vitorhugof Publicado Abril 26, 2005 Publicado Abril 26, 2005 Olas. Etou a pensar montar um sistema automatico de troca de agua continua por gotejamento, no entanto tenho algumas duvidas: Este sistema trara verdadeiros beneficios'? Uma vez que a reposição ira ser feita por gotejamento à superficie e a saida de agua atravez de overflow para o esgoto, não existe a possibilidade de não se dar uma efectiva troca de agua, mas sim de a agua "nova" ir directamente para o esgoto? Deixo-vos o setup para que me possam ajudar: montagem: Março/04 - Re-montagem Fevereiro/05 -Dimensões:120*60*60-432 lts -iluminação:1*hqi 150 watts+ 2*hqi 70 watts -12* 36 watts tubulares -alimentação: 3*durante o dia +1 vez durante a noite automatica -fertilização:8 *durante a noite tmg automatica -injecção automatica de co2, com controle digital de ph -aquecimento:2* 300watts + 1* 150 watts. -filtragem:1* eheim 2217 (so a fazer filtragem mecanica)+ 1* eheim 2226(so a fazer filtragem bologica)+ sump 60*30*30 completamente cheia com materias filtrantes biologicas( caudal 1200 lts/h-eheim 1250) -substrato: areao de rio 2/3 mm+areia de silica 1 mm+ areao biologico 2/3mm(tudo misturado) PARAMETROS: ph 6.8 kh:3 gh: 12 po4/fosfatos: 0,1mg/l no3/nitratos: 20mg/l no2/nitritos: 0mg/l fe/ferro: 0,4mg/l temperatura:27 graus. Flora: Vesicularia dubyana 3* Microsorum pteropus 5*cladophora aegagropila 1*aponogeton ulvaceus 1*echinodorus rose 3*echinodorus palaefolius var. latifolius 3* bacopa monnieri 30*bacopa caroliiana 18* anubias barteri var. nana 3*crinum thaianum 4*echinodorus bleheri(paiculatus) 2* echinodorus oriental 1*alternanthera reineckii roseafolia 1*nynphea lotus zenkeri Fauna: 10* rasbora arlequim 65*tetra cardinal 1*labeo bi-color 7*botia palhaço 3*botia striatum 15*corydora paleatus 12*corydora albina 1* pteropylium altum 8*caracol maçã 2* camarao madeira 15* caridina japonica 8* raposas voadoras 4* guppy 2* killyes panchax Manuntenção: tpa era 30% semanal Citar
warlock Publicado: Abril 26, 2005 Publicado: Abril 26, 2005 ois deixo aqui um Url que ja tinha posto num topico sobre isso que esclarece a duvida do volume que se troca na realidade. http://www.angelfish.net/DripSystemcalc.php pelo que tenho lido de pessoal de fora 10% costuma resultar para manter os nitratos pelos 10mg/l mas isso depende da alimentação que numero de peixes nitratos na agua adicionada etc... é uma questão de veres qual será o melhor volume para ti caso queiras ler um bocado ta aqui uma discusão parecida http://cichlid-forum.com/phpBB/viewtopic.p...5163&highlight= espero ter ajudado Citar os meus Canito/as
vitorhugof Publicado: Abril 28, 2005 Autor Publicado: Abril 28, 2005 Depois de muito pensar, e avaliar todos os sistemas disponiveis cheguei a conclusão de que o melhor sistema era o seguinte: O rectangulo preto um depósito de agua entre os 350 e os 500 lts A amarelo a bomba repositora A castanho as mangueiras que transportam a agua A azul um overflow O tracejado significa nivel da agua Os 3 traços verdes significam as torneiras gotejadoras O traço vermelho é um tubo de pvc com ligação directa à rede de esgoto. Sera que deu para entender? Estou a pensar regular este sistema para que troque entre 50 litros a 100 por dia.O que acham? qual seria o melhor valor? Neste momento estou a adicinar fertilizante liquido 8 vezes por noite, ao que si não vou ter que mudar nada na fertilização. Certo? Deem as vossas opiniões. Citar
speeker Publicado: Abril 28, 2005 Publicado: Abril 28, 2005 100 litros por dia!! 100LX30=3000L Isso são 3 TONELADAS de água por mês!!! Acho que um valor mais realista seria regulares para 25 litros por dia, o que te iria dar cerca de 750 litros por mês, que seria o equivalente a fazeres TPA's de quase 50% todas as semanas. Agora percebo o porquê de Portugal estar a atravessar um periodo de seca. Com projectos destes... Citar
Smaug Publicado: Abril 28, 2005 Publicado: Abril 28, 2005 a ideia é muito mas mesmo muito fixe, não quero agourar mas imagina que tens uma bronca quanquer na água da torneira que vai parar ao aqua "gota-a-gota" o mais provavel é só dares contar quando a água do aqua estiver lixada. Citar "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com
vitorhugof Publicado: Abril 28, 2005 Autor Publicado: Abril 28, 2005 Olas. Já agora deixo-vos tambem uma vista da sump do projecto. (da esquerda para a direita) -A amarelo a mangueira que traz agua do overflow que esta no aquario. -A vermelho (cão) um tubo em pvc que atravessa o fundo da sump e vai directamente para o esgoto. -A preto as divisórias da sump. -A verde os termostatos. -A bola com malha bordeaux as materias filtrantes. -A azul a bomba (repositora) que eleva a agua novamente para o aquario. -A laranja a mangueira que leva a agua para o aquario. -O tracejado vermelho o limite máximo da agua. Deem as vossas opinioes. Citar
