João Marujo Publicado: Abril 16, 2014 Publicado: Abril 16, 2014 Boas. Está a ficar porreiro José! Realmente, os teus fosfatos estão muito baixos e tenho quase a certeza que essa é a causa das tuas GSA. Como eu fertilizo por EI, não te consigo ajudar com os fertilizantes da ADA mas parece-me que vais ter de aumentar a dose. Abraço Citar Cumpts, João Marujo Vipasca
A. Ferreira Publicado: Abril 18, 2014 Publicado: Abril 18, 2014 (editado) Boas, Eu uso dessa mesma água e o pH do meu comunitário é também de 6 e pouco, substrato da TMC e tudo impecável. Tens de fertilizar com fosfatos e micros, mesmo os nitratos é pouco para um plantado. Bons valores são, nitratos a 20, potássio a 30 e fosfatos a 2 ou 3 ppm's. Nos micros o Fe a 0.5, Abraço, Edit: Uso água da rede, das àguas do Algarve. Editado Abril 18, 2014 por António Ferreira 1 Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
josemacedo Publicado: Abril 25, 2014 Autor Publicado: Abril 25, 2014 (editado) Viva, isso esta com optimo aspecto tens que aumentar esse po4 se não vais ter muito trabalhinho a limpar vidros e pedras o ferro também me parece baixo. vai mostrando fotos :D cumps Boas. Está a ficar porreiro José! Realmente, os teus fosfatos estão muito baixos e tenho quase a certeza que essa é a causa das tuas GSA. Como eu fertilizo por EI, não te consigo ajudar com os fertilizantes da ADA mas parece-me que vais ter de aumentar a dose. Abraço Boas, Eu uso dessa mesma água e o pH do meu comunitário é também de 6 e pouco, substrato da TMC e tudo impecável. Tens de fertilizar com fosfatos e micros, mesmo os nitratos é pouco para um plantado. Bons valores são, nitratos a 20, potássio a 30 e fosfatos a 2 ou 3 ppm's. Nos micros o Fe a 0.5, Abraço, Edit: Uso água da rede, das àguas do Algarve. Olá pessoal, Desculpem a demora na resposta mas andei aqui uns dias ocupado. Obrigado a todos pelos comentários e ajuda! Continuo aqui na luta com as GSA e agora também com diatomáceas. Ando a tentar ajustar a fertilização, a ver se acabo com este problema. De resto tudo na mesma, pouco evolui, a HM é que não pára de crescer e hoje levou mais uma poda. Fiz também uma TPA (desta vez usei água da rede) e limpei tudo, excepto o filtro que ainda não lhe toquei desde o início da montagem. Umas 4 horas depois de limpar, já os vidros começavam a ficar verdes. Deixo-vos aqui umas fotos tiradas há 3 dias com o telémovel para verem como ficam os vidros de 2 em 2 dias, e algumas tiradas hoje com tudo limpinho, como o amigo "Nutter" diz, muita mão de obra. Um abraço, José Dia 53 - 22.04.2014 Dia 56 - 25.04.2014 Editado Abril 25, 2014 por josemacedo Citar José Aqua 2017 | ADA 60P Mist - From Congo | TMC Signature - Primeiro Plantado (80L)
A. Ferreira Publicado: Abril 25, 2014 Publicado: Abril 25, 2014 (editado) Dass... Depois desse investimento todo, o aspecto disso é lamentável..., algo está muito errado... Temos de ir por partes, para ver se descobrimos as falhas..., o Moderador desta área tem andado ocupado, mas o Pedro Rosa deve andar por aqui e concerteza que irá dar uma ajuda. Eu inclino-me para excesso de luz e défice de fertilização. Diz lá aqui o que estás a fazer neste aspecto, horas de luz e fertilização semanal. Se quiseres, eu tenho os pós para fazer todos os fertilizantes, e em troca de uma sandes de moreia, vou aí levar o que necessitares Abraço, Editado Abril 25, 2014 por A. Ferreira Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Pedro Rosa Publicado: Abril 25, 2014 Publicado: Abril 25, 2014 Consegues só ter, por exemplo, a segunda calha metade do tempo? Estou como o Antonio, isso tem muita luz para os nutrientes que estarás a dar. Desde que começaste com agua da torneira tens testes feitos? (Principalmente GH, NO3 e PO4) Pedro. Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
João Marujo Publicado: Abril 25, 2014 Publicado: Abril 25, 2014 !!! Eu sempre tive problemas com GSA mas nada dessa dimensão! Como o Pedro disse, tens claramente luz a mais para a fertilização que fazes. Por norma, as GSA são causadas por baixos niveis de fosfatos e as diatomáceas costumam aparece por flutuações de CO2 ou então má circulação. Boa sorte nisso José! Citar Cumpts, João Marujo Vipasca
josemacedo Publicado: Abril 25, 2014 Autor Publicado: Abril 25, 2014 Ora então, Em relação à luz, continuo com ambas as calhas apenas 6h diárias, mas amanhã já meto uma das calhas com metade do tempo. Relativamente à fertilização: - Há algumas semanas andei a fertilizar por excesso com Step1 e Brighty K a ver se o tapete arrancava, o que não aconteceu. - Quando recebi a segunda calha, recebi também o special lights (NO3, Fosfatos). Como tinha o NO3 em baixo, durante uma semana fertilizei com 3ml de special lights (dose recomendada) diariamente, e parei com os outros fertilizantes. - Depois voltei a fertilizar com 3ml de special lights diariamente, e 2ml de Step1 e Brighty K em dias alternados. - Durante a última semana voltei apenas a fertilizar apenas com special lights, 3ml diários, a ver se conseguia normalizar os parâmetros. - Hoje depois da TPA, recomecei com os outros fertilizantes. Como não há meio de os fosfatos subirem, e o NO3 anda sempre nos 10ppm, não sei se deva aumentar as doses, se devo dar mais do que o recomendado. Sinceramente, não sei bem o que devo fazer. Testes ainda não fiz, porque apenas hoje fiz uma grande mudança de água. Amanhã já volto a fazer testes, e publico. Em relação ao CO2 estou com 3bps há já algum tempo, e parece-me haver uma boa circulação da água. António, vou ver se descubro as sandes de moreia para petiscarmos! Abraço Citar José Aqua 2017 | ADA 60P Mist - From Congo | TMC Signature - Primeiro Plantado (80L)
Pedro Rosa Publicado: Abril 25, 2014 Publicado: Abril 25, 2014 (editado) José, isso de andar a alternar fertilizantes só pode dar buraco As plantas consomem todos, nas devidas proporções, mas senão tiverem algum(s) já não consomem os outros. Vê a bula para os fertilizantes ADA (esse três) e duplica ou triplica durante uma ou duas semanas. Depois falamos. Bem, espero que as durezas andem pelos valores que tinhas.... Gh=6 Pedro. Editado Abril 25, 2014 por Pedro Rosa Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
josemacedo Publicado: Abril 25, 2014 Autor Publicado: Abril 25, 2014 Pois Pedro, a pouca experiência aliada à parvoíce dá nisto. Andei a tentar melhorar, e só devo ter feito pior. Vou seguir o teu conselho e aumentar a dosagem de todos os fertilizantes durante pelo menos uma semana. Devo, de qualquer forma, reduzir o período de iluminação da segunda calha? E uma vez que vou aumentar as doses de fertilizantes, devo aumentar o CO2? Acabei de realizar o teste do Gh e continua 6. Obrigado e um abraço, José Citar José Aqua 2017 | ADA 60P Mist - From Congo | TMC Signature - Primeiro Plantado (80L)
Pedro Rosa Publicado: Abril 25, 2014 Publicado: Abril 25, 2014 Sim, diminui uma um pouco. Estabiliza isso e depois voltas a colocar. Parece-me que deves ter bastante CO2 para a litragem, pelo que dizes. Pedro. Citar Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
josemacedo Publicado: Abril 26, 2014 Autor Publicado: Abril 26, 2014 Ok Pedro. Obrigado! Citar José Aqua 2017 | ADA 60P Mist - From Congo | TMC Signature - Primeiro Plantado (80L)
Manuel Resende Publicado: Abril 26, 2014 Publicado: Abril 26, 2014 Assim que a uns dias atrás indicaste que tinhas comprado mais uma calha até me arrepiei...mas como indicaste que estavas a seguir indicação do rui da aquaeden não me meti. Mas sem duvida nenhuma que quando um setup está a correr mal, e tendo este já luz suficiente, aumentar ainda mais a luz antes da coisa estar estável é mesmo a pedir mais problemas. Eu desligava essa segunda calha pois algo já estava errado antes da sua adição e só veio piorar. Apenas a minha opinião. Citar
