NunoMiranda Publicado Janeiro 14, 2014 Share Publicado Janeiro 14, 2014 Olá a todos, Este é o meu primeiro plantado (ou tentativa ) e por isso tenho tido algumas dificuldades com algas filamentosas e neste momento o feto de java está a ficar preto ( parece estar a apodresser) as restantes plantas parecem que tem falta de cor. Coloco aqui algumas fotos Aquario http://www.flickr.com/photos/107467034@N05/11937804265 Algas http://www.flickr.com/photos/107467034@N05/11937904613/ Feto de java http://www.flickr.com/photos/107467034@N05/11937905093/ Precisava de saber qual a melhor forma de acabar com as algas. Aquario de 200l Uso turfa para ter o ph a 7 No3 5 Po4 0.05 ppm Tpa 25 perc semanais Fertelizacao líquida tropica premium ( praticamente não uso para não gerar mais algas ) Substrato fértil jbl aquabasics Iluminação 2x54 ( o,5 watt por litro ) 7 horas Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Janeiro 14, 2014 Share Publicado: Janeiro 14, 2014 (editado) Boas Nuno, Relativamente à tua questão deixa-me apenas perguntar algumas coisas: 1- Injectas CO2 no aqua, em caso afirmativo que tipo de CO2 é (de garrafa ou de fermentação)? 2-Qual a rotina de fertilização que fazes? (é só com o Tropica Premium?) 3-Quanto tempo tem a montagem do aquario e há quanto tempo tens estes problemas? 4-Qual o poder de circulação (litros\hora) do teu filtro e de que tipo é? Assim à primeira vista, pelos valores dos testes que referis-te, os fosfatos estão quase a zerar o que não é bom... Caso fertilizes só com o Tropica Premium, este fertilizante é só de micros, ou seja não tem N, P ou K (no caso do K mesmo que o contenha deve de ser em concentração muito baixa). Como tal o que estás a presenciar poderá ser resultado desse desequilíbrio existente entre os macro nutrientes... Fertelizacao líquida tropica premium ( praticamente não uso para não gerar mais algas ) Esta ideia de que a fertilização gera mais algas, apesar de ser muito comum, não é a mais correcta... como te refiro acima, se conseguires corrigir os desequilibrios entre os macro nutrientes (ou seja garantir sempre a presença de N, P e K) essa será a melhor estratégia para combateres as algas... visto que bastará algum destes nutrientes ser totalmente consumido para levar a que os restantes não sejam absorvidos da melhor maneira... Para te poder ajudar um pouco melhor tenta responder às perguntas mais acima... De resto com paciência e persistência tens aí potencial para um belo aquário! Editado Janeiro 14, 2014 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
NunoMiranda Publicado: Janeiro 14, 2014 Autor Share Publicado: Janeiro 14, 2014 Muito obrigado pela ajuda. Agora respondendo às questões: 1-não uso CO2 2-sim é só com tropica e uso a dose recomendada a cada tpa 3-tenho o aquário montado à8 nesse e as algas apareceram à 2meses 4-o filtro é EHEIM pro 3 2075 1200 litros hora Qual o fertilizante de macros que aconselhas? Será que devo comprar CO2 de botija? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Rosa Publicado: Janeiro 14, 2014 Share Publicado: Janeiro 14, 2014 (editado) Fertelizacao líquida tropica premium ( praticamente não uso para não gerar mais algas ) Iluminação 2x54 ( o,5 watt por litro ) 7 horas Nestas duas frases tens a resposta aos teus problemas. Não fertilizas com macros e aparentemente metes micros apenas uma vez por semana mas tens uma luz razoável.Até aqui o substracto fértil até te pode ter estado a dar algumas macros mas acabou-se pq não compensas com fertilização líquida, mas tens muitas plantas que precisam de nutrientes. Claro que o CO2 ajuda e provavelmente resolveria praticamente o problema atual, mas vais precisar de alimentar as plantas. Além disso podes não querer utilizar CO2 por variosm motivos (por exemplo o preço de investimento) e isso não me parece mal para as plantas que tens. Fertilizar da algas é errado. Ok? Editado Janeiro 14, 2014 por pmgsr Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Janeiro 15, 2014 Share Publicado: Janeiro 15, 2014 O pmgsr já disse tudo... Na minha opinião a introdução de CO2 so para resolução deste problema é desnecessária (a menos que queiras introduzir CO2 por outras razões). Relativamente a fertilizantes de macros das duas uma... ou arranjas um fertilizante comercial (de uma marca tipo Tropica, Seachem, etc...) ou então arranjas fertilizantes DIY, que na minha opinião é a melhor opção (mais barata a longo prazo). Podes pesquisar aqui no fórum por fertilizantes DIY que encontras muita informação... ou então tens sempre o A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
NunoMiranda Publicado: Janeiro 15, 2014 Autor Share Publicado: Janeiro 15, 2014 ? Que erecta usam?E os fertelizantes diy são seguros para a fauna. Então na vossa opinião deveria fertelizer com macros (npk)? Os 3 ou apenas com fosfato? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Janeiro 15, 2014 Share Publicado: Janeiro 15, 2014 ? Que erecta usam?E os fertelizantes diy são seguros para a fauna. Erecta? não percebi... Que tipo de fauna manténs? Então na vossa opinião deveria fertelizer com macros (npk)? Sim Os 3 ou apenas com fosfato? Na minha opinião os três... no imediato e pelos resultados dos testes que descreves, para já fosfato e potássio (P e K), N consoante a necessidade (caso existam ou não nitratos (NO3)). A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
NunoMiranda Publicado: Janeiro 15, 2014 Autor Share Publicado: Janeiro 15, 2014 Desculpa.... Que receita usam. A fauna são... Neons, colidas, apistogramas corys Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Janeiro 16, 2014 Share Publicado: Janeiro 16, 2014 (editado) Desculpa.... Que receita usam. A fauna são... Neons, colidas, apistogramas corys Receita... eu normalmente utilizo cada macro individualmente sem misturas ou seja num recipiente uso KNO3, noutro KH2PO4 e noutro KCl, diluidos em água de osmose. Para calcular as quantidades utilizo calculadoras online (ag nao estou em casa nao tenho acesso directo ao link mas é qq coisa deste género http://aquariofilia.do.sapo.pt/index.html). Relativamente a essa fauna não tens problemas nenhuns desde que não fertilizes em doses industriais... (normalmente só os camarões costumam ser um pouco mais sensíveis à fertilização, principalmente a fertilização de micronutrientes). Editado Janeiro 16, 2014 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
NunoMiranda Publicado: Janeiro 16, 2014 Autor Share Publicado: Janeiro 16, 2014 Então vou experimentar Muito obrigado pela ajuda Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nutter Publicado: Janeiro 23, 2014 Share Publicado: Janeiro 23, 2014 Na minha opinao como nao usas co2 penso que um fertelizante de marca comercial ate dos mais baratos e melhor para ti. Pois o metabolismo do teu sistema nao consome muito. Apenas precisas de fertelizar mais de acordo do que a marca recomenda. Pos misturados e mais recomendado para grandea consumos...ai fica mais barato e da para dosear microa e macros separados Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts