Recommended Posts

Publicado

Boas Pessoal,

Estou a pensar em fazer um aquario com ciclídeos, gostava que me dessem uma ajuda a nivel de tamanho de aquario, filtros, areão e até mesmo quais os tipos de peixes ideias para começar.

Obrigado

Nuno

Cumprimentos

Nuno Rodrigues

Publicado:

Boas,

Ciclideos do Lago Victória podem ser 1 boa escolha...Ainda mais porque muitos deles ou estão praticamente extintos ou para lá caminham. :wink:

Cá em Portugal já se conseguem arranjar alguns.

www.cichlid-forum.com/profiles/category.php?cat=16

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

Concordo contigo António, no entanto também deves saber que povoar um aquário de vitórias não é tarefa fácil para ninguém muito menos para quem se quer iniciar :wink: em parte por causa das parecenças das fêmeas das várias espécies e depois por necessidades de alimentação e comportamentos de agressividade diferentes.

Por exemplo os ch44 acasalam com tudo o que se mova na água :lol:

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Boas,

Concordo contigo João, mas penso que se tivermos o cuidado de optar só

por M´bunas ou só por Haplos ultrapassamos o problema da alimentação...

Quanto ao problema da hibridização causado pela parecença das femeas,

eu mantenho 3 espécies em que as femeas são muito diferentes(embora 2 delas não sejam endémicas do lago, mas existem lá):

-Astatotilápia Latifasciata

-Pundamilia Nyererei "Ruti Island"

-Oreochromis Leucostictus(apenas 1 femea, mas procuro desesperadamente que a loja me consiga arranjar + 1 casal, mas não está facil...).

Agora que é necessário pesquisar muito na net e ir a lojas muito espécificas para se (tentar) ter sucesso lá isso é verdade...

Cupms

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

• 2 semanas depois...
Publicado:

Ponto nº1

Espaço / tamanho do aquario

a onde vais colocar o aquario ( atenção nada de luz direita do sol.

Ponto nº2

€€€€

(muito ou pouco só limita o tamanho e tipo de aquario)

ponto nº3

Nos ciclidios tens muitas opções:

Nos africanos tens muitas opções

os Malawi sao em geral os mais faceis de encontrar no mercado, são em geral de dimenções razoaveis e precissão de espaço consideravel

os Tanganyika são ligeiramente mais dificeis mas também se encontram com facilidade pessoalmente os thorpheus são os meus preferidos não são bastantes caros.

Sul americamos:

Tens os famosos discus que são bastante caros e exigentes nas condições da agua.

Tens os escalares que são entre os sul-americanos os mais faceis de encontrar e bons para que não tens esperiencia em sul-americanos e quer ir para os discus.

Tens ainda uma serie de ciclideos anões como os ramerizi e outros.

existem ainda muitos outros ciclideos mas acho que deves primeiro pensar nos pontos 1 e 2.

saudações

Crislx

Publicado:

O aquario que tenho é 80x40x30.

Estou a pensar nos lagos Africanos.

Ainda estou indeciso entre o Malawi e o Tanganyika.

Podem-me dar uma ajuda, qual é o mais apropriado para principiantes em Ciclideos.

Tenho o aquario ao pé de uma janela mas nunca tem luz directa do sol, há algum problema?

Cumprimentos

Nuno Rodrigues

Publicado:

Olá

Com um aquario de 96 litros de capacidade entre malawi e tanganica tens de escolher tanganica pois o aquario é demasiado pequeno para qualquer especie de malawi.

Quanto à luz, não tem qualquer problema não teres iluminação directa do sol desde que uses iluminação artificial.

Jacinto

Publicado:
Olá

Com um aquario de 96 litros de capacidade entre malawi e tanganica tens de escolher tanganica pois o aquario é demasiado pequeno para qualquer especie de malawi.

Quanto à luz, não tem qualquer problema não teres iluminação directa do sol desde que uses iluminação artificial.

Jacinto

Também condordo :P

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Qual é o tamanho de aquario que aconselham?

O movel onde tenho este aquario, aguenta com 1 Metro, mais é que não. Será que chega?

Cumprimentos

Nuno Rodrigues

Publicado:

Penso que te estás a referir a chegar para malawi.

Chega perfeitamente, desde que as outras dimensões sejam 40*50 ou próximo.

Jacinto