Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde pessoal.

Preciso de esclarecer algumas questões que se foram colocando ao longo do tempo e não consigo perceber se faço bem ou não.

Antes de começar as perguntas, deixo aqui o "setup" que possuo.

Aquário: 86,4 litros brutos; 80 litros úteis

Filtro: Eheim Liberty 2041 (150)

Termostato: Eheim Jager 150W

Substrato: JBL Manado 10L

Fertilizante: Florenette A

Iluminação: Calha T8 JAD 2x15W (life glo e power glo)

Flora:

2x anubias nana

5x microsorum pteropus (feto de java)

3x Egeria densa

Fauna:

7x Paracheirodon Axelrodi (Neon Cardinal)

6x hypherssobrycon megalopterus (Fantasma Negro)

4x Melanotaenia Praecox (Peixe Arco-iris)

2x Pterophyllum Scalare (Escalar)

4x Corydora Panda

1x Corydora Paleatus

1x Pangio Kuhli (Cobrinha Kuhli)

2x Anentome Clea Helena (Caracol Helena)

1x Pomacea Bridgesi (Caracol Maçã)

1x Hypostomus Plecostomus Pardalis (Plecostomus Leopardo)

Moro no Montijo e tal como em grande parte da Margem Sul do Tejo, a dureza carbonatada da água é "estupidamente" alta. Com isto digo que fiz testes à água vinda directamente da torneira e encontrei uma dureza superior a 7º kH. O teste de gH não cheguei a fazer porque percebi logo que estes valores não eram correctos. O pH tem um valor variável entre 8,5 e 8,0.

A minha questão neste aspecto é, será melhor usar água engarrafada? Vi uma com um valor de pH perto de 6, sendo que os peixes que tenho necessitam de algo entre 6,5 e 7,5.

Comprei o filtro à poucos dias, deixei-o a funcionar no mínimo em conjunto com o filtro antigo, Sera Fil 60. No Eheim, retirei o CA antes de o colocar a funcionar, enchi até meio com água do aquário como recomendado antes de o ligar e deixei ficar 2 esponjas no interior, uma azul grande e outra verde pequena, a minha questão tem a haver com a colónia de bactérias no filtro. Estes dois elementos bastam ou devo adicionar algo mais? Tenho um saco de rede com Sera Siporax mini, presente no filtro antigo, devo trocá-lo para o Eheim? Se sim, coloco-o em que zona do filtro?

Noto que a água anda um pouco turva, de lado, se olhar com muita atenção, noto partículas a flutuar além das bolhas de ar proveniente da queda de água de ambos os filtros.

Devo aumentar a filtragem ou resolver com algum produto?

Faço TPA de 15% de 2 em 2 semanas e 30% de 2 em 2 mese (intercaladas). Uso Sera Aquatan em cada troca de água para reduzir os efeitos do cloro e metais pesados da água de torneira.

Um pouco de Sera nitrivec dividido pelo filtro e misturado com uma porção de água do aquário.

E finalmente uso também Sera pH minus para reduzir o pH e o gH da água.

Quanto à fertilização distribuo 4 pastilhas de florenette A entre as raízes das plantas nas 4 zonas do aquário.

Editado por Hugo Marques
Publicado: (editado)

Ola Hugo

Tens a certeza que os testes estão bons?Eu sei que aqui para estes lados a agua é dura mas parece-me demasiado...

Se puderes adicionar o siporax melhor mas lamento não te sei dizer onde exatamente pois não conheço esse filtro...ve qual é o circuito que agua faz dentro do filtro(no manual ou na caixa deve dizer de certeza) e as ceramicas devem ser colocadas no cesto por onde a agua passa em ultimo...

Em relação ao resto tambem não te posso ajudar muito que ainda sou verdinha nisto apenas te sei dizer que esse pleco vais crescer demais para esse aqua...

Boa sorte com isso :)

Editado por Samanta Figueiredo
  • Votar + 1

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Publicado:

Olá.

Obrigado pela resposta.
O filtro tem somente uma zona comum. É um filtro cascata, a água é puxada por uma bomba a partir de um tubo dentro do aquário e vai enchendo uma espécie de depósito. Tecnicamente a última parte é quando a água já filtrada transborda do depósito por 2 saídas e caí novamente no aquário dando o tal efeito cascata.

Eu quando chegar a casa vou repetir os testes para confirmar, mas foi o que me deu das 2 primeiras vezes. Aproveito e faço também o de gH e NH4, NO2 e NO3 para deixar os parâmetros todos.
Quanto ao pleco, já estou informado sobre isso e já reservei lugar para ele num "habitat" com mais de 1000 litros de água.... Deve dar-se lindamente.

Mais uma vez obrigado pela resposta. Assim que fizer os testes, meto aqui os resultados.

Chegado a casa e com os testes todos em fila...

Estes são os parâmetros do aquário:

Temperatura: 26° C
pH: 7,5

kH: 8° dkH

gH: >35°dgH (parei o teste aqui)

NO2: 10 mg/l

NO3: 0,0 mg/l

NH3: 0,009 mg/l

NH4: 0,5 mg/l

Aquele pH está a deixar-me profundamente stressado porque não o consigo baixar. Preciso de um pH entre 6,5 e 7,0 para ter os peixes nas melhores condições.

Editado por Hugo Marques
Publicado:

usas o Sera pH minus e mesmo assim tens o ph alto?

Quanto as bacterias se nao te quiseres chatear muito penso que podes deixar assim o filtro mas com o cuidado de o lavar sempre com agua do aquário... se quiseres inventar um bocado oh pa tenta enfiar pra la o saco de Sera Siporax mini em algum lado sempre seria melhor do que usar so esponjas

Podes meter ai uma foto do teu aqua?

• Votar + 1

Sim uso o pH minus e o pH está assim.

Já meti as duas bolsas de rede com siporax mini lá no meio bem aconchegadas e adicionei Sera nitrivec.

Hoje consegui baixar o pH para 6,0, não sei bem como, adicionei mais um pouco de pH minus, (metade do que diz na embalagem para os litros que tenho de água) e meti um tronco já fervido.

Os escalares e os cardinais não gostaram muito desta variação de pH.

Entretanto as folhas do feto de java começaram a escurecer, disseram-me que não havia problema porque isso significava que estava a crescer.

O aquário está assim neste momento:

1548144_691480094248486_1287599185_o.jpg

Alguns dos exemplares que tenho:

Corydora Panda

1898854_691480604248435_1331894907_o.jpg

O Fantasma Negro (uma fêmea)

1597434_691480484248447_1642129364_o.jpg

Escalar

1780021_691480494248446_2119456788_o.jpg

Os cardinais quase todos juntos e uma Melanotaenia Praecox...

1537869_691480497581779_1250288906_o.jpg

O macho de Melanotaenia Praecox

1556232_691480544248441_927682651_o.jpg

O pleco estava escondido atrás do tubo do filtro, e a kuhli enterrou-se por baixo do termostato por causa da luz...

O vidro do aquário está sujo porque ainda não tive o tempo que precisava para o limpar por fora. =)

Editado por Hugo Marques
Publicado:

Ola Hugo,

Já consideraste optar por especies que se enquadrem no ph da tua agua ...7,5 há muitas espécies e sempre deixavas de ter o stress de andar sempre a tentar alterar o ph...alem disso as oscilações podem ser mais perigosas do que o ph alto so por si...

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Publicado:

Químicos na aguá não resolve o problema , simplesmente disfarça-o...

Já pensaste em introduzir mais uns troncos, pedras ou isso? =)

Tenta adicionar turfa ao teu filtro e vais ver que o pH baixa logo um bocado :)

O JBL manado sobe o pH fica sabendo ehehehhe :)

• Votar + 1

Brevemente... ;)

Publicado:

Ola Hugo,

Já consideraste optar por especies que se enquadrem no ph da tua agua ...7,5 há muitas espécies e sempre deixavas de ter o stress de andar sempre a tentar alterar o ph...alem disso as oscilações podem ser mais perigosas do que o ph alto so por si...

Já ponderei isso, mas como já tenho estes, não me vou desfazer deles agora. Tenho que ponderar algo que me mantenha o pH estável. Hoje já subiu gradualmente para os 7,5 novamente. Eles não se estão queixar até ao momento.

Químicos na aguá não resolve o problema , simplesmente disfarça-o...

Já pensaste em introduzir mais uns troncos, pedras ou isso? =)

Tenta adicionar turfa ao teu filtro e vais ver que o pH baixa logo um bocado :)

O JBL manado sobe o pH fica sabendo ehehehhe :)

Tenho mais um tronco para introduzir, com o triplo do tamanho dos 2 que tenho agora, estou a forçar a absorção de água já que ele é mais leve e flutua. Vou ver se resolvo o problema com turfa, a questão é que vai perder o efeito e de um momento para o outro pode desestabilizar e volto ao mesmo problema.

Vi uns garrafões de água do continente com pH de 6,35, secalhar seria uma boa ideia. Tenho facilidade em conseguir comprá-los muito mais baratos do que no hipermercado.

Não sabia que o substrato fazia isso, sendo ele inerte.

Publicado:

Já ponderei isso, mas como já tenho estes, não me vou desfazer deles agora. Tenho que ponderar algo que me mantenha o pH estável. Hoje já subiu gradualmente para os 7,5 novamente. Eles não se estão queixar até ao momento.

Tenho mais um tronco para introduzir, com o triplo do tamanho dos 2 que tenho agora, estou a forçar a absorção de água já que ele é mais leve e flutua. Vou ver se resolvo o problema com turfa, a questão é que vai perder o efeito e de um momento para o outro pode desestabilizar e volto ao mesmo problema.

Vi uns garrafões de água do continente com pH de 6,35, secalhar seria uma boa ideia. Tenho facilidade em conseguir comprá-los muito mais baratos do que no hipermercado.

Não sabia que o substrato fazia isso, sendo ele inerte.

JBL manado é rocha vulcânica moída! :) não é 100% inerte!

Quanto a turfa não te faz subir o pH de um dia para o outro quando perde o efeito, alias é difícil que perca o efeito na totalidade (claro que tens de a ir mudando de 6 em 6 meses ou isso sei lá)

• Votar + 1

Brevemente... ;)

Publicado:

Entendido.

Muito obrigado pelo esclarecimento. Vou então ver se consigo resolver o problema. Assim que tiver novidades digo como correu a experiência.

Mais uma vez muito obrigado pelas respostas dadas.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!