warlock Publicado: Abril 29, 2005 Publicado: Abril 29, 2005 eu tenho um sistema parecido com o do desenho excepto não ter sump(mas ja falei com que use tambem a entrada no aquario e a saida na sump como desnhaste) mas uso um sistema de soro para o gota a gota e troco 10% como ja disse, mas de 3 em tres semanas faço uma troca manual pois os nitratos do meu furo estão altos +- 15mg/l (devido a seca acho) e gosto de dar comida. no entanto a agua não se desperdiça pois é reciclada para rega se fosse inverno secalhar ia para o esgoto mas não houve inverno este ano por isso aproveita-se tudo e ja vai adubada Tank Volume Liters 432 Water Dripped in per Day Liters 25 The drip system will change 5.62 % of the Tank's water in one day and 10.93 % in two days. Assuming no additional pollutants are added, drip system will replace 33.31 % of the Tank's water in a week. vendo no calculador que postei com 25 litros por dia mudas 5,62% da aguanum dia e 33,31% numa semana. mas como ja tinha dito e tambem li em varios sitios o melhor é exprimentares qual valor será melhor para ti. no entanto se 30% TPA semanal funcionava para ti 33,1 tambem deve de funcionar acho eu certo? caso tenhas de vir a adequirir o deposito existe uma solução que tambem funciona com agua corrente que é usar daqueles filtros de cozinha para filtrar o cloro(que eu saiba ainda não se usa CLORAMINA em portugal se alguem souber que me avise pois isso inviabiliza o sistema pelo menos com os filtros mais simples) da agua e depois e so arranjares o sistema de gota a gota para pressão e ai não te posso ajudar mas existe algo assim para rega não sei onde pois ainda não precisei mas pelo menos nos estados unidos há. uma mensagem enviada para mim por alguem que usa The enclosed pics show the blue 10" canister filter made by Omni or GE,. Inside the canister is a carbon block filter to remove Chlorine and particulates. Another pic shows the valve (I use a "stop-valve" which is a bit different than a gate or ball valve, it's a good way to adjust the flow). If you notice in the pic w/ the valves, you'll see the drain line from the end of the sump, this goes into a house drain (in the wall). I've tried various flow rates over the last few years and it seems best at a 10% daily rate, the fish keep nice color and I have just enough Nitrate to get a good algae growth on the rocks. Like I mentioned, if you don't have easy access to a house drain but have the tank against an outside wall, you can drill a 1/2" hole in the wall and drain it outside. One more thing, this setup only works if you have well water or Chlorine added to your tapwater. If you have Chloromine added you'll have to try a different approach. não pus as imagem pois não tive tempo mas se as quiseres manda teu mail que eu envio-te o mail completo que me mandaram os filtros que els usam são estes http://www.shopfilters.com/product_detail....p?T1=OMN%2BOB1&. com o meio de filtragem TO1-SS pelo que da a entender dão para uns milhares de litros Chlorine taste/odor reduction Fine sediment filter - reduces sand and rust particles Fits Omnifilter whole house models Available in shrink-wrapped single (TO1-SS) or dual (TO1-DS) packs Cleaner, clearer, better tasting water for the household Micron rating 1 Flow Rate 5 gpm Filter capacity 15,000 gallons ; deve de haver equivalente em portugal se bem que deve de ser mais caro não sei nunca procurei! Citar os meus Canito/as
vitorhugof Publicado: Abril 30, 2005 Autor Publicado: Abril 30, 2005 Olas. Desde já obrigado a todos os que estão a ajudar dando os vossos conselhos. No que diz respeito à a fertlização, alguns de vós disseram que grandes trocas de agua iriam levar a um gasto desmensurado e fertilizante, mas segundo aquilo que pequisei e caso eu pusesse este projecto em curso não deia aumentar a quantidade de fertiizante, mas si só o adicionar entre os intervalos das tpas, pois os nutrientes que adicionamos sobre a forma de fertilizante liquido só estão disponiveis para as plantas na coluna de agua até poucos depois de os adicionarmos. Ao que parece elementos como o ferro ao entrarem em contacto com a agua recebem uma carga positva que os transforma num composto que as plantas são incapazes de absorver. Visto as coisas deste modo as tpas só trazem vantagem para as plantas uma vez que estamos a adicionar com a agua nova micro substancias que elas muito apreciam. Estarei correcto? Na verdade percebo pouco ou nada de quimica, mas foi mais ou menos iso que andei por aí a ler. Abraços Citar
pedroribeiro Publicado: Abril 30, 2005 Publicado: Abril 30, 2005 desculpem a igno. mas o k é um sump? para k serve? Citar
Luís Fortunato Publicado: Abril 30, 2005 Publicado: Abril 30, 2005 Olá. Quanto à questão do Ferro, podes ler isso aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21891 O mais provável é teres já lido esse tópico, mas mesmo assim fica aqui como informação. Relativamente à água da torneira/canalização trazer Ferro que possa ser metabolizado pelas plantas, acho um pouco inviável. Creio que todo o Ferro existente na água da canalização se encontra sobre a forma de Trihidróxido de Ferro Fe(OH)3, que como já deves ter lido nesse tópico em cima, é muito pouco insolúvel, logo não está disponível para as plantas. Acho que a melhor maneira de fornecer Ferro às plantas aquáticas, é mesmo sobre a forma de fertilizante. Visto os fertilizantes já terem o Ferro sobre a forma quelatada, que pode ser assim, metabolizado pelas plantas. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts