MárioFoito Publicado Abril 26, 2005 Publicado Abril 26, 2005 Ois Ja ha algum tempo que eu ando a procura de umas pedras para colocar no meu aquario, mas não tenho conseguido encontrar nenhuma que me agrade, por isso e como daqui a uns tempos vou a aljustrel lembreime das minas de Aljustrel e das pirites que se encontram ao pontape. A minha questao é, se eu posso coloca-las no aquario sem prejudicar os peixes.será que alguem sabe a composição destas rochas? Abraço Mario Citar
Luís Fortunato Publicado: Abril 26, 2005 Publicado: Abril 26, 2005 Olá. Eu não percebo nada de Geologia. Mas procurei na net sobre o que era constituida a pirite e é, basicamente, Sulfureto de Ferro (FeS) em rede cristalina. Depois fui procurar a ficha de segurança do FeS: http://physchem.ox.ac.uk/MSDS/IR/iron_II_sulfide.html Pelos vistos não induz em qualquer problema para nós humanos... Diz só para não aproximar de bases e ácidos fortes (mas também quase tudo reage com bases e ácidos fortes ) e com óxidos metálicos (não muito comuns nos aquários, pelo menos em forma livre) Em todo o caso espera pela opinião de alguém que já tenha usado. Pelo que eu sei, creio que a pirite não deve infuenciar, em grande, a saúde de um aquário. Poderás ter um pouco mais de ferro dissolvido na água. Mas é muito pouco... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
K@LIMERO Publicado: Abril 27, 2005 Publicado: Abril 27, 2005 GEOLOGIA???? Domingos Leitão..... um abraço Citar
Domingos Leitão Publicado: Abril 27, 2005 Publicado: Abril 27, 2005 oi então é assim..... o ivan já deu uma achega mas devo alertar para o seguinte, se vais à mina tirar pedras dos escombros corres um sério risco de introduzir para além de pirites todo um conjunto de minerais, que se encontram associados à pirite nessa mina, desde arsenopirite (sulfureto de ferro e arsenio), galena (sulfureto de chumbo), Cinábrio (sulfureto de mercurio!!!), entre muitos outros....acima de tudo uma associação de quase todos os metais pesados que possas imaginar.... Se optares por "comprar" numa loja de gemas ou minerais pirite somente então o risco é menor, agora das escombreiras e sem analisares antes (e acredita que a análise não compensa) poderás estar a correr o risco de fazer um "caldo" semelhante ao criado pelas escombreiras ao céu aberto e que chegam a ter pH 3 .... Todo o cuidado é pouco... Abraços Dom Citar
MárioFoito Publicado: Abril 27, 2005 Autor Publicado: Abril 27, 2005 obrigado Ivan e Domingos. Ja vi que esta ideia não dá, o meu receio era mesmo esse, o de alem de trazer a pirite trazer tambem mais qualquer coisa não desejada. bem estou de volta a estaca zero, ninguem sabe onde é que posso ir colectar umas pedras engraçadas??eu queria de preferencia escuras. Abraço Mario Citar
Tomás Mendes Publicado: Abril 27, 2005 Publicado: Abril 27, 2005 Eu costumo apanhar as minhas na costa de cascais (até Algés). Encontro de todo o tipo. Vêm com um pouco de sal mas que nunca fizeram mal aos meus guppies (bem pelo contrário). Se optares por esta via, certifica-te que os teus peixes vão gostar do sal (ou pelo menos serem indiferentes a ele). A quantidade é minima mas é o suficiente para causar danos em alguns peixes. Um abraço Citar
joaogil Publicado: Abril 27, 2005 Publicado: Abril 27, 2005 Viva, Se vais ao Alentejo podes trazer um pouco de Xisto. Fica espectacular, especialmente se for do preto. Citar
Antonio Leite Publicado: Abril 27, 2005 Publicado: Abril 27, 2005 Bem eu pelo contrario tenho pena de não ter aqui ao pé nenhuma mina com pirites. Parece que o ferro das pirites faz um belo substrato para as plantas. Citar
Recommended Posts