Enato Publicado Março 4, 2014 Publicado Março 4, 2014 Boas pessoal! Estou a iniciar-me aqui no fórum mas já tenho um aquário à cerca de 1 ano (mas ainda tenho muita coisa para aprender). Tenho um aquário de 20L e tenho uns 5 peixes. Hoje vou fazer a troca de aquário para um maior. Vou trocar de 20L para um de 120L mas tenho uma problema e gostaria de saber se alguém me conseguiria ajudar.. Vou vender o meu aquário de 20L e depois vou buscar o novo (não tendo possibilidade de ter o novo antes de vender o "velho"). Isto tudo num espaço de 6 horas +/-. Tenho um globo e um aquário de 15L aonde vou dividir os peixes, ou seja ficam 3 num aquário e 2 noutro. A minha dúvida é será que eles aguentam tanto tempo ao natural por causa da temperatura? Há algum cuidado em especial que depois terei de ter quando for a colocar os peixes no aquário de 120L? Cumprimentos Citar
AACC Publicado: Março 5, 2014 Publicado: Março 5, 2014 Olá. Minha opinião: 1ª Questão (temperatura) Sim. Aguentam. Protege bem os aquários de mudança, colocando-os num local sem correntes de ar. Se os cobrires com algo têxtil ajuda a manter a temperatura e reduz o factor stress nos peixes devido a uma menor luminosidade. Tens um problema a levar em consideração que é o aquecimento da agua do aquário de 120 L... 2ª Questão (colocação no novo aquário): Uma vez que não está ciclado o que poderás fazer para minorar riscos é utilizar toda a água do aquário de 20 L bem como colocares o filtro, substrato, plantas, decoração... (em suma, TUDO) que tinhas no aquário de 20L no novo. Deverás fazer ambientação (1 hora mínimo) antes de colocares os peixes no novo aquário. Abç! Citar
Enato Publicado: Março 7, 2014 Autor Publicado: Março 7, 2014 Bem só para actualizar o tópico: Correu tudo bem (pelo menos para já).. Montei o aquário quando cheguei a casa (22:00) e meti água e só consegui meter o filtro a trabalhar perto da 1:00 (estava com dificuldades em saber como ligar aquilo ahah).. Deixei o filtro a trabalhar durante a noite toda e por volta das 11:30 coloquei os peixes no aquário pois eles não tinham filtro nem nada e estava com medo que morressem.. Fiz o teste à agua e nitratos, nitritos e amónia estava tudo bem, só o PH é que estava perto dos 8. Citar
vmike Publicado: Março 11, 2014 Publicado: Março 11, 2014 numa transição dum aqua de 20L para um de 120L mesmo que coloques toda a água, substrato e afins dum aqua para o outro é impossível que não venham a existir picos de amónia e nitritos (as matérias do de 20L são "migalhas" para um aqua de 120) e claro que quando mediste os valores (pelo que entendi mediste logo quando colocaste os peixes) estava tudo a 0, os peixes ainda não tinham mandado dejectos para a água nem existia comida em decomposição... Mede regularmente os valores, principalmente de amónia, vais ter um pico de certeza, faz tpa's frequentemente para tentares que não exista nenhuma baixa Boa sorte Citar
Recommended Posts