Recommended Posts

Publicado

Boas,

Como devo eliminar as algas, parece tipo pó e poeira?

Apenas as encontro, em grande quantidade, sobre o musgo java e microsword.

As características do aquário:

Iluminação de .7W/litro,

Não tenho substrato fértil,

Fertilizo 5x por semana com Tropica Grow Specialized,

e tenho injeção de co2 mas DIY.

Fotos:

2z81f80.jpg

64p65k.jpg

Agradeço a ajuda,

Obrigado!

Publicado:

ola

tambem tenho um pouco dessa alga.

as algas andam tudo a volta de LUZ a mais, pouco co2 ou ma circulaçao do mesmo

e má circulaçao de agua e falta de fertelizaçao.

tenta equilibrar esses fatores na balança.

boa sorte

Publicado:

Vmike, por acaso têm, eu uso o mesmo que ele!

Apesar de a quantidade de macros nao ser abundante.

Dizes que fertilizas 5x por semana? Quantos ml? Co2 caseiro é chato pois nao é constante e dá te pouco rendimento.

Cheirame a carencia de co2. E ou excesso de fertilização. Tens testes de PO4? Seria útil.

Cumps

Brevemente... ;)

Publicado:

Eu aconselhava a fazeres a fertilização semanalmente, adicionando mais 2 bombadas ao aconselhado pela marca. Se possivel compra testes para percebermos melhor o que esta a falhar, testes essenciais são os de nitratos nitritos e po4!

Cumps

Enviado do Samsung Galaxy Tab3

Brevemente... ;)

Publicado:

Boas,

Queria atualizar o estado das coisas, cada vez mais tem vindo a aumentar as algas. Nas fotos estão algumas folhas que resultam das podas que fiz, noto que há plantas com buracos pequenos. Aumentei a dose de fertilização para 1x por dia (à 1 mês).

Muito possivelmente a olho não vou concluir nada, só com testes mas não queria tar a gastar tanto dinheiro em testes só para 1 ou 2 utilizações.

vq31jo.jpg

208d98g.jpg

Publicado:

André os testes não se usam 1 ou 2 vezes acredita! :x

Aumentares a fertilização à toa foi um erro! E muito provavelmente é esse o problema do aparecimento das algas!

Como já te disse e volto a repetir faz fertilização semanal e não diária! Esse fertilizante funciona tão bem .... eu uso... mas semanalmente!!!

Tens mesmo de investir em testes pois isso já é BBA junto com Filamentosa e daqui a nada é uma escalada para o inferno...

Flourish excel ajuda como combatente das algas e suplemento de CO2.

Por outro lado tens os fosfatos que também estão em falta de certeza! KH2PO4 é o melhor para adicionares fosfatos...

É difícil combater esse tipo de algas e tentar ter parâmetros todos bonitos sem investir um bocado em testes...

Porque sem eles tudo é muito abstrato

Brevemente... ;)

Publicado: (editado)

Sem fazer os testes à agua, era arriscado começar a fertilizar(diariamente) com o fertilizante da tropica + K(20ppm) + PO4(1 a 3ppm)?

Obrigado pelas dicas João!

André os testes não se usam 1 ou 2 vezes acredita! :x

Aumentares a fertilização à toa foi um erro! E muito provavelmente é esse o problema do aparecimento das algas!

Como já te disse e volto a repetir faz fertilização semanal e não diária! Esse fertilizante funciona tão bem .... eu uso... mas semanalmente!!!

Tens mesmo de investir em testes pois isso já é BBA junto com Filamentosa e daqui a nada é uma escalada para o inferno...

Flourish excel ajuda como combatente das algas e suplemento de CO2.

Por outro lado tens os fosfatos que também estão em falta de certeza! KH2PO4 é o melhor para adicionares fosfatos...

É difícil combater esse tipo de algas e tentar ter parâmetros todos bonitos sem investir um bocado em testes...

Porque sem eles tudo é muito abstrato

Sem fazer os testes à agua, era arriscado começar a fertilizar(diariamente) com:

o fertilizante da tropica

K (20ppm)

PO4 (1 a 3ppm)

Consideras viável?

Eu acho que o CO2 DIY tbm é uma barreira bem grande, mas não da para investir tanto dinheiro em um sistema profissional, na minha opinião.

Desde já, obrigado pelas dicas João!

Editado por andre1991
Publicado:

Olá

Diz.me quantos litros tem o aquário.

É viavel, por exemplo eu fiz isso ainda sem ter comprado os testes e resultou. Foi um tiro no escuro epah mas deu xD

Assim que pude fiz os testes (graças ao grande Fortunato) e estavq tudo ok.

Mas dizme quantos litritos tem e já vemos

Brevemente... ;)

Publicado:

Não está lá a litragem xD

54 Litros... podes tentar adicionar 1ppm (PO4) e 10ppm (K). Mas como te disse é um tiro no escuro!

Tenta e vamos ver o resultado. mal não faz EM PRINCIPIO. :)

Brevemente... ;)

Publicado:

Boa noite. :smile2:

Desculpem a intromissão.

Mas, sucintamente: Otocinclus e/ou Neritinas. #food

Cumps.

Boas,

Boa noite. :smile2:

Desculpem a intromissão.

Mas, sucintamente: Otocinclus e/ou Neritinas. #food

Cumps.

:confused4: ... para este tipo de algas eu votava mais em SAE e camarões Amano... acho que é mais o prato destes dois #food

André, andei à procura do post completo do aquário mas não encontrei...

Antes de mais faz ai um resumo do estado da "Nação" (pelo menos o que falta saber):

Fauna total, flora, filtro, qual a percentagem nas tpas, tempo de iluminação?

Cumps

Editado por Limafish

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Publicado:

Boas,

:confused4: ... para este tipo de algas eu votava mais em SAE e camarões Amano... acho que é mais o prato destes dois #food

André, andei à procura do post completo do aquário mas não encontrei...

Antes de mais faz ai um resumo do estado da "Nação" (pelo menos o que falta saber):

Fauna total, flora, filtro, qual a percentagem nas tpas?

Cumps

OK. :smile2:

Por experiência própria sou fan dos Otos e das Neritinas. Manutenção 0 (zero) nos que diz respeito a algas,

Mas não questiono outras opções. :smile2:

Cumps.

Publicado:

OK. :smile2:

Por experiência própria sou fan dos Otos e das Neritinas. Manutenção 0 (zero) nos que diz respeito a algas,

Mas não questiono outras opções. :smile2:

Cumps.

Sim esses também são craques em algas :thumbup3: , mas para as filamentosas verdes e BBA (admitindo que já existem) o que "circula" por ai é que os SAE e camarões Amano é que lhes pegam...

Cumps

• Votar + 1

As características do aquário:

Iluminação -> 36w -> 0.7W/L (8 horas por dia),

Não tenho substrato fértil,

Fertilizo 7x por semana com Tropica Grow Specialized,

e tenho co2 DIY.

Filtro -> eheim 250

TPA-> semanal de12Litros

A nivel e plantas:

Egeria densa

Sagittaria subulata

Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

Musgo java

Micranthemum 'Monte Carlo'

Cryptocoryne beckettii ''petchii''

Alternanthera reineckii 'Mini'

Peixes:

9 treta cardinal

1 "pleco"

3 guppys

1 Colisa

1 SAE (introduzi ontem)

2 melanotaenia rainbow

Fica a foto:

2ry4yeg.jpg

Obrigado.

Editado por andre1991
Publicado:

Os peixes ajudam, ajudam a comelas, mas não combatem o problema ... ou seja vai estar sempre a aparecer e eles comem, e aparece mais e eles comem e sempre assim... ou seja nunca nos livramos delas totalmente!

Acho que o problema é mesmo falta de CO2 e fosfatos... por isso começava a tentar fertilizar muito bem com isso... CO2 pressurizado era a melhor opção, mas visto que não dá para ti eu tentava meter 2 garrafas a bombar sei la... :x

Brevemente... ;)

Publicado:

Boas,

O João Tiago tem razão em dizer que apenas os peixes não vão resolver o problema...

Em relação ao Co2, e enquanto não passares a pressurizado, ou trocas mais vezes de garrafa e controlas mais atentamente o fluxo ou também podes experimentar este Co2 DiY quimico (atenção às precauções e indicações de segurança na utilização deste tipo de sistema) que à partida tem como uma das vantagens uma produção mais constante de Co2 do que com o fermento.

Eu ando com ideias de experimentar: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=40274&page=1

Em relação à fertilização acho que tens plantas que consumem tanto N, P e K portanto dá uma olhadela na área de fertilização e podes experimentar passar a DiY. (é só arranjar os químicos e tudo indica que fica mais em conta a longo prazo)

Entretanto mantém essas Tpas mas podes passar a 25 lt (até para manter a amónia em baixo) e se fosse eu reduzia para 6 horas de iluminação até acertar a história da fertilização (segundo li, quanto mais tempo de luz maior o metabolismo das plantas e logo mais depressa esgotam as fontes de nutrientes presentes [ao que parece nem todas consomem o mesmo de tudo] o desequilibro de nutrientes presentes também pode ser uma causa de surgimento de algas especificas...)

Não sei se ajuda, são só ideias a ponderar...

Cumps

Boas,

O João Tiago tem razão em dizer que apenas os peixes não vão resolver o problema...

