Recommended Posts

Publicado

Boas malta

tenho aqui uma duvida que pode ser "estupida" e não ser

a por ai muita malta com aquas de camarões como fazem para aspirar o fundo??

eu por enquanto só tenho reds e tenho bastante dificuldade em aspirar o fundo sem sugar uns quantos pequenos, não sei se isto acontece só comigo... os camarões não tem medo nenhum nem sifão

alguém tem o mesmo problema eu uso um sifão normal

cumprimentos

Publicado:

Carlos, acho que o fundo não deve ser limpo.

Faz TPA's semanais, mudando 1/3 da água do aquário (deixa-a a repousar 3 dias e coloca-a à mesma temperatura). Para além disso, controla o filtro periodicamente e não alimentes os bichos em excesso.

-----Sérgio Ferreira-----

Publicado:

Boas.

Nos meus 2 aquários exclusivos para camarões, não costumo aspirar o fundo. Entre pedras, troncos, tapetes de musgos e outras plantas, nem sequer tenho espaço para o fazer, sem dar cabo de tudo...

Para além disso, com tpa's regulares e um bom filtro, penso que se consegue manter um aquário para camarões bem equilibrado durante bastante tempo, a não ser que haja realmente uma sobrealimentação, como já referiu o Sérgio acima.

Esta é a minha experiência, e até agora tem corrido bem, mas pode haver opiniões diferentes.

Claro que quanto mais limpo, e livre de agentes poluentes estiver o aquário, melhor. Simplesmente não faço nos meus por ser inviável, e porque até agora não observei nenhum desequilíbrio que justificasse a alteração do layout.

Já vi também aqui no fórum tópicos de um criador, de certeza, muito mais qualificado que eu para dar opiniões sobre este assunto (agora não me recordo do nome. Penso que seja Fábio, mas não me lembro do apelido.) que utiliza filtros de fundo em aquários dedicados a invertebrados, com os melhores resultados.

Espero ter ajudado.

Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!