Filtro U.V. - A sua utilização

Recommended Posts

O Filtro UV trata-se de um aparelho que emite raios ultra violeta por meio de uma lâmpada. A água passa por ela, recebe esses raios e, dependendo da intensidade dos raios e da velocidade, pode ficar livre de diversos parasitas, germes e também de algas. Não é um aparelho muito usado em um aquário marinho devido ao custo elevado, mas se bem dimensionado, pode evitar algumas doenças.

Com o U.V. as chances de uma contaminação são bem menores, mas nao elimina por completo a possibilidade de problemas, já que, em geral os filtros matam os parasitas, mas nao as bactérias...

Assim ultravioleta não é remédio, mas sim medida profilática. O uso de filtro UV para eliminar da água agentes agressivos aos habitantes do aquário é extremamente benéfico. MAS apenas devemos tomar o cuidado de aplicar o filtro correcto às nossas necessidades. Adequar os aparelhos do aquário é, portanto, fundamental para chegarmos aos objectivos pretendidos.

Partilhar nas redes sociais

• 4 semanas depois...

Viva Rael,

o teu tema é interessante, mas é talvez aquele que eu mais discordo na utilização num aqua reef. Toda a explicação e funcionamente que deste está correcto mas usá-lo num reef... Não! Na minha opinião e isso já foi muito testado o UV mata as bactérias prejudiciais ao sistema pode retrair o crescimento dos parasitas mas também mata o que a agua tem de bom para os seres. Se tiveres um aqua estável, com todas as caracteristicas perfeitas para o desenvolvimento das especies para quê o UV? Recebes novos peixes, novos corais novas qualquer coisa e o que fazes? colocas directamente no aqua? se fizeres quarentena e tiveres a certeza que o bicho está bom coloca-o no aqua e de certeza que não haverá problema e daí não precisares de UV.

Agora se pretenderes garantir o máximo de esterilidade no sistema então sugiro um ozonizador embora também não coloque um nos meus aquas pois acho que não é necessário. O Oceanário por exemplo usa os ozonizadores para todos os tanques incluindo (sem certeza) os três de reef que têm.

Acho que se o sistema estiver perfeitamente estável e Natural menos hardware precisamos.

O que achas?

abraços

Sérgio Dantas

Abraços

Concordo com o Sergio....

Mas, o uso de mais ou menos equipamento depende do tipo de aquario que se monta. Ex: Os americanos tem tipo de aquario muito baseado na tecnologia. São escumadoes, wavemakers, reactores de calcio, filtros uv, ozonizadores, etc etc. Do outro lado temos os Alemães que preferem o tipo mais natural baseado em rocha viva, refugio e substracto.

Os aparelhos dão muito jeito, mas continuo do lado da Natureza.... sem aparelhometros por todo o lado... :shock:

Abraço...

• 1 mês depois...

Quanto ao ozonizador, alguem sabe dizer quais os perigos (para a saude humana e dos habitantes dos peixes)? E como evita-los (mas usando o ozonizador)?

Viva

Concordo com o que foi dito relativamente a UVs e ozonizadores.

Num aquário acho que é um pouco demais...

No Oceanário ou aqui no Laboratório Marítimo da Guia onde estamos a reproduzir camarões ornamentais temos de assegurar que não existe o menor risco de contaminação, particularmente porque usamos água natural bombeada directamente do mar e obviamente que esta tem de ser adequadamente filtrada...

Afinal comprar parafernálias de equipamento apena faz com que os donos de certas lojas (e sublinho certas) esfreguem as mãos de contentes ao ver entrar esse tipo de cliente que por vezes em vez de ler um bom livro de reef de 25-30 Euros gasta !!!! Euros em mais uma maquineta que nem sabe como funciona...

Acho que o lema "Menos tecnologia, mais biologia!" deverá ser aquele a seguir. :)

RCalado

Viva,

Concordo plenamente contigo Ricardo. A grande mania dos americanos em usar todo o tipo de tech avançada nos aquarios poderá fazer deles muito bonitos mas consegue-se perfeitamente os mesmos resultados sem ter este tipo de tecnologia avançada. Acho que em nossa casas deveremos ter sistemas o mais possivel naturais e desfrutar de um pequeno pedaço da natureza no seu esplendor máximo.

É claro que se os objectivos como os exemplos que referiste são outreos aí sim fará todo o sentido usar estes aparelhos.

Sérgio Dantas

Abraços

viva, quais são os beneficios que o esterilizador Ultra Violeta trás para um aquário água doce com plantas, pelo que li alem de matar todo tipo de microorganismo, mata tb as bactérias nitrificantes.

jah agora se me podessem dar um link desse aparelho, obrigado

26675160.img.jpg

Concordo que se deve limitar a maquinaria, e que também se deve ter cuidado com as sugestões das lojas, mas foi exactamente ao ler livros (e já tenho uns quantos que vou consultando) que me surge a duvida do ozonizador. Todos dizem que é muito util. Mas uns dizem que não compensa pelos perigos enquanto que outros dizem que os perigos são niglegenciaveis.

Viva,

ambos os aparelhos servem para prevenir o aparecimento de doenças, mas cada um por um sistema diferente.

Ambos dão cabo de tudo que por lá passa. Hoje em dia estes aparelhos como em toda a medecina devem ser usados com cuidado porque podem, em caso de ser mal usado, ser prejudicial. É claro que eles são construidos de forma a minimizar os riscos mas nunca se sabe...

Em média os povos que usam maquinaria mais avançada são os americanos e os alemães e tambem por isso mesmo e porque a grande maioria dos livros publicados são de autores americanos é natural que se dê grande enfase a este tipo de aparelhos.

Pessoalmente se não tivesse problemas de dinheiro e quizesse ter a certeza que o meu sistema funcionaria na perfeição sem ter grandes trabalhos adicionais teria esses equipamentos bem como muitos outros que se encontram disponiveis nas lojas, aí até era capaz de os ter. Como o meu objectivo não é este (exceptuando a parte do dinheiro!!!!) tenho a certeza que nunca os vou adquirir. Correcção: quando não percebia nada disto e me aconselhava apenas com um lojista comprei um filtro UV que neste momento está na arrecadação e não quero saber nada dele...

No jornal nº8 do cpa está um artigo sobre ozono:

http://www.clubeportuguesdeaquariofilia.pt...3714690-269.pdf

Sérgio Dantas

Abraços