Recommended Posts

Publicado

Montagem | 22-01-2014

 

Juwel Rio 180: medidas: 101x41x50cm

180 litros

Iluminação: T5 2x 45w

Termóstato Juwel de 200W

Filtro Bioflow 3.0 (600 l/h) - No futuro quero trocar por um externo

 

Flora:

1 Acorus Variegatus

3 ???

1 ???

 

Fauna:

3 Corydoras Aeneus

 

Outros:

26'

Testes ainda não chegaram.

 

Como toda a gente, já tive (nos anos 80) os peixinhos laranja no globo, depois tive Bettas, voltei a ter peixes de água fria num aquário retangular e já com filtro. Tudo isto em casa dos meus pais.

Entretanto quando já tinha casa própria resolvi montar um aquário (aprox. 100l) feito por medida para um móvel que lá tinha, e optei por água salgada. Como mudei de cidade e aqui não tinha lojas especializadas acabei por desmontar e dar tudo a um amigo.

Agora que passaram uns bons anos o bichinho voltou a atacar e decidi montar um aquário comunitário, algo que sempre quis e acabei por nunca fazer. Inicialmente pensei em algo a rondar os 100l, mas após a escolha do sítio e como havia necessidade de comprar também um móvel, optei pelo conjunto da Juwel que me pareceu bastante bom para o preço, uma vez que apenas o filtro não me convenceu, mas fica para uma compra futura.

Montei o Aquário no dia 22-01-2014, comprei umas plantas mas só consegui saber o nome duma delas porque tinha a etiqueta no vaso, as outra não sei o nome e na loja também não me souberam dizer. Já agora se alguém me conseguir ajudar agradeço. Quanto ao layout decidi colocar umas pedras do lado esquerdo e um tronco de Mopani do lado direito (encomendei online e ainda não chegou). Também já arranjei um coco para criar uns esconderijos.

De qualquer forma já verifiquei que fiz asneiras ao colocar as pedras e substrato sem testar se são calcários, vou fazer o teste do vinagre nos próximos dias.

Quanto à água tratei com Sera Aquatan e posteriormente Sera Bio Nutrivec.

Quanto às asneiras, comprei 3 Corydoras Aeneus e 1 Otocinclu que entretanto já morreu :(

Já tive a ler e segundo percebi o Otocinclu é bastante mais sensível que as Corydoras.

Dúvidas: já li bastante, mas as opiniões divergem, devo ou não fazer TPAs durante a ciclagem?

Deixo umas fotos, espero que gostem e que me possam ajudar a identificar as plantas!

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&album=4065

 

Aguardo feedback :)

Pedro Teixeira

Publicado: (editado)

Pois o otocinclus se sobrevivesse era um sortudo. Tpa's faz mas não retires muita quantidade as corydora devem aguentar mas dá-lhes pouca comida.

Editado por Luiji
Publicado:

1 pastilha acho muito, meia deve chegar. Qual é a planta que não sabes o nome? TPA vais ter que fazer e muitas vezes visto não teres o ciclo do azoto a funcionar a 100%.

Publicado:

Boas ( vendo que também sou novo neste mundo ) deixo a minha opinião relativamente ao aquário. Acho que devias por ai mais uns esconderigos, algo com buracos, em fim os tradicionais elementos decorativos, é só a minha opinião, acho que ainda está um pouquinho pobre.

 

Quanto aos peixes espero que sobrevivam, boa sorte com tudo ;)

Publicado: (editado)

Rottgomes, basicamente só sei qual é a Acorus, as que estão atrás e à frente das pedras não sei o nome.

Pedro, já tenho um tronco encomendado e vou fazer esconderijos com 2 metades de coco que já tenho e estou a tratar.

Editado por Pedro Teixeira
  • Votar + 1

Pedro Teixeira

Publicado:

Concordo precisas de mais plantas. Não compres mais peixes até acabar o ciclo meio pastilha serve como já foi dito.

Publicado: (editado)

Boas,

 

Já chegou o tronco de Mopani e já está na máquina de lavar, a seguir siga para um balde de água. Já coloquei também 2 metades de coco, que deixei 4 dias de molho e foram à máquina com o tronco.

Na mesma encomenda chegaram também os testes e os parâmetros são: ph +-8.0, kh 6, gh 7, no2 0,5

A seguir aos testes fiz uma TPA de 15l.

 

O ph está alto, acham que o tronco vai ajudar a baixar?

Qual será o motivo do ph alto.

 

 

Abraços

Editado por Pedro Teixeira

Pedro Teixeira

Publicado:

Boas,

 

Faz também o teste à água que sai da torneira, para saberes que água tens.

Se notares que foi no aqua que subiu, dever-se-á a alguma pedra ou ao areão. Os calcários tornam a água alcalina.

Se for devido à que sai da torneira que já venha alcalina (o que não me cheira, dada a região), poderás experimentar colocar turfa no filtro.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.