omjmesquita Publicado Fevereiro 7, 2014 Publicado Fevereiro 7, 2014 Boa noite amigos: Confesso que me sinto fascinado com esta área que desconhecia em completo. Já muito li e reli sobre o assunto en vários sites e fóruns e este fórum é, sem dúvida, dos mais completos que encontrei. Finalmente decidi-me a comprar o meu primeiro aquário. Como dinheiro é coisa que não abunda para estes lados, optei por comparar um aquário de 60 litros http://www.cianoaquarium.com/index.php?option=com_content&view=article&id=48&Itemid=88&lang=pt e cujas características são: Características - Caixilho em plástico anti-choc - Cantos polidos - Tampa com dobradiças - Dose API® Crystal 2 para uma água cristalina e sem cheiro - Iluminação 14 W economizadora de energia. Dimensões - Referência AQM540200 - Referência Reino Unido AQM540800 - Cor preta - Dimensões: C60xL30xA41 cm - Volume útil: 48 L - Espessura do vidro: 4 mm - Peso: 10,32 kg Equipamentos incluídos: - Filtro biologico - 1 sistema de iluminação 14W - 1 bomba de água 260 L/h - 1 aquecedor 50 W - 1 esponja de filtração mecânica 30 PPI Bom, depois desta descrição, passo realmente a descrever o meu problema (problemas). Comecei por cometer um erro grave. Não que tivesse lido sobre isso mas no contato pessoal com um vendedor numa loja que, pelos vistos, ainda percebe menos que eu, disse-me que não me podia acreditar muito nos fóruns pois ainda se ficava mais confuso. Acontece que,quando ia comprar a areia para o aquario, disse-me que não havia necessidade de colocar areão ou até a base para filtro biológico. Ou seja, não seria necessário o substrato para que pudesse ter algumas (não muitas) plantas naturais no aquário. Optei então por comprar uma areia preta e outra castanha clara para fazer realce e que abaixo irei postar a foto ou fotos do aquário. Já depois de ter enchido o aquário e apercebendo-me do erro, ainda coloquei um pouco de areão mais grosso e menos compacto por baixo da areia mais fina (que tem cerca de 2 mm). Consegui ajeitar mais ou menos o layout e procedi à plantação de algumas plantas. Sou contra plantas artificiais mas por enquanto tenho-as no aquário por várias razões: 1º se as naturais morrerem pelo menos o aquário não fica "despido": 2º As crianças gostam de ver e escolheram as plantas artificiais. Nas fotos que vou tentar postar pedia o vosso favor que me ajudassem a identificar as plantas naturais que tenho no aquário. Apenas sei que tenho anubias anãs e uma velisneria gigante??? desconhecendo as outras plantas que lá tenho. Enchi o aquário há quase duas semanas, e fiz-lhe a 1ª TPA no domingo passado - altura que fazia uma semana. Tratei devidamente a água da torneira, retirei o cloro e metais pesados, etc e adicionei fertilizante para as plantas e um comprimido de CO2. Até ao momento as plantas não me parece estarem a morrer o que me deixa esperançado. Acontece que daqui a dois dias fará duas semanas que está a fazer o ciclo do azoto. Os meus miúdos(e eu) estamos ansiosos para colocar os primeiros peixes. Será cedo, após duas semanas (e nova TPA) colocar os primeiros peixes? Sei que se devem colocar gradualmente e que se deve começar por peixes de fundo. Já fiz uma vez testes e deu tudo normal o que é natural pois ainda não há peixes que possam alterar os valores da água. Depois, gostaria de pedir a vossa opinião sobre as espécies de peixes que lá gostaria de colocar e as quantidades. Assim: 1ª Fase: Coridoras albinas ou Aeneus - 3 Coridora Leopardo - 2 ou Peixe Bótia palhaço -2 Otocinclos - 3 Betta macho - 1 Após, na 2ªFase: Trichogaster pérola - 2 (macho e femea) Neon Cardinal - 10 Tetra - 6 Platy - 6 Tricogaster trichopterus - 2 fêmeas Poecilia dourada - 2 (casal) Peixe espada - 2 Não digo que irei pô-los todos no aquário mas são os peixes que mais gostei (apesar de os meus conhecimentos serem mínimos). Podem estas espécies coabitar num aquário destas características? Já vai longa a minha exposição e não gosto de ser maçador mas compreendam que dúvidas sobre esta matéria é o que mais existem na minha pessoa. Agradeço a vossa colaboração e dicas que me possam dar. A todos muito obrigado e bem hajam. Abraço Citar
