Feto de Java com zona escura!


Jose Miguel Gomes

Recommended Posts

Boas!

 

Possuo feto de java com umas partes negras a cobrir parte das folhas.. Poderia ser mais descritivo, mas é mesmo isso que se verifica. Umas zonas escuras que ocupam as folhas.

Poderam ser algas ou cianobactérias?

Como combater? Para as cianobactérias sei que a água oxigenada é uma hipotese..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As manchas pretas que falas sao uma especie de bolas pretas na parte de baixo das folhas?

 

se for nao te preocupes é normal, por isso é q é um feto, mesmo os fetos terrestres tb têm

 

nao tenho a certeza do nome certo mas julgo que se chamam estomas

 

é por ai que se reproduzem as plantas

 

os meus fetos de java começaram a ter uns fios a sair das bolas pretas e eu pensei q fossem algas, e logo aqui no forum me explicaram q era normal e alias era muito bom sinal

 

agora o meu feto tem uns 40 filhotes nessa bolinhas, ao fim de uns tempos pode retiralos e agarra-los a pedras ou troncos, como o feto "mae"

 

se forem essas as bolinha spretas nao lhes mexas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho impressão que o J M Gomes fala de outro tipo de manchas. Tenho um feto com essas manchas, que mais tarde degeneram em grandes buracos nas folhas. Parece-me portanto uma bactéria que ataca os tecidos da planta. Também gostava de saber como combater esta suposta maleita :D :?:

 

Nota: Se pudesses colocar foto, ajudava. :D

Este planeta não é nosso, foi-nos emprestado pelos nossos filhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente o aparecimento dessas manchas é devido a problemas nutricionais, os M. pteropus são plantas que prosperam sob pouca iluminação e em crescimento lento, quando os colocamos em aquários com melhores condições por vezes é difícil acompanhar com a nutrição adequada.

Quanto aos esporos são uma das formas de reprodução dos fetos (não das plantas em geral) e os filamentos que lançam são as raízes dos novos fetos que lá vão aparecer. O seu aparecimento é normalmente associado a uma mudança nas condições do ambiente ou a alguma fragilidade da planta - que estando mal muda a estratégia de crescimento para estratégia reprodutiva como que a querer "ir pregar noutra freguesia que aqui já não rende".

Se comprares um feto da Tropica notarás que não traz esses esporos, no entanto de outras marcas muitas vezes vêm cheios - é sinal que estão à rasca.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Efectivamente referia-me ao que o Peixe_soluvel referiu.. Estomas não são poir conheço bem a estrutura destes que já verifiquei nas aulas de botânica.

O aquário têm pouca iluminação mas tem fertilização de todos os tipos, excepto CO2 (que também já teve, mas optei por cortar). As manchas negras estão agora a originar buracos nas folhas.

Como combater?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O desiquilíbrio nutricional não tem que ser obrigatóriamente por escassez, pode ser por excesso. Muitos dos processos de absorção de nutrientes são concorrentes e uma concentração anormalmente alta de um pode inibir a correcta absorção de outro.

Adubação de todos os géneros num aquário com pouca luz e sem adição de CO2 é na maioria dos casos um passo no sentido do abismo. Sabes quais os valores dos principais nutrientes? ou pelo menos de NO3 e PO4?

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais