Muitas dúvidas


mousinho

Recommended Posts

Olá pessoal. Eu sou mto novato e ando aqui completamente perdido, embora já tenha lido os posts todos até fevereiro... O problema é que vcs usam muitos termos técnicos e abreviaturas das quais não entendo nada (desculpa a minha ingorância).

De qualquer maneira a minha maior dúvida consiste na montagem dos equipamentos. Antes se quer em pensar o que vou comprar queria perceber e ter ideia como montar ... Moral da história, queria saber se conhecem algum site que me possa ilucidar sobre a montagem das várias partes necessárias, como por exemplo a escumador. Tenho ideia que a água entra por gravidade, mas pelas imagens que tenho visto aqui no forum parece que tem uma bomba ligada ao escumador.

-Se é, essa bomba vem junta com o escumador?

-Falam que a capacidade das bombas tem que perfazer 20x o volume da agua no Aquário. Essas bombas são: bomba de repôr a agua + 2 bombas no aqua a fazer turbelência + bomba do escumador?

A minha intenção é montar um aqua de 150C x 70A x 80L.

Pelo que tenho lido vou-me contentar com corais moles por causa dos HQI's.

A sump vou mandar fazer, já agora sugestões para a dimensão e os respectivos compartimentos.

Ok já estou a divagar, o que preciso mesmo é sites onde explique ou mostre exemplos de montagem das várias partes.

Desculpa o texto ser tão grande mas as dúvidas tb são :?:

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mousinho. Bem vindo!

 

Quanto a sites específicos para montagens desconheço, no entanto tens aqui alguns passo a passo no fórum que te podem ser úteis em aquários dessas dimensões.

 

Recentemente recordo o do Diogo Lopes - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=14622

 

- o meu - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=19888

 

Vamos então por partes:

 

1 - Escumador - Geralmente a maioria dos fabricantes já fornece os escumadores com bomba.

 

2 - Geralmente para o turnover de circulação apenas é considerado o volume/hora das powerheads (bombas circulação). A do escumador nada influencia nesta matéria e depender da bomba de retorno/reposição também não é totalmente eficaz.

 

3 - Sump - Podem existir 2 abordagens - Fazer a maior possível ou fazer a com o tamanho indespensável para albergar os equipamentos ou até fazer um refúgio. Eu no meu sistema fui pela última abordagem e a minha sump tem 85x40(L)50(A) dividida em 4 compartimentos.

 

De resto podes ir colocando as tuas dúvidas que certamente muitos utilizadores terão todo o gosto em dar a sua opinião e ajudar-te!

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte obrigado pela resposta.

 

Quanto à montagem, estou a ver que só posso pensar melhor nisso quando tiver o material todo. Estou a ver que vai ser um bico de obra...

Já estive a ver algum material nat net e ver o post do setup do pessoal. Aqui foi o que selecionei (deve estar tudo errado)

 

Escumador: Aqua Medic Turboflotor T1000 com OR 2700 (espero que não precise daquele bixo de 2m que vi do Diogo Lopes (sem ofensa Diogo))

 

Powerheads: 2x tunze Turbelle stream 6080 Output: 8500 l/h

 

Bomba Retorno: ocean runner 3500 lh

 

Sump vou optar por uma igual à tua 85 x 40 x 50

 

Quanto à iluminação peço a vossa porque simplesmente não percebo nada da diferença entre T5/T8, actinicas e moonlights.

 

Depois acho que falta um kalkwasser, mas pelo que percebi pode-se usar um sistema caseiro de gota gota, certo?

 

E por fim acho que falta um reactor de Ca, como isso foi pouco abordado aqui no forum começo a pensar que nem deve ser preciso...

 

Todas as sugestões/críticas são bem vindas.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Quanto à iluminação peço a vossa porque simplesmente não percebo nada da diferença entre T5/T8, actinicas e moonlights.
As T8 são as lâmpadas típicas da cozinha. Não interessam!

 

As T5 são parecidas, mas mais finas e mais eficientes. A sua luz digamos que é "branca".

 

As actínicas são lâmpadas que emitem uma luz mais ou menos azulada da mesma família das T5 por exemplo. Devem ser ligadas 1h antes e desligadas 1h depois das luzes "brancas". Incentivam o crescimento da alga coralina e das Zooxantelas (algas unicelulares que devido à sua fotossíntrese abastecem o organismo hospedeiro de substância nutritivas numa quantidade mais ou menos grande).

 

As moonlights, são digamos que uma brincadeira. São lâmpadas que se ligam durante a noite e que permitem observar os peixes na sua rotina nocturna.

 

 

Depois acho que falta um kalkwasser, mas pelo que percebi pode-se usar um sistema caseiro de gota gota, certo?

 

De uma forma resumida, Kakwasser é sinónimo alemão de hidróxido de cálcio. É um pó que se mistura normalmente à água proveniente de Osmose Inversa (OI) de modo a manter o PH e KH. Deve ser adicionada gota a gota pois o seu PH 12 assim o exige, de modo a não haver grandes variações do PH, de modo a evitar desastres. Normalmente é adicionado à noite, tendo como medida de reposição, a água que foi evaporada durante o dia.

 

Relativamente ao Reactor de Cálcio, vem um artigo este mês na "Aquário Magazine" que te pode ajudar a esclarecer as tuas dúvidas. (É a minha bíblia mensal)

 

Simples. Sintéctico. Espero que útil. Em seguida vêm mais para te ajudar.

 

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bico de obra não diria ... mas às vezes parece que corre tudo mal de facto :oops:

 

Escumador - Depende essencialmente da carga biológica que queiras colocar no teu sistema. Se quiseres abusar existem 2 marcas com os escumadores excelentes - H&S e Deltec. Com o Aquamedic também ficas bem servido (no entanto o do Diogo é um shorty, o modelo que está no post é o do João Cotter) desde que o mesmo seja sobredimensionado o dobro do volume do aquário p.ex

 

Powerheads - Porreiro. Se são stream adiciona o multicontrolador (um controlador digital, que é uma espécie de wavemaker com uma série de funções) caso contrário não tirarás qualquer partido delas.

 

Bomba Retorno - Parece-me bem. Eu tenho uma de 2400 l/h no meu e até ver chega e sobra.

 

Sump - Antes de decidires pensa bem nos equipamentos que lá queres ter, arranja as suas dimensões e depois decide-te.

 

Iluminação - Muito se poderia dizer aqui. De uma forma bastante simples T5/T8/HQI/PowerCompact são as iluminações principais dos aquários de recife. As actinicas (que podem ser também T5/T8/Powercompact) são complementos de luz azulada que para além de estimular certos corais também são agradáveis à vista. Moonlights servem para simular a Lua no aquário. No entanto faz uma busca pelo fórum para compreenderes melhor as vantagens/desvantagens de cada sistema. Para corais moles as PC's servem e são mais eficazes que as T8 quer em consumo quer em iluminação.

 

Kalk - Sim podes utilizar gota-a-gota ou um Reactor de Nilsen.

 

Reactor de Ca - De facto não é essencial especialmente se te vais contentar com corais moles como dizes no primeiro post. No entanto quando existem muitos corais duros (SPS) a consumir cálcio dentro de um aquário é de facto a melhor solução para o repôr.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveitando o tópico e algumas das questões aqui colocadas, não havererá problema em utilizar o Kalk em simultaneo com o reactor de calcio? não servirão os dois para o mesmo efeito? Se quiserem podem responder por MP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Powerheads - Porreiro. Se são stream adiciona o multicontrolador (um controlador digital, que é uma espécie de wavemaker com uma série de funções) caso contrário não tirarás qualquer partido delas

 

Tunze 6080 nao podem ser controlado com o controlador, melhor 2 x 6000 que podem ser controlado mais ao menos, ou em "pulse" com o controlador.