omjmesquita Publicado: Fevereiro 7, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2014 Alguém pode explicar como se colocam fotos? Obrigado Citar
Samanta Figueiredo Publicado: Fevereiro 7, 2014 Publicado: Fevereiro 7, 2014 Faz uma pesquisa no forum ou no google e vais descobrir a resposta a todas as tuas questões. A das fotos esta aqui:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184122 Após duas semanas ainda é muito cedo...quais foram os resultados dos testes? Citar É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt
omjmesquita Publicado: Fevereiro 7, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2014 (editado) Faz uma pesquisa no forum ou no google e vais descobrir a resposta a todas as tuas questões. A das fotos esta aqui:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184122 Após duas semanas ainda é muito cedo...quais foram os resultados dos testes? Olá Samanta. Obrigado pela resposta. Logo tentarei colocar fotos do aquário. Quanto aos testes, estavam todos dentro dos valores normais. O PH era entre 6,8 e sete (não sei o valor certo porque era a cor destes valores e os outros valores de Na era 0. Apliquei também outro produto que não me recorda o nome (não estou em casa mas se for importante logo posso fornecer). No entanto, inseridos os valores no site da www.sera.de este dizia que estava 98% ok. Quanto às buscas no google, aqui no forum etc, agradeço a sua colaboração. No entanto, já passei larguíssimas horas a ler em diversos sites e foruns e confesso que chega a uma altura que fico confuso com a diversidade e ambiguidade que existe nesta matéria. Se alguns dizem que se deve aguardar no mínimo um mês para a colocação do sprimeiros peixes, outros dizem que ao fim de poucos dias ou uma semana já se podem começar a colocar, principalmente se foram peixes mais resistentes. Se uns dizem que a norma é de um centimetro de peixe por cada litro de água, outros dizem que esta norma não tem cabimento e que deve ter em atenção os cardumes e a quantidade de plantas, etc, etc. Quanto à splantas peço a identificação delas mas, naturalmente, só quando conseguir por as fotos. Como aqui existe uma verdadeira comunidade e muito expert sobre o assunto é que resolvi pedir o vosso precioso auxílio. Mais uma vez obrigado pela sua disposição em responder-me e estarei sempre atento aos seus posts. Bem haja! Editado Fevereiro 7, 2014 por omjmesquita Citar
Samanta Figueiredo Publicado: Fevereiro 7, 2014 Publicado: Fevereiro 7, 2014 Olá, Relativamente as plantas não te posso ajudar...não tenho conhecimentos para tal apenas te posso dizer que a valisneria giante( tenho no meu aqua) cresce demasiado para um aqua do tamanho do teu mas é das plantas mais faceis de manter... Os valores mais importantes são a amonia e os nitritos...se ambos estão a zeros podes colocar peixes mas com calma adiciona poucos de cada vez... Relativamente a especies os botias palhaco é para esquecer crescem demasiado se fizeres uma pesquisa pela especie percebes logo isso... Corys pode por por exemplo corydoras pigmeus que são as mais pequenas porque o teu aqua não é muito grande e elas são peixes de cardume deves ter pelo menos 5. Disse-te para procurares porque as outras são especies das quais não conheço muito para te poder ajudar e muito facilmente encontras as caracteristicas das mesmas para ficares com uma ideia das condições que nessecitam Não sou nenhuma expert nem nada que se pareça mas espero ter podido ajudar Citar É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt
omjmesquita Publicado: Fevereiro 7, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2014 Olá Samanta. Obrigado de novo pela sua ajuda. Longe de mim querer dar indicações a quem sabe muito mais que eu mas, como disse que percebia pouco de plantas, acabei de descobrir um site bastante bom com a indicação de peixes e plantas. Se estiver interessada, aqui vão os links. Peixes: http://www.aquahobby.com/b_peixes_ornamentais_em_aquarios.php Plantas: http://www.aquahobby.com/b_plantas_aquaticas_em_aquarios.php Desculpe a minha simples ajuda mas quem dá o que tem ou o que sabe... a mais não é obrigado. Espero que seja útil. Agradeço a sua colaboração. Citar
Samanta Figueiredo Publicado: Fevereiro 7, 2014 Publicado: Fevereiro 7, 2014 Acredita que não sei muito mais do que tu Vês a pesquisar já encotraste muita informação util...e tenho a certeza que tambem já descobriste a resposta a algumas das perguntas que fizeste Boa sorte com isso Cumps Citar É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt
omjmesquita Publicado: Fevereiro 7, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2014 Aqui vão as fotos do meu aquário. Agradeço os vossos comentários e detetar situações que possam ser corrigidas bem com a identificação das plantas. As artificiais não vale a pena ehehehe. Obrigado a todos. Citar
ThunderDrum Publicado: Fevereiro 7, 2014 Publicado: Fevereiro 7, 2014 Assim: 1ª Fase: Coridoras albinas ou Aeneus - 3 Coridora Leopardo - 2 ou Peixe Bótia palhaço -2 Otocinclos - 3 Betta macho - 1 Após, na 2ªFase: Trichogaster pérola - 2 (macho e femea) Neon Cardinal - 10 Tetra - 6 Platy - 6 Tricogaster trichopterus - 2 fêmeas Poecilia dourada - 2 (casal) Peixe espada - 2 Não digo que irei pô-los todos no aquário mas são os peixes que mais gostei (apesar de os meus conhecimentos serem mínimos). Podem estas espécies coabitar num aquário destas características? Bem vindo! Quanto ao ciclo, não me parece que já o tenhas iniciado, pois não mencionaste que tenhas colocado comida de peixe para começar a formar amónia, que é essencial para dar inicio ao ciclo. Lê mais sobre isto aqui no forum. Quanto ás espécies, tens incompatibilidades e outras situações: -Corys - Devem ser no minimo um grupo de 4/5 e de preferencia todas iguais, mas se não o puderes evitar, então 3 de cada. -Bótia - Esquece, fica muito grande -Otos - Devem somente entrar em aquas maturados e são mais delicados, espera um pouco -Betta - Devido a agressividade deve ser mantido sozinho ou com peixes que não sejam agressivos e/ou vistosos -Thricos - Informa-te, mas penso que ficam muito grandes tambem (não sei muito sobre eles) -Neons - OK -Tetra - OK -Guppy - Só fêmeas? -Espada - OK, mas atenção à descendencia que vai aumentar os numeros Como é óbvio, não poderás ter todos estes peixes apenas em 60l investiga quais podem estar juntos e com os parametros que lhes tens para oferecer e faz a tua escolha com calma e sensata. Aqui podes ter alguma ajuda: AqAdvisor (Só mais uma coisa, ao escreveres um post tão grande, faz alguns parágrafos para facilitar a leitura e aumentares as hipóteses de teres respostas ) Citar [hr] Zeisses | Aqua 60l
omjmesquita Publicado: Fevereiro 7, 2014 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2014 Bem vindo! Quanto ao ciclo, não me parece que já o tenhas iniciado, pois não mencionaste que tenhas colocado comida de peixe para começar a formar amónia, que é essencial para dar inicio ao ciclo. Lê mais sobre isto aqui no forum. Quanto ás espécies, tens incompatibilidades e outras situações: -Corys - Devem ser no minimo um grupo de 4/5 e de preferencia todas iguais, mas se não o puderes evitar, então 3 de cada. -Bótia - Esquece, fica muito grande -Otos - Devem somente entrar em aquas maturados e são mais delicados, espera um pouco -Betta - Devido a agressividade deve ser mantido sozinho ou com