Recommended Posts

Publicado

Boa Noite pessoal,

Sou um membro recente deste forum e pretendia umas dicas com um escalar que adquiria à dias (2dias).

O aqua é pequeno 25x25x30 de 20L. Foi tudo comprado por impulso e sem estudo prévio.

Config aqua:

Bomba 300l/h c/ filtro interno

Termostato 50W

pH 7,5

27,5 Celsium

O escalar ainda não comeu das 2x diárias que tenho dado e agora cheguei a casa e ele estava assim muito parado num canto do aqua e com uma respiração um pouco ofegante.

Podem-me ajudar, pf?

Obrigado.

xtyw.jpg

z0mk.jpg

Publicado: (editado)

boas peixescalar...

Antes que mais deixa que te diga que compras por "impulso" nunca dão bons resultados...

fizeste o ciclo de azoto como manda a "natureza" ? :tapfoot:

ou compraste tudo por "impulso" e o peixe também e montas-te tudo no mesmo dia?

e 20L pareçe-me pouco para 1 escalar...

Editado por Gonçalo Melo
Publicado:

Boas,

Obrigado pela resposta. Fiz um ciclo de mais de 2 semanas com a planta que está no aquário. O único teste que tenho agora disponível é o de pH. Que posso tentar fazer mais?

Pois..de facto,já me arrependi. O aqua foi oferecido pela namorada a pensar em poupar espaço, e eu ganancioso meti logo um escalar! :( tenho um de 60l que em tempos já tive peixes agua doce, mas a ideia tambem neste momento não era usar esse..

Cumps.

Publicado:

Boas.

Fiz um ciclo de mais de 2 semanas com a planta que está no aquário.

Por quanto tempo fizeste o ciclo (quanto a mais de 2 semanas) e como?

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Publicado:

Boas,

Fiz o ciclo de perto de 20 dias,não contei ao certo..mas foi apenas com a água da torneira aquecida (não foi com o termostato que tenho neste momento,foi com um mais fraco e não tenho a certeza da temp),com bomba de agua(tambem nao tinha este filtro) e finalmente acho que acertei que foi com a planta..

Alguma coisa foi mal feita?:(

Obrigado.

Cumps,

Pedro.

Publicado:

Tinha um filtro,mas sem carvão activo,ou seja,era só de esponja..este filtro só comprei depois com o peixe..mas se o ciclo foi mal feito o que poderá tornar como consequência?o peixe já teria morrido,nao?

Obrigado pela ajuda.

Publicado:

Boa noite , o que tens ai é um caso complicado :scarerun: ! . Muitas vezes 2 semanas não é suficiente para o ciclo se completar, a única forma de saberes se o ciclo do azoto está completo é com testes . Visto que o peixe ainda não morreu , ou é bastante resistente e tem génes de aço :medieval_mace: , ou já tens o ciclo relativamente feito , visto que não podes tirar o peixe desse aquário para um já clicado e estabilizado , a única coisa que te posso aconselhar é tenta fazer diariamente uma troca parcial de agua ai de 10, 15 % , não alimentes o peixe em excesso e se vires que ele não comeu tenta retirar a comida para evitar poluir ainda mais a agua , e se poderes comprar uns testes de Amonia , nitritos e nitratos era bem melhor para avaliar a situação . Por ultimo acho esse aquário bastante pequeno para um escalar , tenta optar por outra fauna , ou começa a ciclar o aqua de 60L para la o meteres :smile2:

Publicado:

Boas,

Obrigado pelas respostas. Eu fiz uma TPA na Quarta-feira (23 Jan) e fiz hoje o teste de pH e continua com 7,5. As TPA's servem para controlar o pH ou a Amonia?

Ele continua sem comer, à uma semana.. :( deverá estar à espera que a fome aperte? (~2semanas)

Cumps,

Pedro.

Publicado:

A TPA serve para controlar , no teu caso, os níveis de amonia, nitritos e / ou nitratos . Num aqua maturado não é suposto que a amónia e os nitritos estejam presentes, portanto serve para controlar os nitratos.
O ph é suposto estar sempre constante, para o bem da fauna .

Relativamente ao peixe, neste momento apresenta algum sintoma externo ? Ou apenas a falta de apetite?

Publicado:

Acho que é falta de apetite mesmo :( porque ele não apresenta nenhumas manchas ou comportamentos estranhos.. é possível que eles entrem em 'greve de fome'? Devo trocar a comida? Estou usar Flocos Wave Basic (c/ L-carnitin & Astaxantin).

O pH de 7,5 está bom para este tipo de peixes? Vou ter mesmo de comprar testes de Amónia... Pensava que estava relacionado, ou seja, consoante a poluição do aqua fosse aumentado ia também aumentar o pH.

Publicado:

na teoria está um pouco alto, mas por experiência própria isso não tem grande problema, interessa é que o ph esteja estável, que não existam oscilações. Já mantive escalares com ph a 7,3 e viveram sempre felizes e contentes. Isso não é problema.

Experimenta trocar de comida, por ser isso, mas duvido, normalmente os peixes não são assim tão esquisitos e já passou tanto tempo, mesmo que a comida não lhe agradasse no primeiro dia, nos dias seguintes iria comer.
Tenta arranjar os testes de amonia, nitritos e nitratos, isso é que te irá dar indicações de que o ciclo está feito ou não.

Publicado:

Obrigado vou tratar disso e depois retorno aqui! :) Entretanto devo continuar com TPA's mesmo não sabendo os resultados dos testes?

Escalar continua sem comer :( TPA feita. Tentativa de fundo aspirada. Digo tentativa porque aquele 'aspirador' nada sugava, apenas o agitada mais :( também passei o filtro por água para retirar o que estava lá acumulado de ter agitado o fundo.. a água ficou bastante turva :( ainda não consegui fazer o teste da amónia.

Uma coisa que reparei também foi que o peixe 'sente-se' mais à vontade com a luz apagada. Estará ele ainda a 'desconfiar' do novo lar?

Eu sei, sou um dono bastante desajeitado, mas estou-me a esforçar!! :)

Editado por peixescalar

Boas.

Secalhar vou-me repetir um bocado mas aqui vai..

Tpa's 1x p semana de 30% da agua.. a agua que repoes deve vir a uma temperatura o mais perto possivel da que ja esta no aqua para nao haver choques termicos.

Repoe sempre, SEMPRE, as bacterias e um bom anti-cloro correspondentes aos litros de agua que poes no aqua nas tpa's. Alimenta com pouca comida.

Convem mesmo arranjares um termometro para saberes a que temperatura tens a agua, deve estar sempre entre os 26° e os 28°C, e pelo menos um teste de nitritos ou amonia.

Escalares apreciam a companhia de pelo menos um da mesma especie (de sexo diferente d preferencia).. mas p isso tens mesmo que lhes arranjar uma casa maior.. esse aqua ja é pequeno demais so para esse quanto mais para 2.. se conseguires fazer estes passos basicos acho que te safas ai com ele.

Qualquer duvida é so perguntares que a malta ajuda.

BOa sorte.

Cumps

Editado por silvia_paixao
Publicado:

Boas,

Obrigado pelas respostas. Entretanto, mais uma TPA feita de cerca 30%! estou a fazer 1x por semana, contudo é difícil limpar o fundo por isso existe sempre sujidade que fica..A temperatura é que chega a baixar 2 graus, mas não vejo como consigo adaptar melhor a temperatura da água.. Alguma dica?

Ele parece que já se ambientou..não 'pica' a comida directamente na tona da água, mas quando ela vem abaixo ele vai lá 'picar'. Será normal de escalares?

Abraço,
Pedro.

Publicado:

Ola...

Parece que o "miudo" é timido .. ou esquesito com a comida :)

Se ele come deixa-o andar. Para limpar a sujidade do fundo eu pessoalmente uso um sifao electrico. Daqueles que funcionam com pilhas. Nao atinava com os manuais.

Quando faço a tpa uso esse sifao para tirar a aqua do aqua ao mesmo tempo que vou sifonando o fundo.. a porcaria vem toda p balde juntament com a agua. :)

Dizes que a temperatura desce 2 graus mas quando? Depois das tpa's ou ao longo dos dias?

Se for depois das tpa'tens a soluçao de " temperar" a agua antes de a pores np agua, ou seja, misturas agua quente e fria ate teres uma agua morninha o mais proximo possivel á que esta no aquario..mesmo que desça 1 ou outro grau nao e grave.. a temperatura ao fim de umas horas estabiliza outra vez.

Ja se for ao longo dos dias entao nesse caso quer dizer que tens um termostato com pouca potencia para a litragem do teu aqua.

Agora de inverno é sempre dificil manter estavel a temperatura da agua porque esta mais frio.

Eu por exemplo tenho um termo de 300w para um aqua d 200lts, o que supostamente devia chegar e sobrar de potencia para manter a agua estavel, e mesmo assim durante a noite tambem me desce sempre 2° de temperatura da agua.

Cumps

Outra coisa. Tive a ver outra vez as fotos e queria aconselhar-te a pores uma bomba de ar com pedra difusora no aqua. Serve para dar oxigenio á agua do aquario. O teu escalar vai agradecer.

Ja vi que tens daqueles filtros que supostamente tmbem fazem essa oxigenaçao mas acredita.. pouco o fazem e nao é a mesma coisa.

No meu aqua de alevins tambem tenho uma assim e o que faço é por o filtro de forma a que a boca por onde sai a agua esteja acima do nivel da agua.. assim quando a aqua que sai do filtro cai no aqua leva tambem algum oxigenio para dentro da agua.

Podes fazer assim ate arranjares uma bomba de ar.

Editado por silvia_paixao
Publicado:

Boas,

A temperatura desce 2 graus quando adiciono a água, mas passado uma hora já tenho novamente os 27 graus :) Outra questão, convém a água depois de sair da torneira estar um pouco em repouso para sair o coloro?

Pois, eu também tenho de ir para um eléctrico porque estou farto de fazer de bomba! lol

Ele já se sente mais em casa e inclusive já conhece os cantos à casa, dando várias voltas pelo aqua :) Acho que agora apenas se sente solitário e às vezes acho que gostava de dar uma braçada a mais! :)

Obrigado.

Cumps,

Pedro.

A dica do O2 para o aqua também já tinha lido. O filtro tem injecção de O2 externa (por um tubo) e aquilo dá para controlar, mas se tiver todo aberto faz mais barulho.. às vezes abro-o, mas como ele é só um não sei se necessita assim de tanto O2..

Publicado:

O2 e sempre bem vindo. Agua bem oxigenada os peixes agradecem sempre porque quanto mais oxigenio houver na agua melhor eles respiram.

Quanto ao cloro se usares um bom acondicionador (anti-cloro) nao precisas de deixar a agua de repouso. Eu uso sempre nas tpas e nao tenho problemas. Alem disso e um bocado complicado arranjar espaço para ter 60lts d agua a repousar 1x p semana :)

Acho que o teu eacalar ia mesmo apreciar companhia mas para isso deves ponderar arranjar um aqua maior.. esse é pequeno para 2 escalares.. o que te vai acontecer se juntares 2 num espaço tao pequeno é eles andarem a zaragata e ferirem se mutuamente porque nao existe espaço para fugirem e afastarem-se um do outro.

Durante o acasalamento por exemplo quando o macho esta muito chato a minha femea foge p outra ponta do aqua e esconde-se nas plantas dele ;)

• Votar + 1