Boraras World (sobras)


Manuel Resende

Recommended Posts

Como o próprio nome indica esta montagem foi efectuada focando-me nos pequenitos (Boraras) e em sobras de outra montagem.

A adição de camarões está prevista para breve.

 

Dados:

Boraras World
Montagem - 19/01/2014
Tank : 60cm*30cm*35cm
Light : 24w*2 T5HO
Co2 - DIY + easycarbo
Filter: Eheim 2213
Heater 80w
Flora
Sobras de:
Eleocharis Parvula
Hemianthus micranthemoides
Fauna:
22 Boraras Urophthalmoides (chegaram esta semana, e estão um pouco magros...até agora zero baixas, vamos ver se recuperam uns "kilos")
Substrato: Jbl Aquabasis e areão Preto
Fertilização: EI com sais.
Fotos para a posteridade:
13691342534_0b5ac9da78_z.jpg
13690994065_dc4151dd54_z.jpg
e pequeno vídeo destes rufias:
Nota: o ciclo foi bem assegurado, não vale a pena questionarem sobre isso...
Editado por Manuel Resende
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas manuel parabens muito simples mas muito giro
é pena é que as parvulas quando crescerem vao tapar a segunda pedra

Que camaroes tencionas colocar?

Vai atualizando

Boa sorte

Abraço ;)

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ver, isto com co2 caseiro vai demorar o seu tempo. Tenho a luz bastante distanciada para a coisa não descambar mas vai demorar com certeza muito mais tempo. Também não há presa ;)

 

Em principio serão red sakura ou cr se aparecer negócio favorável.

 

Obrigado pelo apoio.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

Parabéns pelo layout está bastante agradável e "leve". Também acho que será uma pena quando a parvula tapar a segunda pedra... se calhar criar uma clareira nessa zona ou colocar uma planta mais rasteira... mas isso é o dono que decide.

Agora mudando um pouco de assunto. Eu tenho as Boraras irmãs das suas biggrin.png' alt=':biggn:'>. Infelizmente tive uma baixa ao quarto dia :cry4:, mas ela já vinha doente. Tinha uma coloração mais branca/acinzentada do que as outras e o dorso era mais opaco (mas não parecia ser nada exterior logo não seria um fungo ao parasita externo), estava sempre a um canto isolada e junto ao fundo. Só rezo :baned: para que não tivesse nada que fosse contagioso para as outras.

 

Já agora, o que tem dado de comer às suas? As minhas são umas danadas de esquisitas, tenho andado com o coração nas mãos.
Dou-lhes um granulado próprio para nano peixes, não lhe ligam ou se o fazem metem à boca e cospem. Já experimentei artémia congelada e idem aspas. Agora vou tentar ovos descapsulados de artémia e flocos moídos a ver se elas comem, engordam e não morrem à fome :confused4:.


Cumps.
Pedro C.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

 

Parabéns pelo layout está bastante agradável e "leve". Também acho que será uma pena quando a parvula tapar a segunda pedra... se calhar criar uma clareira nessa zona ou colocar uma planta mais rasteira... mas isso é o dono que decide.

 

Agora mudando um pouco de assunto. Eu tenho as Boraras irmãs das suas biggrin.png' alt=':biggn:'>. Infelizmente tive uma baixa ao quarto dia :cry4:, mas ela já vinha doente. Tinha uma coloração mais branca/acinzentada do que as outras e o dorso era mais opaco (mas não parecia ser nada exterior logo não seria um fungo ao parasita externo), estava sempre a um canto isolada e junto ao fundo. Só rezo :baned: para que não tivesse nada que fosse contagioso para as outras.

 

Já agora, o que tem dado de comer às suas? As minhas são umas danadas de esquisitas, tenho andado com o coração nas mãos.

Dou-lhes um granulado próprio para nano peixes, não lhe ligam ou se o fazem metem à boca e cospem. Já experimentei artémia congelada e idem aspas. Agora vou tentar ovos descapsulados de artémia e flocos moídos a ver se elas comem, engordam e não morrem à fome :confused4:.

 

 

Cumps.

Pedro C.

Olá Pedro,

Sim elas vieram muito jovens e um pouco desnutridas.

Ainda não tive baixas, parece-me que já estão a recuperar bem.

A alimentação, tal como nos meus outros aquários, é alternada a cada dia.

No caso das boraras uso pastilhas de spirulina ( deixar ao ar livre fora da caixa de um dia para o outro, de forma a ficarem mais moles, e depois esfarelo um pouco com os dedos) elas adoram a spirulina neste caso só experimentei ainda da marca Sera, mas deve haver outras.

Nos outros dias alterno entre duas marcas de flocos, que também desfaço um pouco com os dedos antes de lhes dar.

Obrigado pelo post.

Manuel Resende, muitos parabéns! Está excelente...

Muito obrigado NGiesta ;)

viva

esta altamente,

a parvula mexe-se depressa e nada que a tesoura nao resolva para mostrar a pedra :P

 

cumprimentos

Olá Nutter, tudo bem?

Obrigado e abraço

Mas para essa parvula desemvolver bem secalhar é melhor investir em melhor co2

Tenho sistema presurizado noutra montagem, sem dúvida uma mais valia mas não tem aparecido negócio favorável de momento.

Sem dúvida um investimento a fazer quando oportuno.

Obrigado pelo post.

Abraço.

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Manuel,

 

tens ai uma montagem bem conseguida.... claro que com um Co2 à maneira isso bombava bem melhor!!!

 

mas é mesmo assim, tudo a seu tempo!!!

 

boa continuação.

Obrigado pelo post António. ;)

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Entao. Como e que esta isso? :)

Olá Nutter.

O boraras world devido a necessidades maiores entre as quais mudar o móvel, necessitar do co2 pressurizado para uma outra montagem maior e confesso talvez devido a monotonia dessa montagem, a mesma foi desactivada.

Nesse mesmo aqua após as mudanças acima descritas e após montagem de um outro de 120l, foi montado outro o "My Small PON (Piece Of Nature)" que embora não tenha aberto tópico para o mesmo nem tenciono abrir pois os inputs são sempre quase "zero", deixo-te aqui uma foto do mesmo.

 

13691104715_def14b1ce2_z.jpg

 

Tem cerca de 15 dias de montagem, algumas coisas serao "afinadas" mas será dentro desta base.

Obrigado pela tua mensagem.

Abraço

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aquário está muito bem! Parabens.

 

É verdade os inputs são zero, mas todos contribuimos pouco para melhorar pois não comentamos os dos outros colegas.

 

Eu tenho comentado aquarios todos os dias e só tive 2 ou 3 comentários no meu por exemplo (se tanto).

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois. Ja desconfiava. Vi um material a venda.

Esse ta muito bom. As cores e visualmente muito agtadavel :)

Abraco

obrigado Nutter, este será um low tech, quando esse musgo encher o que chegou a ser uma espécie de vale penso que ficará ainda mais interessante, mas é sem dúvida uma montagem que me fascina e onde acontece muito mais do que na anterior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aquário está muito bem! Parabens.

 

É verdade os inputs são zero, mas todos contribuimos pouco para melhorar pois não comentamos os dos outros colegas.

 

Eu tenho comentado aquarios todos os dias e só tive 2 ou 3 comentários no meu por exemplo (se tanto).

Obrigado Tugz, é verdade.

Queria apenas esclarecer e talvez não me tenha explicado da melhor forma mas o meu comentário não foi nem poderia ser uma crítica a falta de comentários.

Afinal ninguém é obrigado a comentar só por comentar, aqui não devemos nada uns aos outros.

Eu também comento quando posso acrescentar algo, ou por outro lado quando algum post chamou a minha atenção por um ou outro motivo em particular mas confesso que por indisponibilidade não vejo todas as montagens que aqui aparecem.

O meu comentário foi no sentido de que o resultado que tiro da publicação é zero ou quase zero, por isso o meu texto para quê publicar???

 

Para finalizar este meu texto apenas quero expressar que também não posso deixar de entender o que leva a que cada vez existam menos comentários, há muitos users que simplesmente estão a começar e querem a papinha toda feita e respostas directas sem qualquer preparação ou leitura do vasto leque de textos que já aqui existem.

 

Existe muita informação no fórum.

O pessoal não quer ler os tópicos de iniciação, são malandros e de seguida esperam respostas...pois isto leva a que muitos users mais experientes nem sequer comentem e que o fóru em geral vá perdendo uma participação ativa por parte de todos.

 

Abraço

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fórum tá quase morto, mas isso também se deve a não haver concursos de fotografias, e por exemplo porque não inovar, concursos de vídeos,

 

De inverts, ciclideos, animais pouco conhecidos ou raros, discus (eu sei que é um ciclideo).

 

Com prémios, nem que sejam umas podas, já mete a malta a querer participar e a andar mais por aqui.

Agora assim é dificil. Eu já ando aqui à alguns anos, já vi isto mais movimentado, e confesso que agora até tem tado melhor estes 2 meses deste ano, mas no fim do ano passado isto teve completamente morto.

 

Pode ser que a administração veja as minhas dicas.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,Manuel
acho que mesmo assim devias abrir um tópico.
Muitas vezes não comento por não ter nada substancial a acrescentar.
Mas costumo deixar avaliação nas imagens (as que gosto)
Nos meus primeiros post's também tinha muito poucos comentários.

E mesmo agora em alguns também não tenho qualquer resposta.

Compreendo alguma frustação pela falta de feedback.
Penso que todos sentem uma quebra de dinâmica do forum.
Mas acho que é expectável.

 

Infelizmente Portugal está assim e o fórum também sofre com o ambiente que se vive.
Em geral, existe bom ambiente e espírito positivo no fórum mas também é verdade que a crise está a afectar muita gente que abandona o hobby. (com outros problemas e preocupações mais importantes).

 

As dinâmicas de grupo não são sempre alucinantes. Tem altos e baixos e vão oscilando.

Existe um grupo que tem dinamizado o fórum de forma positiva e voluntária e que se dedicam ao forum sem contrapartidas.

Por vezes suponho que também sintam alguma frustração ao sentirem que existe menos 'salsifré'.

 

Mas mesmo assim continuo a achar que vale a pena participar (cada um, como pode).

cumprimentos

tiago

Editado por tmiravent
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,Manuel

acho que mesmo assim devias abrir um tópico.

...

Mas mesmo assim continuo a achar que vale a pena participar (cada um, como pode).

cumprimentos

tiago

reflectindo nesta tua mensagem, acho que tens toda a razão e por isso cá vai: My Small PON

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.