Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Este é o meu primeiro plantado (ou tentativa ) e por isso tenho tido algumas dificuldades com algas filamentosas e neste momento o feto de java está a ficar preto ( parece estar a apodresser) as restantes plantas parecem que tem falta de cor. Coloco aqui algumas fotos

Aquario

http://www.flickr.com/photos/107467034@N05/11937804265

Algas

http://www.flickr.com/photos/107467034@N05/11937904613/

Feto de java

http://www.flickr.com/photos/107467034@N05/11937905093/

Precisava de saber qual a melhor forma de acabar com as algas.

Aquario de 200l

Uso turfa para ter o ph a 7

No3 5

Po4 0.05 ppm

Tpa 25 perc semanais

Fertelizacao líquida tropica premium ( praticamente não uso para não gerar mais algas )

Substrato fértil jbl aquabasics

Iluminação 2x54 ( o,5 watt por litro ) 7 horas

Obrigado

Publicado: (editado)

Boas Nuno,

Relativamente à tua questão deixa-me apenas perguntar algumas coisas:

1- Injectas CO2 no aqua, em caso afirmativo que tipo de CO2 é (de garrafa ou de fermentação)?

2-Qual a rotina de fertilização que fazes? (é só com o Tropica Premium?)

3-Quanto tempo tem a montagem do aquario e há quanto tempo tens estes problemas?

4-Qual o poder de circulação (litros\hora) do teu filtro e de que tipo é?

Assim à primeira vista, pelos valores dos testes que referis-te, os fosfatos estão quase a zerar o que não é bom... Caso fertilizes só com o Tropica Premium, este fertilizante é só de micros, ou seja não tem N, P ou K (no caso do K mesmo que o contenha deve de ser em concentração muito baixa). Como tal o que estás a presenciar poderá ser resultado desse desequilíbrio existente entre os macro nutrientes...

Fertelizacao líquida tropica premium ( praticamente não uso para não gerar mais algas )

Esta ideia de que a fertilização gera mais algas, apesar de ser muito comum, não é a mais correcta... como te refiro acima, se conseguires corrigir os desequilibrios entre os macro nutrientes (ou seja garantir sempre a presença de N, P e K) essa será a melhor estratégia para combateres as algas... visto que bastará algum destes nutrientes ser totalmente consumido para levar a que os restantes não sejam absorvidos da melhor maneira...

Para te poder ajudar um pouco melhor tenta responder às perguntas mais acima...

De resto com paciência e persistência tens aí potencial para um belo aquário!

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Muito obrigado pela ajuda.

Agora respondendo às questões:

1-não uso CO2

2-sim é só com tropica e uso a dose recomendada a cada tpa

3-tenho o aquário montado à8 nesse e as algas apareceram à 2meses

4-o filtro é EHEIM pro 3 2075 1200 litros hora

Qual o fertilizante de macros que aconselhas? Será que devo comprar CO2 de botija?

Iluminação 2x54 ( o,5 watt por litro ) 7 horas

Nestas duas frases tens a resposta aos teus problemas. Não fertilizas com macros e aparentemente metes micros apenas uma vez por semana mas tens uma luz razoável.

Até aqui o substracto fértil até te pode ter estado a dar algumas macros mas acabou-se pq não compensas com fertilização líquida, mas tens muitas plantas que precisam de nutrientes.

Claro que o CO2 ajuda e provavelmente resolveria praticamente o problema atual, mas vais precisar de alimentar as plantas. Além disso podes não querer utilizar CO2 por variosm motivos (por exemplo o preço de investimento) e isso não me parece mal para as plantas que tens.

Fertilizar da algas é errado. Ok?

Editado por pmgsr

Pedro.

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

O pmgsr já disse tudo... :roll:

Na minha opinião a introdução de CO2 so para resolução deste problema é desnecessária (a menos que queiras introduzir CO2 por outras razões).

Relativamente a fertilizantes de macros das duas uma... ou arranjas um fertilizante comercial (de uma marca tipo Tropica, Seachem, etc...) ou então arranjas fertilizantes DIY, que na minha opinião é a melhor opção (mais barata a longo prazo).

Podes pesquisar aqui no fórum por fertilizantes DIY que encontras muita informação... ou então tens sempre o :sign_google:

Publicado:

? Que erecta usam?E os fertelizantes diy são seguros para a fauna.

Então na vossa opinião deveria fertelizer com macros (npk)?

Os 3 ou apenas com fosfato?

Publicado:

? Que erecta usam?E os fertelizantes diy são seguros para a fauna.

Erecta? não percebi... Que tipo de fauna manténs?

Então na vossa opinião deveria fertelizer com macros (npk)?

Sim

Os 3 ou apenas com fosfato?

Na minha opinião os três... no imediato e pelos resultados dos testes que descreves, para já fosfato e potássio (P e K), N consoante a necessidade (caso existam ou não nitratos (NO3)).

Desculpa.... Que receita usam.

A fauna são... Neons, colidas, apistogramas corys

Receita... eu normalmente utilizo cada macro individualmente sem misturas ou seja num recipiente uso KNO3, noutro KH2PO4 e noutro KCl, diluidos em água de osmose. Para calcular as quantidades utilizo calculadoras online (ag nao estou em casa nao tenho acesso directo ao link mas é qq coisa deste género http://aquariofilia.do.sapo.pt/index.html).

Relativamente a essa fauna não tens problemas nenhuns desde que não fertilizes em doses industriais... (normalmente só os camarões costumam ser um pouco mais sensíveis à fertilização, principalmente a fertilização de micronutrientes).

Editado por Murkas

Publicado:

Na minha opinao como nao usas co2 penso que um fertelizante de marca comercial ate dos mais baratos e melhor para ti. Pois o metabolismo do teu sistema nao consome muito. Apenas precisas de fertelizar mais de acordo do que a marca recomenda. Pos misturados e mais recomendado para grandea consumos...ai fica mais barato e da para dosear microa e macros separados