Recommended Posts

Publicado

Boas

Bem, como não sou pessoa de desistir, vou realizar um novo projecto desta vez com um aquário maior biggrin.png' alt=':biggn:'>

As características deste novo aquário são as seguintes:

Dimensões: 80cm (comprimento) x 30cm (largura) x 40cm (altura)

Iluminação: 1 Lâmpadas de 55watts (pll) 6500k

Filtragem: JBL e701 (filtro externo)

Substrato: 8 l de Aqua gro soil

Flora: Para já: Christmass moss e CRYPTOCORYNE UNDULATA BROAD LEAVES

Fauna: Crystal red e caracóis (ainda por decidir a espécie)

Hardscape: Troncos e esconderijo (tubos de cerâmica)

O aquário já está a ciclar, o ph encontra-se a 6.4. Todas as opiniões são bem vindas :smile2: espero que este projecto dê melhor que o anterior senão torna-se complicado manter o entusiasmo. :confused4:

9zm9.jpg

Cumprimentos

Ricardo Faria

Publicado:

boas Ricardo.

Um camaraólico (lol) nunca desiste , compra é mais aquas .

Faz tudo com mmmmmuuuuuuuiiittttaaaaaaaa calma, é o essencial, para os inverts, e faz tudo certinho, sempre o mesmo ritmo de tpas, tenta não sobrealimentar os bichos, e cruzar os dedos, sim, cruzar os dedos pois precisamos sempre de uma pontinha de sorte.

Força aí, não será por falta de apoio, que as coisas não darão certo, é preciso acreditar, vamos lá.

Depois queremos as evoluções desse aqua.

Publicado:

Boas,

Também acho, força nisso.

Agora deixa lá meter a colherada...

Aconselhava a pores a flauta do filtro do mesmo lado que a bengala, assim o movimento da água percorre todo o áqua.

Estás a ciclar isso sem plantas? Estás a adicionar bactérias e a dar-lhes comida? Isso aí atrás do aquário é uma janela? Porque não pões um fundo no aquário? Assim depois os camarões ficam a ver passar as modas em vez de trabalharem para aumentar a colónia :tapfoot:

Quantas horas de luz tens?

biggrin.png' alt=':biggn:'>

Abraço,

Publicado:

Boas

Paulo SS : É verdade, realmente é mesmo preciso cruzar os dedos para ver se desta vez tenho mesmo um bocadinho de sorte :baned: em relação a mais aquários, tenho um de 60 litros que se este projecto correr bem em breve o montarei, para fazer alguma selecção :smile2:

A.Ferreira: A flauta do mesmo lado que a bengala como? Se eu meter no mesmo lado, o outro canto do aquário é que não terá mesmo corrente nenhuma, ou estou enganado? o que posso fazer é colocar a outra peça sem ser a flauta, ou então tirar uma peça da flauta, e colocar no vidro lateral contrario. :eusathink:

Tem toda a razão , ainda falta colocar o fundo preto no aquário :rolleyes: eu montei o aquário ontem e pus o filtro a trabalhar, mas só hoje é que chegou a temperatura de 23 º , estou a espera que chegue as plantas e os troncos, deve chegar amanha ou sexta :naughty: não coloquei ainda nenhumas bactérias, tenho o sera nitrivec, mas sou vou colocar quando montar as plantas e por os troncos. Também tenho que arranjar umas caracoletas para ajudar no ciclo.

Em relação a janela, não tem problema, pois este estore está sempre em baixo, muito raramente é subido por isso não apanha luz directa.

Sobre a luz, estou a pensar em colocar 8 horas diárias, penso que a luz seja razoavelmente forte para o tipo de plantas que vou por, mas depois também vejo e acerto as horas de luz.

Vamos ver se é desta!! :naughty:

Abraço

Publicado:

A.Ferreira: A flauta do mesmo lado que a bengala como? Se eu meter no mesmo lado, o outro canto do aquário é que não terá mesmo corrente nenhuma, ou estou enganado? o que posso fazer é colocar a outra peça sem ser a flauta, ou então tirar uma peça da flauta, e colocar no vidro lateral contrario. :eusathink:

Boas,

Assim :cool2:, como está no meu comunitário que tem essas mesmas medidas. A circulação de água é muito mais eficaz e percorre todo o áqua.

Abraço,

Publicado:

Ah, não tinha percebido, realmente parece fazer uma circulação boa da agua no aquário, amanha já vou trocar :thumbup3: mas o termostato fica no sitio onde está certo?

Já agora belo aquário biggrin.png' alt=':biggn:'>

Abraço

Publicado:

Força com isso!

