ricardobranco Publicado Fevereiro 16, 2014 Publicado Fevereiro 16, 2014 Boas, Chamo me Ricardo e sou da zona de Aveiro, sempre quis ter um aquário de água quente. Já há uns dias que tenho vindo a este fórum e tenho lido bastante sobre o tema, pelo que já tenho umas luzes de como iniciar. Esta semana comprei um aquário a um colega de trabalho com as seguintes especificações e materiais. Aquário Artesanal 70©x30(l)x35(a) 73 litros brutos Vidro 6mm Vidro fundo 8mm Termostato Tetratec ht100, 100W, 100-150l (Novo)Filtro interno Aquael Fan Mini Plus, 4.2W, 260l/hLâmpadas Branca Osram L 18W/77, Fluora, T8 Branco Quente Osram L 18W/827, Lumilux, T8 (parece quase amarelo) Brancas Duas lâmpadas de natal (para simular a lua)Areão Do rio Douro, uns 10KgTermómetro De vidro Ainda hoje já enchi o aquário de água da torneira para começar a evaporação do cloro para de seguida começar o ciclo. Dúvidas: O material está bom para começar neste hobby? Durante o ciclo, não se faz TPA's certo? Quero comprar um tronco de Mogani duma loja, requer algum tratamento antes de colocar no aquário? Posso colocar plantas durante o ciclo? Obrigado desde de já e boa sorte com os vossos aquários Cumprimentos, Ricardo Branco Citar
lpedrofernandes Publicado: Fevereiro 16, 2014 Publicado: Fevereiro 16, 2014 Bem vindo Ricardo, De material nao percebo, mas convem fazer umas tpa's mais ou menos de 3 em 3 dias. Ja o tronco tens que o ferver primeiro durante uns 15 min e é possivel que ele nao afunde, se isso acontecer prende.o a uma pedra ou ate podes atar a umas ventosas e prende.las ao fundo. Tenho ideia que sim, que podes coloar as plantas, ate acho que as devias colocar antes de encher o aqua, mas isso nao é grave. Espero ter ajudado e vai metendo fotos para vermos a evoluçao ja agora que peixes esta a pensar colocar? Cumps, Pedro Enviado do meu HUAWEI U8815 através de Tapatalk Citar Pedro Fernandes
João Tiago Publicado: Fevereiro 16, 2014 Publicado: Fevereiro 16, 2014 (editado) O material está bom para começar neste hobby? Está para iniciar está mas vais para a frente sentir a necessidade de melhorar esse filtro principalmente a passagem para um externo. Durante o ciclo, não se faz TPA's certo? Não faças TPA's de 3 em 3 dias... deixa a água estar lá na boa... não faças TPA's para já, pensa daqui a 2 semanas e faz só 10% Quero comprar um tronco de Mogani duma loja, requer algum tratamento antes de colocar no aquário? Sim requer a esterilização... Ferver durante 10 min 2x e escovar a lama que as vezes vem com ele Posso colocar plantas durante o ciclo? Claro que podes! eu pus! :D Essas mariquisses de simular a lua e blablalba as vezes não corre muito bem! Toma atenção ao tempo de foto-período! Editado Fevereiro 16, 2014 por João Tiago 1 Citar Brevemente...
ricardobranco Publicado: Fevereiro 16, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2014 (editado) Boas, Desde de já obrigado pelas respostas. Eu disse como tenho o aquário, ainda no fiz qualquer alteração, ainda estou a espera de comprar um móvel, que me vão oferecer, para colocar o aquário definitivamente no sítio, ate lá vai evaporando o cloro e de seguida começo o ciclo. Ou seja, durante o ciclo apenas TPA de 10% de 3 em 3 dias após 2 semanas correto? Eu tava a pensar em peixes pequenos e de cardume como por exemplo: Corys- como limpadores; Neons- claro que nao podiam faltar, só ainda nao sei qual espécie vou colocar; Guppys e Espadas- quero estes por serem pequenos e a sua coloração; Enguia Kuhli- pelo que já li raramente as vemos, mas acho que ficaria bem Tetra Cabeça de Sangue- Acho ele engraçado Peixes que quero colocar mas não sei se posso é um Betta macho, ou Tetra imperador, pelo que adoro este peixe, em relação a estes peixes ainda nao sei, pelo que já li são agressivos. Obrigado e cumprimentos Editado Fevereiro 16, 2014 por ricardobranco Citar
João Tiago Publicado: Fevereiro 16, 2014 Publicado: Fevereiro 16, 2014 Não!!!! Não metas peixes enquanto o aquário não ciclar! TPA's não precisas de fazer! FAZ SÓ 10% A CADA 3 SEMANAS VISTO QUE VAIS POR PLANTAS! Bettas esquece, imperador ... epah não xD Atenção não metas o aquário sobre-lotado! Lembra-te da regra básica de um aquário 1cm de peixe por litro de água (claro que não é bem assim mas se seguires esta regra agora ajuda muito!) Citar Brevemente...
ricardobranco Publicado: Fevereiro 16, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2014 Eu sei quanto ao ciclo, estava a falar os peixes que gostava de ter, apenas depois do ciclo feito, só daqui a um mês é que penso em colocar lá os primeiros peixes. Uma dúvida, li no forum para perder o cloro é deixar a água repousar, mas se de vez em quando for mexida que ajuda na evaporação do cloro, será que posso ir mexendo a água de maneira a acelarar a evaporaçao do cloro? Obrigado e cumprimentos Citar
João Tiago Publicado: Fevereiro 16, 2014 Publicado: Fevereiro 16, 2014 Boa pergunta, eu uso um acondicionador para poder colocar logo a água no aquário... Citar Brevemente...
lpedrofernandes Publicado: Fevereiro 16, 2014 Publicado: Fevereiro 16, 2014 Mas Joao, achas que seja saudavel ter a mesma agua num mes para fazer o ciclo? ou menos que faça tpa's uma vez por semana. Tenho ideia que se nao fizer as tpa no ciclo nao vai ser tao bom. Mas pronto, é so a minha opiniao Enviado do meu HUAWEI U8815 através de Tapatalk Citar Pedro Fernandes
João Tiago Publicado: Fevereiro 16, 2014 Publicado: Fevereiro 16, 2014 Não... o ciclo basicamente é a formação de bactérias benéficas para a manutenção da água e consequentemente a estabilização de parâmetros! Como não tens peixes a água não faz mal estar lá 1 mês! Assim consegues que as bactérias se formem sem tares a tirar baldes de agua ainda por maturar e a introduzir agua por maturar... ou seja se não tens ainda as bactérias para tratar de 20% da agua (imagina) quando fazes uma TPA adicionas mais agua ou seja tens mais agua para tratar e menos agua maturada no aquario! Isto é a minha opinião xD vale o que vale, é a minha teoria eheheh xD Isto porque eu fiz assim e correu tudo bem Citar Brevemente...
ricardobranco Publicado: Fevereiro 16, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2014 Boas, Esta terça vou comprar umas plantas, alguem me sabe dizer umas de fácil manutenção e que nao seja necessário CO2. Vi no forum que usam muitas Anubias, Musgo de Java e isso, mas gostaria de saber mais nomes sff. Obrigado e cumprimentos Citar
João Tiago Publicado: Fevereiro 16, 2014 Publicado: Fevereiro 16, 2014 Fetos de java, todos os musgos... Neste site tens todas as de facil manutenção! ou seja sem ser preciso CO2 http://www.tropica.com/dk/planter/de-rigtige-planter/easy.aspx Citar Brevemente...
ricardobranco Publicado: Fevereiro 17, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2014 Boas, Deixo aqui as primeiras fotos do meu aquário. Aqui só tem o filtro a trabalhar, para ajudar a evaporar o cloro, amanhã já vou ver se compro umas plantas de fácil manutenção e sem CO2 e talvez um tronco de Mogani. Aqui é a foto das luzes, nao se vé bem as luzes de natal, mas estão lá e acesas, ainda nao sei se devo retirar ou deixa las lá, espero opiniões sobre essa questão. Boa sorte com os vossos aquários e cumprimentos Citar
ricardobranco Publicado: Fevereiro 18, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2014 Boas, Hoje iniciei o ciclo, e reparei que a água está mais turva. É normal? Infelizmente ainda não comprei plantas, mas comprei musgo de java, espero que se aguente por agora o.o Cumprimentos Citar
João Tiago Publicado: Fevereiro 19, 2014 Publicado: Fevereiro 19, 2014 Sim a agua turva e normal não stresses ao fim de 3 dias isso deixa de estar assim (as vezes demora um pouco mais) Citar Brevemente...