 

Victor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente estou a ter luzes :?

 

Pelas vossas dicas acima fiz umas alterações, vamos ver o que acham...

 

Escumador: Deltec External Skimmer AP 850 up to 1500l

 

powerheads: Pelo que vi, vmlopes tinha razão, mudei então para as Tunze Turbelle Stream 6000

 

Multicontrolador: Tunze 7094 Multicontroller (Duarte acho que era isto a que te referias)

 

Quanto à iluminação ainda estou um pouco perdida devido aos W/k que são mencionadas nas lâmpadas, por isso agradecia um pouco mais de ajuda nesta área.

 

Já estive a ver os preços do material e passei-me. Acho que a minha mulher vai-me matar :lol: Por isso se puderem sugerir alterações de forma a baixar o preço, por favor estejam à vontade.

 

Obrigado a todos.

 

P.S. li uma cena sobre SVCD, até que ponto é viável?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não havererá problema em utilizar o Kalk em simultaneo com o reactor de calcio? não servirão os dois para o mesmo efeito?

Naquele artigo referido pelo Pedro Ferrer, o gajo que escreveu aquilo :D refere lá estas questões. No entanto, a minha opinião é que com um reactor de cálcio (CaCO3/CO2) asseguramos a adição de cálcio e alcalinidade sem necessitarmos de qualquer adição de kalkwasser.

Um reactor de cálcio repõe incomparavelmente mais Ca e carbonatos na água do que a simples adição de kalkwasser.

No entanto, a adição de kalk tem outras vantagens, tais como a elevação do pH e a ajuda na precipitação de fosfatos. Caso utilizemos um reactor de cálcio e o pH do aquário trabalhe a níveis baixos (desça de 8,0), já se torna conveniente a utilização de kalkwasser para ajudar a manter o pH a níveis superiores. Se, por contrário, tivermos níveis médios ou mais altos de pH, podemos dispensar a kalk por completo, sendo que em alguns casos a kalk até poderia ser prejudicial, elevando o pH para valores proibitivos e que levariam a precipitação de CaCO3.

Um abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mousinho.

 

Penso que a poupar podes fazê-lo p.ex. no escumador. Podes continuar a "apostar" nos Deltec no entanto em modelos mais baixos da gama 600 p.ex.

 

W/K - Tens um post bem recente e a resposta do João Cotter é bastante ilucidativa - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=22694

 

Watts são a potência e K a temperatura de cor.

 

O SQWD é um wavemaker que não utiliza energia, aproveitando apenas o caudal de uma bomba. Se vais meter o multicontrolador podes dispensar este aparelho. Caso contrário podes utilizá-lo mas é sempre mais uma coisa para esconder dentro do aquário.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha maior duvida consiste no número mínimo de Watts necessário para este tipo de aquário. Por exemplo, presumo que 150W actinicas +150W das luzes brancas não deve chegar... Precisarei no mínimo de 500/600?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Realmente ainda estás um pouco confuso em relação à iluminação!

 

Para um aquário com as dimensões do que vais montar eu aconselhar-te-ia colocares a seguinte combinação de lampadas:

 

2 x HQI 250W + 2 x T5 Actinicas de 54W

 

Explicadndo o porquê da minha sugestão - como tens 70 cm de altura e partindo do pressuposto que quererás manter alguns corais duros a potência de lãmpadas a utilizar não pode ser inferior! Se por outro lado queres apenas manter corais com menos exigências em termos de luz podes optar por 2 x 15w em HQI ou mesmo tudo com T5 (neste caso poderás ter 4 x 54W T5 (Brancas) + 2 x 54W T5 (actinícas - azuis).

 

A proporção deverá ser mais ou menos a que indico em cima ou se preferires podes coloacra apenas lâmpadas de HQI de 14000 ou 20000 Kelvins que apresentam um espectro mais azulado, podendo assim optar por coloacr apenas uma lâmpada actinica que te permita fazer o ciclo.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais