miguel 4x4 Publicado Janeiro 19, 2014 Publicado Janeiro 19, 2014 Boa tarde Então é o seguinte tenho ampularias douradas já me morreram 3 e nota-se carência de cálcio na casca e abrem buracos na parte onde elas armazenam o ar. O problema é o seguinte o gh estava a 0 mas como tenho adicionado bastante decalcit apresenta o valor da tabela experimentei outro teste para ver se estava correto e deu o mesmo valor. o problema é que com a adição de muito decalcit alem de ficar com a agua branca estão a aparecer algas nas plantas. os parâmetros hoje as 14h são: (agua de furo aqui no bairro não há agua canalizada) NO3-entre 0-10 NO2-0 GH-2 KH-3 PH-7,5 CL2-0 (fiz uma tpa ontem) Tenho algumas plantas 1 casal de guppys (red cobra) 2 ninhadas de alevins e 17 ampularias. Eu só pretendo subir o nível de cálcio julgo que os outros valores estejam bem. Ao fim de 2 dias de pesquisa aqui cheguei a conclusão que: Hidróxido de cálcio- sobe o nível de cálcio mas também o ph. carbonado de cálcio- sobe o nível de cálcio mas também sobe o nível de fosfatos. cloreto de cálcio -é o único que só mexe no valor de cálcio. corrijam-me se estiver enganado. Fui então a ver se comprava cloreto de cálcio. na loja do Loureshoping queriam me vender 2 produtos da sera para subir o cálcio mas também subia o kh ,eu disse que queria o cloreto de cálcio devido a só querer subir o nível de cálcio e ele disse-me que não havia nada que só subi-se o cálcio. Baralhou-me de tal maneira que vim sem comprar nada e estou a pedir a vossa ajuda peço desde já desculpa pelo testamento não sei se me fiz entender. Ps: não meto fotos devido a não saber. Citar
Pedro Centena Publicado: Janeiro 20, 2014 Publicado: Janeiro 20, 2014 Olá!Por acaso também tenho andado a pesquisar sobre o assunto e pelo que tenho lido o cloreto de cálcio (CaCl2) só altera o valor de GH. Se optar por esta substância o que aconselham é misturá-la com água num recipiente à parte e só depois verter a solução para o aquário, porque o CaCl2 em contacto com a água liberta calor.Uma coisa eu me preocupa no CaCl2 são as duas moléculas de cloro que serão libertadas para a água, mas penso que isso fica resolvido se adicionar acondicionador anti-cloro à água da TPA.Agora quanto à formula para saber quantas gramas de CaCl2 tenho de adicionar a X litros de água para obter Y mg/l de Ca é que eu não sei, tenho de pesquisar mais um pouco.As algas nas plantas deve-se ao facto do Decalcit possuir fosfatos na sua composição (excesso de fosfatos + falta de nutrientes e ou luz = aparecimento de algas). Citar Number One!!!
miguel 4x4 Publicado: Janeiro 20, 2014 Autor Publicado: Janeiro 20, 2014 Olá Obrigado desde já pela sua resposta Pedro Centena Pois eu também tenho lido isso nas minhas pesquisas, mas na loja baralharam-me todo. O meu objectivo e subir mesmo os níveis de cálcio na agua sem mexer no nível de ph. Mas na loja basicamente o que me disseram foi que isso não existe. Também não queria estar a meter um produto para subir o cálcio e outro para tirar cloro ou meter cálcio e outro para baixar o ph. Quanto menos químicos meter melhor, disseram-me para meter conchas mas isso também vai subir o ph, já não sei o que fazer Conclusão peço a alguém que use ou saiba o nome de um produto que possa meter no aquário que me suba o nível de cálcio mas não mexa com outros valores importantes como por exemplo o ph. As algas nem me preocupa muito pois se arranjar algum produto que adicione cálcio a agua deixo de meter decalcit e com o tempo desaparecem e deixo também de ter a agua do aquário sempre branca de cada x que junto decalcit. Citar
Recommended Posts