josemacedo Publicado: Abril 26, 2014 Autor Publicado: Abril 26, 2014 Assim que a uns dias atrás indicaste que tinhas comprado mais uma calha até me arrepiei...mas como indicaste que estavas a seguir indicação do rui da aquaeden não me meti. Mas sem duvida nenhuma que quando um setup está a correr mal, e tendo este já luz suficiente, aumentar ainda mais a luz antes da coisa estar estável é mesmo a pedir mais problemas. Eu desligava essa segunda calha pois algo já estava errado antes da sua adição e só veio piorar. Apenas a minha opinião. Olá Manuel, Antes de mais deixa-me dizer que aceito todas as opiniões e críticas. Além disso, tens-me sempre ajudado desde do início, e os teus comentários são sempre bem vindos. Tentei a segunda calha porque a sp. mini não estava a desenvolver como deveria ser normal, e pensou-se que devido à largura do aquário, a luz de apenas uma calha não estaria a ser suficiente para iluminar toda a área que devia. O tapete continua sem desenvolver e agora estou com estes problemas de algas. Hoje só trabalhou uma calha, e aumentei as doses de fertilizantes de modo a tentar resolver os problemas. Quando conseguir estabilizar tudo, logo penso em aumentar a luz. Também já pensei que o problema pode estar em não ter substrato suficiente na zona da sp. mini. Como coloquei o power sand por baixo, a altura do amazonia powder pode ser insuficiente para que a sp. mini crie as raízes. Além das caridinas andarem sempre em escavações e atirarem com metade do substrato para cima da areia, tornando a sua altura ainda menor. Será que isso também pode ser uma causa para a sp. mini não arrancar? Mais uma vez obrigado pela tua ajuda e um abraço, José Citar José Aqua 2017 | ADA 60P Mist - From Congo | TMC Signature - Primeiro Plantado (80L)
Manuel Resende Publicado: Abril 26, 2014 Publicado: Abril 26, 2014 Não desanimes que a sp. mini é uma planta....chamemos "manhosa". tentando ajudar: "..Como coloquei o power sand por baixo, a altura do amazonia powder pode ser insuficiente para que a sp. mini crie as raízes..." Não me parece que seja problema para a sp. mini por esse lado, o problema pode ser a libertação excessiva de nutrientes para a agua devido a um isolamento insuficiente do power sand. O que fazer: Trocas de agua generosas (já devem ser feitas de qualquer forma). A sp. mini até nem é uma planta muito exigente em termos de iluminação, nem mesmo de substrato fertil. Tenho-a no meu a lançar runners em areão preto sem substrato fertil (vieram do green&grey do Pedro Rosa), fizeram melt e toca a crescer de seguida. O que funciona para mim: Muita movimentação da água ao nível do substrato (evita a acumulação de toxinas) Co2 q.b. para a quantidade luz. isto cobre 95% dos problemas. Os outros 5% são garantir que não faltam nutrientes e que a manutenção é feita periodicamente, inclusivé os filtros. Isto não é novidade nenhuma. Por vezes essa planta demora a "arrancar", mas tendo as condições e arrancando depois é igual as outras. Nas minhas primeiras montagens em que tive problema com a parvula, o que fiz foi poda quase rente ao substrato de forma a remover partes mortas, aspirar o substrato, Tpa, ajustar o co2 e diminuir a luz. Citar
josemacedo Publicado: Abril 30, 2014 Autor Publicado: Abril 30, 2014 Obrigado Manuel. Em relação a TPAs, limpeza, toda a manutenção, tenho dedicado bastante tempo ao aquário, de forma a que esteja sempre tudo o melhor possível. Como dizes, a sp. mini está a ser "manhosa". As algas estão a desaparecer, e tudo parece muito melhor, de volta ao caminho certo. Obrigado a todos pela ajuda e vamos ver como tudo desenvolve no pouco tempo que resta a esta montagem, que infelizmente será de apenas 2-3 semanas, uma vez que eu e a maior parte do material vamos viajar 8000Km até à República Democrática do Congo, onde uma nova montagem já está a ser planeada. Abraço. Citar José Aqua 2017 | ADA 60P Mist - From Congo | TMC Signature - Primeiro Plantado (80L)
