Pedro Rodrigo Publicado Janeiro 17, 2014 Publicado Janeiro 17, 2014 Muito boa noite a todos os membros. Antes de mais dizer que sou novo aqui no forum e também nesta vida de "peixe". Já algum tempo que gostava de comprar um aquariozinho, como não tenho muito dinheiro comprei o possivel, onde gostava de ter alguns peixes e plantas naturais ( isto a seu tempo ), aquário de água fria, embora depois de atinar com isto gostaria de mudar para agua quente. ps: ( pedir imensa desculpa, pela falta de informação, embora tenho vindo a ler muitos topicos do forum e peço desculpa por qualquer coisa ) Já montei o aquário, vou deixar umas fotos, foi comprado hoje. Tenho no entanto algumas ( muitas ) duvidas por esclarecer. 1º-Na loja disseram que como os peixes são de água fria, basta 24h depois de a água estar no aquário com o filtro a funcionar e podemos por lá, somente um peixe, durante um mês, depois então se quiser por mais... Gostava de saber se isto é verdade. 2º-Tenho todo o interesa de por uma ou outro planta natural ( depois ir aumentando ), gostava de saber quando o posso fazer e o que é preciso, algum tipo de areia especial etc.. 3º- O aquário tem 65L, gostava de saber mais ou menos quantos peixes poderei ter e de que tamanho. Gostava também de ter um tubarão, não sei se é possível se não. 4º- O filtro é para estar sempre a funcionar ? Tenho um interno que vinha com aquário, com o passar dos meses eide comprar um melhor. 5º- A luz, tem tempo para estar ligada ? 6º- Quais quer dicas são bem vindas. Aquário: 65 litros 60 por 30 45,5cm altura Tem uma luz ( nao sei muito bem as especificações ) Um filtro interno, um magic 380 se é assim que se diz. Mais uma vez, peço desculpa pela ingorancia. Citar
João Tiago Publicado: Janeiro 17, 2014 Publicado: Janeiro 17, 2014 1º-Na loja disseram que como os peixes são de água fria, basta 24h depois de a água estar no aquário com o filtro a funcionar e podemos por lá, somente um peixe, durante um mês, depois então se quiser por mais... Gostava de saber se isto é verdade. 2º-Tenho todo o interesa de por uma ou outro planta natural ( depois ir aumentando ), gostava de saber quando o posso fazer e o que é preciso, algum tipo de areia especial etc.. 3º- O aquário tem 65L, gostava de saber mais ou menos quantos peixes poderei ter e de que tamanho. Gostava também de ter um tubarão, não sei se é possível se não. 4º- O filtro é para estar sempre a funcionar ? Tenho um interno que vinha com aquário, com o passar dos meses eide comprar um melhor. 5º- A luz, tem tempo para estar ligada ? 6º- Quais quer dicas são bem vindas. Olá antes de mais bem vindo ao forum e não peças desculpa porque todos nós temos duvidas. Respondendo as tuas perguntas aqui vai: 1º- Sim os peixes de água fria "nem precisam de filtro", são peixes muito resistentes e com uma esperança media de vida muito muito grande! 2º-Plantas de agua fria, epah... desconheço não vou falar xD mas acho que se estas a pensar numa coisa com plantas e até estas a equacionar substrato, aconselhava-te a pensar em água quente xD 3º- Bem eu nisso posso dizer que aquários de 65Lt são pequenos até para 1 peixe desses fora para mais Digo isto porque ao principio são pequeninos e lindos e coiso e tal... Passado 1 ano já não cabem no aquário quase xD. Para já não falar que são muito poluidores ahahah. Se possível diz-me quantos litros faz o teu filtro por hora, deve estar no motorzinho! . Quanto ao tubarão desconheço algum que seja de agua fria. 4º- Sim é para estar SEMPRE a funcionar. 5º- Visto que não tens plantas podes deixar um tempinho jeitoso. mas não mais de 10h... Se não é possível começar a aparecer verdete xD (algas) 6º- Recomendo-te mudar para agua quente lalalala xD 1 Citar Brevemente...