Ricardo Pt Publicado: Fevereiro 19, 2014 Publicado: Fevereiro 19, 2014 Atenção que colocar agua no aquário e ligar o filtro só por si não inicia o ciclo é necessária haver alguma matéria orgânica, por exemplo uma pequena (muito pequena) quantidade de comida. Com isso já se inicia o ciclo. Quanto ao musgo não te preocupes eles são bastante resistentes. Boa sorte nesse projeto! Citar Novo projeto de 200l Novo projeto para camarões (30l) Criópeixe
ricardobranco Publicado: Fevereiro 19, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2014 Boas, Eu começei o ciclo ontem, pondo comida, mas já tinha a água a 3 dias em repouso, para evaporar o cloro, deixei 8 horas de luz e já pus comida, agora é so esperar cerca de 29 dias. Na loja onde comprei o Musgo de Java, o vendedor disse que deveria comprar fertelizante líquido, aconselham ou deixo ao natural? Obrigado pela ajuda e boa sorte com os vossos projetos. Cumprimentos Citar
João Tiago Publicado: Fevereiro 22, 2014 Publicado: Fevereiro 22, 2014 Boas, Eu começei o ciclo ontem, pondo comida, mas já tinha a água a 3 dias em repouso, para evaporar o cloro, deixei 8 horas de luz e já pus comida, agora é so esperar cerca de 29 dias. Na loja onde comprei o Musgo de Java, o vendedor disse que deveria comprar fertelizante líquido, aconselham ou deixo ao natural? Obrigado pela ajuda e boa sorte com os vossos projetos. Cumprimentos Depende a flora que queres introduzir no aquário... se for so musgo nao é necessario. Apesar de se colocares fertilização vais notar melhoras de crescimento. Cumps Citar Brevemente...
ricardobranco Publicado: Fevereiro 22, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2014 (editado) Boas, Graças a um membro do forum já tenho flora, e de fácil manutenção. Vou por aqui a flora que tenho no momento. Feto Microsorum windelovAnubia barteri var petiteVallisneria nanaCeratophyllum demersum 'Foxtail'Limnophila sessilifloraMusgo Java Espero que todas ele se vinguem e tenham rebentos, já dão bastante vida ao aquário, só falta mesmo os peixes. Uma dúvida, tenho aqui em casa umas pedras dos Açores, foi a minha irmã que apanhou, sao pretas e leves, julgo que sejam pedras vulcanicas, será que muda os parametros da água se as colocar lá? Tenho receio que vá prejudicar a água. Obrigado e Cumprimentos a todos Editado Fevereiro 22, 2014 por ricardobranco Citar
DanRocha Publicado: Fevereiro 22, 2014 Publicado: Fevereiro 22, 2014 Se forem rochas vulcânicas são excelentes para colocares no aquário. Sendo dos Açores é difícil que não sejam!Devem ser pretas ou acastanhadas, com furos. Força nisso! Citar Green Nan-ó-cubo Nano2
ricardobranco Publicado: Fevereiro 23, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2014 Então e pedra de Ardósia? Será que terá alguma influencia na água, como tenho as pedras pretas e a ardósia é preta já ficava a combinar hehe. Obrigado a todos e cumprimentos. Citar
Manuel Resende Publicado: Fevereiro 23, 2014 Publicado: Fevereiro 23, 2014 Quanto tiveres dúvidas quanto a pedras mete água num pequeno balde e mede o ph. De seguida mete as pedras no balde e volta a medir o ph passado 24 a 48h. Se o ph não alterou significativamente podes usar. Citar
João Tiago Publicado: Fevereiro 23, 2014 Publicado: Fevereiro 23, 2014 PEDRA DE ARDÓSIA NÃO ALTERA O PH!!!!! É INERTE! Citar Brevemente...
Manuel Resende Publicado: Fevereiro 23, 2014 Publicado: Fevereiro 23, 2014 A DICA FOI PARA PEDRAS EM GERAL! Citar
ricardobranco Publicado: Fevereiro 23, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2014 Boas, Muito obrigado pelo esclarecimento. Cumprimentos e boa sorte com os vossos projetos. Citar
João Tiago Publicado: Fevereiro 24, 2014 Publicado: Fevereiro 24, 2014 A DICA FOI PARA PEDRAS EM GERAL! MANUEL RESENDE O CAPS ESTAVA LIGADO E NÃO REPAREI!!! Citar Brevemente...
Recommended Posts