josemacedo Publicado: Maio 2, 2014 Autor Publicado: Maio 2, 2014 Boa noite pessoal, Porque aqui está tudo muito melhor, até a sp. mini parece começar a arrancar, especialmente do lado direito. Um abraço, José Dia 63 - 02.05.2014 1 Citar José Aqua 2017 | ADA 60P Mist - From Congo | TMC Signature - Primeiro Plantado (80L)
Tozé Nunes Publicado: Maio 2, 2014 Publicado: Maio 2, 2014 Obrigado a todos pela ajuda e vamos ver como tudo desenvolve no pouco tempo que resta a esta montagem, que infelizmente será de apenas 2-3 semanas, uma vez que eu e a maior parte do material vamos viajar 8000Km até à República Democrática do Congo, onde uma nova montagem já está a ser planeada. Esperemos que tudo corra de acordo e que para onde vás tenhas acesso à net e partilhes connosco as peripécias da nova montagem. Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
tmiravent Publicado: Maio 2, 2014 Publicado: Maio 2, 2014 Boas, boa viagem e partilha a nova montagem! Achas que vais ter acesso fácil a plantas e espécies do Congo? Era interessante... cumprimentos e até breve. Citar Malanbuce | Migalhas | Bucephalandra Desobediência civil | CovaMoura | EHEIM 200 | PARALELO39N | LED GU10 Feedback
josemacedo Publicado: Maio 3, 2014 Autor Publicado: Maio 3, 2014 Esperemos que tudo corra de acordo e que para onde vás tenhas acesso à net e partilhes connosco as peripécias da nova montagem. Boas, boa viagem e partilha a nova montagem! Achas que vais ter acesso fácil a plantas e espécies do Congo? Era interessante... cumprimentos e até breve. Obrigado ao dois! Internet há, apesar de ser super lenta! E claro que vou partilhar a nova montagem e continuar a aprender convosco. Quanto às plantas e espécies do Congo tenho de descobrir como ter acesso, julgo que não deve ser muito complicado, mas não penso que seja para a primeira montagem que vou fazer por lá. José. Citar José Aqua 2017 | ADA 60P Mist - From Congo | TMC Signature - Primeiro Plantado (80L)
Manuel Resende Publicado: Maio 5, 2014 Publicado: Maio 5, 2014 desejo-te felicidade por essas terras longínquas e como já aqui foi referido, não te esqueças de dar notícias. Abraço Citar
João Marujo Publicado: Maio 5, 2014 Publicado: Maio 5, 2014 Boa sorte José! Esperamos por novidades! Citar Cumpts, João Marujo Vipasca
josemacedo Publicado: Maio 13, 2014 Autor Publicado: Maio 13, 2014 (editado) desejo-te felicidade por essas terras longínquas e como já aqui foi referido, não te esqueças de dar notícias. Abraço Boa sorte José! Esperamos por novidades! Obrigado aos dois. Entretanto como a viagem foi adiada por duas semanas, no final da semana passada dei uma poda valente na sp. mini e na parvula para ver o que ainda consigo atingir. As GSA estão controladas, mas agora apareceram BBA... Amanhã vou tentar aplicar H2O2, vamos ver se não faço asneira. Também ainda não limpei o filtro, será que devo limpá-lo amanhã com a água da TPA? Amanhã meto umas fotos. Abraço, José Editado Maio 13, 2014 por josemacedo Citar José Aqua 2017 | ADA 60P Mist - From Congo | TMC Signature - Primeiro Plantado (80L)
josemacedo Publicado: Maio 16, 2014 Autor Publicado: Maio 16, 2014 Boas pessoal, Deixo-vos aqui umas fresquinhas! Abraço, José Dia 78 - 16.05.2014 1 Citar José Aqua 2017 | ADA 60P Mist - From Congo | TMC Signature - Primeiro Plantado (80L)
Manuel Resende Publicado: Maio 17, 2014 Publicado: Maio 17, 2014 Está bom, se quiseres coloca agora a segunda calha mais a frente e dá-lhe um boost de 2 horas apenas para tentares fechar o que falta. Parabéns pelo trabalho. Citar
josemacedo Publicado: Maio 26, 2014 Autor Publicado: Maio 26, 2014 Está bom, se quiseres coloca agora a segunda calha mais a frente e dá-lhe um boost de 2 horas apenas para tentares fechar o que falta. Parabéns pelo trabalho. Obrigado Manuel. Citar José Aqua 2017 | ADA 60P Mist - From Congo | TMC Signature - Primeiro Plantado (80L)
Recommended Posts