RuiGonçalves Publicado Fevereiro 7, 2014 Publicado Fevereiro 7, 2014 Boas. Não sei se este é o sitio para este post, se não for desde já as minhas desculpas. Tenho um aqua de 100lt, com guppies, otos, melanoides e red cheries (desde ha 15 dias). Hoje fiz uma TPA (1ª desde que tenho os camarões) e mal acabei a TPA os camarões começaram com comportamento estranho, aos "saltos" e depois caiam para o fundo do aqua e permaneceram imóveis alguns mesmo morreram. Normal não me parece ser, mas o que terá motivado isto? O que posso fazer na proxima TPA para que não volte a acontecer? A agua que meti no aqua é de garrafão e foi temperada para entrar no aqua à mesma temperatura. Na mesma altura limpei o filtro como é costume e não fiz mais nada. Obrigado Cumprimentos Rui Gonçalves
jonya4 Publicado: Fevereiro 7, 2014 Publicado: Fevereiro 7, 2014 Boa tarde. Antes de mais lamento a tua perda. Era bom que nos indicasses mais alguns dados. Por exemplo quais os parâmetros do teu aquário (pH, nitratos, etc) e quais as caracteristicas da água que colocaste. A água foi temperada de que forma? Colocaste algum acondicionador na água antes de a colocar? Fazes fertilização do aquário? Se sim com que regularidade? E o resto dos habitantes, como se deram com a TPA? Cumprimentos,João Ribeiro
RuiGonçalves Publicado: Fevereiro 7, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2014 Viva. Ph - 7.0 Nh3 - 0 Kh - 8 A agua foi aquecida. É agua de garrafão! Condicionador - Cystal water (troquei 40 litros e foi para 40 litros que coloquei) Os restantes habitantes felizes da vida... como sempre :D Rui Gonçalves
Paulo Figueiredoo Publicado: Fevereiro 7, 2014 Publicado: Fevereiro 7, 2014 Boas ..o kh esta um pouco alto mas os rd cherrys sao bastante resistentes , sabes como esta a amónia? Se estiver estável poderá ter sido o condicionador Projecto para CBS F1 Taiwan Bee Feedback
Filipe1973 Publicado: Fevereiro 8, 2014 Publicado: Fevereiro 8, 2014 Condicionador para água de garrafão não sei se fará falta, já que não tem cloro. Outra hipotese. Ph. O Ph dk garrafão era de quanto?? Um dos que já usei era de 5.6. Foi feita a TPA de 40%. Não terá sido uma descida brusca de Ph??? É que 40% com uma diferença dessas de Ph ainda deve fazer algo, não?? Alguém que perceba mais que diga algo.
RuiGonçalves Publicado: Fevereiro 8, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2014 Então o erro foi colocar acondicionador?Nao se pode colocar com camarões? Rui Gonçalves
RuiGonçalves Publicado: Fevereiro 8, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2014 E pelos vistos não sobreviveu um unico camarão... Rui Gonçalves
RuiGonçalves Publicado: Fevereiro 8, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2014 (editado) Condicionador para água de garrafão não sei se fará falta, já que não tem cloro. Outra hipotese. Ph. O Ph dk garrafão era de quanto?? Um dos que já usei era de 5.6. Foi feita a TPA de 40%. Não terá sido uma descida brusca de Ph??? É que 40% com uma diferença dessas de Ph ainda deve fazer algo, não?? Alguém que perceba mais que diga algo. Viva. O ph da agua que meti é de 6,52 (informação no garrafão) a 23º. Normalmente aquecendo a agua o ph sobe um pouco. Como tenho o aqua a 7, acho que não houve alteração muito brusca. Avaliei o ph depois da TPA e tinha entre 7 e 7,5 (a minha escala é de 0,5 em 0,5), mais próximo dos 7... Editado Fevereiro 8, 2014 por RuiGonçalves Rui Gonçalves
Pedro Centena Publicado: Fevereiro 9, 2014 Publicado: Fevereiro 9, 2014 Então o erro foi colocar acondicionador? Nao se pode colocar com camarões? Eu uso acondicionador (Tetra AquaSafe) e graças a Deus até agora não tive problemas. Number One!!!
jonya4 Publicado: Fevereiro 9, 2014 Publicado: Fevereiro 9, 2014 Em principio não será o acondicionador o responsável. Não explicaste foi como aqueceste a água e se colocaste fertilizantes. inclino-me mais para um destes fatores Cumprimentos,João Ribeiro
RuiGonçalves Publicado: Fevereiro 9, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2014 Boas. Aqueci a água no fogão e quando tinha os garrafoes todos a 26 graus meti no aqua. não coloquei fertilizante Rui Gonçalves
João Seixas Publicado: Fevereiro 9, 2014 Publicado: Fevereiro 9, 2014 Cada caso é um caso. Podemos dar muitas voltas, mas neste caso em particular, acredito que o problema se deva ao acondicionador. Ele é utilizado para eliminar cloro, fosfatos e afins da água da torneira. Usando agua de garrafa, ainda por cima aquecida, espoletou um efeito que afetou os crustaceos do teu tanque. Basicamente os 'quimicos' do acondicionador nao serviram o seu proposito. Esta nao é uma explicacao academica, mas é a minha contribuicao. Grande abraco e boas "pescarias"
Tiago Sabino Publicado: Fevereiro 9, 2014 Publicado: Fevereiro 9, 2014 Boas. A minha aposta vai para a forma como a TPA foi feita, deve ter sido muito rápida. Os camarões sentem mais essas variações rápidas. Se for feita de modo a que a transferência de água demore +-30 min é muito seguro e não há problema. Cumps Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
jonya4 Publicado: Fevereiro 10, 2014 Publicado: Fevereiro 10, 2014 Viva. Ph - 7.0 Nh3 - 0 Kh - 8 A agua foi aquecida. É agua de garrafão! Condicionador - Cystal water (troquei 40 litros e foi para 40 litros que coloquei) Os restantes habitantes felizes da vida... como sempre :D Só agora é que raciocinei um bocado . Colocaste Tetra Crystal Water, é isso? Se não estou em erro, isso é para aclarear a água e não acondicionador. O acondicionador da Tetra é o Aquasafe... Confirma isso por favor. 1 Cumprimentos,João Ribeiro
vmike Publicado: Fevereiro 10, 2014 Publicado: Fevereiro 10, 2014 Sim, confirma se colocaste mesmo aquasafe, é que apesar da água de garrafão nao trazer os níveis "astronómicos" de cloro que a água da torneira tras, também vêm com cloro, basta ler o rótulo e olha que algumas ainda trazem bastante
RuiGonçalves Publicado: Fevereiro 10, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2014 O condicionador foi o easy balance, assim é que é! Cumprimentos Rui Gonçalves
jonya4 Publicado: Fevereiro 10, 2014 Publicado: Fevereiro 10, 2014 Isso pode ter tido influencia, já que o easy balance é usado para exatamente evitar mudas de água. O acondicionador da Tetra é o aquasafe como indiquei anteriormente. Pelo que percebi o que usaste tem como objetivo controlar o pH e o kH e reduzir os fosfatos e nitratos. Portanto, basicamente tiveste uma dupla mudança. Não só usaste uma água engarrafada com caracteristicas diferentes das do teu aquário como adicionaste um produto que "mexe" nas mesmas. E ainda por cima não cumpriu a função que tu pretendias, que era atuar sobre alguns constituintes da água nova potencialmente danosos. Eu diria que foi esta a causa das mortes. Mas é apenas uma opinião... Sugeria no entanto que comprasses um produto que fosse mesmo apropriado para acondicionar a água. Cumprimentos,João Ribeiro
RuiGonçalves Publicado: Fevereiro 11, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2014 Resumindo: Para a próxima não usar condicionadores nas TPA Reduzir de 40% para 20% por ex Aumentar o tempo de TPA (fazer a TPA mais lentamente). Estes cuidados podem resultar para que não morram mais camaroes? Primeiro preciso de os comprar..... lol Rui Gonçalves
vmike Publicado: Fevereiro 11, 2014 Publicado: Fevereiro 11, 2014 Eu uso condicionador nas TPA's ou deixo o garrafão repousar (aberto) pelo menos 2 dias. Nunca tive qualquer problema, nem com o condicionador, sinceramente não entendo como é que ele possa estar relacionado com as mortes, no entanto, deixa a água repousar durante 2 dias (mesmo que seja engarrafada, trazem sempre cloro e afins) É a minha opinião
jonya4 Publicado: Fevereiro 12, 2014 Publicado: Fevereiro 12, 2014 Eu também uso acondicionador na água, normalmente. Sei que há pessoal que não o usa, mas como medida de prevenção custo-mo fazê-lo. Se quiseres podes usar. Tens é que usar um acondicionador de água. Não o produto que tens usado que não é para esse fim. Se reduzires para 20-30% mal não faz. Não sou adepto de mudanças mais radicais a menos que existam problemas. E sim, nesta altura do ano se a fizeres mais devagar, melhor. Eu prefiro isso a aquecer água. Cumprimentos,João Ribeiro
Recommended Posts