Recommended Posts

Publicado

Boas, tenho o meu primeiro aquário faz daqui a 2 dias um mês e pouco. Inicialmente vim aqui colocar algumas dúvidas em fim, estava-me a iniciar neste mundo. Inicialmente não correu la muito bem derivado ás mortes de alguns habitantes ( todos ) por diversas coisas uma delas o ciclo...

Nas fotos que vão ver estão uns pequenotes (guppys) num aquario daqueles redondos, sei que não é o local mais indicado para estarem até porque a agua nao circula, mas a maternidade tens uns buraquinhos por onde eles passam e claro eram comidos.. ( estão ha 2 semanas, se alguem souber mais quanto tempo deve demorar até crescerem mais, o suficiente para ir para ao pé dos outros... )

Passado 4 semanas queria mostrar como está o aquário, ( quase acabado ) e queria algumas sugestões ou opiniões sobre o mesmo assim como precisava que me dessem uma ajudinha. É assim queria ter um casal que desse um destaque ao aquário e queria opiniões, estando fora de questão plattys, mollys, peixe espada... são peixes que sinceramente não acho lá muita piada... Se souberem de alguns...

Tenho 4 guppys, 2 corydoras, 5 neons, 2 caraois...

As plantas sinceramente não sei o nome... uma anubia, uma vallisnerias e as outras desconheço..

Dimensões do aquario 60x30x45

Água nos 27 graus e com um ph nos 6.8/ 7

Deixo umas fotos;

Obrigado ;)

1780642_528693760582876_1585856871_n.jpg995859_528693800582872_1701210196_n.jpg?1798551_528693843916201_9399726_n.jpg?oh1653577_528693880582864_50738311_n.jpg?o1920255_528693930582859_1569884795_n.jpg

Publicado:

Boas Pedro,

O aquário está porreiro :)

Acho que poderias encher com mais água porque só ficavas a ganhar, o fundo com a imagem das plantas, eu também comprei quando me iniciei e acabei por trocar por uma cartolina preta (a pedido do pessoal do forum) eheh

Não sei se as conchas fazem mal, mas alguém te dirá, mas a disposição da flora está muito fixe.

Podes comprar umas maternidades de rede que são bastante melhores para o que queres. É isto

MATERNIDADE_DE_R_4fd248616d204.jpg

Publicado:

Sim, dá sempre um ar mais profissional a cartolina, é barato e se não gostares tiras :P

Acho que talvez um casal de Colisas que são peixes mais pequenos, uma vez que não tens assim tanto espaço de sobra para por tipo um casal de escalares. Também há aqui no forum quem tenha casais de Ramirezis, que também são porreirinhos mas maiores (7cm +/-)

Vai dando novidades

Cumps

:)

Publicado: (editado)

Boa noite,

Para começar a cascar x), se tens o aquário há um mês e pouco, há quanto tempo é que introduziste os animais? Com 1 mês de montagem, o ciclo de azoto deve ter terminado há pouco tempo, se é que já está estável... Parece-me um bocado cedo para já teres reprodução, a menos que as fêmeas já estivessem prenhas quando as compraste.

Em segundo lugar, esse globo dentro do aquário, é um acidente prestes a acontecer. Corres o risco que se parta. Para além do mais, não tem as mínimas condições para os animais que lá tens, nem para os que estão no aquário de fora, uma vez que pode causar stress, e ocupa uma grande área útil do aquário. Isto, entre muitos outros contras. Tens soluções muito baratas para maternidades nas lojas de animais, ou então, podes experimentar uma solução própria (procura na área do DIY, aqui no fórum). O ideal, seria teres o aquário densamente plantado, com bastantes esconderijos, e deixares os alevins à solta. Irias ter bastante mais sucesso na reprodução, uma vez que eles se desenvolveriam mais rápido e com melhor qualidade de vida. É certo que alguns iriam ser comidos pelos pais, mas também é certo que num globo, dentro de um aquário, com água estagnada, vais ter muitas mais baixas... Isto, se não quiseres ter um aquário à parte para a criação. Para além disso, com vivíparos, daqui a uns tempos vais ter um problema de sobrepopulação. Num aquário com essa litragem, eu nem pensava em colocar mais fauna, exactamente porque daqui a pouco tempo já vais ter excesso de população.

Em terceiro, essas conchas deviam sair já daí. Vão alterar os parâmetros da água...

Quarto, esse areão não é indicado para as corydoras. Devias apostar numa granulometria mais fina. Há pouco tempo, comprei um saco de 25 kg de areia para construção no leroy merlin, por 1,70€, e depois de verificar se era inerte e de lavar bem, resolvi utilizar, e estou bastante satisfeito com o resultado. Os animais adoraram, e eu poupei uns trocos. Poderias era ter problemas com as plantas... Podes ver aqui o tópico - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=226446 Para um aquário com esse tamanho, mesmo numa loja de animais, não gastarias muito dinheiro.