Em relação ao Co2, e enquanto não passares a pressurizado, ou trocas mais vezes de garrafa e controlas mais atentamente o fluxo ou também podes experimentar este Co2 DiY quimico (atenção às precauções e indicações de segurança na utilização deste tipo de sistema) que à partida tem como uma das vantagens uma produção mais constante de Co2 do que com o fermento.

Eu ando com ideias de experimentar: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=40274&page=1

Em relação à fertilização acho que tens plantas que consumem tanto N, P e K portanto dá uma olhadela na área de fertilização e podes experimentar passar a DiY. (é só arranjar os químicos e tudo indica que fica mais em conta a longo prazo)

Entretanto mantém essas Tpas mas podes passar a 25 lt (até para manter a amónia em baixo) e se fosse eu reduzia para 6 horas de iluminação até acertar a história da fertilização (segundo li, quanto mais tempo de luz maior o metabolismo das plantas e logo mais depressa esgotam as fontes de nutrientes presentes [ao que parece nem todas consomem o mesmo de tudo] o desequilibro de nutrientes presentes também pode ser uma causa de surgimento de algas especificas...)

Não sei se ajuda, são só ideias a ponderar...

Cumps

Já encomendei: KH2PO4 e KCl.

Agora é aguardar.

Eu tenho quase a certeza que K está em falta, nota-se os pequenos buracos nas folhas mais velhas, que pelo li é um sintoma de carência de K.

Relativamente ao PO4, a composição do Fertilizante da tropica(macro+micro) tem pouco e como referem deve estar em falta. Começa-se a notar GSA por todo o aquário vidros, tronco(zona exposta diretamente à calha) e sobre algumas folhas, as que desenvolvem os tais "cabelos". Li em 3 ou 4 sítios que carência de PO4 + muita luz e pouco CO2 serem os causadores de BBA.

O CO2 é realmente o elo mais fraco e o qual não da para mexer, a curto prazo não é viável investir em um sistema profissional, na minha opinião.

Relativamente às concentrações do fertilizante DIY e ao esquema novo de fertilização, estava a pensar como se falou em cima:

Domingo: TPA - 12 Litros (ou mais?) + Fertilização Tropica (3 bombadas)

2ª : X

3ª : Fertilização DIY -> 1ppm (PO4) e 10ppm (K)

4ª : Fertilização Tropica (3 bombadas)

5ª : X

6ª : Fertilização DIY -> 1ppm (PO4) e 10ppm (K)

Sábado : Fertilização DIY -> 1ppm (PO4) e 10ppm (K)

Sugestões? Parece me o ideal sinceramente acho que colocar fertilização semanal um bocado "exagerado"/puxado.

Vou aguardar, obrigado pelas sugestões de todos! :sorry:

EDIT:

Fica uma foto que pode vir a ser util a alguns!

qrmzk9.jpg

Editado por andre1991

Sim podes fazer isso! :)

Eu adiciono todos os dias 1ppm de PO4 :)

Tenta!

Também me parece que estou com um pouco de carência de K vou também optar por esse método! :)

Editado por João Tiago

Brevemente... ;)

• 2 semanas depois...

Boas,

Após 1 semana quase duas a fazer a correcção na fertilização verifica-se o seguinte:

Diariamente: 1 bombada do fert da tropica (macro+micro) e 10ppm de K e 2 de PO4.

Domingo: TPA 20Litros (54Litros total do agua no aquário)

Sinceramente começo a achar que o grande problema é mesmo o CO2 ser DIY. :tapfoot:

As algas reduziram em grande, mas agora vejo as folhas "amarrotadas" não sei muito bem como descrever parece tipo rugas :doofywave:

Ficam as fotos. A planta onde mais se nota é a hygrophila polysperma rosanervig. que esta longe de estar a crescer normalmente.

23jso6v.jpg

2ur1efs.jpg

Obrigado.

Cumprimentos,

André

Editado por andre1991
Publicado:

Pois ... sem CO2 tudo piora... estas a fornecer fertilização as plantas , mas falta a papinha para as raízes (substrato fértil) e CO2 bom... é difícil manter o equilíbrio assim :x o CO2 caseiro é de pancadas e o fluxo varia mtmtmtmt

Brevemente... ;)

Vamos poupar para o sistema de co2 decente.

É a vida, à dias vi um por 30 euros (usado), devia ter comprado garrafa 2kg com solenóide e tudo.

Infelizmente deixei passar.

Encontra-se muitos tópicos sobre o facto da hygrophila polysperma rosanervig fazer o tal efeito que refiro( em inglês chamam de wrinkly leaves ). Mas também se vê muitos diagnósticos diferentes. :medieval_mace:

Cumprimentos,

André

Editado por andre1991