Recommended Posts

Publicado

Tenho 3 Danios Zebras num aquario de 20 litros e reparei que dois deles estão tomando a forma de um S... exacto, algum problema de espinha... Gostava de saber se alguém sabe qual é a razão de isto acontecer ou se é mesmo assim (o que não deve de ser..)

Devo acrescentar que no meu outro aquario, de 240 litros, tenho, tambem, danios zebra e um deles está a tomar a mesma forma, o que, no meu entender, pôe de parte a teoria do espaço reduzido...

Agradeço desde já a quem responder....

Claudiobruno

Publicado:

caro amigo.

acredito que podem ser desnutrição,peixes quando não se alimentam direito acabam por ter problemas de deformação na espinha ,se voltar a alimentar de forma correta sobreviverão,mas a deformação continuará .um abraço.

Publicado:

Em relação à alimentação, até que eles estão bem alimentados, pois eu costumo variar na comida (flocos, congelada, vegetal..).

Acredito mais na segunda hipotese, a do senhor Rui Almeida, pois estes peixes já têm uns bons dois anos de vida... Mas tuberculose costuma ser acompanhado por um emagrecimento do animal, e eles estão de boa forma (tirando o facto da deformaçaõ espinhal), daí eu pensar que não deverá ser tuberculose.

Agradeço aos dois pela opinião dada...

Claudiobruno

Publicado:

Oi.

Claudio, não sou dos mais experientes com dânios zebra, e não sei se esta informação vem ajudar alguma coisa, mas pelo que li em vários sitios, uma das características destes peixes é não viverem muito tempo... Pelo que percebi, acho que anda à volta dos 2 anos, como referiste que os teus tinham...

Já agora, uma pergunta: alguma vez conseguiste reprodução destes peixes?

Cumprimentos,

RJL.

Publicado:

Eu também tenho danios zebra com o mesmo problema.

Tenho 3 danios zebra adultos que não apresentam a espinha em S, mas os descendentes destes alguns apresentam. Não sei se é de alimentação se não, mas penso que não seja visto que os que estão com a espinha assim já nasceram assim. De uns 10peixes aproximadamente que tinham esse problema, apenas um morreu, penso que devido a isso, a espinha foi entortando de tal maneira que o peixe deixou de conseguir nadar direito e andava sempre aos circulos em direcção ao areão. Os outros estão a crescer e não noto agravamento. No meu caso pode ter sido alguma mal formação durante o desenvolvimento embrionário dos zebras, mas nos zebras adultos não noto essa deformação, por isso não sei que se estará a passar com esses zebras. :wink:

Publicado:

Esqueci-me de referir outra causa comum especialmente em peixes jovens - carência de ádcido ascóbico ( vit C) . Muitos fabricantes de flocos e granulados não usam uma fonte de Vit C establizada ( sulfatada ou trifosfatada ) . Isto faz com que a maioria da Vit C se perca durante o processamento e armazenagem. O prazo maximo de utilizaçaõ de flocos ou granulados após abertura é de 3 meses.

Existem suplementos liquidos de vitamina C no mercado ( Kent marine).

Cump.

Rui