joaooneill Publicado Fevereiro 27, 2014 Publicado Fevereiro 27, 2014 hey pessoal, boa noite, deixo aqui a minha nova montagem, depois precisava de ajuda para escolher que espécies colocar, de malawis não percebo nada e é a primeira montagem aquario: 150 x 60 x 70 filtragem: Eheim Professionel 3e + Rena Filstar xP3 já cicladosaquecimento: 2 termostatos de 300W a 26º C iluminação: 2x T5 + 4x T8circulação: bomba Marea 600075 kg de areia de coral grão médio + rocha sedimentar apanhada na ericeiratenho um pleco da montagem anterior, não sei fica confortavel com os parametros da águae algumas fotos, pessoal se puderem deêm feedback, o que se pode melhorar sff e já com água e tudo montado
joaooneill Publicado: Fevereiro 27, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2014 pessoal, qual acham que é mais indicada? uma 12000L/Hr Sunsun Wave Maker Pump(2 heads) ou sicce 3000l voyager ?
Rui Cardoso Publicado: Fevereiro 27, 2014 Publicado: Fevereiro 27, 2014 boas acho que com a de 12000l ficas mais bem servido. eles gostam de correntes fortes... se a ideia for manter a que já tens , então podes por uma mais fraca. acho que podes baixar a temperatura, não é necessário estarem a 26º nesta altura do ano, tenho os meus a 22º. quanto ao pleco, podes por, em principio não ha problema.eu tambem tenho 2 no meu. não vais por nenhum background? acho que ficava muito melhor. cumps Um Abraço Rui Cardoso
joaooneill Publicado: Fevereiro 27, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2014 sim, estava a pensar por um fundo liso, branco ou preto, só que ainda não decidi qual dos dois colocar, qual achas que salienta melhor quer a cor dos peixes, quer o hardscape? este fim de semana vou comprar a de 12000 então que já tenho tudo combinado (segunda mão, bem mais barato)precisava de ajuda para escolher a lista de peixes, sei que não quero peixes maiores que 8/9 cm, não quero uma superpopulação, estava a pensar entre 8 a 12 peixes, cores contrastantes e comportamentos interessantes. posto isto, será que alguém dá alguma sugestão?
Rui Cardoso Publicado: Março 2, 2014 Publicado: Março 2, 2014 boas se queres peixes desses tamanhos penso ser melhor optares por pseudotropheus. ve o que gostas e assim é mais facil ajustar. cumps Um Abraço Rui Cardoso
joaooneill Publicado: Março 3, 2014 Autor Publicado: Março 3, 2014 (editado) boas, tive a ver as listas de especies aqui do forum e as que gostei mais foram as seguintes, tendo preferência pelas 4 primeiras:Pseudotropheus Polit 9cmLabidochromis Hongi 15 cm mas nao muito agressivoTropheops sp. "Red Fin" (Lundu) 13cmPseudotropheus saulosiTropheops Macrophtalmus 12cmMetriaclima sp. Msobo Magunga ReefPseudotropheus sp. Elongatus "Chewere" 12cmMELANOCHROMIS JOANJOHNSONAE 10 cm -Iodotropheus Sprengerae 10 cm os menos agressivosposto isto, alguma sugestão? Editado Março 3, 2014 por joaooneill
Rui Cardoso Publicado: Março 4, 2014 Publicado: Março 4, 2014 boas deduzo que queiras manter casais no aquario. tropheops melanochromis e metriaclima na minha opiniao esquece. sao muito agressivos e crescem bem. dos restantes é arriscares e ver. os chewere tb nao sao flor que se cheire...mas experimenta. Um Abraço Rui Cardoso
joaooneill Publicado: Março 4, 2014 Autor Publicado: Março 4, 2014 sim, estava a pensar em colocar ou 3 ou 4 trios no aquario, em termos de quantidade de peixe/litros acham que é um bom rácio ou é melhor menos?
