Recommended Posts

Publicado

Olá a todos, eu sou novo neste forum bem como nestas andanças, tou a planear montar um aquário (+-100L) e gostaria de ter algumas opiniões vossas. O aquário será simples, com alguma flora e talvez um tronco, que substrato devo usar? Os peixes que tenho em mente serão guppys, espadas e uns neose claro uns limpa-fundos. Outra dúvida que tenho é se poderei usar água da torneira no aquário.

Cumps

Publicado:

Primeiro que tudo, um conselho : planeia o teu aqua muito bem, idealiza-o bem, para que no futuro não tenhas de voltas a gastar dinheiro, experiência própria. Compra os melhores materiais dentro do teu orçamento.

Que filtros estás a pensar colocar?

Que termostato?

etc.

Relativamente ao substrato, que plantas tás a pensar colocar? Eu aconselho-te a colocares um substrato fértil e um inerte por cima (jbl aquabasis plus + jbl manado são os melhores na relação preço/qualidade a meu ver) pois assim podes optar por uma grande variedade de plantas , agora poderias colocar umas simples vallisnerias e depois se calhar querias colocar outras plantas mais "exigentes" e tinhas de desmanchar o aquário todo. Mas isso tens de ver consoante o que pretendes e o teu orçamento, é apenas a minha opinião.

Relativamente à agua, podes utilizar a da torneira, devidamente tratada (ou adicionadas anti-cloro ou deixas garrafões com água da torneira abertos durante cerca de 3 dias para o cloro desaparecer) . Tens de ter em atenção os parâmetros da tua água da torneira, face aos peixes que vais colocar (ph, gh, ..)

Publicado:

Ainda não sei bem que equipamento comprar, e também por isso coloquei este tópico, de modo a que me pudessem ajudar. O filtro talvez seja um interno, eu sei que não é tão eficaz como um externo, mas fica muito mais em conta. Relativamente ás plantas, não sou muito conhecedor delas, mas gostava de por umas que não exigissem muito e que não fosse necessário usar CO2, vi uns kits numa loja, o que acham, será o equipamento neles suficiente?

Publicado:

Não aconselho um filtro interno no aqua de 100L, mais dia menos dia vais arrepender-te e ter de comprar um externo, o que te vai fazer gastar dinheiro 2 vezes. Há filtros externos em conta, usados, inclusivamente aqui no fórum ou em sites de vendas.

Relativamente aos kits completos que as lojas vendem, normalmente o material que vem incluido não é "grande coisa" , compensa-te mais comprares tudo individualmente, até porque se calhar se fizeres bem as contas o kit não te compensa assim tanto.
Mas é mais fácil dizer-nos o que o kit tem, especificamente (equipamento, marca, especificações... )

Vê filtros externos da Eheim (especialmente os Classic que normalmente são representados por número, 2213 por exemplo, ou os EcoPro) , há alguns bastante em conta em sites de vendas, tu nunca vais gastar menos de 20 e tal € num interno.
Eu pessoalmente, comprei um usado Classic 2217 e ainda hoje funciona perfeitamente, por 60€ , faz 1000l/h. Para o teu aquário não precisas dum tão potente, apesar de filtragem nunca ser demais, para ti um de 500/600 l/h seria o ideal face ao € que tens para gastar.
Além da litragem/hora , o externo ganha também ao interno no espaço que tens para colocares matéria biológica / filtrante . (ceramicas, esponjas... )
Pensa bem.

Publicado:

Concordo em tudo o que o vmike disse menos no aquabasis plus xD

Não aconselho esse substrato! :) É caro e dura pouco!

Esse substrato gasta-se em pouco tempo e não é grande coisa! :)

Eu comprei o Vigor substrato fértil por 18€ e deu para o meu aquário de 96Lt e ainda sobrou para fazer um montinho xD

Podia ter optado pelo vigor substrato fertil plus por 26€ mas o orçamento não dava, na aquaeden (onde comprei) disseram que compensava a diferença mas não deu para comprar na altura!

Se me arrependo? não.. estou mesmo muito contente com este Vigor substrato fértil, mas tenho 100% de certeza que ficaria mais bem servido com o PLUS! :)

xD

Brevemente... ;)

Publicado:

Eu não vi ao certo o material que constava no kit, sei que o aquario era de 100L, vinha com termostato, não sei a potencia, com iluminação e com filtro interno, tudo por 120€. O meu orçamento anda á volta de 200€, como tal não queria gastar muito mais no equipamento para depois sobrar plafom para a decoração e para os peixes. Também já pensei em comprar em segunda mão,mas tenho sempre receio de não ser realmente o que dizem ser, porque para mim é-me dificil deslocar para longe.

