Tiago Sabino Publicado Fevereiro 22, 2014 Publicado Fevereiro 22, 2014 Boas. Vou ter um novo aquário com 45 x 35 x 35 cm, destinado a invertebrados. Quanto ao filtro estou a pensar num de mochila, ou num externo dos mais pequenos. O termóstato estou a pensar num de 50W ou até de 100W se o comprimento permitir que fique na vertical. As plantas que vai ter são low tech, mas mesmo assim estou com dúvidas na iluminação. Sei que a relação 1 W/L é para as lâmpadas T8 e que a partir daí, como a eficiência é maior, pode ser menos que 1 W/L, mas não sei mesmo o que escolher. Não sei se hei-de optar por aquelas calhas de braço, tipo clip-on, ou por uma standard. Não sei que tipo de lâmpada hei-de escolher, T8, T5, PLL, LED, nem a potência aconselhada para cada tipo de lâmpada. Enfim, na questão da iluminação estou mesmo à nora... Vou comprar este aqua à Scalare, e eles também podem vender estes equipamentos. Não sei é se os que eles vendem são das marcas que estamos habituados ou de outras mais desconhecidas. Já alguém comprou equipamentos à Scalare em conjunto com o aquário? Cumps Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
PhilipC Publicado: Fevereiro 25, 2014 Publicado: Fevereiro 25, 2014 Actualmente tens 2 opções Ou t5 ou Led. O bom seria teres as 2 coisas pois as convencionais tem mais largura de luz enquanto que o Led tem mais "nitidez", mas como o aquário é pequeno eu optava so por Led visto as plantas que tens serem pouco exigentes. Citar
Alexandre Ferreira Publicado: Fevereiro 25, 2014 Publicado: Fevereiro 25, 2014 Boas! Se fores aos Chinocas tens lá umas lampadas de leds de 3.5w a 6000k que custam à volta de 5€ cada! Tenho uma lampada por cada aquário com 40*30*25 e tenho anubias musgo de java e fetos de java! As plantas crescem muito bem! As lampadas são estas que estão nestes aquários de baixo http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223121&page=2 Os camarões não gostam de luz exagerada por isso estas lampadas são muito eficientes! Eu não quero outra coisa e estou a construir uma bateria que vai levar estas lampadas como iluminação! Espero ter ajudado! Cumps! Citar Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Ricardo Pt Publicado: Fevereiro 25, 2014 Publicado: Fevereiro 25, 2014 Força nesse projeto, certamente vai ficar giro! Qualquer dia temos que falar sobre o envio dos reds. Boa sorte para o novo projeto! Citar Novo projeto de 200l Novo projeto para camarões (30l) Criópeixe
Filipe Gil Publicado: Fevereiro 25, 2014 Publicado: Fevereiro 25, 2014 Boas. Vou ter um novo aquário com 45 x 35 x 35 cm, destinado a invertebrados. Quanto ao filtro estou a pensar num de mochila, ou num externo dos mais pequenos. O termóstato estou a pensar num de 50W ou até de 100W se o comprimento permitir que fique na vertical. As plantas que vai ter são low tech, mas mesmo assim estou com dúvidas na iluminação. Sei que a relação 1 W/L é para as lâmpadas T8 e que a partir daí, como a eficiência é maior, pode ser menos que 1 W/L, mas não sei mesmo o que escolher. Não sei se hei-de optar por aquelas calhas de braço, tipo clip-on, ou por uma standard. Não sei que tipo de lâmpada hei-de escolher, T8, T5, PLL, LED, nem a potência aconselhada para cada tipo de lâmpada. Enfim, na questão da iluminação estou mesmo à nora... Se optares por leds dá uma vista neste site http://www.virtualleds.com Cumps, F. Gil Citar ZEN
FranciscoEsperanca Publicado: Fevereiro 25, 2014 Publicado: Fevereiro 25, 2014 Boas, Recentemente comprei uma lâmpada de 48 LEDs no ebay por menos de 9 euros. Tem três modos, luz brancas, moonlight e brancas e azuis. São baratas e porreirinhas. Cumps Francisco Esperança Citar
Tiago Sabino Publicado: Fevereiro 25, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2014 Boas! Antes de mais obrigado a todos pela ajuda. mas como o aquário é pequeno eu optava so por Led visto as plantas que tens serem pouco exigentes. Pois eu estava mais inclinado para Led. Agora não sei é qual a potência indicada para esta litragem. Se fores aos Chinocas tens lá umas lampadas de leds de 3.5w a 6000k que custam à volta de 5€ cada! Essa solução passava por uma calha DIY, o que eu não desgosto. Então e notas que as plantas estão a crescer bem? A luz espalha-se pelo aquário todo ou é mais tipo foco? Força nesse projeto, certamente vai ficar giro! Qualquer dia temos que falar sobre o envio dos reds. Boa sorte para o novo projeto! Obrigado Ricardo Sim quando tiver melhor tempo falamos nisso, a colónia já está a produzir. Boas, Recentemente comprei uma lâmpada de 48 LEDs no ebay por menos de 9 euros. Tem três modos, luz brancas, moonlight e brancas e azuis. São baratas e porreirinhas. Cumps Francisco Esperança Eh pah parece-me muito bom! Conseguiste comprar com ficha europeia ou usaste um transformador teu? Que medidas tem o aquário onde estão esses LEDs? Em relação à luz faço as mesmas perguntas que fiz ao Alexandre: - Notas que as plantas estão a crescer bem? - A luz espalha-se pelo aquário todo ou é mais tipo foco? Cumps e mais uma vez obrigado a todos pela ajuda Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
FranciscoEsperanca Publicado: Fevereiro 25, 2014 Publicado: Fevereiro 25, 2014 A ficha que vinha era US, já vinha com transformador e apenas faltava o adaptador, uns dias antes de chegar fui aos chineses comprar o adaptador, acabei por comprar um universal que foi 3 euros. Mas tinha ficado mais barato se encontrasse apenas um de US»EU. O aquário é também um nano (20 litros 35x25) Em relação ao crescimento das plantas não sei responder, o aquário onde estão os LEDs está de momento a servir de maternidade, e até ao momento apenas tenho musgo de java, e este cresce quase sem luz... xD A luz espalha-se pelo aquário todo sim. Cumps Citar
Alexandre Ferreira Publicado: Fevereiro 26, 2014 Publicado: Fevereiro 26, 2014 As plantas já estão a precisar é de poda hehehee! A luz espalha-se bem por todo o aquário... Convém sempre arranjares umas sombras para os shrimps :D Cumps! Citar Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
Recommended Posts