Paulo Fernandes Publicado Fevereiro 23, 2014 Publicado Fevereiro 23, 2014 Depois de alguns anos de quase letargia em termos de aquariofilia, decidi dar-me a mim próprio a prenda dos 50 anos, reativar o meu aquário de 200cm com duas espécies: Os altuns que já tinha tido e que adoro e outra que descobri agora, mas que também muito me têm surpreendido pela positiva, os geophagus. A fauna é assim constituída: 20 Escalares Altum 2 geophagus brasilienses (casal?) casal de herotilápia multispinosa casal de geophagus steidacheneri 2 geophagus red tapajós 3 stanopercas (duas daemon e outra não sei) 3 geophagus surinamensis 16 neons negros 2 tetras limão 10 corydoras (5 sterbai, 2 pandas, e mais umas 3 ou 4 de outras espécies) Não sei se o video corre assim...
Esousa Publicado: Fevereiro 23, 2014 Publicado: Fevereiro 23, 2014 Lindos esses Altum, sem dúvida o meu peixe de eleição. Ainda tenho de arranjar alguns http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=225438#entry1275416 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224125&hl= assinatura removida não conforme com as regras
Paulo Fernandes Publicado: Fevereiro 23, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2014 Os habitantes mais recentes, Geophagus Red Tapajós que estão cá em casa há 1 semana Uma criação de Geophagus Steidacheneri com o macho.
Diogo Lopes Publicado: Fevereiro 23, 2014 Publicado: Fevereiro 23, 2014 Olá Paulo, Como já te disse, e muito embora tenhas um aquário grande, acho-o com espécies a mais! Eu ficaria apenas com os OH, Surinamensis e Satanopercas, além dos Altum, claro. Os brasiliensis vão ser uma dor de cabeça, bem como os steindachneri. Abraço,Diogo
Paulo Fernandes Publicado: Fevereiro 23, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2014 Os Brasiliensis, já são uma dor de cabeça, embora sejam mais chatos entre si, os steidacheneri ainda não se manifestam muito, mas lá chegará o tempo.
Paulo Fernandes Publicado: Março 2, 2014 Autor Publicado: Março 2, 2014 Vista geral do aquário Pormenor do canto direito Geophagus Steidacheneri fêmea Escalares Stanoperca Stanoperca Daemon Geophagus Surinamensis Geophagus Red Tapajós Steidacheneri macho
Paulo Fernandes Publicado: Março 2, 2014 Autor Publicado: Março 2, 2014 (editado) Escalar Geophagus Brasiliensis Editado Março 2, 2014 por Paulo Fernandes
Paulo Fernandes Publicado: Março 2, 2014 Autor Publicado: Março 2, 2014 Retirei hoje cerca de 50 alevins da fêmea de g. Stenacheneri
Paulo Fernandes Publicado: Março 10, 2014 Autor Publicado: Março 10, 2014 As minhas criações: Escalares, Herotilápias e Geophagus Steidacheneri
Paulo Fernandes Publicado: Março 25, 2014 Autor Publicado: Março 25, 2014 Aqui vão mais umas fotos Surinamensis Stanoperca Daemon Escalar com postura
Miguel Monteiro Publicado: Março 26, 2014 Publicado: Março 26, 2014 Olá Paulo, Tens aí espécies muito interessantes, embora como o Diogo disse, tenhas de as vir a reduzir. Essa satanoperca que não consegues identificar é uma jurupari. Só uma questão, porque motivo não enches o aquário até ao topo?