Tozé Nunes Publicado: Janeiro 17, 2014 Publicado: Janeiro 17, 2014 Boas, de agua fria não te posso ajudar mas desde já com tão pouca litragem desaconselho. Mais vale queimares uma etapa e começares logo pela agua quente. Para mais se queres colocar umas plantas o mais certo é os peixes de agua fria as comerem. Compra um termostato de 50w, arranja um tronco bonito e prende uma anúbia ou um feto e estás lançado Depois de ciclares bem arranjas um pequeno cardume de peixes, umas coridoras e uns caracóis e podes disfrutar deste hobby. Mais tarde com a experiência arranjas mais e maiores aquários 1 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
vmike Publicado: Janeiro 17, 2014 Publicado: Janeiro 17, 2014 Boas, relativamente às tuas questões: 1 - Nunca ouvi tal coisa, o ciclo do azoto sem de ser feito à mesma, não é por a água estar a uma temperatura mais baixa que o peixe pode ser incluido logo 24h depois. Faz o ciclo até ao fim e aí sim, colocas os peixes. 2 - As plantas podes colocar já, até ajudam no ciclo. Relativamente ao substrato, plantas de fácil manutenção não requerem substrato fértil, no entanto um dia podes querer colocar uma planta "mais exigente" e não vais poder. Eu no teu lugar comprava já um substrato fértil, não precisas assim de tantos L , o que faz com que não tenhas de gastar muito dinheiro . Mas a decisão é tua.3 - Gostava muito de te ajudar nesta, mas eu sou mais virada para a água quente Peixes de água fria não percebo grande coisa. 4 - O filtro é para estar sempre a funcionar. Sim, futuramente pensa em comprares um filtro externo!5 - Normalmente, a luz deve estar ligada entre 6 a 8h. Cumps! Ups parece que falhei no ciclo do azoto xD lá por serem de água fria podem mamar com o pico de amónia e afins? 1 Citar
babykhan Publicado: Janeiro 17, 2014 Publicado: Janeiro 17, 2014 Boas Não tens que estar arrependido de perguntar, se não sabes perguntas, tens a pesquisa do Fórum e até o Google, mas nem sempre se encontra o que se quer, e até por vezes se encontra e se perde. O primeiro erro foi teres comprado o 'que podias', daqui a nada vais ver que é pequeno de mais, devias ter comprado o maior que pudesses, isso sim era um 'salto de fé'. 60 litros é muito pouca água para peixes de água fria, é água a mais para esse filtro, mas com a carga orgânica que pretendes vai ser muito complicado. Nem todas, mas a maioria das 'lojas de peixes' vive do lucro dos peixes que vende, por isso tantas estão a fechar, há no entanto algumas que vivem do lucro que os clientes lhes dão. Tens que ter cuidado ao escolher. Há uma coisa chamada 'ciclo do Azoto', se puderes pesquisa, que é uma série de eventos pelos quais um aqua passa até 'estabilizar', uma colónia de bactérias, que vão permitir que a fauna possa sobreviver. 24 H é o nome de uma série de acção que dava na RTP 2 (agora é só Zig Zag), não é tempo suficiente para que esse cilco se complete e essas condições se verifiquem. As plantas naturais, como (espero) virás a compreender são vitais para um aqua, porque ajudam imenso, a manter a saúde dos habitantes de um aqua. Podes ter um substrato fértil, podes recorrer só a a fertilização liquida, podes fertilizar com pastilhas no substrato e na coluna de água, tens de ter uma fonte de CO2 se queres ter plantas que cresçam sem algas, mas com peixes de água fria vai ser complicado, pois eles comem quase tudo. Há quem use batata doce, mas isso já é outra etapa. Ter um tubarão é possível, vais a net e sacas uma foto de um, atenção à pirataria... O tubarão pode ser de algum pirata e tu não queres problemas com gente dessa. Se estás a falar do 'tubarão bala' ou pior, um Pangassius, acho mal, pois uma das mais bonitas coisas que os peixes fazem é nadar, e com um aqua desse tamanho num instante um peixe desses ia ficar severamente limitado. O filtro convém que fique sempre ligado, a menos que tires os peixes de vez em quando, mas sempre que eles lá estiverem convém que o dito fique ligado. Podes pesquisar, querendo claro está, por filtros de fundo. Por aqui são muito mal-tratados, mas há por esse mundo fora quem os use pois são brutais. Pensa neles como as 'maçãs podres' dos sistemas de filtragem. Se não tiveres substrato fértil, podes equacionar a colocação de um, eu tenho um aqua de 120 litros para apistos (Borelli) e uso um, até agora tenho tido os mesmos resultados brilhantes que todos os outros (de camarões) onde uso um sistema semelhante. Outra opção, mais cara é o filtro externo. Lá está, pesquisa. A iluminação é também chamada foto-período e tem valores bastante variáveis, mas com uma pesquisa rápida logo encontras valores médios. Abraço Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
João Tiago Publicado: Janeiro 17, 2014 Publicado: Janeiro 17, 2014 XD parece que sim Eu com os meus bixanos de água fria nunca me preocupei com cenas de ciclos e coisas assim, alias quando limpava o aquário que era quando o rei fazia anos punha os peixes todos num balde, depois limpava o aquário todo todo todo com agua da torneira e enchia de novo sem acondicionador nem nada, e nem aproveitava a agua que tinha tirado do aquário, e mandava para la os peixes de novo. Basicamente era desmontar o aquário e voltar a montar xD E o que é certo é que os peixes têm 6 anos e vou da-los porque estão grandes demais para o aquário Citar Brevemente...