Quinto, a questão estética é pessoal, mas penso que com o material que tens, podias fazer alguma coisa mais engraçada. Parece muito desorganizado. Eu retirava os plásticos, o tronco artificial e a ânfora, e arranjava uns troncos e pedras inertes. Há tanta coisa na "rua", que podes usar. Tens é que ter cuidado, e conhecer bem os materiais. Pesquisar muito, para não introduzir nada que possa alterar os parâmetros da água, ou que possa ser nocivo para os peixes. O vinil de fundo, não é preocupante. Usas o que gostas. O resto, é que pode proporcionar melhor qualidade de vida aos habitantes, e devemos ter sempre isso em conta.

Calculo que não tenhas o aquário cheio de água, para conseguires ter lá dentro o globo. Tenta arranjar melhor solução.

Qual a proporção macho/fêmea que tens nos guppys? Sendo 4, o ideal era que fosse 1 macho para 3 fêmeas.

Tens aí bom material para começar, e vais ver que daqui a uns tempos, já te aventuras noutros voos... Acontece a todos, não tens hipótese! :P

Espero que não leves a mal os reparos, mas estamos aqui todos para aprender, e partilhar experiências e conhecimentos. E quando é comigo, também gosto que me mostrem soluções e de ouvir opiniões, que se calhar nem me passavam pela cabeça. Estou sempre a aprender coisas novas por aqui, e já ando nisto há uns aninhos. x)

Penso que não me esqueci de nada, mas quem vier a seguir, que acrescente e corrija qualquer coisa que eu possa ter dito de errado.

P.s. - Tenta pôr o setup completo, para que te possam ajudar da melhor forma.

Abraço

Editado por JHGR
Publicado:

Boa noite,

Para começar a cascar x), se tens o aquário há um mês e pouco, há quanto tempo é que introduziste os animais? Com 1 mês de montagem, o ciclo de azoto deve ter terminado há pouco (...)

Boas, antes de mais obrigado pelas dicas/opiniões ;)

Bem quanto ao ciclo, eu no inicio disse que isto ao inicio tinha corrido mal, precisamente por ter "saltado" o ciclo do azoto. Posteriormente usei um produto para ajudar a fazer a filtração biologica, e tenho os peixes la á 3 semanas e estão todos saudáveis...

Quanto ao globo sei claro que não é de todo o mais indicado.... Eu comprei uma maternidade mas foi um autentico desastre, visto que tinha uns buraquinhos por onde os alvenis passavam e claro a maioria foi comida. O globo está já á mais de uma semana assim, vou trocando a água e a verdade é que os peixinhos estão a crescer, contudo hoje á tarde vou ver se arranja uma maternidade de rede para eles estarem num melhor ambiente.

Quanto ao substrato, não vou tirar o que tenho para por o "areal", contudo se o puder por por cima do que tenho ai ja será outra conversa e então obterei por então a areia.

Quanto á dica da estética, sim concordo. Irei tirar os plasticos e substituir por troncos e pedras inertes.

Quanto á sobre-população va, essa não existirá pois eu apenas vou manter 1 guppy e as 3 fêmeas, os pequenotes vou dá-los assim que estiverem maiorzinhos.

Queria agora uma dica em relação ao casal que gostava de ter... Os ramirezis eu gosto bastante, mas dizem que são territoriais e agressivos com os guppys e neons..

Obrigado ;)

Publicado:

Podes colocar a areia por cima do que já tens. Até é capaz de ajudar no "arejamento" das raízes.

Quanto aos ramirezis, eu apostava mais nuns apistogramas (há alguns lindissimos) ou kribensis, porque ocupam uma zona mais inferior no aquário, diminuindo assim o contacto com os restantes habitantes. Isto se estiveres mesmo interessado nos ciclideos anões. Estas espécies são relativamente calmas, exceptuando na época de reprodução. Mesmo assim, nada de mais. É essencial que retires as conchas. Mas vai com calma com a introdução de novas espécies. O segredo está num bom planeamento, e na definição de prioridades. Quanto a mim, quando começares a ganhar o bichinho, vais-te cansar rapidamente dos guppys, e depois vais estar limitado nas escolhas que fizeres. Por experiência própria, um aquário com muitas espécies diferentes, não funciona muito bem. Não há equilíbrio, e parece que os peixes se andam a atropelar uns aos outros, mesmo que não sejam muitos. A própria diferença dos movimentos torna o aquário pouco harmonioso. A não ser que seja um grande comunitário... No início também mantive no meu aquário uma grande diversidade de espécies, e tenho um aquário com 200l (brutos), mas cheguei à conclusão que não funcionava. Nem os peixes mostravam todo o seu potencial, nem era agradável à vista. Assim que reduzi a fauna (em quantidade e número de espécies) notei logo uma grande melhoria. Para além disso, consegues adaptar melhor um aquário a um número de espécies reduzido, que habitem no mesmo biótopo (de preferência), do que num comunitário. Não conseguimos agradar a gregos e a troianos...x)

Eu, se fosse a ti, dedicava-me agora ao projecto que tens, para adquirir mais conhecimentos, e quando me sentisse preparado, dedicava-me à construção de um biótopo. É o tipo de projectos que mais me agradam. Ao conseguirmos recriar ou aproximar-mo-nos ao ambiente natural das espécies, começamos a ver comportamentos que fora deste contexto, não conseguimos observar.

Abraço

• Votar + 1
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!