silvia_paixao Publicado Fevereiro 8, 2014 Publicado Fevereiro 8, 2014 Boas malta. Como alguns membros aqui do fórum ja sabem ando a pensar fazer um lay-out ao meu 200lts. A ideia é deixa-lo com um lay-out mais natural, retirar o background, certas decorações artificiais e substituir por troncos e esconderijos, plantar mais e melhor e substituir o areão por outro mais bonito. Acontece que tenho um filtro biobox enorme que me rouba um bocado de espaço ao aqua, para alem de ficar esteticamente feio, e entre observações para estudar bem o que irei fazer de lay-out decidi que gostaria mesmo de retirar aquele monstro de dentro do aqua e optar por um filtro externo ou de mochila. Alguém sabe até que ponto o conseguirei retirar sem danificar o vidro ou a quem recorrer para fazer isso? Aquilo está colado ao vidro com o que me parece ser uma especie de fita extra-aderente própria para o efeito. Cumps a todos. Citar
Tiago Badaguita Publicado: Fevereiro 8, 2014 Publicado: Fevereiro 8, 2014 Boas eu tambem tive esse problema e com muito trabalho tirei , tipo cortei o silicone e depois raspei sem danificar o vidro. Citar
mfgpinheiro Publicado: Fevereiro 8, 2014 Publicado: Fevereiro 8, 2014 Boas, O que já li algures é que deve ser feito com uma lamina de xisato (de preferência nova)... Cumps Citar
silvia_paixao Publicado: Fevereiro 9, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2014 Boas. Obrigado a todos. Assim que arranjar um aqua de substituiçao onde possa meter os bixos ja vou por a mao na massa com o lay-out. Secalhar v "cravar" alguem aqui do forum que me empreste um durante uns dias Depois deixo fotos Cumps Citar
Samanta Figueiredo Publicado: Fevereiro 9, 2014 Publicado: Fevereiro 9, 2014 Olá Silvia, Eu tirei a minha com um x-ato novo, cortei o silicone e depois raspei o que ficou no vidro...ate foi mais facil do que pensava Para meter os meus meninos temporariamente comprei uma caixa de plastico grande e coloquei-os la com o termostato enquanto tirava a biobox depois coloquei-os de novo no aqua,já tinha o filtro externo a funcionar em conjunto com a biobox ha cerca de 3 semanas e retirei a mesma e voltei a colocar os peixes em pouco tempo...o que demorou mais foi apanhar os peixes todos Cumps Citar É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt
silvia_paixao Publicado: Fevereiro 9, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2014 Boas. Boa ideia essa da caixa. Vou aplicar. Eu queria fazer mesmo um lay-out geral ao aquario por isso tera que ser coisa para por em pratica 1 dia ou 2 no maximo.. Para alem de tirar a biobox quero substituir o areao, plantar mais e melhor, mudar o backgroud e colocar troncos e esconderijos mais naturais. A ideia para tal coisa, tenho andado aqui a matutar no assunto, á partida sera: Por um filtro de esponja a funcionar no aquario durante 2 semanas, passar esse filtro, termo, agua do aqua e peixes tudo p dita caixa; Esvaziar o aqua comunitario e fazer as alteraçoes que tenho a fazer; Reencher o aqua; Ter um filtro mochila externo ja pronto a entrar em acçao que será preenchido com as ceramicas e filtrantes que estão na biobox; Deixar a trabalhar umas horas e medir os parametros do aqua para ver se esta tudo certinho antes de por os peixes de volta; Pronto... Acho que a partida sera coisa para correr tudo bem.. Opiniões aceitam-se.. Cumps Citar
Filipe Pacheco Publicado: Fevereiro 10, 2014 Publicado: Fevereiro 10, 2014 Quando comprei o meu último aquário (da Jewel) nessa marca eles metem bio-box enormes mesmo a única forma arranjar para tirar foi enfiando e esforçando uma faca bem comprida e afiada entre a bio-box e o vidro e também tentando arrancar pedaços de silicone...aos poucos a bio-box soltou-se mas claro depende do tamanho da tua. Citar Cumprimentos Filipe Pacheco
silvia_paixao Publicado: Fevereiro 11, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2014 A minha é gigante. Ocupa toda a lateral do vidro. Mas a boa noticia é que tenho andado a lamuriar e a fazer cara de caozinho sem dono ao marido e la o convenci a deixar mandar fazer um aqua maior por medida com o dobro do comprimento deste e vou mesmo optar por esperar e montar tudo do principio mas ja no aqua novo... O aqua em questao aqui.. vou manter como esta e vou levar para casa do meu pai e oferecerlhe uns peixitos para ele se entreter tambem. Citar
Rui Cardoso Publicado: Fevereiro 11, 2014 Publicado: Fevereiro 11, 2014 bom dia mas queres depois manter o "novo" aqua só com um filtro de mochila? Citar Um Abraço Rui Cardoso