Pedro Rodrigo Publicado: Janeiro 17, 2014 Autor Publicado: Janeiro 17, 2014 Olá antes de mais bem vindo ao forum e não peças desculpa porque todos nós temos duvidas. Respondendo as tuas perguntas aqui vai: 1º- Sim os peixes de água fria "nem precisam de filtro", são peixes muito resistentes e com uma esperança media de vida muito muito grande! 2º-Plantas de agua fria, epah... desconheço não vou falar xD mas acho que se estas a pensar numa coisa com plantas e até estas a equacionar substrato, aconselhava-te a pensar em água quente xD 3º- Bem eu nisso posso dizer que aquários de 65Lt são pequenos até para 1 peixe desses fora para mais Digo isto porque ao principio são pequeninos e lindos e coiso e tal... Passado 1 ano já não cabem no aquário quase xD. Para já não falar que são muito poluidores ahahah. Se possível diz-me quantos litros faz o teu filtro por hora, deve estar no motorzinho! . Quanto ao tubarão desconheço algum que seja de agua fria. 4º- Sim é para estar SEMPRE a funcionar. 5º- Visto que não tens plantas podes deixar um tempinho jeitoso. mas não mais de 10h... Se não é possível começar a aparecer verdete xD (algas) 6º- Recomendo-te mudar para agua quente lalalala xD Obrigado pelas dicas. É assim eu até já tenho o termostato , faltaria só o termómetro e ir vendo a temperatura, para mudar para água quente, mas como ainda estou a iniciar-me nisto queria num primeiro mes ter uns peixinhos mais resistentes,e então depois passar para água quente Quanto ás plantas pensava que tanto para água quente como fria poderia as ter. Quanto ao tubarao é pena, queria mesmo ter um tubarãozinho Citar
João Tiago Publicado: Janeiro 17, 2014 Publicado: Janeiro 17, 2014 Pois mas nem em água quente aconselho um tubarão para a litragem que tens, então calma, visto que já tens termoestato porque não avançar já para agua quente e fazer o ciclo com calma? Citar Brevemente...