Estamos contigo! Com calma tudo se faz! Às vezes é dificil porque ficamos demasiado entusiasmados e as coisas começam a correr mal! É por isso que muitos aquariofilistas desistem do hobby! Não é falta de tempo....é falta de paciência!

Vou acompanhar a evolução!

Cumps e boa sorte!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Publicado:

Boa tarde.

Obrigado a todos :smile2: sim, paciência é mesmo preciso neste hobby biggrin.png' alt=':biggn:'>

Acredito mesmo que desta vai correr melhor :) para já estou super contente com o substrato, não levanta pó nenhum, mesmo remexido..vamos lá ver...

Amanha chegam os materiais para dar algum animo ao aquário :dance:

Abraço

Publicado:

Boas

Bem, vim pedir a vossa ajuda pela experiência que tem, que espécie de caracóis devo colocar no aquário de crs? :sorry:

Eu pensei nestes dois para já, mas o problema é a sua proliferação :

Planorbis Corneus

Melanoides Tuberculata

O ultimo acho que é uma mais valia pois remexe o substrato e ajuda na limpeza do mesmo.

Abraço

Publicado: (editado)

Melanoides Tuberculata parece-me boa ideia

Nao coloques, repito NÃO coloques physas!!! não ha maior praga e rapidamente o aquario vai estar com mais ovos e caracois do que camaroes

Editado por Magikarp

Guilherme Martins

Publicado:

Boas,

Melanoides não são praga também? Tinha a sensação que sim, nunca os tive...

Os Planorbis controlam-se relativamente bem.

Tive em tempos uns Clithon, eram lindos e não chateavam, mas acabaram por morrer e não se reproduzem em água doce.

30745.jpg

Abraço,

Publicado:

Boas

Realmente physas está completamente fora de questão, nunca tive, nem tenho intenções de ter, :tapfoot: podia era aparecer-me um praga de crs que não me importava nada :naughty:

Esse caracol é espectacular , onde o comprou senhor A.Ferreira? O que penso de caracóis que não se reproduzem em agua doce, é que deixam os vidros cheios ovos etc, o que também não é muito agradável...estou certo?

Talvez vá optar mesmo pelos planorbis, mas também vou esperar por mais opiniões...

Bem, hoje chegou o hardscape para da um pouco mais de graça ao aquário, o tronco do lado da esquerda tem o limpador magnetico, pois ainda não afunda sozinho, tenho que esperar. Por acaso fiquei um pouco desiludido com a forma do tronco, mas acho que até pode ficar engraçado. Tentei cobrir tudo com musgo christmas, vamos lá ver se ele se desenvolve bem...(a tarefa mais chata na minha opinião é mesmo amarrar o musgo aos troncos, vejo-me grego para aquilo ficar mais ou menos :whocares: )

iyne.jpg

Não hesitem em dar opiniões :discuss_gathering:

Abraço

Publicado:

Boas!

Por experiência própria.....esse trongo vai ganhar fungos! Uma espécie de bolor!

Arranja uma panela em que ele caiba e ferve-o durante uma boa meia hora com sal! Eu fiz isso e resultou! Depois a água vai ficar meia acastanhada! Colocas o tronco numa bacia com água, de maneira a que fique totalmente submerso e trocas a água de dois em dois dias durante 8 dias!

No fim ferves outra vez mas desta vez sem sal, durante uns 10 ou 15 minutos e ele fica pronto a entrar no aqua!

Muita gente pode dizer que este não é o tratamento correcto, mas por experiência própria este método resulta, e bem!

Cumprimentos,

Alexandre Ferreira.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Publicado:

Acho que o teu a aquário é do género do meu.

Só que no meu tirei fora a tampa e deixei aberto. E vais colocar plantas aconselho a colocares um fundo preto.

Abraços

Enviado do meu HUAWEI Y300-0100 através de Tapatalk

Publicado:

Boas

Alexandre : Eu já tive na montagem anterior, um tronco destes, realmente ganhou um fungo pequeno, parecia gelatina, mas os planorbis comeram aquilo tudo, é que agora já amarrei o musgo, eu fervi-o 20 minutos achas que devo fazer o tratamento mesmo assim? é muito prejudicial aos crs? :confused4:

Kungstregan : Eu já tive o aquário destapado, mas evaporava muita água e forçava muito o termostato. O fundo preto já esta comprado, penso que amanha com a ajuda da Maria coloco o vinil :naughty:

Tenho que arranjar os caracóis, para ver se o ciclo começa...embora tenha posto comida...

Abraço

Publicado:

Olá Ricardo,

Os caracóis foram comprados numa loja local, infelizmente nunca mais apareceram. Ainda mandei vir uns da Rendo mas só chegaram cá as cascas :ohmy:

Estou para mandar vir umas coisas de Espanha, da Interacuário, sou capaz de incluir uns 2 na encomenda.

Em relação ao teu àqua acho isso muito despido, mas já sei que tu gostas assim para veres a bicharada :rolleyes:, eu pelo contrário gosto de lhes arranjar sítios para se esconderem :tongue:

Abraço,

Publicado:

Boas

Pois, já tive a dar uma olhadela por essa loja e tem umas coisas engraçadas biggrin.png' alt=':biggn:'> acho é um pouco cara, mesmo em relação a concorrência nacional :mad:

Em relação ao aquario despido também acho que está um pouco, mas depois arranjando plantas para o fundo e colocando o fundo preto, e com as gambas a dar um pouco de cor, acho que até ficará bem composto :smile2: vamos ver como vai correr.

Em principio terça feira já devo ter os planorbis, que encomendei a um membro do forum, depois é ver uma ou outra espécie para juntar. E esperar que o ciclo termine.

Abraço

Publicado:

Boas tardes

Bem, vou deixar uma actualização do aquário, já coloquei uma esponja no in flow do filtro para mais tarde não ter surpresas dentro do filtro biggrin.png' alt=':biggn:'> também já coloquei o vinil preto atrás do aquario. (a minha escolha em colocar uma esponja em vez daquelas malhas metálicas, é porque o filtro já tem uma corrente muito bom para o aquário, assim, com a esponja consegui baixar um pouco a corrente, e também é uma ajuda para as bactérias terem mais onde se fixar) também entraram a uns dias 10 planorbis :naughty:

Fiz alguns testes e deu : Amonia 0, nitritos 0, nitratos 10, ph 6.3

O musgo parece estar a desenvolver-se bem :smile2:

j4nf.jpg

Cumpriemntos.

Ricardo Faria

• Votar + 1
Publicado: (editado)

Boas

Não ponhas desses caracóis a longo prazo são um problema apostaria nos Gyraulus fazem o mesmo, e quando morrem por serem pequenos não são motivos de preocupação, para acelerar a maturação do aquário deverias por umas folhas de amendoeira da Índia ou algumas palhinha de bananeira.

Podes combinar varias folhas secas que existe no mercado para esse fim ajuda a criar os parâmetros bons aos camarões.

Editado por clik
Publicado:

Boas click

Nem por acaso, depois de tirar as fotos coloquei meia folha de amendoeira da india cortada aos bocados e 4 pinhas de amieiro. :smile2:

Este aquário, vou deixar maturar durante um bom tempo para não ter problemas futuros...

Em relação aos planorbis, eu tenho no meu aquário de de reds, e não acho que sejam grande problema, mas estas a falar por causa da morte dos mesmo? poderem contaminar a água?

Eu presenciei um planorbis que morreu, e os camarões comeram-o todo em menos de 24 horas... :shock4:

Abraço

Publicado:

Pois sim os reds são muito mais resistentes não tens esse problema, agora se for CRS a historia é outra para alem do facto que ao comerem cadáveres corres o risco de propagação de doenças, tendo em conta que os mesmos vão trazer bactérias e micróbios do aquário de origem, não sendo eventualmente a mesma a origem dos camarões que vais introduzir nesse aquário. Conheço casos mesmo com reds que após morrer um caracol introduzido depois dos camarões refiro-me neste caso a "tylos" as bactérias acabaram com os reds com os sintomas da doença do leite, mesmo depois de passar alguns meses sem camarões a quando de nova introdução de mais uma colónia de reds isto sem caracóis os camarões começaram a morrer com os sintomas anteriores só se resolveu o problema com eSHa 2000 depois de matar a bactéria responsável.

Publicado:

Boas,

O áqua está a ficar com bom aspecto.

Está mesmo a pedir um tronco bem grande e ramificado para ocupar a parte superior da coluna de água biggrin.png' alt=':biggn:'>

Abraço,

Publicado:

Boa noite

Click: Sim realmente é possível isso acontecer, mas caso os planorbis sejam introduzidos antes dos camarões, a probabilidade de isso acontecer também é grande? eu estive a ver esses caracois que você falou e são muito parecidos com os planorbis, o que diferencia é o tamanho só?

A.Ferreira: Por acaso também estou a gostar do aspecto do aquário :drool3: falta é um pouco de cor, que vai ser quando introduzir as gambas :naughty: realmente fica muito espaço vazio em, cima e no meio, mas acho que vou deixar assim, e tentar mexer o menos possível, estou é a cruzar os dedos todos para que desta vez a sorte esteja do meu lado :baned:

Abraço