peplsoares Publicado: Março 4, 2014 Publicado: Março 4, 2014 Da lista não recomendo os Tropheops e os Lab. Hongi, mas podes experimentar se gostas assim tanto. os primeiros pelo histórico de serem muito territoriais e os segundos por experiencia própria, foi a única espécie que até hoje tive que me desfaser. Quanto aos trios, é opção mas o normal é ter casais. Quem faz reprodução em quantidade tem rácios maiores, a femea simplesmente é útil para que o macho tenha cores vivas que contrariamente não as teria e tb para não acasalar com as outras ehehe Abraço Luis
joaooneill Publicado: Março 4, 2014 Autor Publicado: Março 4, 2014 boas, tinha pensado em trios uma vez que vi vários posts sobre o motivo de stress para uma femea singular. em relação aos machos, é melhor apenas um ou posso colocar dois machos para duas femeas?quanto às vossas recomendações, vou segui-las e acredito na vossa experiência, sendo assim a lista fica reduzida para:Pseudotropheus Polit 9cmPseudotropheus saulosiPseudotropheus sp. Elongatus "Chewere" 12cmIodotropheus Sprengerae 10 cm os menos agressivosquanto aos Labidochromis Hongi, qual foi a razão se ter de desfazer deles? agressividade ou crescimento ou algum outro factor?Mais alguma especie interessante que me possa ter escapado e que voces recomendam?obrigado por toda esta ajuda
Rui Cardoso Publicado: Março 4, 2014 Publicado: Março 4, 2014 (editado) boas mantenho um casal de hongi no meu aquario e achos excelentes. talvez por ter alguns mais belicos que ele, ele nao seja agressivo, mas ja os tenho há 1 ano e nunca tive nada a dizer. o que dizes dos trios é verdade, em peixes muito agressivos para as femeas, isso pode ajudar, mas aconselhava-te a teres casais,isto pq como vais ter que limitar o nº de peixes , eu tentaria ter a maior diversidade de cores possivel. poderas manter 6 casais desde que sejam especies das mais pequenas e menos agressivas. das tuas 4 escolhas, ok , o hongi é experimentares, ele vai ficar no topo com o chewere, nao sei qual irá ser o dominante...mas talvez o chewere. para alem desses 5 casais, punha uns pseudotropheus elegans msuli ou acei msuli.depende da origem mas sao o mesmo peixe. dão muita cor e sao muito pacificos se destes quiseres trios, poe nestes: Pseudotropheus Polit 9cmPseudotropheus saulosiPseudotropheus sp. Elongatus "Chewere" 12cmficas com 15 peixes. cumps Editado Março 4, 2014 por Rui Cardoso Um Abraço Rui Cardoso
joaooneill Publicado: Março 4, 2014 Autor Publicado: Março 4, 2014 boas, então a lista de peixes final fica: 1 M + 2F - Pseudotropheus Polit 1 M + 2 F - Pseudotropheus saulosi 1 M + 2 F - Pseudotropheus sp. Elongatus "Chewere" 1 M + 1 F - pseudotropheus elegans msuli 1 M + 1 F - Iodotropheus Sprengerae 1 Pleco 1 M + 1 F - Labidochromis Hongi a confirmar16 peixes não serão muitos para um aquario do tamanho do meu?
Rui Cardoso Publicado: Março 7, 2014 Publicado: Março 7, 2014 (editado) boas se queres a minha opinião, eu acho que até podes por mais peixes. o teu aquário deverá ficar com perto de 550 litro de agua, não é assim tão pequeno. nao te digo mais mbunas, porque acho que a tua filtragem está no limite. efectivamente os mbunas são peixes que são mais de fundo até meia agua. como o teu aquario é alto , podias optar por alguns haps para preencheres a zona de meia agua até a coluna de agua. umas aulonocaras , ficam aí muito bem , são peixes coloridos e que vão até aos 12 cm normalmente. pela minha experiencia , tÊm um crescimento lento. ve se te agrada. cumps Editado Março 7, 2014 por Rui Cardoso Um Abraço Rui Cardoso
joaooneill Publicado: Março 7, 2014 Autor Publicado: Março 7, 2014 boas, já estive a ver no google, são excelentes, não sabia que eram compatíveis. em termos de alimentação, o que é mais indicado?
rpmprodrive Publicado: Março 9, 2014 Publicado: Março 9, 2014 Boas eu tambem sou da opinião do Rui e acho que o teu aquário não é assim tão pequeno, e sim penso que umas aulonocaras ficavam excelentes, eles no Lago convivem e fazem parte do mesmo habitat, eu no meu aquário tenho aulonocaras e são bem bonitas... Quanto á comida atenção, eu aos meus dou Sera Granugreen porque são peixes que comem vegetais e comidas com muita proteina provocam o bloat... Eu tenho uma espácie que fica pequena e são mjuito bonitos, dizem que são muito agressivos eu não tenho essa experiência e até possuo 3 machos no mesmo aquário que é os Pseudotropheus demasoni "Pombo Rocks" cumps TODAY IS A GIFT
Rui Cardoso Publicado: Março 9, 2014 Publicado: Março 9, 2014 bom esses meninos para mim são uma incógnita. eu desisti de os tentar manter. morreram todos , de várias origens, não sei o que acontece com eles. Um Abraço Rui Cardoso
joaooneill Publicado: Março 10, 2014 Autor Publicado: Março 10, 2014 boas, relativamente à listagem de peixes, excluindo então os Hongi, quantas aulonocaras aconselham em média?
Rui Cardoso Publicado: Março 12, 2014 Publicado: Março 12, 2014 boas na minha opinião não retirava o hongi, mas tu é que sabes. quanto a aulonocaras , eu só tenho machos , pois as femeas não têm graça nenhuma... diria que umas 5 podes pôr. Um Abraço Rui Cardoso
joaooneill Publicado: Março 12, 2014 Autor Publicado: Março 12, 2014 boas, tenho algumas actualizações:ja coloquei fundo no aquário, usei tecido, poliester, e velcro de cola e agrafos, a aplicação é muito simples e caso molhe, não estraga como a cartolina e o papel coloquei um feto de java, planeio colocar mais dois e algumas anubias desliguei a Marea 6000 pq a circulação estava muito forte e os peixes ficavam cansadosrelativamente à lista de peixes que tinha planeado, cheguei à conclusão que no google é muito mais fácil encontrar as espécies que nas lojas, e que ao vivo, algumas delas não tinham o mesmo impacto, posto isto fui à koi fish (excelente loja com excelente atendimento) e o dono aconselhou-me a adquirir algumas espécies, mas peço ajuda na identificação das mesmas, aqui seguem as fotos: espero que gostem
Rui Cardoso Publicado: Março 12, 2014 Publicado: Março 12, 2014 pois é! esse é precisamente o erro que não devias ter cometido (na minha opinião claro) um malawi quanto a mim exige um planeamento com pés e cabeça, para que este venha a ser um aquario estável e que se mantenha assim ao longo do tempo. compras por impulso, normalmente dao maus resultados...ainda por cima sem saber o que se mete dentro de agua. ja agora a loja que falas não será koi park? Um Abraço Rui Cardoso
joaooneill Publicado: Março 12, 2014 Autor Publicado: Março 12, 2014 (editado) boas, sim é koi park e não koi fish, enganei-mequanto à compra dos peixes, antes de compra-los estive uns 15 minutos à conversa com o dono sobre quais espécies comprar e pedi a sugestão quanto a tamanhos e compatibilidades entre eles, o senhor na altura falou-me de cada espécie antes de adquiri-los, sou é mau com nomes e quando cheguei a casa para procurar, não acertei quase nenhum. o dono também me mostrou quais foram as espécies que adquiri, ja em tamanho adulto, nos vários aquários de exposição que a loja tem. penso não ter feito a escolha errada nos peixes, mas como vocês entendem muito mais disto que eu, vim perguntar por opiniões. na sua opinião e relativamente à especies que conhece, considera algum dos peixes adquiridos como não compativeis?além disso ainda há uma ou duas espécies que gostava de adquirir, mas não encontrei ainda, há algum problema na introdução tardia de outros peixes num aquário já com população? (mesmo todos eles terem no máximo de 2 a 4 cm?) Editado Março 12, 2014 por joaooneill
Rui Cardoso Publicado: Março 12, 2014 Publicado: Março 12, 2014 boas eu para já só consigo identificar 2 especies. labidochromis caeruleus (o amarelo) metriaclima zebra gome (o laranja) de resto assim tao pequenos , n consigo la chegar. parece-me que está aí uma aulonocara tb , n sei qual. o koi park é realmente uma boa loja , o problema é que alimentam mal os mbunas (dão-lhes imensa proteina) e vendem hibridos... cumps Um Abraço Rui Cardoso
Rui Cardoso Publicado: Março 12, 2014 Publicado: Março 12, 2014 parece-me que ha por aí pseudotropheus interruptus tambem. Um Abraço Rui Cardoso
peplsoares Publicado: Março 14, 2014 Publicado: Março 14, 2014 Oh Rui desculpa a franqueza mas como podes dizer que a Koy park é uma boa loja Senão pelo que muitos de nós sabe, pelo teu comentário diz tudo má alimentação e HIBRIDOS. Eu pessoalmente gosto de visitar porque gosto de ver aquários mas se me quisessem dar um peixe eu acharia muito difícil trazer um de lá mesmo dado. No entretanto pode ter mudado, qualquer dia passo lá. Boa sorte com o projeto João Abraço Luis
rpmprodrive Publicado: Março 15, 2014 Publicado: Março 15, 2014 sou da opinião do peplsoares acho que a loja não é o melhor lugar para comprar ciclideos e não tenho ouvido boas coisas da Koi Park... Para mim só comprar a criadores, e até se consegue comprar mais barato e plo menos falamos com alguem que realmente sabe...isso e não comprar gato por lebre cumps TODAY IS A GIFT
Recommended Posts