nbexiga Publicado Fevereiro 21, 2014 Publicado Fevereiro 21, 2014 (editado) Bom dia Vou iniciar um novo projecto, a mudança de um aqua de 90 x 40 x 50 para um novo aquario e setup. Ha cerca de 3 anos iniciei-me no mundo dos salgados comprando um aquamarine 900 , um kit todo completo (material de fraca qualidade, poucos conhecimentos de aquariofilia) e neste momento e apos ja ter trocado algum equipamento (sistema de lampadas , escumador, sump etc...) estou com um problema grave de algas, ja fiz de tudo no entanto não querem sair. Tive um deslize (motivos pessoais) ai a cerca de 5 meses , em que durante 6 meses so fazia reposições de agua e dava comida com fartura. consegui recuperar algumas coisas , alguns corais, peixes ficaram todos vivos e bem de saude , no entanto mesmo mudando vario equipamento desde filtros de osmose ate as trocas consecutivas de agua não consigo tirar ja as algas do aquario. Como podem ver neste topico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=226767 Como ja tinha pensado em mudar para um aquario maior mas ainda nao tinha arranjado t€mpo, achei que serial altura para tal! Vou iniciar um setup, ja estou a espera do aquario feito a medida pelo Ricardo da GAD. Espero conseguir desta forma o aquario que sempre desejei (€), pois claro que os desejos seriam bem maiores se fosse bem maior o capital;) Quero conseguir resolver os problemas pelo menos de algas e que venham outros diferentes que os consiga resolver e ter um melhor quadro vivo na sala! Tenho algumas perguntas para ver se inicio da melhor maneira espero que me as consigam esclarecer Fica aqui o setup o qual vou actualizando sempre nesta parte a medida que faça alguma alteraçao:Material: Aquario: 120 x 60 x 52 a +- 374 l com coluna seca e pentes ao longo de toda a largura (120cm) Sump: 80 x 40 x 40 Osmose: TMC V2 50 Pure 4 EstagiosIluminação: 8X54watts UV: Multimax 1250 - 9W (so vai estar ligada quando existirem problemas nos peixes ou agua) UV ligada a uma bomba de 960l/h na sumpBombas de Circulação: Jebao WP40 + Jebao WP25 + Heim Skim SurfaceReposição Automatica: TMC com duas boias de controle Termostato: Jager 250wEscumador: Buble Magus Curve7 Bomba de Retorno: Jebao DC-6000 Areão/Substrato: 9 Kg Caribsea Arag-Alive Live Fiji Pink Rocha Morta - 25 KG - porosa mas ja morta e seca. Vivos: N/A Corais: N/A Perguntas para iniciar - O que acham para ja do setup? - Qual a melhor ideia para colocar como areão / substrato - Quantidade de rocha viva (ja vou tentar nao cometer o erro de por imensa rocha e quase tudo apoiado no areão) - Para acelerar o ciclo posso usar alguma agua do aquario actual? Qual a melhor maneira para fazer a ciclagem? Isto porque vou ter que ter o actual a funcionar enquanto o novo faz a ciclagem e queria acelerar com segurança a mesma. Vou tentando dar updates sempre que possa , e colocar duvidas para ver se obtenho as melhores ideias para conseguir ter sucesso desta vez. Cumprimentos NB Editado Abril 11, 2014 por nbexiga Citar
rakiki_gti Publicado: Fevereiro 23, 2014 Publicado: Fevereiro 23, 2014 Boas acho o escumados fraco para essa litragem... O aquário fazia 60 de profundidade em vez de 50 . A luz 8x54 para esse aquário acho demais... Com 50 6 chega bem... A rocha começava com morta , nao aproveitava nada do sistema antigo... Citar
nbexiga Publicado: Fevereiro 24, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2014 Olá Os 60 são de profundidade... A altura e 50. As lâmpadas foram essas porque as consegui arranjar barato. 140e da odyssea novas . De início também pensei em 6*54 O escumador para já vai ter que ficar este, comprei a pouco tempo e não o vou trocar para já... Razões financeiras... Do aquário actual queria só aproveitar os corais e peixes... Sent from my Mobile Terminal using Tapatalk Citar
nbexiga Publicado: Fevereiro 24, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2014 PAra alem do preço , do tempo que tenho para planear e ajustar o layout e não trazer possiveis pragas juntamente com o bom da rocha, qual a vantagem de usar so rocha morta? Qual o tempo para o aquario ciclar se colocar somente rocha morta? secalhar desta vez ate vou iniciar so com RM, custos e ajuste do layout favorecidos.. Citar
nbexiga Publicado: Março 14, 2014 Autor Publicado: Março 14, 2014 (editado) Boa noite. Já chegou o aquário. Falta só colar o resto dos pentes, a sump e tubagens na segunda-feira.Falta também as laterais e portas de vidro na estrutura que será colocado na segunda.Coloquei entre a estrutura e o chão corticite de 1mm e mais 3 folhas de 1 mm entre a estrutura e o aquário, para fAzer cama e não assentar directo no ferro.O aquário apoia como podem ver em toda a volta da estrutura , acham que não e preciso ter ferro também no meio de uma ponta a outra da profundidade da estrutura?Aguenta o peso da água e tudo lá dentro como está?Fiquei com receio disso apesar de ter sido dito por quem montou que não havia qualquer problema...O vidro é de 12 mm....Agradecia a vossa ajuda pff.ObrigadoCumprimentosNunoSent from my Mobile Terminal using Tapatalk Editado Março 14, 2014 por nbexiga Citar
