Recommended Posts

Publicado

Boa tarde

Então é o seguinte tenho ampularias douradas já me morreram 3 e nota-se carência de cálcio na casca e abrem buracos na parte onde elas armazenam o ar.

O problema é o seguinte o gh estava a 0 mas como tenho adicionado bastante decalcit apresenta o valor da tabela experimentei outro teste para ver se estava correto e deu o mesmo valor.

o problema é que com a adição de muito decalcit alem de ficar com a agua branca estão a aparecer algas nas plantas.

os parâmetros hoje as 14h são:

(agua de furo aqui no bairro não há agua canalizada)

NO3-entre 0-10

NO2-0

GH-2

KH-3

PH-7,5

CL2-0

(fiz uma tpa ontem)

Tenho algumas plantas 1 casal de guppys (red cobra) 2 ninhadas de alevins e 17 ampularias.

Eu só pretendo subir o nível de cálcio julgo que os outros valores estejam bem.

Ao fim de 2 dias de pesquisa aqui cheguei a conclusão que:

Hidróxido de cálcio- sobe o nível de cálcio mas também o ph.

carbonado de cálcio- sobe o nível de cálcio mas também sobe o nível de fosfatos.

cloreto de cálcio -é o único que só mexe no valor de cálcio.

corrijam-me se estiver enganado.

Fui então a ver se comprava cloreto de cálcio.

na loja do Loureshoping queriam me vender 2 produtos da sera para subir o cálcio mas também subia o kh ,eu disse que queria o cloreto de cálcio devido a só querer subir o nível de cálcio e ele disse-me que não havia nada que só subi-se o cálcio.

Baralhou-me de tal maneira que vim sem comprar nada e estou a pedir a vossa ajuda peço desde já desculpa pelo testamento não sei se me fiz entender.

Ps: não meto fotos devido a não saber.

Publicado:

Olá!

Por acaso também tenho andado a pesquisar sobre o assunto e pelo que tenho lido o cloreto de cálcio (CaCl2) só altera o valor de GH. Se optar por esta substância o que aconselham é misturá-la com água num recipiente à parte e só depois verter a solução para o aquário, porque o CaCl2 em contacto com a água liberta calor.
Uma coisa eu me preocupa no CaCl2 são as duas moléculas de cloro que serão libertadas para a água, mas penso que isso fica resolvido se adicionar acondicionador anti-cloro à água da TPA.

Agora quanto à formula para saber quantas gramas de CaCl2 tenho de adicionar a X litros de água para obter Y mg/l de Ca é que eu não sei, tenho de pesquisar mais um pouco.

As algas nas plantas deve-se ao facto do Decalcit possuir fosfatos na sua composição (excesso de fosfatos + falta de nutrientes e ou luz = aparecimento de algas).

Publicado:

Olá

Obrigado desde já pela sua resposta Pedro Centena

Pois eu também tenho lido isso nas minhas pesquisas, mas na loja baralharam-me todo.

O meu objectivo e subir mesmo os níveis de cálcio na agua sem mexer no nível de ph.

Mas na loja basicamente o que me disseram foi que isso não existe.

Também não queria estar a meter um produto para subir o cálcio e outro para tirar cloro ou meter cálcio e outro para baixar o ph.

Quanto menos químicos meter melhor, disseram-me para meter conchas mas isso também vai subir o ph, já não sei o que fazer

Conclusão peço a alguém que use ou saiba o nome de um produto que possa meter no aquário que me suba o nível de cálcio mas não mexa com outros valores importantes como por exemplo o ph.

As algas nem me preocupa muito pois se arranjar algum produto que adicione cálcio a agua deixo de meter decalcit e com o tempo desaparecem e deixo também de ter a agua do aquário sempre branca de cada x que junto decalcit.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!