Recommended Posts

Publicado

Montagem | 22-01-2014

Juwel Rio 180: medidas: 101x41x50cm

180 litros

Iluminação: T5 2x 45w

Termóstato Juwel de 200W

Filtro Bioflow 3.0 (600 l/h) - No futuro quero trocar por um externo

Flora:

1 Acorus Variegatus

3 ???

1 ???

Fauna:

3 Corydoras Aeneus

Outros:

26'

Testes ainda não chegaram.

Como toda a gente, já tive (nos anos 80) os peixinhos laranja no globo, depois tive Bettas, voltei a ter peixes de água fria num aquário retangular e já com filtro. Tudo isto em casa dos meus pais.

Entretanto quando já tinha casa própria resolvi montar um aquário (aprox. 100l) feito por medida para um móvel que lá tinha, e optei por água salgada. Como mudei de cidade e aqui não tinha lojas especializadas acabei por desmontar e dar tudo a um amigo.

Agora que passaram uns bons anos o bichinho voltou a atacar e decidi montar um aquário comunitário, algo que sempre quis e acabei por nunca fazer. Inicialmente pensei em algo a rondar os 100l, mas após a escolha do sítio e como havia necessidade de comprar também um móvel, optei pelo conjunto da Juwel que me pareceu bastante bom para o preço, uma vez que apenas o filtro não me convenceu, mas fica para uma compra futura.

Montei o Aquário no dia 22-01-2014, comprei umas plantas mas só consegui saber o nome duma delas porque tinha a etiqueta no vaso, as outra não sei o nome e na loja também não me souberam dizer. Já agora se alguém me conseguir ajudar agradeço. Quanto ao layout decidi colocar umas pedras do lado esquerdo e um tronco de Mopani do lado direito (encomendei online e ainda não chegou). Também já arranjei um coco para criar uns esconderijos.

De qualquer forma já verifiquei que fiz asneiras ao colocar as pedras e substrato sem testar se são calcários, vou fazer o teste do vinagre nos próximos dias.

Quanto à água tratei com Sera Aquatan e posteriormente Sera Bio Nutrivec.

Quanto às asneiras, comprei 3 Corydoras Aeneus e 1 Otocinclu que entretanto já morreu :(

Já tive a ler e segundo percebi o Otocinclu é bastante mais sensível que as Corydoras.

Dúvidas: já li bastante, mas as opiniões divergem, devo ou não fazer TPAs durante a ciclagem?

Deixo umas fotos, espero que gostem e que me possam ajudar a identificar as plantas!

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&album=4065

Aguardo feedback :)

Pedro Teixeira

Publicado: (editado)

Pois o otocinclus se sobrevivesse era um sortudo. Tpa's faz mas não retires muita quantidade as corydora devem aguentar mas dá-lhes pouca comida.

Editado por Luiji
Publicado:

1 pastilha acho muito, meia deve chegar. Qual é a planta que não sabes o nome? TPA vais ter que fazer e muitas vezes visto não teres o ciclo do azoto a funcionar a 100%.

Publicado:

Boas ( vendo que também sou novo neste mundo ) deixo a minha opinião relativamente ao aquário. Acho que devias por ai mais uns esconderigos, algo com buracos, em fim os tradicionais elementos decorativos, é só a minha opinião, acho que ainda está um pouquinho pobre.

Quanto aos peixes espero que sobrevivam, boa sorte com tudo ;)

Rottgomes, basicamente só sei qual é a Acorus, as que estão atrás e à frente das pedras não sei o nome.

Pedro, já tenho um tronco encomendado e vou fazer esconderijos com 2 metades de coco que já tenho e estou a tratar.

Editado por Pedro Teixeira
  • Votar + 1

Pedro Teixeira

Publicado:

Concordo precisas de mais plantas. Não compres mais peixes até acabar o ciclo meio pastilha serve como já foi dito.

Boas,

Já chegou o tronco de Mopani e já está na máquina de lavar, a seguir siga para um balde de água. Já coloquei também 2 metades de coco, que deixei 4 dias de molho e foram à máquina com o tronco.

Na mesma encomenda chegaram também os testes e os parâmetros são: ph +-8.0, kh 6, gh 7, no2 0,5

A seguir aos testes fiz uma TPA de 15l.

O ph está alto, acham que o tronco vai ajudar a baixar?

Qual será o motivo do ph alto.

Abraços

Editado por Pedro Teixeira

Pedro Teixeira

Publicado:

Boas,

Faz também o teste à água que sai da torneira, para saberes que água tens.

Se notares que foi no aqua que subiu, dever-se-á a alguma pedra ou ao areão. Os calcários tornam a água alcalina.

Se for devido à que sai da torneira que já venha alcalina (o que não me cheira, dada a região), poderás experimentar colocar turfa no filtro.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!