Marc Publicado Abril 27, 2005 Publicado Abril 27, 2005 Uma prga de Gill-flukes obriga-me a fazer um tratamento com Sal ao meu Aquario Plantado. Não posso usar outro remedio pois tenho Camarões de Amano que irão certamente perecer com o uso de Sterazin. Descrição : Os Vermes agarram-se no Areão e ao silicone das colagens do Vidro. Basta remexer um pouco a água que eles soltam-se e flutuam na coluna de água, contorcendo-se para nadar. São brancos e tem por volta de 5mm de cumprimento. Debaixo do Microscopio notei que tem espigões que lhes saiem dos lados e que devem servir para que eles se agarrem. (Quando juntei uma pedrinha de sal grosso à gota de água em que os vermes estavam debaixo do Microscopio morreram em menos de um Minuto) Tenho tido 4 Mortes de otocinclus macrospilus. Os peixes ficam muito quietos e respiram depressa antes de morrer. Agora uma Colisa lalia esta muito quieta: Preciso de fazer um tratamento com Sal. Preciso de saber se a minha Fauna aguenta o Sal e qual será o Efeito de Sal na Flora (Meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=22369) A Fauna é constituida por: 4 colisa lalia 6 otocinclus macrospilus 6 cardina japonica 4 crossocheilus siamensis 1 neritia natalensis Quem sabe qual será a reacção desses animais a uma elevada concentração de Sal. e Qual é a quantidade de Sal que eu posso Usar no Aquário (+ou- 120Litros). Agradeco qualquer ajuda. Marc05 "Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so." Douglas Adams (1952 - 2001)
five pra one Publicado: Abril 27, 2005 Publicado: Abril 27, 2005 boas tens a certesa que sao gill-flukes? e que esses verme n me parecem ser de todo gill-flukes pois os parasitas das guelras n andam pelo areao. esses vermes que ai tens sao consertesa resultado de uma elevada carga organica dentro do aqua. tenta lempar o fundo que eles acabam por desaparecer. mas se ainda assim pensas que eles andam com parasitas das guelras eu acho que o sal n vai adientar de nada, nesses peixes assim pequenos se forem infetados por parasitas morrem entes que possas fazer alguma coisa. eu ja tentei sal e os resultados foram nulos. em relaçao ao impacto na fauna acho que se n for numa dose frutal n tem problena, e muito menos na flora. em relaçao as quantidades n te posso ajudar.mas eu apostava ai para umas 4 colheres de soupa. abraços
Marc Publicado: Abril 28, 2005 Autor Publicado: Abril 28, 2005 Pois, Five pra One, possivelmente nem se trata de gill flukes. (Existem vários tipos de parasitas deste genero): Dactylogyrus é um verme parasita que se reproduz de maneira ovípara (coloca ovos), e que ataca especificamente as guelras dos peixes. O parasita que eclode do ovo, na água, é ciliado, e nada a procura de um hospedeiro. Quando esse é encontrado, o verme se move até as guelras, se fixa a uma lamela, e começa a se alimentar. Leva apenas uma semana para que o parasita vire adulto e se reproduza. A causa da irritação do peixe é a fixação do parasita, que se ancora profundamente na carne do peixe, através de ganchos fixadores. Outros sintomas observados são a produção de excesso de muco na região das branquias, e o comportamento de cuspir a comida. Gyrodactylus é um verme parasita ovovivíparo (os ovos são incubados internamente) que ataca a epiderme dos peixes. (Tirei esta informação de um Site da Vidaquatica) Outro tipo de vermes que aparecem em aquarios são Planárias (Vermes chatos) Filo Platyhelmintos (plato = chatos and helmintos = vermes) Na moderna literatura zoológica, representada por Kozloff (1990) e Barnes e Ruppert (1994), Platelmintos contém entre três e seis classes. Apenas uma, Tubellaria, é a que ocorre em aquários. Pelo que ouvi estes sim aparecem quando existe abundância de matéria em decomposição no Aquario. Mas são mais pequenos. E estou confuso quanto ao nome e o aspecto. Posso estar redondamente enganado. é muito complicado achar informação clara acerca infectantes em Aquario de água doce. Estes são os Factos: Sei de facto que aquilo que eu tenho no Aquário morre com Sal. Sei que os crossocheilus e as colisa comem os Vermes quando os apanham a nadar livre no Aquário e Sei que não posso Usar qualquer Remedio com Cobre no Aquário por causa dos meus Inverebrados. Sei que tenho uma Colisa que não de mexe muito e que respira depressa. Sei que morreram 4 Otocinclus depois de ficarem muito quietos a respirar depressa por um dia. sei que os Vemes que tenho no Aquário de reproduzem enrolando-se um no outro e que tem espinhos microscopicos. Li que se pode fazer um tratamento e sal a um Peixe fora do aquario em 3 litros com 70grammas de Sal. Estas são as especulações: Acho que as mortes dos peixes estão relacuinadas com a existêncis dos vermes. Acho possível que sejam Dactylogyrus. Estas são as Conclusões: Não Curto! Quero que os vermes morram! Estas são as minha Dúvidas: Posso tratar o Aquario inteiro com Sal de Cozinha? Quanto para um Aquario de 120 Litros? Como é que a minha Fauna Reage a isso. Tentei 4 Colheres de Sopa de Sal. Hoje continua tudo Vivo (Incluindo os Vermes). Alguem quer adientar uma opinião, ou querem juntar aqui a vossa experiência? "Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so." Douglas Adams (1952 - 2001)
five pra one Publicado: Abril 28, 2005 Publicado: Abril 28, 2005 boas o filo Platyhelmintes tem uma grande variedade de "vermes" e de facto se a memoria n me falha alguns podem mesmo ser parasitas. no teu caso o que tens n deverao ser planarias e tb n me parece que sejam parasitas, ja tive vermes ifuais a descriçao que fizeste num aquario de oscars e com umas mudas de agua e a aspiraçao do fundo eles reduziram muito o nº. o que tens n sao dactirogilus pois mal eclodem fixam-se logo na guelras pois de outro modo so conseguem sobreviver cerca de 24 horas.ja tive bastante disso nos meus discus e nunca vi verme nenhum a andar pelo aqua. como ja te disse n me parece que o sal va fazer mal a alguem apenas acho que aos parasitas de guelras n vai fazer nada. realmente esses vermes sao inesteticos e o sal e uma boa maneira de os matares, mas se n começares a aspirar mais o fundo do aqua numa tentativa de reduzires a carga organica mais tarde ou mais cedo eles vao aparecer. abraços
fica fish Publicado: Abril 28, 2005 Publicado: Abril 28, 2005 Se efectivamente for gill flukes tenta com praziquantel que tem dado excelentes resultados com os meus discus. Mas como eu acho que não e devis tentar aumentar a temp.porque o maior tipo de vermes não se da com altas temp.agora não sei como isso vai afectar as plantas.
jose antonio Publicado: Abril 28, 2005 Publicado: Abril 28, 2005 caro marc eu precebo pouco disto, mas axo que quatro colheres de sal nao é tratamento nenhum, isso e o que ponho no meu todos os meses. Axo que primeiro deves reduzir a temperatura do teu aqua, aumentar a oxigenação, por o dobro do sal e acrescentares azul metileno, desligares o filtro, por três dias. Se nao resultar, vai a uma loja e compra um peixinho que goste de comida viva, um botia por exemplo. Com os melhores cumprimentos, Jose António
Marc Publicado: Abril 29, 2005 Autor Publicado: Abril 29, 2005 fica fish: Se efectivamente for gill flukes tenta com praziquantel jose antonio: ...acrescentares azul metileno Receio que estes remedios me dão cabo dos Camarões. jose antonio: ...vai a uma loja e compra um peixinho que goste de comida viva, um botia por exemplo. A Botia depois dos vermes e dos caracois infestantes vai deliciar-se com os meus camarões também. fica fish: devias tentar aumentar a temp.porque o maior tipo de vermes não se da com altas temp. jose antonio: que primeiro deves reduzir a temperatura do teu aquaEntão afinal como é que ficamos? Aumento ou diminuo a temperatura? five pra one: mas se n começares a aspirar mais o fundo do aqua numa tentativa de reduzires a carga organica mais tarde ou mais cedo eles vao aparecer. O Meu Aquario é massivamente plantado e não tenho grande hipotese de chegar ao fundo excepto numa faixa de areia onde, por hábito, costumo aspirar o fundo. A materia Organica pelo que noto é rápidamente processada pelos detritívoros e bacterias. Além disso creio que seria mau para as plantas se eu aspirasse o Fundo. O Banho de sal safou a minha Colisa. Já esta melhor, mas continua fraca e na hora da comida leva baile de todos. "Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so." Douglas Adams (1952 - 2001)
jose antonio Publicado: Abril 29, 2005 Publicado: Abril 29, 2005 Caro Marc Se aumentares a temperatura aumentas o metabolismo e a reprodução. Poem uma colher cheia de soupa cheia de sal por cada dez litros de agua, e acrescenta azul metileno, nao tens problema para a restante fauna. aumenta a oxigenação e desliga os filtros por três dias. Depois diz qualquer coisa Com os melhores cumprimentos Jose Antonio
Recommended Posts