Recommended Posts

Publicado

Mais uma dúvida que me deparo :(

Bem, é o seguinte:

Tenho um Aqua plantado (450L) que tenho vindo a adicionar cada vez mais e mais plantas :D e a filtragem que tenho - Eheim 2215(620l/h) que tenho preenchido com cerâmicas (1/3 do filtro), esponja,Eifhisubstract (2/3 do filtro), esponja e lã, tenho também injecção de co2 e bastante luz.

A água está sem Nitratos nenhuns e isso está a notar-se na cor e crescimento das plantas.

A questão que coloco é:

:D Retirando eu o Eifisubstract e colocando só cerâmicas, não estarei a colaborar com as plantas???

:D Raciocinio > o Eifisubstract transforma a Amónia e os Nitritos em Nitratos, não será ser melhor encubir as plantas dessa função? ou será que as plantas apenas consomem a Amónia e os Nitritos em forma de Nitratos?

Aconselham colocar só as cerâmicas :D

Publicado:

As ceramicas também vão ter bactérias que fazem o ciclo. De uma maneira geral com as bactérias da ceramica, sobram nitratos e fosfatos. Num aquário bem plantado até é provavel que tenhas de juntar elementos.

Não conheço o produto de que falas, mas se for uma resina é até provavel que esteja a retirar mais do que nitratos e fosfatos.

Boa Sorte

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

Mas Vlad, queres dizer que quantas mais cerâmicas (mais bactérias) mais nitratos tenho na água.

Porquê???

As bactérias são constituidas por Nitratos também???

E o substracto de que te falo é apenas um substracto para transformar Amónia e os Nitritos em Nitratos

Pergunto novamente - As plantas fazem essa transformação???

Dá-me resposta ciêntifica para esclarecer-mos isto de uma vez

Gosto da tua presença nos tópicos pois acho que mesmo te faltando alguns conhecimentos como a todos nós falta, tentas explorar os tópicos e é dai que vem os esclarecimentos de todos nós.

Uma Vénia ao VLAD :shock:

Publicado:

Não é isso, desculpa se me expliquei mal. Eu não disse que "sobem", eu disse que "sobram"... :shock:

As bactérias promovem o ciclo:

Amónia -> Nitritos -> Nitratos

Ou seja, o residuo final de um sistema de filtragem baseado em cerâmicas são nitratos e fosfatos, mas estes ultimos são outra guerra.

O número de bactérias presentes não influenciam a quantidade de nitratos final, mas no arranque de um aquário, quanto mais bactérias, mais depressa aparecem nitratos e mais depressa desaparecem nitritos e amónia.

Não tenho muito jeito para respostas ciêntificas, por isso, isto é o melhor que te arranjo... ai se o compadre ivanpantz vê isto! :roll:

No entanto, num sistema de filtragem com UVs e todos os filtros e mais alguns, o resultado final deve ser tudo a zero, logo torna-se necessário juntar os elementos necessários ao crescimento das plantas.

Se calhar ainda te baralhei mais...

Bota aí as dúvidas amigo que a malta ajuda.

Vlad!

Publicado:
As bactérias promovem o ciclo:
Amónia -> Nitritos -> Nitratos

Mas a função dos vários substratos para os filtros não é essa mesma???

Pensei que as bactérias não fizessem tal ciclo mas sim os ditos substratos.

Ou seja, o residuo final de um sistema de filtragem baseado em cerâmicas são nitratos e fosfatos, mas estes ultimos são outra guerra.
Daqui concluo que:

quanto mais cerâmicas = mais nitratos = assim posso equilibrar o numero de cerâmicas necessário á quantidade de nitratos necessários para as plantas (eu sei que só as bactérias podem não ser suficientes)

O número de bactérias presentes não influenciam a quantidade de nitratos final, mas no arranque de um aquário, quanto mais bactérias, mais depressa aparecem nitratos e mais depressa desaparecem nitritos e amónia.

Com esta afirmação a minha conclusão deixa de ter significado, certo?

Se calhar ainda te baralhei mais...

Fica descansado, pois o que quero é isso mesmo, pois só assim tenho vontade de ainda mais levar isto a fundo

Publicado:
Mas a função dos vários substratos para os filtros não é essa mesma???

Pensei que as bactérias não fizessem tal ciclo mas sim os ditos substratos.

Os substratos ( nos nossos casos, pois tambem tenho substratpro ), servem para fixar as ditas bacterias neles...

A amonia existe na agua por "poluição".

A amonia é toxica.

As bacterias servem para "comerem" amonia e "c@garem" nitritos, por outro lado outras bacterias ( penso que não sejam as mesmas mas ai alguem que corrija por favor ) pegam nos nitritos e fazem nitratos, esses sim podem ser consumidos plas plantas e são mais benignos para os peixes.

Penso ter sido simples :)

Publicado:

A conclusão que aí está errada é que mais bactérias dão mais nitratos. A quantidade nitratos depende da quantidade de nitritos que depende da quantidade de amónia que depende da quantidade poluição do aquário.

Mais ou menos bactérias apenas faz com este processo seja mais ou menos lento.

Existem matérias filtrantes especificas para nitratos e fosfatos. Desconheço se essa filtragem é biológica (as ditas bactérias) ou quimica.

Bottom-line:

Só com cerâmicas vais ter no final só nitratos e fosfatos.

Juntando resinas, e outras matérias especificas retiras outros elementos dissolvidos, nomeadamente nitratos e fosfatos.

As plantas consomem tudo isto, daí poderes ter uma carência de elementos.

Vlad!

Publicado:

isto nao e mais do que o ciclo do azoto :)

metes comida que na sua composição tem substancias com azotos e fosfatos

os peixes comem e excretam, alguma comida vai para o fundo e decompoem-se, algumas folhas das plantas vão morrendo, tudo isto contribui para a amónia!

a amónia pode ser absorvida pelas plantas directamente e é a forma preferencial, no entanto a mais tóxica para os peixes no aquario.

Assim, apareceream os filtros e as matérias filtrantes cujo objectivo é remover ou transformar a amonia. Isto faz-se biologicamente através das bacterias que se fixam nos "substratos", ceramicas, esponjas, lãs, etc...sendo que as ceramicas são as que teem maior capacidade de conterem bacterias para o mesmo volume.

Podes tambem faze-lo quimicamente através de resinas que fixam esses elementos retirando-os da agua.

Estas bacterias transformam a amonia em nitritos e nitratos, e apenas da quantidade de amonia depende a quantidade de nitratos no final, (num aquario equilibrado). No entanto como disse atras as plantas preferem amonia e portanto as bacterias podem ser prejuduiciais ao transformarem a amonia em nitratos (que elas tambem absorvem mas preferem amonia).

Se tiveres um aquario em que as plantas sao insuficientes para retirar a amonia deves apostar na filtração (numa primeira fase é sempre bom apostar), a medida que tiveres o aquario mais plantado poderás eventualmente deixar de ter filtragem! mas isso ja é outro nivel :D

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
Se tiveres um aquario em que as plantas sao insuficientes para retirar a amonia deves apostar na filtração (numa primeira fase é sempre bom apostar), a medida que tiveres o aquario mais plantado poderás eventualmente deixar de ter filtragem! mas isso ja é outro nivel :)

Exactamente! Num aquario bem plantado a quantidade de bactérias que se encontram nas proprias plantas e no solo é muito grande e não ha necessidade de estar a investir em filtros super potentes. Esses filtros biologicos são bons em aquarios só de peixes ou com uma flora muito reduzida. Se tens um plantado estável não precisas de colocar filtros biologicos. Aconselho-te é a adicionares macronutrientes, nomeadamente KNO3 se o teu nitrato está a zero...

Abraços

Nuno Silva

Um abraço!

Nuno Silva

Publicado:

Se tiveres um aquario em que as plantas sao insuficientes para retirar a amonia deves apostar na filtração (numa primeira fase é sempre bom apostar), a medida que tiveres o aquario mais plantado poderás eventualmente deixar de ter filtragem! mas isso ja é outro nivel :)

Exactamente! Num aquario bem plantado a quantidade de bactérias que se encontram nas proprias plantas e no solo é muito grande e não ha necessidade de estar a investir em filtros super potentes. Esses filtros biologicos são bons em aquarios só de peixes ou com uma flora muito reduzida. Se tens um plantado estável não precisas de colocar filtros biologicos. Aconselho-te é a adicionares macronutrientes, nomeadamente KNO3 se o teu nitrato está a zero...

Abraços

Nuno Silva

Boas

Embora isto seja verdade, podem estar a induzir aquariofilistas com menos experiência em erro.

Ter um aquário low-tech, natural implica muito mais do que ter muitas plantas, pouco peixe e nenhuma filtragem.

Vlad!

Publicado:

Antes de mais obrigado pelas respostas.

Como disse no inicio do tópico tenho 1/3 de cerâmicas e 2/3 de substrato (poderei chamar de resinas?)

Se não tenho Nitratos na água e as plantas até agradecem em primeiro lugar uma amónia controlada, presumo que posso eliminar as resinas do filtro, reduzir as cerâmicas, e ir medindo os parâmetros de modo a ter alguma amónia constante presente na água.

Penso que isto será uma maneira de adicionar "MacroNutientes" sem recorrer a compostos quimicos como K, PO4, ou FE, certo?

Publicado:

boas

bem quanto a reduçao das ceramicas n estou de acordo pois a amonia apesar de ser boa para as plantas e muito toxica para os peixes bem como os nitritos. deixa que as plantas "comem" os nitratos e ja gozam.

sim podes deves tirar as resinas, pois essas resinas sao redutoras de nitratos e amonia certo?se sim estas a retirar alimento para as plantas.

em relaçao a n teres que adicionar ferro isso e que ja n e bem assim pois se ele n existe na aguia vais sempre ter que adicionar bem como muitos outros metais pesados e tb algumas vitaminas que as plantas precisam.

abraços

Publicado:

Tem graça, acabei de escrever a resposta completa à tua questão agora mesmo. Gostava de ta passar aqui, mas como vai sair no próximo numero 15 da Aquário Magazine - passo a publicidade - não seria ético da minha parte, depois se puderes dá lá uma olhada e diz se ficou alguma coisa por responder pls - agradeço o feedback positivo ou negativo...

1/3 de cerâmicas e 2/3 de substrato

1/3 de cerâmicas cilíndricas não porosas cujo principal propósito é criar uma área de retenção de porcaria - filtragem mecânica.

2/3 de substrato (EHEIM) é uma cerâmica porosa de elevada superfície por metro quadrado onde a grande maioria das bactérias do ciclo do azoto se irá fixar - logo é onde se dá a filtragem biológica.

Resinas são outra coisa.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Ontem já equilibrei a cerâmica e o substrato 1/2 + 1/2

Daqui a uns dias vou medir os parâmetros e caso verifique outra vez a falta de Nitratos vou mesmo optar por uma filtragem apenas com cerâmicas.

Vou dando noticias, mas vocês por ai continuem :oops: este tópico que começa a aquecer :twisted:

Um abraço

Miguel Silva

Publicado:

Atenção que estás a cometer um erro de cálculo.

Sem o substrato terás ainda menos Nitratos, uma vez que estes são o resultado do ciclo do azoto que se processa maioritariamente nessas massas filtrantes. Se tens falta de Nitratos na água é porque tens falta de azoto no geral e isso só se resolve com adição externa.

As plantas vão apreciar a redução do substrato porque embora venham a ter menos Nitratos disponíveis, vão ter mais Amónia que até lhes é preferível como fonte de Azoto. Mas se alguma coisa acontece à concentração de Nitratos quando se reduz a filtragem biológica é descer e não subir.

Um abraço,

Pedro Borges

Publicado:

Bem Pedro, raciocinando agora, dou-te toda a razão.

Sei que vou precisar de dar mais atenção á Fauna pois eles não têm os mesmos gostos das Plantas (não gostam da amiga Amónia).

Agora diz-me uma coisa, mas o que faz a Amónia passar a Nitritos não é o substrato? Ou ele apenas passa os Nitritos a Nitratos?

O mal disto tudo é ainda não ter comprado os testes para os Micro e não saber ao certo que tipo de carência tem o Aqua.

Quanto á redução do substrato no filtro já notei a evolução das plantas em relação á sua cor, mas como já disse vou ter que ter atenção com os peixes.

Obrigado por dispenderes o pouco tempo que eu sei que tens para contribuires com o Fórum.

Publicado:

O que faz a amónia passar a nitritos e os nitritos a nitratos são dois tipos de bactérias chamadas Nitrobacter e Nitrosomas, acontece que ambas estas bactérias têm que estar fixadas a algo. O Substrato não é mais do que uma cerâmica porosa que te oferece muita área para fixação destas bactérias em pouco volume (hás-de notar que a caixa diz 450m2/litro - ou seja um litro de Substrat Pro da EHEIM fornece o equivalente a 450m2 de superfície para fixação de bactérias). Se notares que a superfície bruta de um aquário de 1mx40x50 é de cerca de 1,8m2 mesmo tendo em conta todas as decorações e tubagens e etc, notarás que a grande maioria das bactérias irá viver exactamente no substrato, até porque lá têm a vantagem de ter água corrente a fornecer-lhes continuadamente os nutrientes e oxigénio de que necessitam.

O que são os testes para os micro?

Cumprimentos,

Pedro Borges

Publicado:
O Substrato não é mais do que uma cerâmica porosa que te oferece muita área para fixação destas bactérias em pouco volume
Se não é mais do que uma cerâmica porosa, então para que serve as cerâmicas (Ehfimech) também na filtragem.

Sempre tenho ouvido dizer que as cerâmicas fazem parte da filtragem mecânica e o substrato da biológica, mas se têm a mesma função como pode ser?

Se notares que a superfície bruta de um aquário de 1mx40x50 é de cerca de 1,8m2

Como são feitas essas contas?

As minhas são:

:D Superficie desse Aqua (1,00x0,40= :? 0,40m2)

:? Total de Área dividindo o volume do Áqua (1,00x0,40x0,50=0,20m3(200L))

(0,20m3 : 0,50de altura = 8) 0,40m2)

O que são os testes para os micro?

Peço desculpa pois queria dizer Macros

:arrow: NO3-Nitratos para verificar existência de N-Nitrógénio (o qual já tenho) :D

:arrow: PO4-Fosfatos para verificar existência de fósforo

:arrow: K-Potássio

Pedro - Se tiver algo errado :idea: agradeço o esclarecimento

Publicado:
O Substrato não é mais do que uma cerâmica porosa que te oferece muita área para fixação destas bactérias em pouco volume

Se não é mais do que uma cerâmica porosa, então para que serve as cerâmicas (Ehfimech) também na filtragem.

Sempre tenho ouvido dizer que as cerâmicas fazem parte da filtragem mecânica e o substrato da biológica, mas se têm a mesma função como pode ser?

O facto das cerâmicas fazerem filtragem mecânica não quer dizer que não façam filtragem biológica. As duas não são em nada incompativeis.

As cerâmicas fazem filtragem mecânica e oferecem uma determinada superficie para fixação de bactérias. Essa filtragem mecânica acontece (penso eu) devido à forma cilindrica das cerâmicas.

Os substratos oferecem uma superficie maior para filtragem biológica. A sua forma não permite turbulência à passagem da água (penso ser esta a explicação), logo, não oferece uma filtragem mecânica tão efectiva como as cerâmicas cilindricas.

Existem N outras hipóteses para filtragem, todas elas oferecem filtragem mecânica e biológica. Umas mais uma, outras mais outra, nalgumas é negligenciavel um dos métodos.

Estou a experimentar umas "estrelas" da Rena que oferecem uma superficie impressionante de fixação de bactérias e a sua forma dever permitir uma filtragem mecânica muito interessante. No entanto, como quero maximizar a filtragem biológica, arrumei muito as ditas "estrelas" e acredito que isso irá prejudicar a parte mecânica da filtragem.

