Paulo Fernandes Publicado Fevereiro 23, 2014 Share Publicado Fevereiro 23, 2014 Depois de alguns anos de quase letargia em termos de aquariofilia, decidi dar-me a mim próprio a prenda dos 50 anos, reativar o meu aquário de 200cm com duas espécies: Os altuns que já tinha tido e que adoro e outra que descobri agora, mas que também muito me têm surpreendido pela positiva, os geophagus. A fauna é assim constituída: 20 Escalares Altum 2 geophagus brasilienses (casal?) casal de herotilápia multispinosa casal de geophagus steidacheneri 2 geophagus red tapajós 3 stanopercas (duas daemon e outra não sei) 3 geophagus surinamensis 16 neons negros 2 tetras limão 10 corydoras (5 sterbai, 2 pandas, e mais umas 3 ou 4 de outras espécies) Não sei se o video corre assim... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Esousa Publicado: Fevereiro 23, 2014 Share Publicado: Fevereiro 23, 2014 Lindos esses Altum, sem dúvida o meu peixe de eleição. Ainda tenho de arranjar alguns http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=225438#entry1275416 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224125&hl= assinatura removida não conforme com as regras Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Fernandes Publicado: Fevereiro 23, 2014 Autor Share Publicado: Fevereiro 23, 2014 Os habitantes mais recentes, Geophagus Red Tapajós que estão cá em casa há 1 semana Uma criação de Geophagus Steidacheneri com o macho. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Fevereiro 23, 2014 Share Publicado: Fevereiro 23, 2014 Olá Paulo, Como já te disse, e muito embora tenhas um aquário grande, acho-o com espécies a mais! Eu ficaria apenas com os OH, Surinamensis e Satanopercas, além dos Altum, claro. Os brasiliensis vão ser uma dor de cabeça, bem como os steindachneri. Abraço,Diogo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Fernandes Publicado: Fevereiro 23, 2014 Autor Share Publicado: Fevereiro 23, 2014 Os Brasiliensis, já são uma dor de cabeça, embora sejam mais chatos entre si, os steidacheneri ainda não se manifestam muito, mas lá chegará o tempo. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Fernandes Publicado: Março 2, 2014 Autor Share Publicado: Março 2, 2014 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Fernandes Publicado: Março 2, 2014 Autor Share Publicado: Março 2, 2014 Vista geral do aquário Pormenor do canto direito Geophagus Steidacheneri fêmea Escalares Stanoperca Stanoperca Daemon Geophagus Surinamensis Geophagus Red Tapajós Steidacheneri macho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Fernandes Publicado: Março 2, 2014 Autor Share Publicado: Março 2, 2014 (editado) Escalar Geophagus Brasiliensis Editado Março 2, 2014 por Paulo Fernandes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Fernandes Publicado: Março 2, 2014 Autor Share Publicado: Março 2, 2014 Retirei hoje cerca de 50 alevins da fêmea de g. Stenacheneri Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Fernandes Publicado: Março 10, 2014 Autor Share Publicado: Março 10, 2014 As minhas criações: Escalares, Herotilápias e Geophagus Steidacheneri Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Fernandes Publicado: Março 25, 2014 Autor Share Publicado: Março 25, 2014 Aqui vão mais umas fotos Surinamensis Stanoperca Daemon Escalar com postura Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Monteiro Publicado: Março 26, 2014 Share Publicado: Março 26, 2014 Olá Paulo, Tens aí espécies muito interessantes, embora como o Diogo disse, tenhas de as vir a reduzir. Essa satanoperca que não consegues identificar é uma jurupari. Só uma questão, porque motivo não enches o aquário até ao topo? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Fernandes Publicado: Março 26, 2014 Autor Share Publicado: Março 26, 2014 (editado) Obrigado Miguel pela identificação da Stanoperca. não encho o aquário até ao topo por uma questão de falta de confiança, no aquário e na estrutura. O aquário foi construído na scalare, tem 200x65x65 e foi construído com vidro de 1cm com duas travessas à largura. Os aquários que tenho visto teêm além da espessura do vidro ser de 1,2 ou 1,5cm, normalmente têm travamento transversal mas também longitudinal. O móvel é de MDF, na realidade são dois móveis de 1m cada um encostados, com dois pés de madeira a meio de cada móvel. Até agora nunca tive problemas (17 anos) mas nunca me senti confiante para encher totalmente o aquário, pode ser que seja mania minha mas já estou habituado a vê-lo assim. As espécies a retirar, ainda estou indeciso, mas penso que mais dia menos dia terei que retirar alguns escalares