Publicado:

Também já ouvi falar mal do aquabasis, infelizmente não conhecia o vigor substracto fértil, por isso referi o aquabasis, pensando ser o mais barato dentro do género :rolleyes:

Encontras material usado em excelente estado, tens é de pesquisar bem. Posso dizer-te que muitas das coisas que tenho são usadas e estou 100% satisfeita como se fossem novas e a pagar muito menos por elas!
Relativamente a 120€ por um aqua de 100L , filtro interno, termostato e iluminação (provavelmente só uma lâmpada e quem sabe uma t8 :tongue: ) acho que não te compensa.
Mas de qualquer das formas tenta arranjar-nos as especificações do material do kit, é mais fácil aconselharmos-te. Mas continuo com a minha do filtro externo biggrin.png' alt=':biggn:'>

Publicado:

Ok, obrigado pelas informações, vou ver nos classificados do forum o que há.

Já agora relativamente ás plantas, que plantas aconselham, de preferencia que não necesssitem que se adicione CO2.

Publicado:

Muito obrigado pelas respostas, eu tive a ver uns anuncios e encontrei um aquário já com algum equipamento e ainda por cima próximo de mim e gostava que me dessem uma opinião sobre o equipamento e também relativamente ao preço.

As caracteristicas são as seguintes:

Aquário aquapor de 96L com calha de iluminação de 2 lampadas, termostato de 150w, filtro externo elite cristal flow e com móvel, tudo por 130€, o que acham?

Publicado:

Concordo em tudo o que o vmike disse menos no aquabasis plus xD

Não aconselho esse substrato! :) É caro e dura pouco!

Esse substrato gasta-se em pouco tempo e não é grande coisa! :)

Eu comprei o Vigor substrato fértil por 18€ e deu para o meu aquário de 96Lt e ainda sobrou para fazer um montinho xD

Podia ter optado pelo vigor substrato fertil plus por 26€ mas o orçamento não dava, na aquaeden (onde comprei) disseram que compensava a diferença mas não deu para comprar na altura!

Se me arrependo? não.. estou mesmo muito contente com este Vigor substrato fértil, mas tenho 100% de certeza que ficaria mais bem servido com o PLUS! :)

xD

Não sei se sabes mas o Aquabasis é mais barato que o substracto que compras-te.

Publicado:

O aqua basis plus custou-me 16 € 5L ( que é o aconselhado para aquários de 100 a 200 L +/- ) , em relação a sua duração ainda não tenho opinião formada pois a montagem do meu aqua ainda é recente , mas pelo que li e investiguei antes de o comprar a opinião geral era bastante boa ! :P .

Publicado:

Não sei se sabes mas o Aquabasis é mais barato que o substracto que compras-te.

Sabia, mas eu estou a falar numa relação qualidade/preço , e não simplesmente no preço! Como vês a diferença é mínima (2€)

Mas obrigado pela informação e peço desculpa se não me fiz entender bem

Brevemente... ;)

Publicado:

Sabia, mas eu estou a falar numa relação qualidade/preço , e não simplesmente no preço! Como vês a diferença é mínima (2€)

Mas obrigado pela informação e peço desculpa se não me fiz entender bem

Não é mínima. Com 5 litros enches 2 aquários de 96 L de substracto, Diria que a diferença é de mais de metade do preço.

Publicado: (editado)

Não é mínima. Com 5 litros enches 2 aquários de 96 L de substracto, Diria que a diferença é de mais de metade do preço.

Não deves estar a falar do mesmo produto que eu...

O que eu comprei foi 5L por 18€...

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1763&pageNum_AquarioRS=0&idcat=99&cat=&subcat=&menu=97

Não estou a entender ...

E com 5 Litros dá para 100Litros... não da para 200L só se meteres meio centímetro lol

Editado por DarkAxe

Brevemente... ;)

Publicado:

Aqua basis : http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato/jbl-aquabasis-plus.html

Cada fabricante aconselha o seu produto relativamente a litragem do aquário no teu caso esses 5L são aconselhados apenas até aquários de 100L , no caso do aqua basis plus dá para esticar um pouco mais :roflroll2: , é obvio que quando maior for o aquário menos vai ser a duração face a mesma quantidade de substrato .

Publicado:

E em relação á minha questão:

As caracteristicas são as seguintes:

Aquário aquapor de 96L com calha de iluminação de 2 lampadas, termostato de 150w, filtro externo elite cristal flow e com móvel, tudo por 130€, o que acham?

Álguem me pode dar alguma opinião?

Publicado:

Não tenho opinião sobre o elite cristal flow, nunca tive, nem nunca me interessei muito pela Elite. Deixa ver as opiniões do pessoal, pode ser que eles te consigam ajudar, pelo menos numa opinião relativamente ao filtro externo.

Publicado:

Não deves estar a falar do mesmo produto que eu...

O que eu comprei foi 5L por 18€...

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1763&pageNum_AquarioRS=0&idcat=99&cat=&subcat=&menu=97

Não estou a entender ...

E com 5 Litros dá para 100Litros... não da para 200L só se meteres meio centímetro lol

Para um aquário de 80x30 ou 60x40, 2.5L (metade de 5/ metade dos 16 euros=8 euros que é menos de metade de 18 euros) dão para um pouco mais de 1 cm de altura de Substracto (se poupares nos cantos ainda dá mais). Ou não me digas que num aquário com 40cm de altura metes 3 cm de substracto fértil e 5 ou 6 de inerte (é que perdes 1/5 do volume do teu aquário).

Publicado: (editado)

Ok ja naoreclamo mais, so acho piada estares a reclamar tanto quando pus 5L no meu de 96l e nao sobrou quase nada, o que sobrou foi pouco e usei para fazer um montinho pequeno. E tambem nao percebo porque estas a desmentir uma loja como a aquaeden que e uma das melhores, se nao a melhor loja de aquariofilia do país, mas pronto, le a descrição do substarto que te mandei e vê o que lá diz... ATÉ 100LITROS, so nao vê quem não quer... agora cada um sabe de si, so falo daquilo que tenho experiência. E ainda bem que sabes fazer tão bem contas, mas faz la esta... 18÷2=9 usando 2.5 litros como tu dizes. E com 9euros tens um substrato bom que te da para um horror de tempo, e tens o jbl que é então mais barato mas que te dura menos de 1 ano, faz as contas e vê o que compensa. O mal de muita gente (e também já cometi o mesmo erro) e só fazer contas a curto prazo... e depois pumba toca a gastar o dobro do dinheiro... mas pronto já nao opino mais nesta conversa... Enviado do Samsung Galaxy Tab3

Editado por DarkAxe

Brevemente... ;)

Publicado:

Relativamente ao tópico e deixando substratos para o lado,

Em relação a esse negocio acho que não compensa muito! :)

É provavel que arranjes mais barato que isso, mas diz-me uma coisa esse crystal flo e qual?

Concordo com a vmike, filtro interno não é muito bom, mas há quem use com excelentes resultados!

Mas como ela disse consegues comprar aqui um excelente filtro externo baratinho! :)

Em relação aos aquários também consegues comprar por 50€ ou assim, as vezes até mais barato!

Eu já estou arrependido em ter comprado o meu, dei 100€ por ele, também da aquatlantis e de 96Lt! só trazia uma lâmpada 18W e uma minibiobox 2 e um termóstato de 100 :thumbdown2: .

Resultado comprei tudo outra vez, menos o termóstato xD

Investi numa alteração à tampa para por 2 PLL e tal.... e gastei um balordio ...

Resumindo fui cromo e não fiz bem o projecto!

Agora dou-te os parabéns por estares a pensar bem nas coisas antes de te atirares de cabeça! Gastas muito menos e fica tudo melhor!!!

Cumprimentos!

(Tenho um eheim 2213 e está a bombar sem problema e a agua está sempre limpinha e nos parâmetros normais para a fauna e flora que tenho! );)

Brevemente... ;)

Publicado:

Eu não estou a reclamar, só estou a dar a minha opinião e dou-a porque acho saudável a partilha de informação e experiência entre utilizadores de um fórum. Se achas que estava a reclamar contigo peço-te desculpa, mas não era essa a minha intenção.

Publicado:

Eu não estou a reclamar, só estou a dar a minha opinião e dou-a porque acho saudável a partilha de informação e experiência entre utilizadores de um fórum. Se achas que estava a reclamar contigo peço-te desculpa, mas não era essa a minha intenção.

Não claro que não! :)

Sem problemas! eu não estou aqui para chatear, mas sim para ajudar, como todos nós! hehehe

Brevemente... ;)

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!