Pedro Teixeira Publicado Janeiro 27, 2014 Publicado Janeiro 27, 2014 Montagem | 22-01-2014 Juwel Rio 180: medidas: 101x41x50cm 180 litros Iluminação: T5 2x 45w Termóstato Juwel de 200W Filtro Bioflow 3.0 (600 l/h) - No futuro quero trocar por um externo Flora: 1 Acorus Variegatus 3 ??? 1 ??? Fauna: 3 Corydoras Aeneus Outros: 26' Testes ainda não chegaram. Como toda a gente, já tive (nos anos 80) os peixinhos laranja no globo, depois tive Bettas, voltei a ter peixes de água fria num aquário retangular e já com filtro. Tudo isto em casa dos meus pais. Entretanto quando já tinha casa própria resolvi montar um aquário (aprox. 100l) feito por medida para um móvel que lá tinha, e optei por água salgada. Como mudei de cidade e aqui não tinha lojas especializadas acabei por desmontar e dar tudo a um amigo. Agora que passaram uns bons anos o bichinho voltou a atacar e decidi montar um aquário comunitário, algo que sempre quis e acabei por nunca fazer. Inicialmente pensei em algo a rondar os 100l, mas após a escolha do sítio e como havia necessidade de comprar também um móvel, optei pelo conjunto da Juwel que me pareceu bastante bom para o preço, uma vez que apenas o filtro não me convenceu, mas fica para uma compra futura. Montei o Aquário no dia 22-01-2014, comprei umas plantas mas só consegui saber o nome duma delas porque tinha a etiqueta no vaso, as outra não sei o nome e na loja também não me souberam dizer. Já agora se alguém me conseguir ajudar agradeço. Quanto ao layout decidi colocar umas pedras do lado esquerdo e um tronco de Mopani do lado direito (encomendei online e ainda não chegou). Também já arranjei um coco para criar uns esconderijos. De qualquer forma já verifiquei que fiz asneiras ao colocar as pedras e substrato sem testar se são calcários, vou fazer o teste do vinagre nos próximos dias. Quanto à água tratei com Sera Aquatan e posteriormente Sera Bio Nutrivec. Quanto às asneiras, comprei 3 Corydoras Aeneus e 1 Otocinclu que entretanto já morreu Já tive a ler e segundo percebi o Otocinclu é bastante mais sensível que as Corydoras. Dúvidas: já li bastante, mas as opiniões divergem, devo ou não fazer TPAs durante a ciclagem? Deixo umas fotos, espero que gostem e que me possam ajudar a identificar as plantas! http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&album=4065 Aguardo feedback Citar Pedro Teixeira
Luiji Publicado: Janeiro 27, 2014 Publicado: Janeiro 27, 2014 (editado) Pois o otocinclus se sobrevivesse era um sortudo. Tpa's faz mas não retires muita quantidade as corydora devem aguentar mas dá-lhes pouca comida. Editado Janeiro 27, 2014 por Luiji Citar
Pedro Teixeira Publicado: Janeiro 27, 2014 Autor Publicado: Janeiro 27, 2014 Obg Luiji, confirma-se a ideia da minha asneirada! Estou a colocar 1 pastilha de Sera Viformo por dia, achas muito? Citar Pedro Teixeira
rottgomes Publicado: Janeiro 27, 2014 Publicado: Janeiro 27, 2014 1 pastilha acho muito, meia deve chegar. Qual é a planta que não sabes o nome? TPA vais ter que fazer e muitas vezes visto não teres o ciclo do azoto a funcionar a 100%. Citar
Pedro Rodrigo Publicado: Janeiro 27, 2014 Publicado: Janeiro 27, 2014 Boas ( vendo que também sou novo neste mundo ) deixo a minha opinião relativamente ao aquário. Acho que devias por ai mais uns esconderigos, algo com buracos, em fim os tradicionais elementos decorativos, é só a minha opinião, acho que ainda está um pouquinho pobre. Quanto aos peixes espero que sobrevivam, boa sorte com tudo Citar
Pedro Teixeira Publicado: Janeiro 27, 2014 Autor Publicado: Janeiro 27, 2014 (editado) Rottgomes, basicamente só sei qual é a Acorus, as que estão atrás e à frente das pedras não sei o nome. Pedro, já tenho um tronco encomendado e vou fazer esconderijos com 2 metades de coco que já tenho e estou a tratar. Editado Janeiro 27, 2014 por Pedro Teixeira 1 Citar Pedro Teixeira
Luiji Publicado: Janeiro 27, 2014 Publicado: Janeiro 27, 2014 Concordo precisas de mais plantas. Não compres mais peixes até acabar o ciclo meio pastilha serve como já foi dito. Citar
Pedro Teixeira Publicado: Janeiro 27, 2014 Autor Publicado: Janeiro 27, 2014 Já encomendei, mas estou à espera. Encomendei Rabo de raposa, anubia ana e vallisneria. Citar Pedro Teixeira
Luiji Publicado: Janeiro 27, 2014 Publicado: Janeiro 27, 2014 São boas plantas para começares. Foi assim que comecei com as mesmas. Citar
Pedro Teixeira Publicado: Janeiro 30, 2014 Autor Publicado: Janeiro 30, 2014 (editado) Boas, Já chegou o tronco de Mopani e já está na máquina de lavar, a seguir siga para um balde de água. Já coloquei também 2 metades de coco, que deixei 4 dias de molho e foram à máquina com o tronco. Na mesma encomenda chegaram também os testes e os parâmetros são: ph +-8.0, kh 6, gh 7, no2 0,5 A seguir aos testes fiz uma TPA de 15l. O ph está alto, acham que o tronco vai ajudar a baixar? Qual será o motivo do ph alto. Abraços Editado Janeiro 30, 2014 por Pedro Teixeira Citar Pedro Teixeira
capagebe Publicado: Janeiro 30, 2014 Publicado: Janeiro 30, 2014 Boas, Faz também o teste à água que sai da torneira, para saberes que água tens. Se notares que foi no aqua que subiu, dever-se-á a alguma pedra ou ao areão. Os calcários tornam a água alcalina. Se for devido à que sai da torneira que já venha alcalina (o que não me cheira, dada a região), poderás experimentar colocar turfa no filtro. Citar Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio
Pedro Teixeira Publicado: Janeiro 30, 2014 Autor Publicado: Janeiro 30, 2014 Acabei de comparar os 2. O da torneira está a 7.5 e do aquário a 8, mesmo depois da TPA. Vou comprar vinagre (só tenho de cidra) e testar as pedras. Vou também meter o tronco para ver se ajuda. Citar Pedro Teixeira
capagebe Publicado: Janeiro 30, 2014 Publicado: Janeiro 30, 2014 Também podes experimentar sumo de limão...e a turfa ajuda a baixar o pH. Citar Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi "De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo." Confúcio
Recommended Posts