Fernando Alberto Lopes Publicado Abril 28, 2005 Publicado Abril 28, 2005 Oi Amigos. Pela primeira ia hoje fazer uma colheita de agua no cabo raso mas tive azar. A agua estava cheia de espuma amarelada e não me agradou nada. Devia de ser por causa da maré. Alguém sabe qualqual a melhor hora neste fim de semana para a colheita de agua no Cabo Raso?.
Allaphor Publicado: Abril 29, 2005 Publicado: Abril 29, 2005 A questão não é tanto da maré mas mais da direcção do vento e da ondulação... A fase da maré é mais uma questão de comodidade. Na maré baixa é mais facil recolher a água e até algumas criaturas uteis (como turbos), na maré alta a água é mais limpa, não tendo passado horas retida em poças, mas volta-se para casa de banho tomado à força. Para evitar colheitas falhadas é escolher a maré certa e ver se o vento e a ondulação estão favoráveis. No cabo raso o melhor será vento de Este (que varre todas as impuresas para o largo) e ondulação de norte, que afasta o material do Tejo. Consequentemente evitar dias em que o vento esteja de oeste e a ondulação de sul. Outras combinações podem funcionar bem ou mal, depende da sorte Boa sorte DIY or die trying SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP
Ricardo Rodrigues Publicado: Abril 29, 2005 Publicado: Abril 29, 2005 Olá Fernando, Costumo ir apanhar água durante a maré baixa. Podes ver a hora no teletexto. Boas colheitas, Ricardo Rodrigues
jotapinto Publicado: Abril 29, 2005 Publicado: Abril 29, 2005 Um bom sitio para verificar as marés é http://www.hidrografico.pt/wwwbd/Mares/Mar...Principais.asp#
Marco Madeira Publicado: Abril 30, 2005 Publicado: Abril 30, 2005 Estive lá ontem á hora de almoço... água limpa e maré baixa. Abraço...
octopus Publicado: Abril 30, 2005 Publicado: Abril 30, 2005 Boas, Eu estive lá hoje, maré a vazar, e alguma dessa espuma, mas, com zonas de àgua bem limpa. Vesti o fato de mergulho e foi encher bidons ao som das ondas e a levar com elas . Trouxe 100 para as TPA`s. Abraço
Luis Rosa Publicado: Abril 30, 2005 Publicado: Abril 30, 2005 Bem eu também apanho agua no cabo. Vamos pensar espuma de um lado, não espuma de outro lado, a agua e a mesma, logo levar daqui ou dali acho que nao tem tanta desconfiança, tentem nao levar a própria espuma. Mas aquela agua e do melhor. Ja la fui umas vezes com ela a encher e a espuma relaciona-se mais com o facto da agua bater nas rochas, cria uma espuma meio amarelada, se fosse alguma coisa de mal ja nao tinha aquario. Continuem a la ir! [Clickable]
octopus Publicado: Abril 30, 2005 Publicado: Abril 30, 2005 Boas, mais uma vez, No meu entender, aquela espuma não é mais do que o mar faz à sua àgua, do que os nossos escumadores fazem à ( nossa ) àgua. Na semana passada vim para casa com os bidons vazios porque não havia sítio em condições para colectar àgua. Era só espuma em todo o lado. Hoje, tive a sorte de ver uns sitiozinhos com àgua cristalina. Levei um pouco de porrada, mas, os 100 lts para asTPA`s estão garantidos. As bombas de gasolina também agradecem o facto de o meu AUDI gastar gasolina e ser 1.8 . No entanto, o REEF agradece. Abraço.
Nuno Prazeres Publicado: Maio 3, 2005 Publicado: Maio 3, 2005 Já agora uma dúvida... quanto tempo "aguenta" a água natural por exemplo em garrafões? Faço uma muda por semana (10 litros num sistema com cerca de 120) e a água que usei ontem foi colhida em 20 de Março. Tenho chegado a 3 meses sem problemas mas gostava de saber se acham que estou a arriscar. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
sonicazulao Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 Boas, Apisto, Eu, pessoalmente, o máximo tempo que tive àgua guardada em bidons, foi cerca de dois meses, no entanto, tenho cuidados suplementares, a saber : àgua guardada em sítio escuro, ( para evitar a propagação de algas que possam vir junto com a àgua e que sem luz acabam por desaparecer devido à falta de fotossíntese ), e SEMPRE antes de introduzi-la no sistema, TESTES.Se não estiver em condições........LIXO e mais não resta que ir buscar mais àgua. Abraço vida longa aos meus inimigos para que possam assistir a minha vitoria
Marco Madeira Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 o máximo que usei foi água com 6 meses... sem problemas. Convem guardares em ambiente sem luz. Abraço...
Recommended Posts