Recommended Posts

Publicado

tenho o Aqua a ciclar e o ph tb ia variando, passava de 7 para 8 a cada semana.

A água cá de casa é ácida (5 - 5,5)!

Na continuação das opiniões que tenho ouvido fiz a seguinte experiencia:

um copo com areia do aquario outro sem nada, os dois com agua do furo, que vem ácida (5,5).

Passados 3 dias ambos os copos têm ph 7,5 ou mais.

Ou seja tenho uma quantidade ENORME de co2 dissolvido na água.

Isto leva-me a duas questões: primeiro pq é que no aquario antigo onde uso esta água, e que não tem nada de diferente deste para além da bomba de ar e do filtro de carvão a agua até tende a ficar ácida? (a decoreção é pedra de xisto e em principio é neutra).

Eu como leigo diria que era da bomba de ar, mas parece que esta até devia ter tido um efeito inverso...

Como é que eu resolvo isto? fasso tpa's e o ph desce para 6,5 e depois vai subindo até aos 8, tenho corrigido com ph minus da tetra, voces q recomendam?

Á medida que o CO2 se vai escapando da água e esta vai sendo acidificada com os produtos deve haver um ponto em que este processo de subida do ph abranda, pois o unico CO2 dissolvido na água deve vir das TPA's, estou a pensar bem?

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Publicado:

ph de 5.5 a mudar para 8...

ja agora faz mais um teste...mete um balde so com aua tirada da torneira, faz-lhe o teste quando a meteres e no dia seguinte testa-a de novo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá, então vais usar areão vindo de um jardim publico publico sem ter conhecimento de onde veio, acho melhor subtituir esse areão por areia de rio, mas de qualquer forma é melhor testares, de quaquer forma não e facil dar-te uma resposta exacta para a resolução do teu problema. Abraço

Publicado:

Olá

A água cá de casa é ácida (5 - 5,5)!
Canalização?? Parece-me ser água de furo, certo? Essas águas geralmente são moles (dureza baixa) e têm muito CO2 absorvido, o que faz com que após alguma agitação, por parte do filtro e da movimentação da água, este se escape sobre a forma gasosa, e o pH aumente, consequentemente.

As pedras que eu tirei do aqua foram colocadas em baldes com água e eu tenho vindo a registar subidas de ph nesses mesmos baldes. Será possivel que a água do aqua continue a subir mesmo sem as pedras lá dentro e assim sendo só terei de a mudar? ou a culpa será do areão roubado num jardim publico??

Se a razão forem as pedras, acho muito pouco provável que o pH do aquário aumente, sem estarem as pedras lá dentro... :wink:

Parece-me a mim que o teu areão, poderá ter vestígios calcários, ou outros minérios básicos. Mas isto sou eu a opiniar. Resta agora testares tu tudo.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Esse tipo de variação tambem acontece comigo, embora comigo não seja tão grande a diferença!!!

Mas em todo o caso aconselho-te a fazeres o que o just_me disse porque isso pode ser o co2 que se evapora da agua e faz subir o ph (pelo menos comigo é isso que acontece)!!!!

Boa sorte e não desesperes!!!!

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Publicado:

isso do CO2 não é assim pq já uso essa mesma agua no meu outro aqua à mais de um ano sem problemas...

o filtro no outro aqua é interno e neste é de caixa, tb o outro tem bomba de ar e este não... isto poderá ter alguma coisa a ver?

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Publicado:

Olá novamente.

isso do CO2 não é assim pq já uso essa mesma agua no meu outro aqua à mais de um ano sem problemas...  

o filtro no outro aqua é interno e neste é de caixa, também (palavra corrigida) o outro tem bomba de ar e este não... isto poderá ter alguma coisa a ver?

Como me respondeste na MP, dizes que essa água é de um furo. Pois bem, se no outro aquário o pH não sobe, pode ser que tenhas alguma coisa que não o deixa subir: troncos, turfa, injecção de CO2?

A ideia que eu tenho, é que o teu problema reside no areão que tens no aquário novo. Julgo ser de origem calcária. Primeiro porque, só com injecção de CO2, nunca conseguirias baixar o pH de uma água a menos de 6.35, logo, a água que extrais do furo deve ter mais algum ácido que lhe baixe o pH até esses valores. Então se a tua água tem mais ácidos, sem ser o CO2 (Ácido Carbónico em solução aquosa), ao escapar-se o CO2, ela continuaria a ser um pouco ácida, visto ainda haver ácidos em solução (a não ser que tal como o CO2, também sejam voláteis).

Mas pronto, o que quero dizer, é que acho muito estranho, só com libertação de CO2 o pH passe de 5.5 para 8. Por isso, mais uma vez, aponto para o teu areão ser alcalino. De certeza que deve ser calcário. Ainda para mais, quanto mais ácida for a solução a que adiciones o calcário/areão, mais fácil/rápida é a sua dissolução.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Já agora e para ajudar à discussão deixo aqui a informação que enviei ao Smaug por pm a resposta a pm dele.

Se houver uma grande dose de CO2 dissolvida na água e a dureza da mesma for baixa, logo tamponamento baixo também, então a bomba de ar pode dissolver o CO2 na atmosfera, subindo assim o pH, ou estou a ver mal a coisa?

(Desculpem se estou a repetir alguma coisa porque li o tópico na diagonal)

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

Olá de novo.

Se houver uma grande dose de CO2 dissolvida na água e a dureza da mesma for baixa, logo tamponamento baixo também, então a bomba de ar pode dissolver o CO2 na atmosfera, subindo assim o pH, ou estou a ver mal a coisa?

Nem mais Vlad. Está certíssimo... O que a bomba de ar faz, é practicamente o mesmo que a agitação superficial. Vai equilibrar as concentrações de todos os gases dissolvidos/dissociados dentro de água. Por alguma razão não se dev ter bombas de ar a funcionar ao mesmo tempo que os injectores de CO2... (dah!!)

Cumprimentos

Luís Fortunato

Publicado:
Nem mais Vlad. Está certíssimo...

Estou a começar a habituar-me a esta frase... andam por aí uns cursos de quimica que eu possa frequentar Luis? :shock:

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!