Cada matéria filtrante, esponja, lã, cerâmica, bioballs, estrelas, removedores de nitratos, de fosfatos, resinas, carvões, etc, têm uma parte mecânica e uma parte biológica e/ou quimica. Deves equacionar o que tens no aquário e escolher as matérias em função dessa equação. No filtro do aquário de 240L tenho 7 matérias filtrantes diferentes salvo erro, todas elas servem um determinado propósito.

Na minha opinião, a pior escolha é optar por uma ou por outra. A melhor escolha é equacionar o que tens, sabendo o que vais ter, antecipar problemas e agir em função do que se passa.

Boa sorte.

Vlad!

Publicado:

Olá.

Está aqui um tópico interessante.

Não tenho muito jeito para respostas ciêntificas, por isso, isto é o melhor que te arranjo... ai se o compadre ivanpantz vê isto!

Aqui o compadre nem precisa de te dar na cabeça... :? Mais uma vez:

"Nem mais Vlad, está certíssimo..." 8)

Permite-me só adicionar uma coisa, que se calhar até já foi dita aqui neste tópico. O número de bactérias nos filtros apenas está relacionada com a velocidade que os nitratos aparecem, e consequentemente, com a velocidade de desaparecimento da Amónia e Nitritos.

No entanto, num sistema de filtragem com UVs e todos os filtros e mais alguns, o resultado final deve ser tudo a zero, logo torna-se necessário juntar os elementos necessários ao crescimento das plantas.
Hum... :arrow: Aqui tenho que discordar. Eu acho que a radiação UV não elimina iões inorgânicos da água (nitratos, nitritos, amónia, fosfatos). Apenas "destroi" coisas orgânicas, transformando-as em coisas inorgânicas.

por outro lado outras bacterias (penso que não sejam as mesmas mas ai alguem que corrija por favor)

Estás correctíssimo Oinq. Há bactérias nitrossomas e nictrobacter, umas oxidam a amónia a nitrito e as outras o nitrito a nitrato.

é uma cerâmica porosa de elevada superfície por metro quadrado
Esta é só para ser chatinho. Eu sei que depois já te corrigistes... :?

Acho que o Pedro Borges já respondeu a isso. As cerâmicas não-porosas, servem para fazer filtragem mecânica de grandes detritos (folhas mortas por exemplo). Já a cerâmica porosa e as bio-balls, por terem uma grande superfície num pequeno volume, permitem uma concentração enorme de bactérias benéficas (nitrobacter e nitrossomas) que ajudam a eliminar amónia e nitritos.

Já agora, tanto quanto sei, as plantas não conseguem oxidar a amónia/amoníaco a nitrito/nitrato. Sem contar que não é benéfico para elas. Ao sintetizrem aminoácidos, por exemplo, o azoto entra sempre (ou quase sempre) sobre a forma de NH3.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: Desculpem se repeti algumas coisas, mas fui lendo o tópico à medida que ia respondendo... :D

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Mau, mas isso foi exactamente o que eu disse, ou não sabes o que é a filtragem mecânica e a biológica? se o substrato (que também é cerâmica talvêz daqui o mal-entendido) fixa as bactérias então é lá que se dá a filtragem biológica, as outras cerâmicas as EHFIMECH apenas servem para quebrar o turbilhão com que a água entra no filtro e ajudam a criar algum espaço para a acomulação de detritos. Uma vez que aquando da lavagem do filtro se deve apenas lavar a filtragem mecânica, as cerâmicas EHFIMECH não são porosas para terem a menor proporção de bactérias agarradas a elas possível, porque ao serem lavadas irão morrer.

Como são feitas essas contas?

As contas são feitas da seguinte forma: somas as áreas dos vidros que formam o aquário, podes fazer de muitas outras formas, mas se não der o mesmo valor está errado.

Neste caso um aquário de 100x40x50 tem:

2v100x50 (frente e costas) + 2v40x50 (laterais) + 1v100x40 (fundo)

o que dá:

2x(1x0,5) + 2x(0,4x0,5) + 1x(1x0,4) = 1 + 0,4 + 0,4 = 1,8

Vais-me desculpar, mas não olhei para a tua conta, deixo-te o desafio de entender onde está o erro, se não conseguires pergunta que eu procuro e tento dizer-te.

Peço desculpa pois queria dizer Macros
Ah, sim isso faz sentido, mas olha se estás tanto às voltas com o cilco do azoto aconselho-te mesmo é a comprar a trilogia NH4-NO2-NO3 ou seja Amónia, Nitritos e Nitratos. Depois pensas no fósforo e no potássio (desconheço testes para este último)

Citação:  

Hum...  Aqui tenho que discordar. Eu acho que a radiação UV não elimina iões inorgânicos da água (nitratos, nitritos, amónia, fosfatos). Apenas "destroi" coisas orgânicas, transformando-as em coisas inorgânicas.

Pois é e eu também tenho que discordar, uma filtragem por UVC destrói moléculas complexas por lhes dar energia suficiente (da radiação UVC) para vencerem a barreira para as formas mais estáveis. Não acontece só em moléculas orgânicas, mas principalmente nelas pois são típicamente menos estáveis do que as inorgânicas, a molécula de EDTA por exemplo, que é usada como quelante do ferro nos adubs para aquário é destruida por esta radiação.

De qualquer forma, apenas a filtragem biológica, se bem dimensionada deve manter os níveis de NH4 e NO2 a 0. não é a pouco é a ZERO.

Um abraço,

Pedro Borges

Publicado:
Estou a experimentar umas "estrelas" da Rena que oferecem uma superficie impressionante de fixação de bactérias e a sua forma dever permitir uma filtragem mecânica muito interessante

Mas Vlad isso não interessa para nada, o esforço todo está em separar ao máximo os dois tipos de filtragem até porque um deve ser lavado regularmente e o outro deixado em paz. Por isso é que os cilíndros EHFIMECH da EHEIM não são nada porosos, para não competir com o SubstratPro da mesma EHEIM. Só há uma coisa em que eles são um pouco parvos, é aconselharem a colocar a esponja filtrante no último nível do filtro. Na verdade o ideal é o seguinte:

---------------sentido da água--------------------->

EHFIMECH || ESPONJA(S) AZUL + ESPONJA FINA || SUBSTRATPRO

sendo as || as divisões dos cestos, neste caso (por ex. um EHEIM ECCO 2234 c/ 3 cestos) lavam-se os dois primeiros cestos e não se lava o último.

Continuo a dizer, leiam a Selecção Verde da Aquário Magazine de Maio (esta que ainda está para sair). Atenção que não quero vender revistas até porque não ganho nada com isso, mas é mais fácil discutir quando temos todos uma base em comum do que ter uma conversa tão ad-hoc. (não desfazendo)

Abraços a todos,

Pedro Borges

Publicado:

Pedro Borges: Obrigado pela explicação. :D Sempre a aprender, principalmente quando se aprende por experiência própria e de conversas que se vai tendo. Quando é devidamente fundamentado, não tenho outra hipótese senão dar a mão à palmatória e agradecer. :)

Só havemos de falar um dia sobre a colocação das esponjas... nos meus filtros ficam logo "à cabeça", mas acho que entendo a ideia.

Ivanpantz: Pois... essa do UV discordamos :) Tudo a ler tudo outra vez! :)

Vlad!

Publicado:

Bem, visto este tópico estar esclarecido venho agradecer a todos os colaboradores deste tão rico e pormenorizado texto.

Pedro Borges:

Entendi perfeitamente as tuas contas e não fosse eu medidor de profissão ;), só acho é que eles deveriam fazer as contas consoante a litragem para mais simplificado e entendido ser.

Mais uma vez o meu Obrigado. a todos.

Publicado:

Mas a superfície e o volume não têm nenhuma relação, podes ter volumes idênticos com superfícies diferentes e vice-versa. Dou-te um exemplo, o caso de maior volume / área é o cubo, um cubo feito com 5 vidros de 1m x 1m leva 1000 litros e usa claro 5m2, se tentares qualquer outro formato de aquário limitando-te a usar 5m2 de vidro levará sempre menos de 1000 litros, por exemplo um aquário de 300x50x50cm também usa exactamente 5m2 de vidro e só leva 750 litros. omg

Não há relação entre área e superfície.

Abração,

Pedro