Paulo Fernandes Publicado: Março 26, 2014 Autor Publicado: Março 26, 2014 (editado) Obrigado Miguel pela identificação da Stanoperca. não encho o aquário até ao topo por uma questão de falta de confiança, no aquário e na estrutura. O aquário foi construído na scalare, tem 200x65x65 e foi construído com vidro de 1cm com duas travessas à largura. Os aquários que tenho visto teêm além da espessura do vidro ser de 1,2 ou 1,5cm, normalmente têm travamento transversal mas também longitudinal. O móvel é de MDF, na realidade são dois móveis de 1m cada um encostados, com dois pés de madeira a meio de cada móvel. Até agora nunca tive problemas (17 anos) mas nunca me senti confiante para encher totalmente o aquário, pode ser que seja mania minha mas já estou habituado a vê-lo assim. As espécies a retirar, ainda estou indeciso, mas penso que mais dia menos dia terei que retirar alguns escalares e passar de 20 para uns 10 ou menos. Abraço Paulo Fernandes Editado Março 26, 2014 por Paulo Fernandes
Paulo Fernandes Publicado: Março 27, 2014 Autor Publicado: Março 27, 2014 As minhas criações hoje 27 de março
Paulo Fernandes Publicado: Março 29, 2014 Autor Publicado: Março 29, 2014 O fim de semana passado comprei dois geophagus canguensis ou caguensis, não sei bem como se chamam e procurei por estes nomes e não encontrei. Se alguém quiser dar uma ajuda agradeço. Os peixes ainda são juvenis e ´foi um bocado um tiro no escuro. Abraço Paulo Fernandes
Diogo Lopes Publicado: Março 29, 2014 Publicado: Março 29, 2014 Olá Paulo, O fim de semana passado comprei dois geophagus canguensis ou caguensis, não sei bem como se chamam e procurei por estes nomes e não encontrei. Se alguém quiser dar uma ajuda agradeço. Os peixes ainda são juvenis e ´foi um bocado um tiro no escuro. Os peixes são Gymnogeophagus e não Geophagus, por isso não encontras - são Gymnogeophagus caguaensis. Deves ter comprado na Aquaplante, certo? Eu vi-os por lá mas achei muito caros para o tamanho que têm! Eu já tive alguns! Infelizmente não aguentaram as temperaturas do verão passado. Aqui ficam algumas fotos: Abraço,Diogo
Paulo Fernandes Publicado: Março 30, 2014 Autor Publicado: Março 30, 2014 Certo Diogo Aquaplante, caros e mal identificado Achas que não aguentam 27, 28 graus do Verão? Se não aguentam vou lá trocá-los. Abraço Obrigado Paulo Fernandes
Diogo Lopes Publicado: Março 30, 2014 Publicado: Março 30, 2014 Olá Paulo, Achas que não aguentam 27, 28 graus do Verão? Se não aguentam vou lá trocá-los. 27, 28 graus aguentam bem! Não aguentam é 34 ou 35 como foi o caso do meu aquário...! Abraço,Diogo
Tugz Publicado: Março 30, 2014 Publicado: Março 30, 2014 Espectacularessssss estas criações! Quem me dera ter esses Escalares a crescer no meu aquário! Parabens! Continua a meter videos!
Paulo Fernandes Publicado: Abril 7, 2014 Autor Publicado: Abril 7, 2014 O aquário continua mais ou menos na mesma, posturas e os peixes a crescer...não tarda vou ter que fazer opções. Podem observar-se duas posturas de escalares, uma postura das herotilápias, alevins de escalares num recipiente de plástico. Entretanto um dos casais de escalares que se observa no video comeu a postura, mais concretamente o casal que se vê no canto direito.
Paulo Fernandes Publicado: Abril 7, 2014 Autor Publicado: Abril 7, 2014 O aquário das criações Herotilápias, mais de 50 Escalares, mais de 150 Geophagus Steidachenery 4 (tinha mais de 60) Pois é aconteceram-me vários azares com esses peixinhos, o último dos quais foi um aquecimento da água devido ao mau funcionamento do filtro que fez com que a água aquecesse bastante, acima dos 30º. quando cheguei a casa estavam todos aflitos, mas só os geophagus é que morreram...consegui salvar 4. Fiquei furioso comigo mesmo e pela minha falta de cuidado na vigilância dos "pequenos" pomenores. Enfim aprendemos com os erros, mas confesso que deitar 2,5 meses de trabalho fora e retirar os peixes mortos é dose. abraço Paulo Fernandes
Rui Cardoso Publicado: Abril 10, 2014 Publicado: Abril 10, 2014 acontece aos melhores! agora é andar para a frente e tirar alguma aprendizagem dessa má experiencia. cumps ps:esses escalares são peruensis certo? Um Abraço Rui Cardoso
Diogo Lopes Publicado: Abril 11, 2014 Publicado: Abril 11, 2014 Olá Paulo, Com essas criações todas, os restantes peixes estão a ser obrigados a ocupar uma área reduzida do aquário! Isso está a ficar caótico...! Abraço,Diogo
Paulo Fernandes Publicado: Abril 11, 2014 Autor Publicado: Abril 11, 2014 Mais umas fotos em 7 de abril de 2014 .
Paulo Fernandes Publicado: Abril 11, 2014 Autor Publicado: Abril 11, 2014 Respondendo ao "apelo" do Diogo", mas também por reconhecer que as coisas não estavam a correr bem, soltei os pequenos com um bocado de receio que fossem trincados pelas herotilápias, mas parece que não há azar. Mais 1 mês e tenho que começar a despachar os escalares. abraço Paulo
Recommended Posts