Pedro Rodrigo Publicado: Janeiro 17, 2014 Autor Publicado: Janeiro 17, 2014 Boas Não tens que estar arrependido de perguntar, se não sabes perguntas, tens a pesquisa do Fórum e até o Google, mas nem sempre se encontra o que se quer, e até por vezes se encontra e se perde. O primeiro erro foi teres comprado o 'que podias', daqui a nada vais ver que é pequeno de mais, devias ter comprado o maior que pudesses, isso sim era um 'salto de fé'. 60 litros é muito pouca água para peixes de água fria, é água a mais para esse filtro, mas com a carga orgânica que pretendes vai ser muito complicado. Nem todas, mas a maioria das 'lojas de peixes' vive do lucro dos peixes que vende, por isso tantas estão a fechar, há no entanto algumas que vivem do lucro que os clientes lhes dão. Tens que ter cuidado ao escolher. Há uma coisa chamada 'ciclo do Azoto', se puderes pesquisa, que é uma série de eventos pelos quais um aqua passa até 'estabilizar', uma colónia de bactérias, que vão permitir que a fauna possa sobreviver. 24 H é o nome de uma série de acção que dava na RTP 2 (agora é só Zig Zag), não é tempo suficiente para que esse cilco se complete e essas condições se verifiquem. As plantas naturais, como (espero) virás a compreender são vitais para um aqua, porque ajudam imenso, a manter a saúde dos habitantes de um aqua. Podes ter um substrato fértil, podes recorrer só a a fertilização liquida, podes fertilizar com pastilhas no substrato e na coluna de água, tens de ter uma fonte de CO2 se queres ter plantas que cresçam sem algas, mas com peixes de água fria vai ser complicado, pois eles comem quase tudo. Há quem use batata doce, mas isso já é outra etapa. Ter um tubarão é possível, vais a net e sacas uma foto de um, atenção à pirataria... O tubarão pode ser de algum pirata e tu não queres problemas com gente dessa. Se estás a falar do 'tubarão bala' ou pior, um Pangassius, acho mal, pois uma das mais bonitas coisas que os peixes fazem é nadar, e com um aqua desse tamanho num instante um peixe desses ia ficar severamente limitado. O filtro convém que fique sempre ligado, a menos que tires os peixes de vez em quando, mas sempre que eles lá estiverem convém que o dito fique ligado. Podes pesquisar, querendo claro está, por filtros de fundo. Por aqui são muito mal-tratados, mas há por esse mundo fora quem os use pois são brutais. Pensa neles como as 'maçãs podres' dos sistemas de filtragem. Se não tiveres substrato fértil, podes equacionar a colocação de um, eu tenho um aqua de 120 litros para apistos (Borelli) e uso um, até agora tenho tido os mesmos resultados brilhantes que todos os outros (de camarões) onde uso um sistema semelhante. Outra opção, mais cara é o filtro externo. Lá está, pesquisa. A iluminação é também chamada foto-período e tem valores bastante variáveis, mas com uma pesquisa rápida logo encontras valores médios. Abraço Muito obrigado pela informação, creio que se calhar opte mesmo pela água quente. Quanto ao tubarão, um dia eide de o ter xp. Já agora, para os 65Litros, quantos peixes ou de que tamanho ? cumps Pois mas nem em água quente aconselho um tubarão para a litragem que tens, então calma, visto que já tens termoestato porque não avançar já para agua quente e fazer o ciclo com calma? É o que irei fazer, diz-me uma coisa, para o substrato fértil, se perguntar la na loja arranja-me um bom, é indifirente, aconselham algum ? Assim como as plantas algumas especiais ? Por fim o tempo é de 30 dias para esse ciclo ? Citar
João Tiago Publicado: Janeiro 17, 2014 Publicado: Janeiro 17, 2014 Bem eu no inicio quando tambem me informei sobre isso sempre me disseram que a regra era 1Litro por centímetro de peixe xD por isso e ir fazendo as contas 1 Citar Brevemente...
Pedro Rodrigo Publicado: Janeiro 17, 2014 Autor Publicado: Janeiro 17, 2014 Bem eu no inicio quando tambem me informei sobre isso sempre me disseram que a regra era 1Litro por centímetro de peixe xD por isso e ir fazendo as contas Obrigado pa ! Citar
João Tiago Publicado: Janeiro 17, 2014 Publicado: Janeiro 17, 2014 Não agradeças qualquer duvida o pessoal esta todo cá para ajudar Citar Brevemente...
Pedro Rodrigo Publicado: Janeiro 17, 2014 Autor Publicado: Janeiro 17, 2014 (editado) Bem pessoal, amanha irei então comprar o substrato fertil assim como umas plantinhas. Uma ultima pergunta ( por enquanto ), será melhor primeiro meter um peixe, durante algum tempo e só depois os outros, ou mete-se logo uns dois ou três ? Ha e quanto ao substrato fertil posso por juntamente com o "arial" que ja tenho, não posso como é ? Podem por aqui links que respondam a isto para não estarem praqui a responder. Entretanto eu vou porcurando também. Abraço e bom fim-de-semana ! Editado Janeiro 17, 2014 por Pedro Rodrigo Citar
Recommended Posts