz e pensar num esquema de fertilização adequada. Editado Março 20, 2014 por Manuel Resende 1 Citar
Ricardo Peres Publicado: Março 20, 2014 Autor Publicado: Março 20, 2014 Boas, Eu sei que só com Co2 não me safo, mas já tenho um bom substrato fertil e tb tenho já o material para fertilização com o sistema EI. Em termo de iluminação, é que está mais difícil, por o meu aquário é de tampa e fico limitado por só ter espaço para 2 lâmpadas.. De momento estou com 0.32W/L o que não me chega para o que quero, mas com o que vi aqui num artigo que fala no que o vmike falou Lúmen/Litro, e aqui acho que me safo. http://xylema.blogspot.pt/2011/08/iluminacao-de-aquarios-plantados.html Uma lâmpada minha tem:38w21000Lm (250x60= 15000k) mais do que preciso21000Lm/38w = 55Lm/w (60 era o ideal)10000K mas como tenho 2.. Agradecia opiniões.. Citar
Manuel Resende Publicado: Março 20, 2014 Publicado: Março 20, 2014 Não entendi bem essas contas, embora tenhas percebido que o que se vende por aí é que o ideal é 60 lumens por litro. Esqueces-te foi de continuar a ler outra fontes para te aperceberes que isso é um guia meramente indicativo. Quanto maior o aquario menor essa regra. Se queres rigor profissional ao milimetro, esquece os watts e esquece os lumens por litro em aquariofilia e mede os valores par. Já há pessoal com esses medidores por aí, talvez consigas alguém na tua zona que te empreste um. Citar
Manuel Resende Publicado: Março 20, 2014 Publicado: Março 20, 2014 (editado) Só para completar a info acima, arranja uma calha de 4x39w t5 por exemplo que ligue 2 a 2 e não te chateies mais com a luz. Editado Março 20, 2014 por Manuel Resende Citar
Ricardo Peres Publicado: Março 20, 2014 Autor Publicado: Março 20, 2014 Pois mais isso era o que eu queria, mas o meu aquário tem tampa, a qual só leva 2 lâmpadas, o pior é que o meu aquário tem um travamento ao meio em vidro e sem a tampa fica feio porque esse travamento fica a ver-se.. Eu provavelmente vou levar a tampa há AquaEden para ver o que se pode fazer ali Citar
Manuel Resende Publicado: Março 21, 2014 Publicado: Março 21, 2014 Se vais a aqueden ninguem melhor que o rui para te aconselha sobre a iluminação. Ficas em boas mãos. Citar
Ricardo Peres Publicado: Maio 21, 2014 Autor Publicado: Maio 21, 2014 Finalmente estou a fazer o layout se poderem dar alguma opiniões e sugestões ficava agradecido Fotos no post inicial Citar
Recommended Posts