Recommended Posts

Publicado

Peço desculpa por estar a revisitar um tema já abordado no assunto bare-bottom.

Estou com muito receio dos problemas da solução que pretendo para o meu reef - 130x50x55 - Tunze stream 12000 l/h com controlador + dois sacos de aragamax sugarsize para fazer 2/3 cms.

O aquascaping que pretendo necessita deste substrato (já para não falar no evidente contributo para a bio diversidade). DSB talvez faça na sump mas só se convencer algum dos frequentadores mais experientes do fórum a vender-me uns gramitas da areia deles para inocular aquilo decentemente :wink:

Quanto ao aqua principal, tenho a impressão que vai tudo pelos ares e já estou a imaginar a rocha a ficar coberta de areia nuns pontos e o vidro de fundo à vista noutros :)

Alguém me pode dar umas dicas sobre a melhor forma de gerir este problema?

Para já estou a pensar usar o controlador para "arrancar" com um turnover menor, esperando que a areia, por assim dizer, "consolide" e ir progressivamente aumentando a potência.

Muito obrigado

Publicado:

Olá Apisto,

Na minha opinião e falando com conhecimento de causa essa bomba é forte demais para o teu aquário!

No meu antigo aquário que tinha apenas 1 metro tive que optar por colocar 2 Tunze 7400/2 de 4000 litrso/horta cada uma - embora o fluxo da stream seja muito mais difuso - 12000 litros é de facto demasiado. Nunca vais conseguir manter uma DSB com esse volume - se o conseguires será a custo de diminuires o caudal da bomba para uns 30% que é o que consegues fazer com um controlador.

Proponho que tentes trocar essa bomba por outras de preferência da Tunze com caudais inferiores, pois será a única hipótese de manteres a areia no sítio.

Depois com bombas de caudais inferiores deverás colocá-las uma contra a outra por forma a criar uma contra corrente que swerá variável se usares um multicontrolador.

Um abraço,

Diogo

Publicado:

Obrigado Diogo!

Eu comprei a 12,000 l/h com controlador por isso posso "jogar" com isso mas de facto é perfeitamente idiota da minha parte "trabalhar" com uma 12,000l/h a 30 ou 40%. Comprei a bomba numa promoção muitíssimo vantajosa por isso é quase certo que a consigo trocar sem perder "património" :arrow:

Quanto aos meus objectivos, o sistema não estava à partida projectado para levar com DSB mas apenas uma pequena camada de areia. A sump ficaria com o DSB.

Entretanto, a minha "fiscal de excessos aquariófilos" tem vindo a defender uma solução que passa por fazer um móvel dedicado ao estilo do teu o que pode significar ter um refúgio igualmente com DSB. Aliás um dia destes tenho de te mandar uma mp para te pedir o favor de, se for possível, me forneceres os contactos dos profissionais que te ajudaram na grande obra.

Eu para já não gosto muito da ideia do "sem substrato" se bem que um dia destes vou aproveitar o convite do Duarte (obrigado!) e ver para crer.

Tenho a ideia que um barebottom parece mais um viveiro de corais do que um reef. Por outro lado perder o prazer de olhar para a areia e ver um bicho diferente todos os dias é mau :D . Finalmente tenho uma ridícula paixão por fungidios que me força a pensar sempre em usar areia.