e passar de 20 para uns 10 ou menos. Abraço Paulo Fernandes Editado Março 26, 2014 por Paulo Fernandes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Fernandes Publicado: Março 27, 2014 Autor Share Publicado: Março 27, 2014 As minhas criações hoje 27 de março Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Fernandes Publicado: Março 29, 2014 Autor Share Publicado: Março 29, 2014 O fim de semana passado comprei dois geophagus canguensis ou caguensis, não sei bem como se chamam e procurei por estes nomes e não encontrei. Se alguém quiser dar uma ajuda agradeço. Os peixes ainda são juvenis e ´foi um bocado um tiro no escuro. Abraço Paulo Fernandes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Março 29, 2014 Share Publicado: Março 29, 2014 Olá Paulo, O fim de semana passado comprei dois geophagus canguensis ou caguensis, não sei bem como se chamam e procurei por estes nomes e não encontrei. Se alguém quiser dar uma ajuda agradeço. Os peixes ainda são juvenis e ´foi um bocado um tiro no escuro. Os peixes são Gymnogeophagus e não Geophagus, por isso não encontras - são Gymnogeophagus caguaensis. Deves ter comprado na Aquaplante, certo? Eu vi-os por lá mas achei muito caros para o tamanho que têm! Eu já tive alguns! Infelizmente não aguentaram as temperaturas do verão passado. Aqui ficam algumas fotos: Abraço,Diogo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Fernandes Publicado: Março 30, 2014 Autor Share Publicado: Março 30, 2014 Certo Diogo Aquaplante, caros e mal identificado Achas que não aguentam 27, 28 graus do Verão? Se não aguentam vou lá trocá-los. Abraço Obrigado Paulo Fernandes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Março 30, 2014 Share Publicado: Março 30, 2014 Olá Paulo, Achas que não aguentam 27, 28 graus do Verão? Se não aguentam vou lá trocá-los. 27, 28 graus aguentam bem! Não aguentam é 34 ou 35 como foi o caso do meu aquário...! Abraço,Diogo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Março 30, 2014 Share Publicado: Março 30, 2014 Espectacularessssss estas criações! Quem me dera ter esses Escalares a crescer no meu aquário! Parabens! Continua a meter videos! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Fernandes Publicado: Abril 7, 2014 Autor Share Publicado: Abril 7, 2014 O aquário continua mais ou menos na mesma, posturas e os peixes a crescer...não tarda vou ter que fazer opções. Podem observar-se duas posturas de escalares, uma postura das herotilápias, alevins de escalares num recipiente de plástico. Entretanto um dos casais de escalares que se observa no video comeu a postura, mais concretamente o casal que se vê no canto direito. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Fernandes Publicado: Abril 7, 2014 Autor Share Publicado: Abril 7, 2014 O aquário das criações Herotilápias, mais de 50 Escalares, mais de 150 Geophagus Steidachenery 4 (tinha mais de 60) Pois é aconteceram-me vários azares com esses peixinhos, o último dos quais foi um aquecimento da água devido ao mau funcionamento do filtro que fez com que a água aquecesse bastante, acima dos 30º. quando cheguei a casa estavam todos aflitos, mas só os geophagus é que morreram...consegui salvar 4. Fiquei furioso comigo mesmo e pela minha falta de cuidado na vigilância dos "pequenos" pomenores. Enfim aprendemos com os erros, mas confesso que deitar 2,5 meses de trabalho fora e retirar os peixes mortos é dose. abraço Paulo Fernandes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui Cardoso Publicado: Abril 10, 2014 Share Publicado: Abril 10, 2014 acontece aos melhores! agora é andar para a frente e tirar alguma aprendizagem dessa má experiencia. cumps ps:esses escalares são peruensis certo? Um Abraço Rui Cardoso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Abril 11, 2014 Share Publicado: Abril 11, 2014 Olá Paulo, Com essas criações todas, os restantes peixes estão a ser obrigados a ocupar uma área reduzida do aquário! Isso está a ficar caótico...! Abraço,Diogo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Fernandes Publicado: Abril 11, 2014 Autor Share Publicado: Abril 11, 2014 Mais umas fotos em 7 de abril de 2014 . Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Fernandes Publicado: Abril 11, 2014 Autor Share Publicado: Abril 11, 2014 Respondendo ao "apelo" do Diogo", mas também por reconhecer que as coisas não estavam a correr bem, soltei os pequenos com um bocado de receio que fossem trincados pelas herotilápias, mas parece que não há azar. Mais 1 mês e tenho que começar a despachar os escalares. abraço Paulo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts