Recommended Posts

Publicado

Boas malta.

Tenho alevins de escalar com 1 semana +/-.

Entretanto ciclei um aqua de 15lts para a pequenada poder ter o seu espaço para crescer a vontade pelo menos por agora.

A duvida é.. eles estao constantemente todos aglomerados numa bola todos juntos... é normal? Porque este comportamento nos alevins?

Obrigada.

Cumps

Publicado:

Silvia,

É normal pois se tratam de peixes de cardume, juntos defendem-se melhor além de que nessa idade ainda deveriam estar com os pais. Mas colocar num aquário á parte com apenas uma semana é prudente, mas mais dificil de garantir sucesso, por várias razões: se o ciclo de facto está concluido, condições secundárias da água, alimento e desparasitação futura.

Publicado:

Boas. Sim ja estou a alimentar. Estou a ter o cuidado de fazer as tpa's diarios com agua desclorada apenas com repouso, nada de quimicoa. Usei a agua do proprio comunitario para nao ser uma mudança brusca de qualidade da agua.

Tive que tirar aos pais porque nao tenho por agora espaco para montar um aqua para o casal escalar, e no comunitario assim que os miudos saiem dos ovos, se me descuido muito, comecam a desaparecer.. Por isso desta vez assim que os pais comeracam a andar a muda-los muito de sitio e a ver a maior parte perderem-se optei por tirar logo.

Estou a alimentar com 4 gotas artemia liquida da jlb e flocos super desfeitos em po ao maximo porque ja me apercebi que a malta gosta daquilo e da 1a vez nem tinha artemia e era o que lhes dava e estava a resultar bastante bem (incrivelmente).

Aspiro o fundo todos os dias com uma seringa (haja paciencia, mas tem que ser) e o aqua tem apenas bomba de ar com pedra difusora e termo.

Hoje quando fui alimentar de manha a grande maioria ja andavam p ali todos doidos espalhados a nadar pelo aqua..

:)

Whish me luck.. :)

Publicado:

Boas.. fedback da coisa ca por casa..

Os "putos" nao se estavam a aguentar. Termo e bomba de ar com pedra difusora e , 2 tpa's diarias e mesmo assim tive imensas baixas.. passei a fazer as tpa's com agua do aqua principal cuja tpa foi feita ontem.. mesmo assim optei por tirar a bomba de ar e meter um filtro de esponja, o mais fraquinho que tinha ca em casa, era de um aqua de 15lts. Enrrolei o dito em meia de licra e pimba.. agua com ele.. sai por volta das 4h e quando voltei as 8h ainda tinha mais baixas..

Optei por tirar os que restavam ainda vivos para a tal tupperwar boia e pus no aqua comunitario e fazer como fiz da 1a vez quw me estava a safar bem. Vou manter ali os que safei ate ver... se se safarem, ate terem um pouco mais tamanho para se safarem no aqua maior com o filtro.. :(

So consegui manter cerca de 10 alevins... enfim.

Conselhos malta... aqui a "je" aceita conselhos se virem que estou a fazer algo mal.

So optei por mete-los novamente na quarentena porque ali controlo melhor as condicoes da agua dado nao poder ainda te-los num aqua com filtro.

Cumps

Publicado:

Estas coisas são mesmo assim, por vezes tentamos fazer tudo bem, mas há algumas coisa que não corre bem. Na minha opinião acho que houve demasiadas trocas e consequente alteração dos parâmetros da água o que pode ter influenciado a morte de algumas crias. Talvez o tipo de alimentação também não tenha ajudado eles preferem artémia recém eclodida, Mas se os pais estão bem em breve terás nova ninhada e aí podes tentar corrigir algumas coisas.

Publicado: (editado)

Os meus estão num aquário de cerca de 20L e com filtro e iluminação na tampa.

Também tive 4 ou 5 baixas quando o filtro e o aquário começaram a nitritos e nitratos em demasia. Usei a água do comunitário e algumas médias, mas não deve ter sido sufuciente e teve de ciclar algo primeiro.

Foi controlado com TPA diária (que ainda hoje faço) de cerca de 50% de água repousada (ligo a água quente e repousa até ao dia seguinte).

A comida é mesmo uma mistura de flocos bem desfeitos,spirulina, artémia seca e pouco mais. Desde o 1º dia que comem disto e sempre se deram bem.

Tenho 2 posturas no aquário, uma primeira e já maior e uma outra com cerca de 15 dias. Foi a primeira vez que retirei do aquário. Tenho sempre tentado apanhar alguns do comunitário e os restantes,deixo seguir o ciclo da vida.

Nao uso quimicos na maternidade.

Se tiver sido como me aconteceu a mim, deves ter tido um pico de nitritos e/ou amónia. Testa a ver.

PS- Não tenho bomba de ár. A água CAI da tampa.

Editado por Filipe1973
Publicado:

BOas.. pico de amonia duvido que tenha sido.. com duas tpas diarias acho que nao dava para criar niveis toxicos.. eram so cerca de 30 alevins no maximo.

Tambem estava a usar agua repousada nas tpa's mas como vi que nap estava a correr muito bem e tinha acabado de fazer a tpa ao comunitario passei a usar de la nas tpa's.. tamben ja larguei a treta da artemia liquida. Sujava imenso a agua, dai fazer duas tpa's por dia e mesmo assim nunca estava limpa o suficiente. Ainda aspirava o fundo todo com uma seringa (ho santa paciencia).

Enfim. Agora tenho ali 10 desgraçados que se safaram e ate agora estao todos bastante activos. Raçao: flocos extra-triturados quase em po. Safam-se melhor do que com a artemia liquida aparentemente.

A ver vamos como corre de agora em diante.. ta complicado.

Cumps

Publicado:

Olá,

Nunca tive sucesso que essa artémia liquida...! Penso mesmo que terá sido essa a razão das mortes no teu aquário. Em tão pouca água a artémia liquida provoca o degradar da agua muito rapidamente.

Diogo

Publicado:

Embora nunca tenha tirado escalares bebés vou dar umas dicas. Resultou com os bettas.

Artemia líquida nos primeiros 3 dias e depois dei-lhes First Bites ( Hikari) até comecarem a comer flocos normais. O ideal era a alimentação ser feita com artemia recem eclodida mas eu nunca tive paciência para fazer.

TPA diarias de 50% com água do comunitario e 1 ou 2 ampularias para comerem todas as sobras de comida.

Publicado:

Boas.

Os "miudos" estao bem, activos e a comer bem o pozito da racao.

Hoje de manha fui la aspirar os restos de ontem e mudar a agua da quarentena.

Definitivamentea vou passar a mante-los assim as primeiras semanas ate terem tamanho que se preze para irem para um aqua com filtro. Ate a manutencao e aspiracao do fundo é mais facil p mim e tudo.

Parece que agora a coisa vai....

Publicado:

Boas pessoal.. Finalmente descobri onde é que a minha filha tinha enfiado a maquina fotografica.. enfim

Fotos da minha miudagem cá de casa

20140128_190423.jpg

A postura.. Desta vez não foi muito grande e ainda se perderam muito quando os mudaram da parede do filtro para o telhado do "castelo".

20140220_003008.jpg

Os poucos que sobraram desta calamidade toda que tenho partilhado convosco.

Parece que a malta gosta mesmo é do tupperware.. estão ali que nem ginjas.. vá-se la entendes estes peixes de hoje em dia.. :rolleyes:

Publicado:

Boas..

é so para vos dizer que os meus putos foram-se :sad2:

Nao consegui que se salvasse nem um pa... fogo..

Agora a questao..

Uma vez que o filtro, embora com a corrente no minimo possivel e todo enrrolado em meia de senhora, nao resultou por me ter prendido montes de alevins nessa mesma rede e por isso acabaram por morrer..

Entao e se eu fizesse um filtro DIY, daqueles feitos com uma garrafita de plastico e com a bomba de ar..

Acham que resultaria nesses casos.. ou com este tipo de alevis tao sensiveis?

É que manter o aqua sem filtro mesmo com tpa´s feitas com bastante regularidade nao funcionou.. pelo contrario.. ate parece que prejudicou :sad2:

Publicado: (editado)

Ola rui C.

Olha que giro.. nao imaginava que os alevins andassem a boleia nos pais :)

Bastante interessante... agora ate fiquei com vontade de ter uns discos hahahaha. Talves um dia. :)

Bem. Vou arranjar um aqua maiorzito para os alevins pelo menos, o melhor seria que desse para o casal de escalares mesmo, e sendo assim vou tentar "amanhar" uma armaçao á volta do filtro, envolta em meia, de forma a que nao possa sugar os alevins.

Pode ser que assim consiga.

A ver vamos como me saio da proxima.

Em breve noticias fresquinhas do aqua novo... ta quase ;)

Obrigada rui, uma vez mais, pela ajuda.

Editado por silvia_paixao