silvia_paixao Publicado: Fevereiro 11, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2014 (editado) Boas. Nao obviamente que nao. A ideia é criar junto ao aquario tambem em vidro ou acrilico uma caixa com varias divisorias para levar os filtrantes, ha partida 2 delas mas que nao roubem o espaco interno do aquario, tipo uma expecie de biobox mas adaptada ao esterior do aqurio.. ou entao 2 filtros externos mochila.. ainda nao vi nenhum dos outros mas isto claro sao so ideias... ainda vou ter que dar um saltinho nas minhas lojas e pedir que me expliquem e mostrem varias opcoes destes filtros para o aqua em questao... Editado Fevereiro 11, 2014 por silvia_paixao Citar
danny_b Publicado: Março 2, 2014 Publicado: Março 2, 2014 Boa noite... A melhor forma para remover a biobox, é sem duvida através de uma lâmina de x-acto. Por experiência própria, o mais seguro é fazê-lo com o aquário vazio, pois durante a sua remoção poderá haver pequenos pedaços de silicone se soltam. Tendo em conta a gordura do silicone, irá sempre ficar a marca onde esteve o silicone aplicado no vidro (não esquecer que, apesar de tudo, o vidro é uma superfície porosa). Para tentar disfarçar essa mesma marca, e ajudar na remoção de restos de silicone, utilize benzina. Melhores cumprimentos, Daniel Citar
Manuel Resende Publicado: Março 4, 2014 Publicado: Março 4, 2014 podes dar também um pouco de calor pelo lado de fora do vidro (exemplo secador de cabelo), e de seguida com a lamina como já aqui indicaram cortar primeiro o silicone junto a biobox, soltando assim a biobox e numa segunda fase, raspar o silicone rente ao vidro. Mas é um bocado de calor, muito calor pode partir o vidro assim que fizeres força ao descolar. Citar
danny_b Publicado: Março 4, 2014 Publicado: Março 4, 2014 podes dar também um pouco de calor pelo lado de fora do vidro (exemplo secador de cabelo), e de seguida com a lamina como já aqui indicaram cortar primeiro o silicone junto a biobox, soltando assim a biobox e numa segunda fase, raspar o silicone rente ao vidro. Mas é um bocado de calor, muito calor pode partir o vidro assim que fizeres força ao descolar. Não o julgando pela utilização dessa técnica, mas poderá ser um risco maior na utilização de um aparelho desses, não? Eu prefiro mesmo a solução em utilizar somente a lâmina e com paciência proceder entao a sua cautelosa remoção. Citar
silvia_paixao Publicado: Março 4, 2014 Autor Publicado: Março 4, 2014 Tambem me parece que vai dar asneira e melhor experimentar so com a lamina.. Citar
Manuel Resende Publicado: Março 4, 2014 Publicado: Março 4, 2014 Foi só uma sugestão que já usei muitas vezes. Trata-se de um secador de cabelo e não de uma máquina de derreter vidro. Aliás é esse mesmo secador que se usa para auxiliar na colagem do vinil traseiro. Mas como disse foi apenas uma sugestão, usa a técnica que te transmita mais segurança. Citar
danny_b Publicado: Março 4, 2014 Publicado: Março 4, 2014 Também nao utilizo quaisquer tipo de secador para a fixação de vinil... Mas nao deixa de ser interessante essa sua técnica. Por enquanto vou utilizar a minha até surgir algo que obtenha melhores resultados e menos trabalho.. Citar
Manuel Resende Publicado: Março 4, 2014 Publicado: Março 4, 2014 (editado) É tudo uma questão de prática. Na nossa loja fizemos isso dezenas de vezes pois nos aquários a 15 anos atrás era o topo ter uma biobox. Quem tinha filtros externos? O normal era os filtros internos e a novidade a biobox. Resumindo é como a minha avô diz, para quem não sabe dançar até os pés atrapalham Editado Março 4, 2014 por Manuel Resende Citar
danny_b Publicado: Março 4, 2014 Publicado: Março 4, 2014 Ora nem mais!... mas agora ja nem filtros externos utilizo... Biobox, nunca fui muito apologista... Agora só me resta como solução as sump (reefs).. Citar
silvia_paixao Publicado: Março 5, 2014 Autor Publicado: Março 5, 2014 Pois.. eu nao digo que a tecnica nao seja uma ajuda precisosa.. acho é que é facil entusiasmar-me a dar-lhe com o calor e depois como ainda sou uma menina muito delicada tenho medo e fazer forca a mais e piff... la se vai o vidro hahahahaha Citar
carla gomes Publicado: Março 31, 2014 Publicado: Março 31, 2014 Deus me livre meter laminas de qualquer tipo nos meus aquários ,as minhas biobox's foram tiradas com 2 fios de pesca juntos,(para o fio não partir com o esforço) e saíram bem,sem riscos nos vidros,e os restos de silicone que sobraram foram retirados facilmente com a unha Citar
danny_b Publicado: Março 31, 2014 Publicado: Março 31, 2014 Pois... Isso é um bocado subjetivo... Depende da forma como se utiliza a lâmina. E ja agora posso também recordar que existem alguns raspadores próprios para aquariofilia que por acaso utilizam?!... Lâminas!!... Citar
carla gomes Publicado: Março 31, 2014 Publicado: Março 31, 2014 eu nem essas me arrisco a usar são manias Citar
Recommended Posts