Recommended Posts

Publicado

Muito bom dia a todos os membros.

Tenho um Aquário de 65 litros, 60x30x45, e á 5 dias que (penso eu) o aquário está a ciclar.

A temperatura está por volta dos 27 graus, o filtro sempre ligado.

Tem uma anubia anã e costumo deixar a luz do aqua ligada 6-8 horas por dia.

Os testes de ph dão 7.2, e a amonia está nos 0.

A pergunta é, o ciclo terá mesmo iniciado ?

Como sei que o ciclo está a decorrer de forma normal ?

A amonia no inicio não deveria ter valores altos e depois ao longo do cilco irem baixando ?

Se me pudessem esclarecer...

Publicado:

Já colocaste algo para criar amónia?

Coloca dia sim, dia não, uma pequena quantidade de comida para peixes, que ao decompor, vai iniciar a criação de amónia, dando inicio ao ciclo.

Em alternativa, poderás usar vivos, embora seja mais arriscado e eu não aconselho.

[hr]

Zeisses | Aqua 60l

Publicado:

Boas, o ciclo do azoto para começar precisa de amónia, ora se o substrato que colocaste não libertar amónia nem tiveres peixes que pelos dejectos provoquem amonia não tens o que inicie. Podes colocar um pouco de comida e ir testando.

Publicado:

Boas, obrigado pelas respostas. Tenho posto poucas quantidades de comida todos os dias...

Pondo um peixe para que inicie o ciclo, qual será o mais aconselhável, ou mais resistente ?

Publicado:

De preferência nenhum... Ele vai estar sujeito (sem necessidade) a elevados níveis de amónia.

Uma pergunta, porque tens o aquárioa 27ºC? Não será necessário tanto. Eu ou desligava ou regulava para a temperatura da fauna q irás colocar.

Penso não estar a dizer asneiras e que o ciclo se processe à mesma com temperaturas na ordem dos 18-20ºC

Cumps, Henrique Claudino

Publicado:

A temperatura por agora é indiferente... pode estar nos 20 não sei se isso tem alguma coisa a ver com o ciclo. A questão é, tenho a água a circular á 5 dias, tenho posto comida todos os dias, a unica coisa de ser vivo que tem é uma anubia e os niveis de amonia estão nos 0. Pelo que li pensava que o inicio do ciclo dava-se com um elevado nivel de amonia que depois iria descer. A verdade é que a amonia do meu aqua está nos 0...

Publicado:

De preferência nenhum... Ele vai estar sujeito (sem necessidade) a elevados níveis de amónia.

Uma pergunta, porque tens o aquárioa 27ºC? Não será necessário tanto. Eu ou desligava ou regulava para a temperatura da fauna q irás colocar.

Penso não estar a dizer asneiras e que o ciclo se processe à mesma com temperaturas na ordem dos 18-20ºC

A temperaturas abaixo dos 21ºC o ciclo demora mais tempo a efectuar.

Eu estudava a fauna a colocar e regulava já para a temperatura pretendida. 27 é um pouco acima do normal, a menos que pretendas Discos, o que não me parece, dado o tamanho do aqua.

http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html

[hr]

Zeisses | Aqua 60l

Publicado:

Ainda não teve tempo de subir...tens testes de nitritos e nitratos?

Não, vou ter de comprar embora seja complicado financeiramente, ja comprei o do ph e da amonia, poderei comprar mais um no max...

Então é normal a amonia ainda não ter subido ?

Alguma coisa a fazer para que a amonia suba ou deixar andar como está que ela subirá normalmente ?

Publicado:

Espera mais uma semana e mede novamente...compra o de nitritos, que vêm a seguir à amónia, assim se tiveres amónia a 0 e nitritos abaixo de 25, depois de terem atingido o pico, já está perto do fim do ciclo, sendo que o ideal será abaixo dos 10ppm

[hr]

Zeisses | Aqua 60l

Publicado:

Para peixes iniciais quando o ciclo estiver a acabar, aconselho corydoras aenus ou paleatus e espécies de cardumes resistentes como danios ou as santa filomena ou se quiseres começar com viviparos os melhores são os espadas.

• Votar + 1
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!