nbexiga Publicado: Março 15, 2014 Autor Publicado: Março 15, 2014 (editado) Já resolvi o problema... Duas barras de ferro galvanizado soldadas e spray nas soldaduras para não enferrujar. Editado Março 16, 2014 por nbexiga Citar
nbexiga Publicado: Março 20, 2014 Autor Publicado: Março 20, 2014 Bom dia! Ja tenho o aquario a funcionar (pre funcionamento ), neste momento esta ha dois dias so a correr agua del cano para limpar tubos por dentro e tambem o restante po e coisinhas que estivessem no sistema. Verificar senão existem fugas tambem. Depois disso e tirar agua e colocar a rocha, areia e osmose. A rocha esta num recipiente com termoestato a 25º para ir limpando o mais que conseguir, vou fazendo mudas de aguas diarias para tirar o maximo de porcaria que esteja na rocha. Gostaria das vossas sugestões para o layout. Colei fita no chaoe simulei a área do aquario , para depois ser so colar com epoxy ao aqua e as partes entre a rocha que sejam necessarias. Digam-me que layout acham melhor.. nao queria cometer os mesmos erros que no aqua anterior em que coloquei rocha sobre rocha e muitas partes mortas .. algas etc.. Layout 1 Layout 2 Existem algumas aleraçoes entre cada um, fiz mais uma ou outra alteraçao nao muito significativa Obrigado Cumprimentos Nuno Citar
Vodka7 Publicado: Março 21, 2014 Publicado: Março 21, 2014 Layout 2, melhor destribuicão de movimento de água, e mais espaço para corais. Citar
nbexiga Publicado: Março 29, 2014 Autor Publicado: Março 29, 2014 Boa tarde. Ficam aqui umas fotos do aquário já com os valores a 0. Amônia etc... Vou colocar equipa de limpeza ... Tive um surto de ictio no Aqua antigo e morreram todos os peixes, os corais estão bem mas não com as cores nem desenvolvimento que estavam... Vou ter que acelerar e para a semana já coloco um a um os corais.. Sent from my Mobile Terminal using Tapatalk Citar
nbexiga Publicado: Março 31, 2014 Autor Publicado: Março 31, 2014 Ja coloquei equipa de limpeza inicial, 24 nassario + 12 ermitas passei tambem ja 3 corais, umas xenias + 1 euphylia + um que nao sei o nome , depois logo coloco fotos Citar
Alessandro1982 Publicado: Março 31, 2014 Publicado: Março 31, 2014 Nebexiga visto muito do seu projecto tenho pra miim que passado algum tempo e dedicação será daqueles aquários de se ver e morrer( de inveja Enviado do meu E77 através de Tapatalk Adorei a sua ideia de marcar o chão com as dimensões do aqua para esperimentares a disposição das rochas parabéns já comprei a ideia para quando chegar a minha vez desta tarefa Enviado do meu E77 através de Tapatalk Citar
nbexiga Publicado: Março 31, 2014 Autor Publicado: Março 31, 2014 Obrigado Alessandro, espero que consiga levar este projecto a bom porto! ao inves do outro que tive que aconteceram algumas desgraças! quanto a marcaçao , pensei desta vez em faze-lo pois da outra vez foi rocha viva e tive problemas depois que as rochas como nao estavam presas por nada tinha sempre stresses quando aspirava o areao ou então quando adicionava vivos, havia sempre umas quedas.. Citar
Alessandro1982 Publicado: Março 31, 2014 Publicado: Março 31, 2014 Vai sim ter sucesso fé nisto e procure lembrar dis erros do sistema anterior para não cometer os mesmos agora se bem que já esta a fazer isso já agora essa rocha morta adquiriste onde e se puder me dizer preço se não for incómodo desculpa ser tao indiscreto na pergunta Enviado do meu E77 através de Tapatalk Estas rochas de agora VC as colou com o que ? Enviado do meu E77 através de Tapatalk Citar
nbexiga Publicado: Março 31, 2014 Autor Publicado: Março 31, 2014 furei a rocha no sitio que queria prender a rocha , coloquei abracadeiras e depois para tapar as abraçadeiras coloquei epoxy. 25 kg cerca de 80 euros. www.swelluk.com Citar
Alessandro1982 Publicado: Março 31, 2014 Publicado: Março 31, 2014 Então comprou pela NET é isso? É que é uma coisa que eu nunca fiz foi comprar nada na NET nem sei como se faz só que gostei mesmo das rochas Enviado do meu E77 através de Tapatalk Citar
nbexiga Publicado: Abril 2, 2014 Autor Publicado: Abril 2, 2014 E ontem já terminei a passagem de todos os corais que restaram do Aqua antigo.. Os peixes infelizmente morreram todos há 2 semanas com um surto de ictio devido a mudança brusca da temperatura na mudança de sítio do Aqua na sala Tenho uma pergunta quanto ao locline Qual a melhor maneira para entrar no aquário visto aquando a bomba e desligada ele não fazer retorno para a sump.. E que se colocar quase fora da água de em quando la entra ar e faz bolhinhas e respingos.. Mas se colocar muito dentro de água quando a bomba e desligada faz retorno para a sump! Alguma maneira sem ser com uma valvula anti retorno de ultrapassar isto? Posicionando de outra forma o fim do locline ou assim? Obrigado Cumprimentos Sent from my Mobile Terminal using Tapatalk Citar
nbexiga Publicado: Abril 8, 2014 Autor Publicado: Abril 8, 2014 Sim tenho. O peixe está um espetáculo tenho pena de o ter de despachar... Está a comer.. Até demais lolll até come corais ;( Sent from my Mobile Terminal using Tapatalk Citar
Recommended Posts