Recommended Posts

Publicado

curioso o que diz neste site acerca do deltec apf 600

Deltec APF600 Skimmer

The APF 600 features a wider neck for increased performance the unit is rated for 750 litres with light stocking and 280 litres with heavy stocking the unit foot print required 750mm x 280mm x210mm. The unit required a seperate water feed of 800 litres per hour. A suitable pump can be found in the installation kit.

e o fabricante diz:

For Aquariums up to:

Heavy Stocking 750 Ltrs (167gals)

Normal Stocking 1000 Ltrs (222 gals)

(16mm/20mm flexible connection)

ora isto é uma diferença abismal.

para os defensores da deltec, parece que este prestigiado fabricante tambem diz que o escumador é para 1000litros quando isso nao é verdade....apenas 280lts com muita carga.

e ainda me diziam que isso é tipico da aquamedic.... :)

Publicado:

Pois, quem terá razão? Já agora qual é esse site? É de confiança? fizeram testes ? como chegaram a esses valores? será que os valores deles são mais fiáveis do que os indicados pelo fabricante ?

Eu tenho um Deltec e estou maravilhado com ele . Além disso conheço muita gente que tem Deltec e nunca ouvi falar mal deles. São dos poucos fabricantes que indicam a capacidade do escumador de acordo com a carga biológica e do que eu tenho verificado têm excelente correlação na prática.

Cump.

Rui

Publicado:

POis de facto a indicação que o fabricante dá em relação à litragem do aquário é sempre relativa pois nunca sabemos bem ao que é que eles chamam um aqua "densamente povoado" e um "normalmente povoado". Acho que a única forma de termos valores reais é compararmos a população de quem usa os escumadores e sabermos o que essas pessoas dizem da eficácia do escumador vs parâmetros da água.

Já agora, Rui quais são as litragens recumendadas para o teu escumador? Pelas fotos vê-se que está a trabalhar muito bem, a água eliminada é castanha mesmo escura, o que é excelente. Mas tu depois vais ter de analisar os parâmetros da água do teu oceanário e ver se estão normais (a zero ou próximo disso), principalmente quando colocares os peixes no aquario grande.

O teu escumador de facto está a trabalhar bem, e de certeza que é correctamente dimensionado para o teu sistema mas sinceramente estou ceptico em crer que não necessites de um maior/mais potente ou até usares mais que um escumador.

Mas estou certo que como bom proficional que és vais testar isso quando povoares DENSAMENTE o teu "oceanário" :shock:

Cmpts

Publicado:

Viva Nuno

Olha já tenho cerca de 20 peixes e estou a alimentálos e aos corais diariamente. E olha que eu sou daqueles que gosta de alimentar bem os peixes e os corais. Ainda não fiz nenhuma muda de água. O aquário tem 2 meses e meio. Amonia e nitritos a zero e nitratos a 3 mg/litro. O potencial redox está a 435 mv o que eu acho que se deve em muito à forte oxigenação produzina no escumador e claro à circulação . Apenas injecto 50 mg de ozono por hora , mas não está a injectar nada porque como está regulado para desligar aos 350 mv ,está sempre desligado.

O meu sistema tem 5000 lt e este escumador o AP 1004 está indicado ,salvo erro para 5000 litros com grande carga biológica. Sinto que o escumador naõ tira mais porque não tem nada para tirar. Mas o que mais gosto dele é que desde que o montei no primeiro dia nunca tive que o afinar. A altura da água é constante , as caracteristicas das bolhas produzidas são constantes , e as caracteristicas do escumado são contantes , isto é, uma lama quase seca . Isso para mim é importante porque não tenho pachorrra para estar a regular debito de bombas , modificar altura de escumadores, estar a desintupir venturis etc. A unica coisa que faço é limpar o copo uma vez por semana.Funcionalidade, eficácia e baixa manutenção é o que eu busco num escumador ,e este tem isto tudo.

Cump.

Rui

Publicado:

Rui

nao sei como eles chegaram a esses valores para o deltec, se calhar usam-no nas lojas deles.

este é o link da pagina em questao.

http://www.stm-shop.co.uk/acatalog/Deltec.html

Rui como sabes o teu escumador nao tem nada a ver com estes de "gama baixa" para pequenas litragens, o teu é para 6000lts com pouca carga biologica e 4500lts com muita carga biologica, e por acaso eles indicam o mesmo que o fabricante.

o que ja nao acontece com outros modelos da deltec nomeadamente com AP703, APF600, AP600.

Só pus isto no forum porque achei curioso que a deltec nas gamas mais baixas tambem tivesse a mesma politica que os restantes fabricantes nomeadamente a aquamedic e outros. ja que no caso do meu aqui no forum me chegaram a dizer que o Turbofloter Multi SL com bomba de 2500lt/h(apontado para aquarios de 600 a 1000lts) para um aquario de 250lts era bom!!!! isto realmente....

por isso ter um deltec dessas gamas a meu ver nao é ter o rolls royce dos escumadores.

ja nos escumadores de topo, a coisa muda de figura. aí sim sao bastante bons, tal como os topos de gama de muitas marcas.

um abraço

Publicado:

Eu estou na fase de escolha de escumador e tenho estado a ver os Deltec, Grotech e H&S.

Quanto aos Deltec, não posso concordar com o Senna porque, do ponto de vista de concepção, os modelos são praticamente iguais.

Um série 600 do ponto de vista conceptual é um série 1000 com tamanho e motorização inferior.

Usando uma comparação provavelmente infeliz e passe-se a publicidade...

Quer os série E quer os smart são na prática Mercedes cada um dos modelos virado para o seu segmento MAS com diferenças de conceito abissais. Com os Deltec a engenharia é a mesma. Por outras palavras, para mim um Deltec 600 é de facto um Rollsroyce mas versão mini.

Infelizmente, o "controlo caseiro" que tenho à perna vai-me obrigar a escolher o escumador mais pelo (pouco) ruído que fará do que pela sua qualidade esperada mas até agora, pelo que li, o Deltec parece ser o funcionalmente mais desejável. O Grotech apregoa ser silencioso. Se calhar vai ter de ser esse... :)

Publicado:
Rui  

não (palavra corrigida) sei como eles chegaram a esses valores para o deltec, se calhar usam-no nas lojas deles

E verdade eles usam deltec na loja, ja tive la varias vezes.

Victor

Publicado:

Viva Senna

Depois de ver o Link estou firmemente convencido que é uma gralha no site , porque todas as outras indicações, dos outros escumadores, estão de acordo com o fabricante e para além disso o irmão mais pequeno do APF 600 que é o AP600 segundo eles faz 450 / 700 lt e de acordo com o fabricante faz 500 / 750 litros . Ora não teria lógica o irmão maior o APF600 fazer menos. Em qualquer site existem erros de inserção de dados e se calhar este não fugiu à regra.

Cump.

Rui

Publicado:

Rui

pois provavelmente poderá ter sido um erro, mas eles so perdem com isso... mas repara que entao nesse caso tem 3 gralhas (AP703, APF600, AP600). eu sei que sao bons pelo que dizem, a questao nao era essa, e que sao bons isso é do conhecimento geral.

eu andava a ver esse modelo para um amigo que nao tem net e me pediu para ver as caracteristicas e realmente fiquei confuso.

apisto

nao leves a mal, mas tambem ha Volvos que tem motor Renault :D

peço desculpa a todos os que tem Renaults, mas tem de concordar que uma coisa é ter um Volvo com motor Volvo, outra coisa é ter um Volvo com motor Renault.

se um dia aumentar o meu aqua certamente irei ponderar a compra de um deltec.

um abraço a tds