Recommended Posts

Publicado

Pois é tal como diz o titulo, hoje quando cheguei a casa reparei que o meu bótia riscado não tinha os dois pares de barbilhos! Como é que é possível aquilo ter desaparecido? À uns dois dias meti duas corydoras pequenas no aquário, será que foram elas que o atacaram?? Ou será alguma doença?

Publicado:

Talvez seja uma infecção bacteriana. Não verificas mais nada estranho no peixe? Quais os parâmetros da água?

Sent from my ST23i using Forum Fiend v1.1.5.

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Não, não há nada de estranho no peixe... Só o facto de ter perdido os barbilhos no dia de hoje... Os parâmetros da água são

PH - 7,5

KH - 4

GH - 6

nITRITOS - 0,10 mg

Nitratos - 10mg

Publicado:

Seria aconselhável medires a amonia. Um pico de amonia pode originar pelo menos a danificação das barbatanas. Relativamente aos trabalhos propriamente ditos não tenho a certeza mas pode estar relacionado.

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Seria aconselhável medires a amonia. Um pico de amonia pode originar pelo menos a danificação das barbatanas. Relativamente aos trabalhos propriamente ditos não tenho a certeza mas pode estar relacionado.

Da amónia não deve ser... Tem cerca de 0,20 mg/l..

Publicado:

No meu post anterior queria dizer barbilhos e não trabalhos :) é do dicionário... Realmente a amonia não está alta. Mas deveria ser 0. Há quanto tempo está o aquário montado? O ciclo foi concluído antes de colocares os peixes?

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Não o Bótia foi posto no aquário, ainda não tinha feito o ciclo, mas tenho controlado os Nitritos e Nitratos e têm estado sempre no minimo.. Ainda se houvesse um pico de amónia poderia acontecer, agora assim não sei.. Será que é o suficiente para o "gajo" ter perdido os bigodes?

Publicado:

Os motivos podem ser causas diversas: químicas, físicas ou bacteriológicas.

Em relação às físicas, tens alguma pedras ou areão com arestas afiadas? As corydoras, também têm o mesmo problema?

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Publicado:

Há coisas que não têm explicação... Ou eu acho que não têm... Então não é que o Bótia hoje já tinha uns barbilhos pequenos?? Será que os outros caíram e estão a crescer outros?? Alguma tem uma explicação??

Publicado:

Não acredito que tenham caído. Alguma coisa provocou isso. Pode ter sido algum elemento afiado, como uma pedra, tal como já foi referido. Ao menos não é doença :)

Cumprimentos,

André Basílio

• 4 semanas depois...
Publicado:

Eu não tenho Botias mas tenho corydoras e elas tambéme estam sempre a perder as barbichas, já me explicaram que é do tipo de areão que tenho, tenho o fundo coberto com pedras tipo seixos de rio e já me disseram que é normal elas perderem as barbas pois ficam presas entre pedras, passado uns tempos começam a crescer e depois voltam a perder, não tem problema só não se conseguem reproduzir.

_ F i L ! p A _

http://www.projectojava.org/ <- AJUDA A JAVA AQUI!

Publicado: (editado)

Eu não tenho Botias mas tenho corydoras e elas tambéme estam sempre a perder as barbichas, já me explicaram que é do tipo de areão que tenho, tenho o fundo coberto com pedras tipo seixos de rio e já me disseram que é normal elas perderem as barbas pois ficam presas entre pedras, passado uns tempos começam a crescer e depois voltam a perder, não tem problema só não se conseguem reproduzir.

Não sei quem foi que disse que isso seria normal :alberteinstein: ...Mas de normal não tem nada.

Talvez também haja quem possa dizer que será normal uma pessoa desenvolver diabetes ou outro tipo de enfermidade.

Eu, nessa situação, mudaria o areão.

Ser areão de um rio, não quer dizer que seja de um rio onde existam corydoras. Cada rio é um biotipo diferente.

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Publicado:

Todos os dias aprendo. Agora aprendi que ter corydoras mutiladas é normal.