peixes que não sejam agressivos e/ou vistosos -Thricos - Informa-te, mas penso que ficam muito grandes tambem (não sei muito sobre eles) -Neons - OK -Tetra - OK -Guppy - Só fêmeas? -Espada - OK, mas atenção à descendencia que vai aumentar os numeros Como é óbvio, não poderás ter todos estes peixes apenas em 60l investiga quais podem estar juntos e com os parametros que lhes tens para oferecer e faz a tua escolha com calma e sensata. Aqui podes ter alguma ajuda: AqAdvisor (Só mais uma coisa, ao escreveres um post tão grande, faz alguns parágrafos para facilitar a leitura e aumentares as hipóteses de teres respostas ) Amigo Thunderdrum: Obrigado pelas dicas e a resposta. De facto não referi mas tenho posto alguns flocos de comida de peixes, diariamente apesar de há dois ou três dias o não fazer. Quanto à extensão do post, devido a ser novato nestas andanças não sei como formatá-lo nos moldes desejados. Quando o escrevi, estava com parágrafos e tudo devidamente separado mas quando o publiquei ficou assim nesse formato. Peço desculpa pela maçada que é em o ler assim. Quanto aos Guppys (poecilias) o que referia era um casal. As fêmeas referia-me aos tricogaster em que as fêmeas são mais bonitas que os machos mas já retirei essa hipótese de as colocar pelo seu tamanho (cerca de 10 centimetros) e de acordo com a tua informação. O betta, segundo li, se for apenas um macho ou com uma fêmea, podem ser colocados num aquário comunitário. Com os peixes mencionados o macho poderá ser agressivo? Já agora, nas fotos postadas, não consegues identificar as plantas? Existem anubias anãs e uma valisnéria gigante. Não sei como se chama aquela planta que é pequena e tem as folhas compridas e finas bem como a outra planta que se encontra no canto frontal direito e junto às bolhas de oxigénio. Se as conheces por favor identifica-as. Na tua opinião, achas que é cedo colocar peixes? Mesmo os de fundo que segundo dizem são os mais resistentes, ou seja, as coridoras? O aqúário, não tendo substrato como referi no primeiro post, as plantas têm hipóteses de crescer e aguentar-se ou irão morrer? É que se elas não se aguentarem, penso desmontar o layout e colocar o substrato e as consições que são desejadas para plantas mas para isso não poderia meter peixes e voltar à estaca zero. A luz é de 15 watt o que penso também não ajudar muito mas como não tenciono colocar muitas mais plantas (a não ser aquelas tipo relva) e futuramente um pequeno tronco com musgo de java. Grande abraço e obrigado pela disponibilidade. Citar
Pedro Cardoso Publicado: Fevereiro 8, 2014 Publicado: Fevereiro 8, 2014 (editado) Boas, Aventuro-me a tentar ajudar, pois também sou novo nestas andanças. A verdade é que passei por um trajecto de aprendizagem através da leitura de diversos artigos neste fórum, antes ainda de colocar água no aquário. Relato a minha experiência, pois julgo com isso puder ajudar e podes ver tudo em http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224668 Realizei testes semanais à água do aquário, tendo o cuidado de ir adicionando alguma comida no mesmo para auxiliar à produção de bactérias. Coloquei também um acelerador no aquário. Só quando os valores de nitratos atingiram valores de 10 e de nitritos nem vestigios é que ponderei colocar alguns peixes (no meu caso foi ao fim de +/- 10 dias) no inicio 2 platys, daí em diante as introduções de novos peixes tem sido lenta (passado 2 semanas - +/- aos 20 dias de ciclo, e novamente passado mais 2 semanas), 2 corys (mais tarde colocarei mais) e à 2 dias 2 molys. Em relação aos casais o ideal será que tenhas sempre mais fêmeas do que macho (na razão de 2:1 ou 3:1), principalmente dos viviparos - guppies. É importante que analises os valores da água e com base nisso tomares as tuas decisões. Editado Fevereiro 8, 2014 por Pedro Cardoso Citar
Recommended Posts